Qual a dock que usam?

por exemplo, estou a pensar mudar, pelo que dizes, mas consegues por o fundo da dock totalmente transparente?

Desculpa, o forum por qualquer motivo deixou de me avisar sobre posts novos nesta thread.

Podes por o fundo da doca totalmente transparente: abres o ecrã de Preferências do Nexus -> Aspecto -> defines a opacidade da doca como 0%.

e a alguma maneira de pedir aos desenvolvedores do programa que tirem aquele splash? XD

Já está (Preferências -> Opções Avançadas -> Opções Avançadas -> Desactivar 'Show Splash Screen at Startup'), mas vais ter que fazer o download da build 907 directamente a partir DAQUI.

Ah e qual usa mais recursos?

Essencialmente é ela-por-ela, mas essa pergunta não faz muito sentido e vou-te explicar porquê: tudo depende do tema que estás a usar, do tamanho das imagens que usas nos teus ícones, dos efeitos que tens ligados, etc, etc... Nos tempos do Windows 9x seria uma pergunta relevante, mas hoje em dia?! Sabes quanto está nesta altura a usar *uma unica* sessão (e devo ter para aí umas 10 ou mais abertas) do IE no meu PC? 226,440 KB! O Outlook? 112,216 KB. O Windows Live Messenger sem qualquer janela de chat aberta? 88,448 KB. O Nexus com um montão de ícones e a lista de tarefas abertas? 13,500 KB. Peso leve como podes ver, especialmente hoje em dia com sistemas que têm 3-4 GB de RAM ou mais.

Ah tambem XD, da para guardar as defenições todas num .ini por exemplo?

Se me estás a perguntar se o Nexus é 'portátil', a resposta é não: tens que o instalar primeiro no sistema onde o vais usar. Se me estás a perguntar se podes fazer a salvaguarda da sua configuração em ficheiros INI, então sim, o Nexus tem uma opção para salvaguardar e recuperar a configuração actual.

Se der sou capaz de mudar.

Muda lá e depois diz o que achaste. Mas lembra-te que o Nexus não é o RocketDock, as coisas são feitas de uma forma diferente em alguns casos - dá-lhe tempo para te habituares e aprenderes a trabalhar com ele. E, se tiveres algum problema ou duvida, pergunta que eu tento responder. :)
 
Objectdock Plus. Nada a bate.

Ai não?

O ObjectDock Plus nesta altura anda a correr atrás do Nexus. E mal. A Stardock abusou da lealdade dos seus utilizadores ao impingir-lhes um beta da versão 2.0 que é pré-PAGO, baseado apenas numa mão cheia de screenshots. Quando os utilizadores descobriram (depois de pagar, obviamente) que aquilo é mais um alpha que um beta, tal a quantidade de bugs, foi-lhes dito que o próximo beta só lá para o fim do Verão e que a versão final só deveria estar pronta no final do ano!

Para comparares, a Winstep anda a meter versões novas e estáveis (não beta) do Nexus cá fora (cada uma com montes de features novas, basta leres o changelog) em média de mês e meio em mês e meio.

Queres fazer uma comparação entre as features do ObjectDock Plus e do Nexus Ultimate (a versão paga do Nexus que é equivalente à versão Plus do ObjectDock) então? Por mim, estou pronto! :)

nexus-ultimate.jpg

Repara só a nivel de exemplo: com o Nexus Ultimate não precisas sequer de ter um único ícone visivel no Ambiente de Trabalho - quando precisas de aceder aos mesmos podes usar a Shelf (que, ao contrário do que se passa neste screenshot, pode ser totalmente escondida ou minimizada, como quiseres). E a Shelf permite-te também aceder rápidamente ao Meu Computador, Painel de Controlo, Items Recentes, e outras pastas especiais do Windows.​

Vai lá fazer isso com o ObjectDock Plus. :P
 
Última edição:
A Nexus em "eye-candy" nada a bate neste momento, as duas coisas que me levaram a desinstalá-la foi o seu comportamento no acesso à net estranho diga-se, não se contenta com o verificar se existe uma nova versão, e o facto de ser algo pesada, fazendo com que o CPU ande sempre pelo menos nos 10% de uso, fosse muito mais leve e tivesse um comportamento no OS normal e seria sem dúvida a minha dock de eleição neste momento.

