Qual a dock que usam?

Imagina uma imagem 300x500. Na Nexus ficaria tipo 500x500.
E por causa disso não mudei, os ícones dos jogos ficam todos marados.

Bom, os ícones por definição são quadrados, nem me passava pela cabeça que alguém usasse ícones rectangulares. :007:

EDIT:
Olhem lá meninos, eu usava a rocketdock mas entretanto mudei para a nexus e gostei, mas não sei como meter um stack docklet como tinha na rocketdock, aquilo de se carregar no icon de uma pasta e aparecerem as sub-pastas dessa.

O Nexus Ultimate suporta sub-docas, e terá uma versão nativa do Stacks Docklet na próxima release - ou então podes usar o Cris'n'Soft Stand Alone Stacks Docklet, que funciona com todas as docas, inclusive o Nexus free.
 
Última edição pelo moderador:
O Nexus Ultimate suporta sub-docas, e terá uma versão nativa do Stacks Docklet na próxima release - ou então podes usar o Cris'n'Soft Stand Alone Stacks Docklet, que funciona com todas as docas, inclusive o Nexus free.

Para quando está prevista essa nova versão?

Uma dock sem stacks é inútil para mim...

BTW, já testei várias vezes a Nexus mas sempre que o fiz, desinstalei pois não a consigo usar. Há pormenores que me irritam profundamente e agora não tenho tempo de descrever os problemas (para mim claro) da Nexus mas de uma forma geral diria que é na consistência com o Windows e na "complicação" da configuração.

Mas quando tiver mais tempo, a ver se instalo a nova versão e compilo uma lista de coisas que acho que deviam ser melhoradas.
 
Não seja por isso, as 'sub-docks' do Nexus Ultimate têm a mesma função que as 'Stacks'.

Quanto às coisas que gostarias de ver melhoradas, agradecia essa lista - especialmente em relação à tal "complicação" de que falas. :)
 
Bom, os ícones por definição são quadrados, nem me passava pela cabeça que alguém usasse ícones rectangulares. :007:

EDIT:

O Nexus Ultimate suporta sub-docas, e terá uma versão nativa do Stacks Docklet na próxima release - ou então podes usar o Cris'n'Soft Stand Alone Stacks Docklet, que funciona com todas as docas, inclusive o Nexus free.

Bem, eu pelo menos uso :p

Se for possível numa próxima versão "não muito tarde" agradecia, até porque é a única coisa que me está a repelir de utilizar a Nexus.
 
A ver se arranjo um tempinho este fim de semana ;)

Agradecia, a sério. :)

Criticas e discussões construtivas são o "motor" deste tipo de aplicações - o que não quer dizer, claro, que vejamos as coisas da mesma maneira. ;-)

És o único developer da dock ou tens mais alguém a tratar disso contigo?

Unico.

Se for possível numa próxima versão "não muito tarde" agradecia, até porque é a única coisa que me está a repelir de utilizar a Nexus.

Pois, no entanto não sei se deixei bem claro que a versão nativa do Stacks NÃO fará parte da versão free do Nexus, apenas do Nexus Ultimate?
 
Ah! lol. Desculpa. :)

E, já agora, uma pergunta: na tua opinião o icon rectangular, mais largo que alto, deverá ficar centrado verticalmente, alinhado ao topo, ou alinhado ao fundo?

EDIT: agora entendi, deverá ficar centrado verticalmente.

eheh.png


A única imagem quadrada aí é o smiley (que meti para exemplificar apenas). As outras aos lados são rectangulares, neste caso mais altas que largas. E estão centradas também

Poderá ser útil para te orientares, não sei.
 
Última edição:
Mais tarde que o que era suposto mas aqui fica a minha opinião sobre a Nexus após uma utilização rápida da mesma, não tenho tido muito tempo para o que queria. De notar que eu sou muito picuinhas :007: e vou apresentar com um (*) aqueles pontos que me estão a manter afastado de usar a Nexus em vez da RocketDock. Mais uma nota, a RocketDock não é perfeita, não é actualizada há séculos e tem bugs bastante irritantes que são os que me estão a fazer procurar outra dock, mas mesmo com esses bugs é a que prefiro usar...

