Qual a dock que usam?

O que eu tentei explicar é que tu estás a dar um aspecto de "coisa nova" no Nexus, quando o ObjectDock já faz essas coisas ao tempo. E ainda por cima afirmas que o OD não consegue fazer o mesmo. Não faz precisamente o mesmo, claro, mas faz parecido.

Bom, por essa ordem de raciocinio, até a Àrea de Lançamento Rápido da barra de tarefas do Windows é uma dock, afinal servem todos para executar programas. O Nexus não é, de facto, revolucionário nem novo, mas tem muitas coisas que mais nenhuma dock tem. De tal forma, que é o ObjectDock que anda agora a reboque do Nexus (agora é que a Stardock se lembrou de implementar reflexos nos ícones, por exemplo).

E bem podes agradecer ao Winstep porque senão ficavas mais dois anos sem actualizações do ObjectDock. :o Olha o que aconteceu com o IE: a Microsoft só se começou a mexer novamente no campo dos browsers da Internet quando o FF lhes começou a comer fatias enormes do mercado. Mas já foi tarde.

Sim, mas quando é que a Shelf foi implementada numa dock? Não foi agora com o Nexus? É que ser um programa aparte na altura da outra senhora é uma coisa. Ser implementado/aproveitado para outro que é mais recente, é outra. O que é que interessa ter sido o primeiro, se ninguém utilizou esse programa, praticamente? É que seja como for a Nexus apareceu apenas agora e não mais é do que uma compilação de coisas que as outras já faziam. O facto de ter aparecido primeiro não quer dizer nada se ninguém o sabia nem usava (e não usava mesmo, a Stardock tinha mais clientes que as outras todas).

Estás-te a contradizer. Se não interessa quem foi o primeiro, para quê então essa tua insistência em afirmar que a Stardock e o ObjectDock é que foram os primeiros? De qualquer das formas, estou-te a dizer com conhecimento de causa que estás enganado. Que admitas isso ou não, já é contigo. :o

A Shelf, já agora, é uma evolução da dock 'simples' que existia no NeXTSTEP, e iria substituir a mesma. Foi implementada na versão seguinte, o OPENSTEP, que acabou quando a NeXT Computers, Inc. do Steve Jobs foi comprada pela Apple. Portanto essa conversa de serem coisas diferentes nem faz sentido. A Stardock começou pela dock e depois lá acrescentou as tabbed docks, o Winstep fez o contrário.

Qualquer pessoa que veja uma dock ou tabbed dock num pc, sabe que isso é uma coisa adaptada da Apple, não é preciso andar à cata de saber quem inventou as docks. Aliás, tanto quanto sei as docks apareceram precisamente para as pessoas que queriam emular o OSX nos pcs.

Nah. Apareceram no Windows em 1999/2000 quando as pessoas quiseram emular o NeXTSTEP (lembra-te que nessa altura quase toda a gente ainda usava o 98/ME e a customização do Windows tinha começado a dar os primeiros passos com o LiteStep, eFX, WindowBlinds, NextSTART, HoverDesk, etc...) - tu é que só tomaste conhecimento delas mais tarde. O Mac OS/X só apareceu em 2002, mas deu, sem dúvida, um enorme contributo à popularidade das docks no Windows.

O que tem o Ambiente de Trabalho a ver com a conversa? Seja de que maneira for, eu não tenho ícones no AT.

Estás distraído. :) O Painel de Controle é apenas *uma* das pastas especiais que a Shelf pode mostrar. Na verdade pode mostrar o conteúdo de todas as pastas virtuais, incluindo a do Ambiente de Trabalho (o que te permite, se gostas de ambientes minimalistas, esconder os ícones do AT e trabalhar unicamente com a Shelf, por exemplo).

Quanto à Shelf mostrar o Painel de Controlo propriamente dito. Ok, realmente o OD não faz isso, mas também qual é o interesse? Basicamente isso é apenas mais um "gimmick"... Tendo apenas um ícone para o Painel na dock ou tab, acabas por ter todo ele à tua disposição também com apenas um clique, o que vai dar ao mesmo. Até porque, partindo do principio que todos os ícones do Painel que aparecem na Shelf são personalizáveis é muito mais trabalho que uma pessoa tem a personalizar uma coisa que não usa assim tanto como tudo isso.