Quanto à beta da Objectdock 2.0, além de estarmos a trabalhar para eles ao testar o produto, ainda ter de pagar por isso é ridículo, se algum dia sair a versão free equivalente à 1.9 actual, sem dúvida que a testarei.
 
A Nexus em "eye-candy" nada a bate neste momento, as duas coisas que me levaram a desinstalá-la foi o seu comportamento no acesso à net estranho diga-se, não se contenta com o verificar se existe uma nova versão

Bom, o Nexus acede à net nos seguintes casos:

1. Para sincronizar o relógio do teu PC ao pincolho com os servidores de tempo na internet (ligado por defeito, podes desligar isto configurando o módulo do relógio ou removendo o mesmo da dock).
2. Para ir buscar as condições meteorológicas (ligado por defeito, podes desligar removendo o monitor meteorológico da dock).
3. Para monitorizar as tuas contas de correio e te avisar quando chegam mensagens novas (requere configuração prévia e está desligado por defeito).
4. Para ir buscar 'fortune cookies' novos para o módulo da Wanda (o peixe que manda uns bitates, quem anda no Linux sabe bem do que estou a falar :o) a um servidor de fortune cookies na internet (desligado por defeito).
5. E finalmente, para ir verificar se há actualizações novas - mas esta verificação é efectuada por uma aplicação separada (wsupdate.exe).

Como podes ver, nada de estranho. Aliás, quando o vais descarregar é através do site da Cnet (Download.com) e eles garantem-te que o programa não tem virus nem spywares nem coisas do género.

, e o facto de ser algo pesada, fazendo com que o CPU ande sempre pelo menos nos 10% de uso, fosse muito mais leve e tivesse um comportamento no OS normal e seria sem dúvida a minha dock de eleição neste momento

Isso é de facto um bocado estranho. Aqui nem aparece no meu monitor de CPU, a não ser que esteja a passar o ponteiro do rato por cima dele, claro. Qual é o teu CPU?

Experimentaste remover os módulos da dock (monitor do CPU, da Net, RAM, etc...) para ver se isso tem algum efeito? A ultima versão (v10.4) já não utiliza determinados recursos se não estiveres a utilizar o módulo/docklet correspondente.

Quanto à beta da Objectdock 2.0, além de estarmos a trabalhar para eles ao testar o produto, ainda ter de pagar por isso é ridículo, se algum dia sair a versão free equivalente à 1.9 actual, sem dúvida que a testarei.

Foram espertinhos, eles. Quase sem competição, não faziam nehuma actualização há dois anos, e, de repente, começaram a ver-se apertados pelo Nexus. Para não começarem a 'sangrar' utilizadores para o mesmo (o que já estava a acontecer) resolveram 'prende-los' através do beta pago, metendo cá para fora uma treta qualquer que não estava minimamente em condições. Esquecem-se que as pessoas não são parvas (bem, alguns são, mas enfim, hehe).
 
JcRabbit, a Nexus já tem algum tema por defeito igual à Dock do Mac OS?
E a Nexus tem efeito de desfoque como o Windows 7 tem nas janelas? E reflexo nos icons tem?

:p Estou curioso relativamente a esta Dock...
 
só mais uma coisa quanto à nexus... se fizer "tecla do windows" + "D" dá para ela ficar ainda activa no ecrã ou também desaparece.. uma espécie de sempre por cima mas apenas do desktop... isso pra mim sim era de valor
 
JcRabbit, a Nexus já tem algum tema por defeito igual à Dock do Mac OS?
E a Nexus tem efeito de desfoque como o Windows 7 tem nas janelas? E reflexo nos icons tem?

Sim, a *todas* as tuas perguntas, e ainda tem mais uma mão cheia de outros efeitos para brincares! :) Aliás o Nexus foi a primeira dock para o Windows a ter reflexos automáticos nos ícones e a desfocar automáticamente os fundos semi-transparentes da barra. As outras docks que fazem isto (e desfoque automático creio que só beta 2 do OD Plus e, ainda por cima, é lentissímo, pelo que ouvi dizer) vieram a reboque.

O Nexus é igualmente compatível com as skins usados em *todas* as outras docks, não é necessário limitarem-se a temas nativos do Winstep (que mesmo assim ainda são uns 400 e muitos).
 
Ai não?