  • O ícone na systray é um bocado foleiro. É o ícone da Nexus/Winstep, mas em ponto pequeno não fica bem. Sugiro que este seja alterado para um mais bem desenhado (menos pixelizado). A derradeira sugestão é usar o estilo de ícones brancos que o Windows 7 tem para encaixar perfeitamente no SO. Pessoalmente oculto o ícone da dock, mas para quem o quer sempre visível, acho que seria boa ideia. Para quem não usa o Windows Vista/7, talvez usar um ícone diferente e mais bem desenhado como já disse.
  • Esta dock tem a funcionalidade de interessante de não se esconder com o uso do atalho Ctrl+D, o que é muito bom. Sugiro que o mesmo aconteça com o uso do Aero Peek (ie: aquele rectângulo ao lado do relógio na barra de tarefas). Tanto ao pressiona-lo, que faz mostrar o desktop (não me lembro se isto já funciona, não testei, mas se funcionar como o Ctrl+D, óptimo) mas também ao simplesmente passar o ícone por cima para ver o que está no desktop.
  • Visualmente o interface, de um modo geral, de todos os diálogos de configurações, janelas de confirmações e etc, tem um pequeno e irritante border branco à volta dos botões, especialmente quando a parte do fundo relativa aos botões é cinzenta. Esta é uma daquelas mariquices minhas mas irrita-me bastante ver software assim, considero isto falta de brio pelo trabalho (mesmo existindo brio noutras partes da aplicação :P).
  • Torna-se bastante CHATO modificar qualquer opção nesta dock com a necessidade de estar sempre a pressionar o botão "apply" para ver as modificações. No caso da RocketDock, por exemplo, ao mesmo tempo que movo o slide que indica a posição da dock, esta move-se em tempo real e eu consigo ter uma noção do aspecto final. Sugiro que tentes com que a maior parte das opções respondam de igual forma para que o utilizador consiga ver o aspecto final sem necessitar de pressionar o "apply". Mas claro, só aplicar estas se realmente pressionar, se fechar a janela ou cancelar, deve voltar às definições antigas.
  • O UI das definições é um bocado mau. Mau no sentido de ser bastante confuso, grande e com muitas opções umas em cima das outras. Olhando por exemplo para a RocketDock, gosto muito. É simples e funcional. Todas as opções estão bem identificadas sem sobrecarregar o utilizador com um considerável número de opções. Atenção que gosto muito do facto de a Nexus de um considerável numero de configurações que outras docks não têm, só não gosto como estão organizadas. A minha sugestão é remodelar aquilo de forma a separar as opções mais essenciais (com poucas secções de opções) do resto, mais uma vez, RocketDock e a sua simplicidade. Todas as restantes opções poderiam passar para um menu avançado que por sua vez também devia ter várias sub secções. Tipo, metade das opções que lá estão serão modificadas uma vez de longe a longe ou até nunca mais serão alteradas sé que alguma vez serão alteradas do valor por omissão, portanto só fazem sentido estarem num menu avançado. O resto, o essencial que um utilizador configura sempre, tudo bem, sempre a mão, mas de forma simples. Gosto também muito da nova janela de configurações da ObjectDock 2, acho que está muito bem conseguido a forma como fizeram aquilo e também está simples. Mas continuo a preferir a simplicidade da RocketDock, se conseguires juntar as duas, óptimo :P.
  • Gostei de ver uma opção para o espaçamento entre ícones, que faz falta na RocketDock. Mas não gostei do facto desse espaçmento ser tanto horizontal como vertical. Visto que as docks só têm ícones na horizontal (ou tens alguma opção para ter mais que uma linha de ícones?) acho que faz sentido que esse espaçamento seja unicamente horizontal. Se há realmente necessidade de ter espaçamento vertical configurável, sugiro separar isso em 2 opções. Pois eu queria espaçar um pouco os ícones entre si, mas não mexer no espaço vertical.
  • A grande parte das animações estão muito bem feitas, são engraçadas e mais importante, fluídas. Mas a animação de faz o ícone saltar ao executar um programa ou a explosão de remover um ícone da dock, estão um bocado lentas (pouco fluídas). São as únicas que reparei nisso e visto que executar programas é a funcionalidade mais importante da dock, é algo que me deixa de pé atrás. (*) E já agora, a animação ao executar uma aplicação devia dar para escolher, da mesma forma que se pode escolher uma animação para quando o rato passa por cima do ícone.
  • Há um pequeno popup que rapidamente aparece e desaparece quando se aplica novas definições. Nunca encontrei uma que beneficiasse deste popup, ou seja, que demorasse o suficiente para o popup informativo ser necessário. Que tal remove-lo? Acho que não está lá a fazer nada... Mesmo em máquinas mais antigas, será que está lá a fazer alguma coisa? Será que demora assim tanto tempo a processar? Torna-se um bocadinho irritante ver ali um quadrado a piscar sem se quer dar para ler o que está lá escrito.
  • Odeio, mas odeio mesmo (desculpa) o menu de contexto dos ícones. Primeiro, não é nativo, tenta simular, mas não é a mesma coisa. O tipo de letra é mais pequeno, os items estão mais colados uns aos outros e aquele glass à volta então, tira-me do sério. Se há coisa que eu não gosto mesmo é de aplicações que inventam à roda e fogem, sem qualquer razão que justifique isso, ao sistema nativo. Segundo, os sub-menus não abrem automaticamente ao passar lá o rato como qualquer outro menu nativo do SO. Terceiro, demasiadas opções que não servem para nada. Metade deles os utilizadores não as vão usar constantemente. Vão usar a primeira vez para testar (para não estar sempre a abrir o menu de configurações porque este não permite pre-visualizar como vai ficar como já apontei anteriormente) as opções, efeitos e bla bla, mas depois não voltam a lá ir. Esta a poluir um menu que devia ser simples. Mais uma vez, RocketDock, simples e eficaz, não é preciso muito mais que aquilo. (*)
  • Alguns diálogos e popups que vão aparecendo podiam ser ainda mais nativos. Com o Windows Vista/7 apareceu as Task Dialogs (Exemplos: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa511268.aspx#commitButtons) e devias usa-las, faz parte da API do Windows. A Nexus ganhava logo um outro aspecto só por isto :P Alguns sítios que reparei que podiam beneficar das Task Dialogs: a) ao fechar a Nexus dock b) ao eliminar um ícone da dock. O balão que aparece nos ícones quando o cursor descansa sobre os mesmos também me faz alguma comixão. Primeiro não está lá muito bem desenhado. Tenta usar o glass do Windows e tal, mas falta ter um aspecto mais profissional. Depois não acho que faça sentido aparecer uma quantidade de informação inútil sobre certos programas (e não widgets), acho que não servem para nada e pouca gente deve realmente usar essa informação alguma coisa. Se não a queres remover, ao menos uma opção para ocultar essa info em ícones de programas, era bom. E claro, melhorar o aspecto desse balão. (*) (Coloquei um * aqui, mas este ponto só me mantém afastado 50% lol)
  • Para terminar, falta falar de stacks... Infelizmente não existe um plugin estável e bem desenvolvido para se usar nas docks, pelo menos eu não encontro uma versão estável e que funcione bem. E recentemente testei a XWindows Dock, que deixa um pouco a desejar mas gostei bastante da implementação nativa de stacks (semelhante ao Mac) e da fluidez com que aquilo funcionava. Apesar de achar que ainda beneficiava mais se fosse mais configurável. Acho que li por aí que isto irá existir brevemente na versão Pro certo? Se for uma implementação semelhante e/ou melhor, excelente, é bem vinda mesmo. Aliás, com as features todas da Nexus, mais um pouco de simplicidade geral na aplicação e uma implementação brutal de stacks, acho que tens um produto vencedor. Ainda mais era se existisse na versão free porque todas as outras têm isso (apesar de não ser nativo, com excepção da XWindows Dock) nas suas versões free. E pessoalmente só pagaria por esta dock (para ter stacks), se os pontos acima fossem resolvidos. Não todos, mas mais do que os que marquei com *. Mas isto sou eu...

E pronto... Num teste rápido à Nexus dock, é esta a minha "análise". Como tenho dito, tem um potencial enorme com todas as funcionalidades existentes mas mais do que adicionar ainda mais funcionalidades para se destacar das outras docks, acho que devias perder algum tempo a melhorar certos aspectos da mesma. E torna-la mais simples de usar e menos "carregada" (refiro-me a janela de configuração e aos menus que estão sobrecarregadas de opções). Tornar esta mais nativa e mais bem desenhada. Gosto da qualidade de alguns efeitos que adicionaste, só falta passar essa qualidade para o resto da aplicação. Se há coisa que gosto, mas isto sou eu, são aplicações nativas e que usem ao máximo as APIs do Windows, acho que também devias te focar um pouco mais nessa parte.