Já reparaste que, para ti, tudo o que o Nexus faça a mais é 'apenas um gimmick'? Deixa estar que há muitas pessoas que não pensam assim e que são capazes de reconhecer as vantagens. Até porque pelos vistos ou não leste ou não quiseste perceber a minha explicação na mensagem anterior.

Apesar de paga a OD+ é a mais simples, gasta apenas 2/3Mb e é mais barata que a Nexus Ultimate, fazendo praticamente a mesma coisa. Isto não é teimosia, é ser realista. Tudo o que é verdadeiramente preciso numa dock está lá. A Nexus ganha apenas no número de "apêndices" que trás de origem.

Gasta apenas o quê?! 2 a 3 MB?! Deves estar a ver a coluna de Memória (Conjunto de Trabalho Privado)/Memory (Private Working Set) no Gestor de Tarefas do Windows e não a que deves realmente ver, que é a do Conjunto de Trabalho (Memória)/Commit Size. E mesmo assim, mal: acabei de abrir o ObjectDock Plus e já está a gastar, respectivamente, 13 MB e 23 MB. E isto com a configuração de origem.

De qualquer das formas, esta é, mais uma vez, o tipo de discussão que não faz qualquer sentido hoje em dia. Admitindo que a maioria dos PCs tem pelo menos 2 GB ou mais de RAM, a quantidade de memória gasta por uma dock (qualquer uma delas!) é absolutamente insignificante.

Ah espera... E a Nexus com aquelas mariquices dos backgrounds animados (relvados e águas a mexer), e efeitos de "water ripple" nos ícones não é mais "eye-candy" que funcionalidade? É uma preocupação BEM maior com isso do que a OD. TODAS as docks são acerca do "eye-candy" e sobre esse aspecto a Nexus é a que mais se preocupa com isso. O que não é necessariamente bom, mas pronto, também não é por aí. A funcionalidade é a mesma.

Não, não é, nem de longe nem de perto, a mesma, e é obvio que falas sem conhecimento de causa. E quanto ao eye-candy, a verdade é que este vende, até porque os olhos também comem. E sim, a Winstep reconheceu isto e está a dar mais atenção a este campo do que dava anteriormente, o que não quer dizer que esteja a descurar a parte da funcionalidade - porque não está.
 
Xiça penico sr JcCoelho :P

Parece que trabalhas para a Nexus....

Hehe. Seria mais para o Winstep, já que Nexus é o nome do programa. :)

Não há nada como uma boa troca de opiniões (desde que bem fundamentadas, claro). Vê lá se esta thread não está muito mais interessante e movimentada agora... ;)

2- Não vou experimentar nada de novo com o respectivo periodo de adaptação porque não há nenhuma feature na Nexus que me puxe.

E como é que sabes se ainda não experimentaste? :007:

3- Tenho vida para alem das docks do windows, tenho aquela completamente personalizada e ao meu gosto, portanto :001:
P.S Quem quiser 1001 Features e Actualizações etc pode ir pa Nexus, eu so quero por la aquilo configurar e esquecer me que aquilo la esta (esquecer me como quem diz :P)

E fazes tu muito bem em ter uma vida para além das docks do Windows! :) Aliás acho que o mesmo se aplica a todos aqui.

Dito isto, como sabes, também há muita gente que gosta de estar sempre a mexer no PC. As docks servem a uns e a outros, apesar dos pontos de interesse serem diferentes para cada um dos grupos.

Cumps a todos :D

Obrigado, para ti também! :)
 
Hehe. Seria mais para o Winstep, já que Nexus é o nome do programa. :)

Não há nada como uma boa troca de opiniões (desde que bem fundamentadas, claro). Vê lá se esta thread não está muito mais interessante e movimentada agora... ;)



E como é que sabes se ainda não experimentaste? :007:



E fazes tu muito bem em ter uma vida para além das docks do Windows! :) Aliás acho que o mesmo se aplica a todos aqui.

Dito isto, como sabes, também há muita gente que gosta de estar sempre a mexer no PC. As docks servem a uns e a outros, apesar dos pontos de interesse serem diferentes para cada um dos grupos.