O ObjectDock Plus nesta altura anda a correr atrás do Nexus. E mal. A Stardock abusou da lealdade dos seus utilizadores ao impingir-lhes um beta da versão 2.0 que é pré-PAGO, baseado apenas numa mão cheia de screenshots. Quando os utilizadores descobriram (depois de pagar, obviamente) que aquilo é mais um alpha que um beta, tal a quantidade de bugs, foi-lhes dito que o próximo beta só lá para o fim do Verão e que a versão final só deveria estar pronta no final do ano!

Pois, mas as pessoas inteligentes usam a última versão final oficial que saíu e que já tem uns anos. A 1.9... Que infelizmente já tem uns anos, mas faz exactamente o mesmo que as outras todas. E a mim não me impingiram nada.

Para comparares, a Winstep anda a meter versões novas e estáveis (não beta) do Nexus cá fora (cada uma com montes de features novas, basta leres o changelog) em média de mês e meio em mês e meio.

Queres fazer uma comparação entre as features do ObjectDock Plus e do Nexus Ultimate (a versão paga do Nexus que é equivalente à versão Plus do ObjectDock) então? Por mim, estou pronto! :)

Repara só a nivel de exemplo: com o Nexus Ultimate não precisas sequer de ter um único ícone visivel no Ambiente de Trabalho - quando precisas de aceder aos mesmos podes usar a Shelf (que, ao contrário do que se passa neste screenshot, pode ser totalmente escondida ou minimizada, como quiseres). E a Shelf permite-te também aceder rápidamente ao Meu Computador, Painel de Controlo, Items Recentes, e outras pastas especiais do Windows.

Vai lá fazer isso com o ObjectDock Plus. :P

E faço... Não queiras ensinar a missa ao padre. Ainda tu não sabias o que eram docks e eu já as usava.

A shelf não é mais que as tabs no ObjectDock Plus, que já existem há anos. Também lá podes pôr ícones para o Painel de Controlo e para o que for.

Tudo o que a Nexus tem a mais que a OD são meras mariquices em grande parte desnecessárias.
 
Última edição:
Já instalei... ;) Mas é um pouco pesada comparada com a ObjectDock!

Estás a falar em termos de utilização de CPU ou de outra coisa? Se não estiveres a fazer nada com ela, não deverá usar sequer 1%, e isto com todos os módulos/docklets na barra!

Se for em termos subjectivos (por exemplo, a magnificação inicial dos ícones parece-te mais 'lenta' em comparação com outra dock, ou achas que leva demasiado tempo a activar quando tocas com o ponteiro do rato na margem do ecrã) lembra-te que os efeitos (e a sua velocidade) são todos configuráveis. O que uns acham lento, outros chamam suave.

Por exemplo, para configurares a velocidade de expansão da doca à passagem do rato (mais rápida ou mais suave) e o número de ícones que magnificam de cada vez (3 por defeito, mas pode ir até 7): Preferências do Nexus -> Efeitos -> Definições do Efeito.
 
Pois, mas as pessoas inteligentes usam a última versão final oficial que saíu e que já tem uns anos. A 1.9... Que infelizmente já tem uns anos, mas faz exactamente o mesmo que as outras todas. E a mim não me impingiram nada.

Fico contente por ti. :o Quanto a fazer exactamente o mesmo que as outras, pronto, se pensas isso não vale a pena sequer argumentar contigo - pela tua atitude já percebi que vais fincar o pé nem que seja apenas por teimosia.

E faço... Não queiras ensinar a missa ao padre. Ainda tu não sabias o que eram docks e eu já as usava.

Como nem sequer me conheces nem sabes o que eu faço, não achas um bocadinho de arrogância a mais da tua parte presumir isso? Olha que ficas mal, até porque ninguém aqui está a por em causa os teus conhecimentos de docks. :)

A shelf não é mais que as tabs no ObjectDock Plus, que já existem há anos.

Acontece que a Shelf já existia na altura em que a unica coisa que a Stardock tinha de jeito era o WindowBlinds (estamos a falar de 1999/2000, a Winstep Software Technologies foi criada em 1998 e por essa altura tinha um programa chamado WorkShelf, que agora faz parte do Winstep Xtreme). O ObjectDock apareceu MUITO depois.