Para já, matenho-me na RocketDock... Infelizmente porque ela tem bugs irritantes, como desaparecer do nada e precisar de a executar de novo para voltar aparecer. Mas prefiro isso enquanto o que acima mencionado com (*) não for "resolvido", se achares por bem fazê-lo hehehe.

Mas isto tudo só sou eu e as minhas mariquices, certamente nem todos concordam com tudo que disse. Não passam de sugestões, espero que sejam úteis :)
 
Nazgulled isso é que é uma análise até ao mais ínfimo pormenor. Esta 5*

Dizes que a RocketDock te desaparece do nada e que depois precisas de a executar de novo para voltar aparecer...

"Estranho"... utilizei a RocketDock muito tempo e nunca se evaporou (lol) sem motivo aparente.

Configuras-te bem tudo na dock??

De facto a RocketDock tem algumas coisas que precisavam de ser melhoradas, mas continuo a preferir a Nexus... sem dúvida! :cool:

Uma vez mais... Parabéns pela tua review :D

Cumpts
 
Usaste a RocketDock no Windows 7? Não sei porquê, mas evapora-se às vezes e é chato lol e está tudo configurado como deve ser pois só acontece mesmo de longe a longe.

Posso ter escrito muito (já é costume :P) mas isto não é propriamente uma review, só disse aquilo que não gostava na Nexus e/ou o que pode ser melhorado. É uma boa dock, com funcionalidades bastante porreiras mas quem lê aquilo, poucas razões encontra para a usar lol. Mas a intenção também não é ser uma review para o pessoal basear a escolha da sua dock :cool:
 
Mais tarde que o que era suposto mas aqui fica a minha opinião sobre a Nexus após uma utilização rápida da mesma, não tenho tido muito tempo para o que queria.

Bom trabalho mesmo assim, obrigado.

De notar que eu sou muito picuinhas

Pois és, lol. Põe picuinhas nisso. :-D

Mas, como tu próprio afirmas, percebe-se que há muitas coisas ali que são mesmo uma preferência pessoal. Antes de começar a dissecar a tua análise (e não leves a mal, por favor, só vou estar a defender o meu ponto de vista) deixa-me dizer-te que, fazendo algumas das alterações que sugeres, iria ter depois outras tantas pessoas a criticar o resultado - mas ao contrário.

Mais uma nota, a RocketDock não é perfeita, não é actualizada há séculos e tem bugs bastante irritantes que são os que me estão a fazer procurar outra dock, mas mesmo com esses bugs é a que prefiro usar...

Há tempos estive a ler uns quantos posts que foram feitos sobre o RocketDock na altura em que este saiu. A grande maioria criticava o RocketDock em relação à 'grande' dock da altura, que era a versão free do ObjectDock. Algum tempo depois o RocketDock tornou-se ainda mais popular que o ObjectDock e, os mesmos que a criticavam, tornaram-se os seus acérrimos defensores. A conclusão a que eu chego é que muita coisa é uma simples questão de hábito: usasses tu o Nexus durante mais tempo e já não te faria diferença. Sentirias essa diferença, sim, se depois tentasses voltar para o RocketDock.

Quando compras um carro novo, sabes que as mudanças, os pedais e o volante estão no sitio certo (e mesmo assim há excepções, lol), mas tudo o resto depende do fabricante, e, muitas vezes, do modelo - e ainda bem, se não este mundo não andava para a frente.



O ícone na systray é um bocado foleiro. É o ícone da Nexus/Winstep, mas em ponto pequeno não fica bem. Sugiro que este seja alterado para um mais bem desenhado (menos pixelizado). A derradeira sugestão é usar o estilo de ícones brancos que o Windows 7 tem para encaixar perfeitamente no SO. Pessoalmente oculto o ícone da dock, mas para quem o quer sempre visível, acho que seria boa ideia. Para quem não usa o Windows Vista/7, talvez usar um ícone diferente e mais bem desenhado como já disse.

Bem, aqui estás mesmo a ser picuinhas: se não gostas mesmo do ícone, tens uma opção para o remover do systray - e podes usar CTRL+F11 para aceder rápidamente ao ecrã de Preferências a partir daí. Também não concordo com usar o estilo dos ícones brancos do Windows 7: para já estes são brancos porque são ícones de sistema, e depois porque, apesar de andarem para aí em voga um conjunto de ícones monocromáticos, as modas são passageiras. Se todas as aplicações fizessem o mesmo, daqui a algum tempo já ninguém podia com ícones a preto e branco.



Esta dock tem a funcionalidade de interessante de não se esconder com o uso do atalho Ctrl+D, o que é muito bom. Sugiro que o mesmo aconteça com o uso do Aero Peek (ie: aquele rectângulo ao lado do relógio na barra de tarefas). Tanto ao pressiona-lo, que faz mostrar o desktop (não me lembro se isto já funciona, não testei, mas se funcionar como o Ctrl+D, óptimo) mas também ao simplesmente passar o ícone por cima para ver o que está no desktop.

Funciona como o WIN+D quando pressionas o rectangulo, e não faz sentido a dock ficar visivel quando passas o ponteiro do rato por cima, uma vez que não vais poder interagir com a mesma (assim que o ponteiro do rato sai do rectangulo volta tudo a ficar visivel).



Visualmente o interface, de um modo geral, de todos os diálogos de configurações, janelas de confirmações e etc, tem um pequeno e irritante border branco à volta dos botões, especialmente quando a parte do fundo relativa aos botões é cinzenta. Esta é uma daquelas mariquices minhas mas irrita-me bastante ver software assim, considero isto falta de brio pelo trabalho (mesmo existindo brio noutras partes da aplicação :P).

Pois então, para referência futura, vai-te queixar à Microsoft de falta de brio, já que a culpa disso é 100% deles. Os botões são standard (MS Common Controls) e o seu aspecto depende da versão do Windows (corre a mesma aplicação no XP e vais ver a diferença). O problema é que, no Vista e no Windows 7, a Microsoft quiz fazer com que os botões se misturassem 'suavemente' com o fundo onde se encontram inseridos, o que seria óptimo se levassem em consideração a cor de fundo real, mas não levam, com o resultado que ves.

Então se usares uma aplicação como o WindowBlinds para alterares a cor de fundo das janelas (por exemplo, um tema com um fundo escuro), o resultado é especialmente evidente em *todos os programas*. De qualquer das formas, excepto neste caso do WB, a border branca à volta dos botões é quase imperceptível. A unica solução seria botóes customizados, e aí terias um outro problema, que era o da interface da aplicação não se adaptar à versão do SO onde está a correr.