Obrigado, para ti também! :)


Hummm não experimentei porque nao me sinto necessitado de experimentar :D

Mas compreendo quem goste de ter bue de features nas docks... eu so quero organizr o AT com uma coisa leve :)

Mas sim as discussões quando saudaveis so trazem melhorias.

Ja houve pessoal a mudar devido às tuas explicações detalhadas :)
 
Eu uso a ObjectDock, ja usei a RocketDock, tentei instalar a nexus dock, infelizmente nao consegui abrir o zip sequer dava sempre erro a dizer que estava danificado.

A objectDock nao me parece ser muito ma :D
 
Desculpa, experimenta lá novamente no link que coloquei acima (limpa o cache do teu browser se necessário). Havia de facto um problema com o ficheiro. :-(
 
Confesso que nunca liguei muito à personalização do desktop, mas resolvi experimentar a Nexus e pra já estou a gostar bastante, acabei por fazer algo bastante simples, sem grandes complicações:

Uma dock em baixo à esquerda com o menu iniciar mais uns quantos programas e pastas mais usados, uma dock à direita com alguns modulos e os icones da area de notificação, uma dock em cima com programas, e uma dock à esquerda com jogos.
Como jogos e programas são bastantes, agrupei alguns em sub-docas.
Por ultimo coloquei uma dock em baixo ao centro apenas para mostrar os programas/pastas abertos/em execução.
Embora na imagem acima estejam todas visiveis, todas as docks estão configuradas para se esconderem (excepto a dos programas em execução), ficando assim com o ecrã apenas com o wallpaper e os programas em execução.

Sei que não se compara aos excelentes desktops que aparecem no topico em sticky, mas é o suficiente pra mim. :)
Confesso que não testei outras docks, mas esta pelo menos posso dizer que aconselho, muito boa.
 
Última edição:
A versão v10.8 do Nexus, que está quase quase a sair, tem um montão de efeitos de mouseover novos (nove, para ser exacto) e permite emular a taskbar do Windows 7 (mesmo no XP). Ora vejam lá este video de demonstração:

[video=youtube;2RL-5tarEEo]http://www.youtube.com/watch?v=2RL-5tarEEo[/video]

 
Por falar em Objectdock, também saiu finalmente a Objectdock 2.0 Free, tenho usado as duas e ainda não me decidi por qual optar, a Nexus está melhor em variedade efeitos/personalização e até no consumo de RAM, mas usa mais CPU que a Objectdock (que cumpre perfeitamente o propósito).

Vou continuar a usar ambas por mais uns dias a ver qual a que terá o perfil mais adequado à minha utlização. :D
 
eu uso a dock da nexus, e até fiz uns icons bem bacanos para ela...basicamente são ícones alusivos/intuitivos, ou seja, para o meu computador criei um icon com a imagem da minha caixa, para o rato, um icon com a imagem do meu rato...etcetcetc
depois coloco um printscreen da dock.
 
eu uso a dock da nexus, e até fiz uns icons bem bacanos para ela...basicamente são ícones alusivos/intuitivos, ou seja, para o meu computador criei um icon com a imagem da minha caixa, para o rato, um icon com a imagem do meu rato...etcetcetc
depois coloco um printscreen da dock.

E a tua nexus suporta ícones que não sejam quadrados? (isto é sem serem esticados!)
 
n sei se estou a perceber mt bem a ideia, mas ela aceita imagens de vários tamanhos pa fazer de icon, eu fiz os meus no photoshop, dp vês, só mesmo com uma print screen...dxclp
 
n sei se estou a perceber mt bem a ideia, mas ela aceita imagens de vários tamanhos pa fazer de icon, eu fiz os meus no photoshop, dp vês, só mesmo com uma print screen...dxclp

Tipo, aqui suporta qualquer resolução. Mas se não for resolução quadrada (imagina, 500x500) a imagem seria "esticada" ou "encolhida" para ficar quadrada.
Imagina uma imagem 300x500. Na Nexus ficaria tipo 500x500.
E por causa disso não mudei, os ícones dos jogos ficam todos marados.
 
Olhem lá meninos, eu usava a rocketdock mas entretanto mudei para a nexus e gostei, mas não sei como meter um stack docklet como tinha na rocketdock, aquilo de se carregar no icon de uma pasta e aparecerem as sub-pastas dessa.

Alguém sabe como posso meter isso na nexus?

obrigada
 
Back
Topo