E, se queres saber as verdadeiras origens da Shelf (e da tabbed dock do ObjectDock) então vai à procura de uma coisa chamada NeXTSTEP/OPENSTEP desenvolvida por um senhor chamado Steve Jobs.

Também lá podes pôr ícones para o Painel de Controlo e para o que for.

Pois podes. Manualmente por drag & drop. Acontece que a Shelf mostra mesmo o verdadeiro Painel de Controle, sem teres que andar a mover ícones de um lado para o outro. E agora pensa um bocadinho nas diferenças: os ícones no Ambiente de Trabalho, por exemplo, estão sempre em mudança à medida que instalas e desinstalas programas. Queres mesmo andar a sincronizar à mão sempre que isto acontece ou preferes nem sequer ter que pensar nisso?

Tudo o que a Nexus tem a mais que a OD são meras mariquices em grande parte desnecessárias.

Usa o Nexus a sério durante algum tempo que mudas rápidamente de opinião. A Stardock (e o OD por arrasto) sempre se preocupou mais com eye-candy do que com funcionalidade. A Winstep sempre foi ao contrário - funcionalidade antes da forma.
 
Última edição:
não sei porque, mas gosto de ver os post do JcRabbit XD

Cumprimentos, e sim mudei para a nexus... uma duvida, aquela especie de speed launch(imagem la para cima), se lhe posso chamar isso da nexus dock, so esta disponivel na nexus ultimate?

ja agora JcRabbit, podes explicar me o que é a winstep Xtreme? XD
 
Última edição:
Cumprimentos, e sim mudei para a nexus...

Boa escolha, e bem vindo. :)

uma duvida, aquela especie de speed launch(imagem la para cima), se lhe posso chamar isso da nexus dock, so esta disponivel na nexus ultimate?

Sim. A versão free do Nexus apenas suporta uma unica barra (por outro lado, é a unica dock à borla que te permite ter os ícones da àrea de notificação na barra, para além da lista dos programas em execução).

O Nexus Ultimate já te permite ter tantas docks quantas quiseres, e também te permite categorizar os programas em 'sub-docks' (um ícone na barra que abre uma outra dock quando clicas nele).

Para além disso tem também a Shelf, que, como pudeste ler acima, é muito mais que uma simples 'tabbed dock'.

ja agora JcRabbit, podes explicar me o que é a winstep Xtreme? XD

Com certeza. O Winstep Xtreme é muito mais completo e tem todas as aplicações do Winstep, na versão Pro e Ultimate, assim como mais algumas que não são vendidas individualmente. É um bocado como o Office, que tem o Excel, Word, etc...

xtreme.jpg

Para além do Nexus Ultimate e da Shelf, tem também o NextSTART, que te permite ter menus e uma barra de tarefas customizada (permite-te, por exemplo, ter a "Superbar" do Windows 7 no Windows XP - podes ve-la em acção neste video AQUI). Também inclui uma versão especial dos módulos do Nexus mas no Ambiente de Trabalho (que podes, se quiseres, acoplar à barra de tarefas do NextSTART).

Finalmente, inclui também o Start Menu Organizer Pro que te permite organizar rápidamente as pastas que tens no Menu Iniciar.

Podes ler mais sobre o Winstep Xtreme AQUI (mas está em Inglês).
 
Xiça penico sr JcCoelho :P


Parece que trabalhas para a Nexus....

Bem eu uso a RocketDock, e uso por dois ou 3 motivos que sao tb os motivos pq nao vou experimentar essa nova.

1- As features e a simplicidade da RocketDock são tudo o que preciso.
2- Não vou experimentar nada de novo com o respectivo periodo de adaptação porque não há nenhuma feature na Nexus que me puxe.
3- Tenho vida para alem das docks do windows, tenho aquela completamente personalizada e ao meu gosto, portanto :001:

P.S Quem quiser 1001 Features e Actualizações etc pode ir pa Nexus, eu so quero por la aquilo configurar e esquecer me que aquilo la esta (esquecer me como quem diz :P)

Cumps a todos :D
 
Fico contente por ti. :o Quanto a fazer exactamente o mesmo que as outras, pronto, se pensas isso não vale a pena sequer argumentar contigo - pela tua atitude já percebi que vais fincar o pé nem que seja apenas por teimosia.