Torna-se bastante CHATO modificar qualquer opção nesta dock com a necessidade de estar sempre a pressionar o botão "apply" para ver as modificações. No caso da RocketDock, por exemplo, ao mesmo tempo que movo o slide que indica a posição da dock, esta move-se em tempo real e eu consigo ter uma noção do aspecto final. Sugiro que tentes com que a maior parte das opções respondam de igual forma para que o utilizador consiga ver o aspecto final sem necessitar de pressionar o "apply". Mas claro, só aplicar estas se realmente pressionar, se fechar a janela ou cancelar, deve voltar às definições antigas.

Questão de hábito e de preferência pessoal - a grande maioria das aplicações (e da configuração do próprio Windows) funciona assim, as mudanças não são em tempo real. Até porque, em certas situações e com determinados opções de configuração, seria extremamente confuso para o utilizador fazer as mudanças em tempo real. Aí terias algo ainda pior, onde certas opções seriam accionadas em tempo real e outras não.

Uma vez tendo feito a configuração inicial da doca, noto que muito raramente vou ao ecrã de Preferências do Nexus, usando preferencialmente as opções existentes no menu de contexto (o tal que tu te queixas mais à frente).



O UI das definições é um bocado mau. Mau no sentido de ser bastante confuso, grande e com muitas opções umas em cima das outras. Olhando por exemplo para a RocketDock, gosto muito. É simples e funcional. Todas as opções estão bem identificadas sem sobrecarregar o utilizador com um considerável número de opções. Atenção que gosto muito do facto de a Nexus de um considerável numero de configurações que outras docks não têm, só não gosto como estão organizadas.

Pois isto é o eterno dilema: preso por ter cão, preso por não ter. Há muitas opções de configuração, as tais que seriam usadas com menos frequência, que estão 'enterradas' em janelas de configuração secundárias do Nexus para não sobrecarregar a UI. Faço isso onde posso.

Como resultado, tenho muita gente a queixar-se, no inquérito que aparece ao desinstalares o Nexus, que estão a desinstalar porque o Nexus não faz isto ou aquilo, quando na realidade faz! Se ponho as opções nos ecrãs principais as pessoas dão com elas mas a UI fica sobrecarregada, se não ponho, uma grande maioria dos utlizadores nem se dá ao trabalho de as ir procurar: assumem que estas opções nem sequer existem!

Tens um exemplo com a tua queixa, mais à frente, sobre os sub-menus não abrirem automáticamente à passagem do rato. Podes alterar isto na janela de opções Misc.Advanced - até podes especificar qual a demora (delay) na abertura do sub-menu à passagem do rato!

E agora vais-me dizer: ah, não está num sitio intuitivo. Err, onde queres que eu ponha aquilo? Que crie um botão ou uma tab na UI principal para a configuração dos menus de contexto? E depois mais um botão para isto e para aquilo, e tenho a UI principal ainda mais sobrecarregada em três tempos.

O RocketDock pode-se dar ao luxo de ter uma UI muito simples porque, apesar de ser uma boa dock, não faz nem 1/10 do que o Nexus pode fazer.



Gostei de ver uma opção para o espaçamento entre ícones, que faz falta na RocketDock. Mas não gostei do facto desse espaçmento ser tanto horizontal como vertical. Visto que as docks só têm ícones na horizontal (ou tens alguma opção para ter mais que uma linha de ícones?) acho que faz sentido que esse espaçamento seja unicamente horizontal. Se há realmente necessidade de ter espaçamento vertical configurável, sugiro separar isso em 2 opções. Pois eu queria espaçar um pouco os ícones entre si, mas não mexer no espaço vertical.

Gostei desta tua sugestão. Mas estás a ver, é mais uma opção para complicar a UI, e vai chatear outros utilizadores, que irão dizer: "caraças, agora para espaçar os ícones por igual tenho que modificar duas opções em vez de uma unica como antigamente".



A grande parte das animações estão muito bem feitas, são engraçadas e mais importante, fluídas. Mas a animação de faz o ícone saltar ao executar um programa ou a explosão de remover um ícone da dock, estão um bocado lentas (pouco fluídas). São as únicas que reparei nisso e visto que executar programas é a funcionalidade mais importante da dock, é algo que me deixa de pé atrás. (*) E já agora, a animação ao executar uma aplicação devia dar para escolher, da mesma forma que se pode escolher uma animação para quando o rato passa por cima do ícone.

Concordo contigo, mas como te deves ter apercebido, não é nenhuma limitação técnica que te deva deixar de pé atrás. Tem mais a ver com a evolução do Nexus.

Posso acelerar um pouca a animação da remoção de um ícone da dock, e quanto ao resto é perfeitamente possível e, como te disse, concordo contigo, mas implica mexer em partes fulcrais e bem testadas do código do Nexus, o que depois pode ter implicações não previstas (provocar bugs, por outras palavras, eheh).



Há um pequeno popup que rapidamente aparece e desaparece quando se aplica novas definições. Nunca encontrei uma que beneficiasse deste popup, ou seja, que demorasse o suficiente para o popup informativo ser necessário. Que tal remove-lo? Acho que não está lá a fazer nada... Mesmo em máquinas mais antigas, será que está lá a fazer alguma coisa? Será que demora assim tanto tempo a processar? Torna-se um bocadinho irritante ver ali um quadrado a piscar sem se quer dar para ler o que está lá escrito.

Sinceramente, eu preferia gastar o meu tempo a resolver items mais importantes que este e a adicionar novas funções. Sei que os pormenores são importantes, mas acho que também tem que haver um equilibrio - para além de que o pop up, psicológicamente, é importante porque te dá uma noção de actividade. Se calhar, se não existisse, estarias agora a queixar-te que o Nexus aparentemente leva demasiado tempo a aplicar mudanças de configuração. :P

Alêm disso, como sabes, o Nexus faz parte de uma familia maior de aplicações (o Nexus Ultimate e o Winstep Xtreme). Nestas, podes ter multiplas docks, a Shelf, widgets no Ambiente de Trabalho, etc, o que implica mais tempo a aplicar mudanças de configuração. Poderia fazer com que o pop up só aparecesse se uma mudança demorasse mais do que x milisegundos, mas valerá realmente a pena o esforço neste caso?



Odeio, mas odeio mesmo (desculpa) o menu de contexto dos ícones. Primeiro, não é nativo, tenta simular, mas não é a mesma coisa. O tipo de letra é mais pequeno, os items estão mais colados uns aos outros e aquele glass à volta então, tira-me do sério. Se há coisa que eu não gosto mesmo é de aplicações que inventam à roda e fogem, sem qualquer razão que justifique isso, ao sistema nativo.