Da mesma maneira que tu estás a fincar o teu por seres ou fanboy do Nexus ou um dos que ajudou na sua criação. O que eu tentei explicar é que tu estás a dar um aspecto de "coisa nova" no Nexus, quando o ObjectDock já faz essas coisas ao tempo. E ainda por cima afirmas que o OD não consegue fazer o mesmo. Não faz precisamente o mesmo, claro, mas faz parecido.



Acontece que a Shelf já existia na altura em que a unica coisa que a Stardock tinha de jeito era o WindowBlinds (estamos a falar de 1999/2000, a Winstep Software Technologies foi criada em 1998 e por essa altura tinha um programa chamado WorkShelf, que agora faz parte do Winstep Xtreme). O ObjectDock apareceu MUITO depois.

Sim, mas quando é que a Shelf foi implementada numa dock? Não foi agora com o Nexus? É que ser um programa aparte na altura da outra senhora é uma coisa. Ser implementado/aproveitado para outro que é mais recente, é outra. O que é que interessa ter sido o primeiro, se ninguém utilizou esse programa, praticamente? É que seja como for a Nexus apareceu apenas agora e não mais é do que uma compilação de coisas que as outras já faziam. O facto de ter aparecido primeiro não quer dizer nada se ninguém o sabia nem usava (e não usava mesmo, a Stardock tinha mais clientes que as outras todas).

E, se queres saber as verdadeiras origens da Shelf (e da tabbed dock do ObjectDock) então vai à procura de uma coisa chamada NeXTSTEP/OPENSTEP desenvolvida por um senhor chamado Steve Jobs.

Qualquer pessoa que veja uma dock ou tabbed dock num pc, sabe que isso é uma coisa adaptada da Apple, não é preciso andar à cata de saber quem inventou as docks. Aliás, tanto quanto sei as docks apareceram precisamente para as pessoas que queriam emular o OSX nos pcs.



Pois podes. Manualmente por drag & drop. Acontece que a Shelf mostra mesmo o verdadeiro Painel de Controle, sem teres que andar a mover ícones de um lado para o outro. E agora pensa um bocadinho nas diferenças: os ícones no Ambiente de Trabalho, por exemplo, estão sempre em mudança à medida que instalas e desinstalas programas. Queres mesmo andar a sincronizar à mão sempre que isto acontece ou preferes nem sequer ter que pensar nisso?

O que tem o Ambiente de Trabalho a ver com a conversa? Seja de que maneira for, eu não tenho ícones no AT.

Quanto à Shelf mostrar o Painel de Controlo propriamente dito. Ok, realmente o OD não faz isso, mas também qual é o interesse? Basicamente isso é apenas mais um "gimmick"... Tendo apenas um ícone para o Painel na dock ou tab, acabas por ter todo ele à tua disposição também com apenas um clique, o que vai dar ao mesmo. Até porque, partindo do principio que todos os ícones do Painel que aparecem na Shelf são personalizáveis é muito mais trabalho que uma pessoa tem a personalizar uma coisa que não usa assim tanto como tudo isso.



Usa o Nexus a sério durante algum tempo que mudas rápidamente de opinião.

Não mudo não. Tu é que devias pensar duas vezes antes de dizer que a Nexus é melhor, quando não faz nada de por aí além a mais que as outras. São meros "gimmicks"... Já usei todas as docks mais conhecidas. Apesar de paga a OD+ é a mais simples, gasta apenas 2/3Mb e é mais barata que a Nexus Ultimate, fazendo praticamente a mesma coisa. Isto não é teimosia, é ser realista. Tudo o que é verdadeiramente preciso numa dock está lá. A Nexus ganha apenas no número de "apêndices" que trás de origem.

A Stardock (e o OD por arrasto) sempre se preocupou mais com eye-candy do que com funcionalidade. A Winstep sempre foi ao contrário - funcionalidade antes da forma.

Ah espera... E a Nexus com aquelas mariquices dos backgrounds animados (relvados e águas a mexer), e efeitos de "water ripple" nos ícones não é mais "eye-candy" que funcionalidade? É uma preocupação BEM maior com isso do que a OD. TODAS as docks são acerca do "eye-candy" e sobre esse aspecto a Nexus é a que mais se preocupa com isso. O que não é necessariamente bom, mas pronto, também não é por aí. A funcionalidade é a mesma.
 
Última edição:
Back
Topo