Eheh. Nesse caso vou-te dar várias razões:

Como te disse acima, o Nexus faz parte de uma famila maior de aplicações. No Winstep Xtreme existe uma aplicação chamada 'NextSTART' que tem a ver essencialmente com menus (e com a barra de tarefas, mas isso já é outra história). Quando corres o Nexus 'dentro' do Winstep Xtreme, os menus de contexto são todos skinnable, isto é, quando aplicas um tema novo, o aspecto dos menus muda também já que faz também parte deste mesmo tema.

No Xtreme, se quiseres, até podes aplicar um tema independente para os menus, de forma que estes sejam (e permaneçam, mesmo quando mudas o tema global das aplicações do Winstep) iguaizinhos aos menus do Windows.

Como é obvio, isto é uma opção reservada aos utilizadores do Xtreme. No Nexus foi escolhido para os menus de contexto um tema fixo, simples, e moderno que agrada à maioria das pessoas - infelizmente não se pode agradar a toda a gente, como é o caso.

Para além disso, os menus de contexto do Nexus, uma vez que têm parte da funcionalidade do NextSTART por trás, são 'especiais': para já podes configurar o seu comportamento, como te disse acima (se os sub-menus abrem automáticamente à passagem do rato ou não, e há muita gente que prefere a configuração por defeito), depois tens uma outra capacidade que não deves ter tido tempo para te aperceber: se adicionares um atalho para uma pasta à dock, ao fazeres click com o botão da direita tens uma opção chamada 'Browse' no menu de contexto.

Esta opção não só te permite visualizar o conteúdo daquela pasta num menu, como te permite navegar toda a estructura da pasta e sub-pastas através de menus, o que é muito util em certos casos. Mais: ao passares o ponteiro do rato por items no menu que sejam documentos, imagens ou videos, obtens um 'thumbnail preview' dos mesmos ao lado do menu. Muito util em certos casos como te disse, e algo que não seria possível utilizando menus nativos do SO.

Segundo, os sub-menus não abrem automaticamente ao passar lá o rato como qualquer outro menu nativo do SO.

Ahem. :P

Terceiro, demasiadas opções que não servem para nada. Metade deles os utilizadores não as vão usar constantemente. Vão usar a primeira vez para testar (para não estar sempre a abrir o menu de configurações porque este não permite pre-visualizar como vai ficar como já apontei anteriormente) as opções, efeitos e bla bla, mas depois não voltam a lá ir. Esta a poluir um menu que devia ser simples. Mais uma vez, RocketDock, simples e eficaz, não é preciso muito mais que aquilo.

Na tua opinião. Mais uma vez, é tudo uma questão de hábito: dá-te tempo para te habituares à estructura dos menus de contexto (que permanece sempre a mesma) e vais ver que não só o número de opções disponíveis te vai deixar de incomodar, uma vez que vais saber o que lá está e a sua posição de cor, como até as vais achar bastante uteis, pois na maioria das vezes é mais rápido usar os menus de contexto do que estar a abrir a janela de configuração, etc...

Tal como referi atrás, o facto de certas opções estarem disponíveis nos menus de contexto também as torna 'visiveis' para o utilizador, que, de outra forma, nem saberia que estas existiam. Vou-te dar um exemplo:

O Nexus tem uma coisa chamada 'comandos internos', que são cerca de 80 comandos especiais com funções uteis (umas mais que as outras, mas enfim), tais como desligar o(s) monitore(s), capturar o ecrã para um ficheiro, esconder os ícones do Ambiente de Trabalho, abrir o menu Iniciar do Windows, etc... Apesar dos mesmos estarem disponíveis através da janela de propriedades de cada item na doca, foi preciso adicionar uma lista aos menus de contexto para a grande maioria dos utilizadores se aperceber da sua existência!

O Nexus é um programa com uma funcionalidade imbatível, muito mais do que parece à primeira vista, e, como tal, é bastante complexo. É natural que se torne complicado organizar todas estas opções de uma forma relativamente simples e que agrade à maioria dos utilizadores - até porque agradar a todos é impossivel.



Alguns diálogos e popups que vão aparecendo podiam ser ainda mais nativos. Com o Windows Vista/7 apareceu as Task Dialogs (Exemplos: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa511268.aspx#commitButtons) e devias usa-las, faz parte da API do Windows.

Que só existe no Windows 7. O XP ainda representa metade dos utilizadores do Windows.

O balão que aparece nos ícones quando o cursor descansa sobre os mesmos também me faz alguma comixão. Primeiro não está lá muito bem desenhado. Tenta usar o glass do Windows e tal, mas falta ter um aspecto mais profissional.

Também não está assim tão mau, hehe. Mas pronto, são bitmaps e podem ser alterados, tal como o fundo dos 'thumbnails' usados nos mosaicos das aplicações em execução - com estes ultimos também não estou muito contente.

Depois não acho que faça sentido aparecer uma quantidade de informação inútil sobre certos programas (e não widgets), acho que não servem para nada e pouca gente deve realmente usar essa informação alguma coisa.

Vai dizer isso à Microsoft, é a informação que aparece quando passas o ponteiro do rato por cima de um item numa pasta do Explorer. :wink:

Se não a queres remover, ao menos uma opção para ocultar essa info em ícones de programas, era bom. E claro, melhorar o aspecto desse balão. (*) (Coloquei um * aqui, mas este ponto só me mantém afastado 50% lol)

Eheh. Existe uma opção no Misc.Advanced que te permite desactivar os balões, por falar nisso.

Para terminar, falta falar de stacks... Infelizmente não existe um plugin estável e bem desenvolvido para se usar nas docks, pelo menos eu não encontro uma versão estável e que funcione bem. E recentemente testei a XWindows Dock, que deixa um pouco a desejar mas gostei bastante da implementação nativa de stacks (semelhante ao Mac) e da fluidez com que aquilo funcionava. Apesar de achar que ainda beneficiava mais se fosse mais configurável. Acho que li por aí que isto irá existir brevemente na versão Pro certo? Se for uma implementação semelhante e/ou melhor, excelente, é bem vinda mesmo. Aliás, com as features todas da Nexus, mais um pouco de simplicidade geral na aplicação e uma implementação brutal de stacks, acho que tens um produto vencedor. Ainda mais era se existisse na versão free porque todas as outras têm isso (apesar de não ser nativo, com excepção da XWindows Dock) nas suas versões free.

Pois, mas não vai poder existir na versão free, uma vez que iria diminuir em muito a utilidade das sub-docks no Nexus Ultimate, que é um dos grandes incentivos para pagar pela mesma. Não se pode dar a galinha junto com os ovos. :)

E pronto... Num teste rápido à Nexus dock, é esta a minha "análise".

Mesmo não concordanto contigo em certas coisas, muito obrigado pelas sugestões e pelo tempo que, certamente, perdeste a escreve-la. :clap:
 
Depois de umas semanas com a Nexus e Objectdock, fiquei-me pela última, para o que pretendo de uma dock é a que mais se adequa à minha utilização, sem dúvida que a Nexus tem mais opções e é mais apelativa visualmente, mas também a acho mais confusa (com tanta opção) e no final acaba por pesar mais no sistema, de qualquer forma a Nexus parece-me uma boa dock.
 
Há tempos estive a ler uns quantos posts que foram feitos sobre o RocketDock na altura em que este saiu. A grande maioria criticava o RocketDock em relação à 'grande' dock da altura, que era a versão free do ObjectDock. Algum tempo depois o RocketDock tornou-se ainda mais popular que o ObjectDock e, os mesmos que a criticavam, tornaram-se os seus acérrimos defensores. A conclusão a que eu chego é que muita coisa é uma simples questão de hábito: usasses tu o Nexus durante mais tempo e já não te faria diferença. Sentirias essa diferença, sim, se depois tentasses voltar para o RocketDock.
Isso podia ou não acontecer. Já estive habituado a bastante software, mudei para alternativas e nunca mais voltei atrás ao que estava habituado. Tudo depende do software e neste caso a RocketDock é a que eu prefiro pela sua simplicidade. Apesar de não usar a maior parte das funcionalidades da Nexus, é interessante que esta as tenha para agradar a todos, mas uma aplicação pode na mesma ter muitas funcionalidades e continuara a ser simples, não é o caso com a Nexus, mas é algo que pode ser melhorado.

Bem, aqui estás mesmo a ser picuinhas: se não gostas mesmo do ícone, tens uma opção para o remover do systray - e podes usar CTRL+F11 para aceder rápidamente ao ecrã de Preferências a partir daí. Também não concordo com usar o estilo dos ícones brancos do Windows 7: para já estes são brancos porque são ícones de sistema, e depois porque, apesar de andarem para aí em voga um conjunto de ícones monocromáticos, as modas são passageiras. Se todas as aplicações fizessem o mesmo, daqui a algum tempo já ninguém podia com ícones a preto e branco.
Não, este nem é o ponto que estou a ser mais picuinhas, porque a questão não é "gostar do ícone". É o ícone em ponto pequeno fica horrivelmente mal desenhado. Ícones a 16x16 são complicados de desenhar e o logo da Nexus simplesmente não fica bem neste tamanho. Não se pode fazer milagres em tão poucos pixeis.

Quanto aos ícones brancos, sabes que a "systray" ou melhor "notification area" não foi concebida para os programadores adicionem os ícones das suas aplicações lá não sabes? Foi concebida para situações especiais. No Windows Vista/7 a Microsoft decidiu seguir o estilo de ícones monocromáticos, é uma questão de estética e seguir as "regras" do SO.

Olha para o Mac, porquê que é um sistema aclamado a nível de UI? Porquê que a maioria de aplicações feitas para o Mac encaixam perfeitamente no SO? Porque os programadores seguem à risca as "regras". E por algum motivo que me ultrapassa, os programadores para o Windows simplesmente ignoram essas regras e fazem o que lhes apetece. Empresas como a Microsoft/Apple gastam balúrdios em estudos de usabilidade e UI e depois chega um programador qualquer e faz o que lhe apetece porque acha que é melhor... Como disse, é uma questão de estética e "regras" para existir uma conformidade e consistência com o SO.

O VMware Workstation introduziu um ícone monocromático na versão 6 com o mesmo estilo dos do Windows e encaixa muito bem. Isso foi só uma sugestão, não queres que seja monocromático, tudo bem, mas ao menos arranja uma versão 16x16 mais apelativa.

Funciona como o WIN+D quando pressionas o rectangulo, e não faz sentido a dock ficar visivel quando passas o ponteiro do rato por cima, uma vez que não vais poder interagir com a mesma (assim que o ponteiro do rato sai do rectangulo volta tudo a ficar visivel).
Não podes interagir com a mesma mas tens os Widgets com várias informações que são disponibilizadas no próprio ícone. Acho que só faz sentido conseguires ver essa informação sem teres realmente de clicar no botão pois é para isso que serve o Aero Peek. Se consegues ver os gadgets próprios do Windows, porque não a dock?

Pois então, para referência futura, vai-te queixar à Microsoft de falta de brio, já que a culpa disso é 100% deles. Os botões são standard (MS Common Controls) e o seu aspecto depende da versão do Windows (corre a mesma aplicação no XP e vais ver a diferença). O problema é que, no Vista e no Windows 7, a Microsoft quiz fazer com que os botões se misturassem 'suavemente' com o fundo onde se encontram inseridos, o que seria óptimo se levassem em consideração a cor de fundo real, mas não levam, com o resultado que ves.

Então se usares uma aplicação como o WindowBlinds para alterares a cor de fundo das janelas (por exemplo, um tema com um fundo escuro), o resultado é especialmente evidente em *todos os programas*. De qualquer das formas, excepto neste caso do WB, a border branca à volta dos botões é quase imperceptível. A unica solução seria botóes customizados, e aí terias um outro problema, que era o da interface da aplicação não se adaptar à versão do SO onde está a correr.
Não, a culpa não é da Microsoft e de certeza que podes fazer algo para resolver o problema. Podes não saber como de momento, mas de certeza que há uma solução. Aplicações próprias da Microsoft tem botões em fundo que não branco e não vês o border branco à volta. Eu faço uma aplicação qualquer em .NET com a cor de fundo que me apetecer e não vês border nenhum à volta. De certeza que há forma de corrigir esse problema.

Questão de hábito e de preferência pessoal - a grande maioria das aplicações (e da configuração do próprio Windows) funciona assim, as mudanças não são em tempo real. Até porque, em certas situações e com determinados opções de configuração, seria extremamente confuso para o utilizador fazer as mudanças em tempo real. Aí terias algo ainda pior, onde certas opções seriam accionadas em tempo real e outras não.

Uma vez tendo feito a configuração inicial da doca, noto que muito raramente vou ao ecrã de Preferências do Nexus, usando preferencialmente as opções existentes no menu de contexto (o tal que tu te queixas mais à frente).
Não podes generalizar, há aplicações e aplicações. Cada uma tem de funcionar da melhor forma possível para aquilo que faz. Estamos a falar de uma dock, algo esteticamente diferente de uma tipica aplicação de janela que fica sempre no desktop. O modo de funcionamento é diferente de uma outra aplicação qualquer.

Há certas configurações da dock que uma pessoa quer ver em tempo real para ver gosta do aspecto final no desktop e estar sempre a carregar no "apply" é uma seca e demora muito mais tempo a fazer a configuração inicial, ou pequenos ajustes.

Como resultado, tenho muita gente a queixar-se, no inquérito que aparece ao desinstalares o Nexus, que estão a desinstalar porque o Nexus não faz isto ou aquilo, quando na realidade faz! Se ponho as opções nos ecrãs principais as pessoas dão com elas mas a UI fica sobrecarregada, se não ponho, uma grande maioria dos utlizadores nem se dá ao trabalho de as ir procurar: assumem que estas opções nem sequer existem!
Eu considero isso problema dos utilizadores. Que procurassem, que lessem a documentação, que mandassem um mail, whatever. Mas se preferes colocar tudo à vista e desorganizado só para teres mais utilizadores da tua aplicação, é uma opção tua.


Tens um exemplo com a tua queixa, mais à frente, sobre os sub-menus não abrirem automáticamente à passagem do rato. Podes alterar isto na janela de opções Misc.Advanced - até podes especificar qual a demora (delay) na abertura do sub-menu à passagem do rato!

E agora vais-me dizer: ah, não está num sitio intuitivo. Err, onde queres que eu ponha aquilo? Que crie um botão ou uma tab na UI principal para a configuração dos menus de contexto? E depois mais um botão para isto e para aquilo, e tenho a UI principal ainda mais sobrecarregada em três tempos.
Não me vou queixar não. Como disse foi uma utilização muito rápida e passei à frente de muitas opções, se tivesse visto essa opção já não me queixava desse problema. Queixo-me sim do facto de que essa opção nem devia existir, muito menos teres que configurar o delay. Isto devia ser um menu nativo e funcionar tal e qual como os menus do sistema. Não há razão nenhuma para ser diferente.

O RocketDock pode-se dar ao luxo de ter uma UI muito simples porque, apesar de ser uma boa dock, não faz nem 1/10 do que o Nexus pode fazer.
Isso é a desculpa da praxe. Já disse e repito, podes ter 1001 funcionalidades e podes na mesma ter um UI simples e organizado. É preciso é tempo e dá trabalho, mas é possível fazê-lo. Nunca será tão simples como o da RocketDock obviamente, mas será proporcionalmente simples.

Gostei desta tua sugestão. Mas estás a ver, é mais uma opção para complicar a UI, e vai chatear outros utilizadores, que irão dizer: "caraças, agora para espaçar os ícones por igual tenho que modificar duas opções em vez de uma unica como antigamente".
Não te percebo... Numas coisas gabaste da dock ter 1001 opções, noutras preferes limitar os utilizadores? O que importa é as opções estarem lá e agradar ao máximo de utilizadores possível. Esses utilizadores não vão deixar de usar a dock porque tens mais liberdade de configuração e depois isto não é daquelas opções que mudes todos os dias, mudas uma vez e pronto, ou quando se troca de skin, de resto, fica sempre igual. Ninguém se vai queixar por isso. E além do mais, podes adicionar 2 slides na mesma e depois ter um visto que modifica ambos de igual forma e ao teres esse visto marcado por omissão, não estás a alterar a utilização que os utilizadores antigos já conhecem. É uma questão de pensar na melhor forma de solucionar o problema, isto é só a primeira sugestão de UI que meio à cabeça.

Concordo contigo, mas como te deves ter apercebido, não é nenhuma limitação técnica que te deva deixar de pé atrás. Tem mais a ver com a evolução do Nexus.
Não percebo a relação disto.

Posso acelerar um pouca a animação da remoção de um ícone da dock, e quanto ao resto é perfeitamente possível e, como te disse, concordo contigo, mas implica mexer em partes fulcrais e bem testadas do código do Nexus, o que depois pode ter implicações não previstas (provocar bugs, por outras palavras, eheh).
Ter uma animação mais rápida ou mais fluida são coisas distintas. Eu quero uma animção fluida e não mais rápida. Todas as outras são perfeitamente fluidas, mas estas duas não, onde esta a diferença? Não são animações que só acontecem em certos eventos na mesma?

Sinceramente, eu preferia gastar o meu tempo a resolver items mais importantes que este e a adicionar novas funções. Sei que os pormenores são importantes, mas acho que também tem que haver um equilibrio - para além de que o pop up, psicológicamente, é importante porque te dá uma noção de actividade. Se calhar, se não existisse, estarias agora a queixar-te que o Nexus aparentemente leva demasiado tempo a aplicar mudanças de configuração. :P
Tu fazes o que quiseres, eu só estou a dar sugestões... Eu quando faço alguma coisa preocupo-me com todos os pormenores, mesmo com os menos importantes. Quando lanço alguma coisa, lanço alguma coisa bem feita e com atenção ao detalhe, eu sou assim a fazer as mesmas coisas e de igual forma faço sugestões semelhantes para software que gosto de usar (ou que gostaria de usar). São os pequenos detalhes que às vezes distinguem uma aplicação da outra.

Acredita que basta um gajo qualquer se lembrar de uma programar uma dock com as funcionalidades mais comuns e/ou algumas mais avançadas como as que tu tens, que seja simples, fácil de usar, bonita, bem desenhada/programada e com atenção aos detalhes todos, para perderes logo um punhado de utilizadores.

Se o popup não existisse eu não me queixava porque as aplicações não demoram tempo nenhum. Provavelmente consegues separar o tipo de opções que podem eventualmente demorar das que não demoram e mostra o popup só nessas que possivelmente irão demorar e ignorar as outras.

Alêm disso, como sabes, o Nexus faz parte de uma familia maior de aplicações (o Nexus Ultimate e o Winstep Xtreme). Nestas, podes ter multiplas docks, a Shelf, widgets no Ambiente de Trabalho, etc, o que implica mais tempo a aplicar mudanças de configuração. Poderia fazer com que o pop up só aparecesse se uma mudança demorasse mais do que x milisegundos, mas valerá realmente a pena o esforço neste caso?
Não tinha lido este paragrafo antes da minha resposta acima. Pah, tu é que sabes, o software é teu. Na minha opinião? Vale. Se fosse eu? Dava-me ao trabalho e fazia esse esforço. Mas tu é que sabes...

Como te disse acima, o Nexus faz parte de uma famila maior de aplicações. No Winstep Xtreme existe uma aplicação chamada 'NextSTART' que tem a ver essencialmente com menus (e com a barra de tarefas, mas isso já é outra história). Quando corres o Nexus 'dentro' do Winstep Xtreme, os menus de contexto são todos skinnable, isto é, quando aplicas um tema novo, o aspecto dos menus muda também já que faz também parte deste mesmo tema.
Pois, mas eu estou a fazer uma "análise" à dock e não ao resto. Visto que lanças o produto individualmente e não num pacote, acho que posso fazer a critica individualmente também.

Como é obvio, isto é uma opção reservada aos utilizadores do Xtreme. No Nexus foi escolhido para os menus de contexto um tema fixo, simples, e moderno que agrada à maioria das pessoas - infelizmente não se pode agradar a toda a gente, como é o caso.
Poist não, mas isto é daquelas coisas que não sem tem de agradar ou deixar de agradar. Isto falando da dock sozinha, se queres "skinar" os menus quando se usa o pacote todo, força, nada contra. Mas para quem usa a dock sozinha, os menus deviam ser nativos do Windows e quem não gosta, que deixe de usar o Windows, ou use o WindowsBlinds que é para isso que ele serve. Repara que eu nem estou a dizer para usares menus com o mesmo aspecto do Windows, mas sim, usares os verdadeiros menus nativos.

Para além disso, os menus de contexto do Nexus, uma vez que têm parte da funcionalidade do NextSTART por trás, são 'especiais': para já podes configurar o seu comportamento, como te disse acima (se os sub-menus abrem automáticamente à passagem do rato ou não, e há muita gente que prefere a configuração por defeito), depois tens uma outra capacidade que não deves ter tido tempo para te aperceber: se adicionares um atalho para uma pasta à dock, ao fazeres click com o botão da direita tens uma opção chamada 'Browse' no menu de contexto.

Esta opção não só te permite visualizar o conteúdo daquela pasta num menu, como te permite navegar toda a estructura da pasta e sub-pastas através de menus, o que é muito util em certos casos. Mais: ao passares o ponteiro do rato por items no menu que sejam documentos, imagens ou videos, obtens um 'thumbnail preview' dos mesmos ao lado do menu. Muito util em certos casos como te disse, e algo que não seria possível utilizando menus nativos do SO.
Podes fazer isso tudo com menus nativos, dá é trabalho, mas podes. E de qualquer forma, uma implementação porreira de stacks e esse "thumbnail preview" fica irrelevante num menu.

Mas lá está, tu estas a fazer, na minha opinião, uma série de coisas erradas que não deviam ser permitidas, mas pronto. Um menu é isso mesmo, é um menu, nada mais. Tu estas no fundo a mudar o SO à tua maneira e tudo bem há quem queira isso e há certas aplicações para fazerem isso mesmo (como as outras da familia), mas como aplicação individual, como dock, não devias fazer isso. Mas pronto, só sou eu, que procuro uma dock simples, que seja uma simples aplicação e que não queira ser mais do que aquilo que devia ser. E tu estas a fazer precisamente isso.

O que quero dizer é que no fundo procuro uma dock para integrar bem no Windows e que substitua a RocketDock. Mas o que tu estas a fazer é uma dock que encaixe na tua visão do SO e que funciona espectacularmente bem usando toda a família de produtos Winstep. Pessoalmente não é isso que procuro numa dock e como tal nunca a irei usar.

Na tua opinião. Mais uma vez, é tudo uma questão de hábito: dá-te tempo para te habituares à estructura dos menus de contexto (que permanece sempre a mesma) e vais ver que não só o número de opções disponíveis te vai deixar de incomodar, uma vez que vais saber o que lá está e a sua posição de cor, como até as vais achar bastante uteis, pois na maioria das vezes é mais rápido usar os menus de contexto do que estar a abrir a janela de configuração, etc...
Não tem nada a ver com hábito, são opções que ninguém vai estar a alterar todos os dias a não ser numa fase inicial de experimentação. Tu podes estar sempre a altera-las, mas tu não contas. Tu és o programador e precisares de ter as coisas à mão para testar rapidamente. Quantos utilizadores precisam de ter aquelas opções todas à mão a toda hora? Duvido que sejam muitos, sem contar com os que estão a testar e a fazer as experiências iniciais, e esses beneficiavam muito mais de ter toda a configuração à frente deles e que as definições fossem aplicadas em tempo real.

O Nexus tem uma coisa chamada 'comandos internos', que são cerca de 80 comandos especiais com funções uteis (umas mais que as outras, mas enfim), tais como desligar o(s) monitore(s), capturar o ecrã para um ficheiro, esconder os ícones do Ambiente de Trabalho, abrir o menu Iniciar do Windows, etc... Apesar dos mesmos estarem disponíveis através da janela de propriedades de cada item na doca, foi preciso adicionar uma lista aos menus de contexto para a grande maioria dos utilizadores se aperceber da sua existência!
Mais uma vez, problema deles, que deixem de se preguiçosos e que procurem ou se informem. O que seria se todas as aplicações chapassem na cara dos utilizadores todas as opções que existem? Isso é daqueles argumentos que não acho que faça qualquer sentido, se os utilizadores são burros/preguiçosos, problema deles.

E no fundo isso és tu a querer vender o teu peixe. Pah, não te recrimino por isso, tu é que sabes. Mas eu prefiro ter uma aplicação bem desenhada e estruturada e ser aclamado por isso, do que ter de agradar a utilizadores que não se dão ao trabalho de procurar um bocadinho pelas coisas.

O Nexus é um programa com uma funcionalidade imbatível, muito mais do que parece à primeira vista, e, como tal, é bastante complexo. É natural que se torne complicado organizar todas estas opções de uma forma relativamente simples e que agrade à maioria dos utilizadores - até porque agradar a todos é impossivel.
Mas como disse isto não és tu a tentar agradar a maior parte dos utilizadores, é levares a papinha toda a boca dos utilizadores e ao mesmo tempo degradares ainda mais a complexidade já existente.

Que só existe no Windows 7. O XP ainda representa metade dos utilizadores do Windows.
Para o XP usas a alternativa. Não estou a dizer para ignorares os utilizadores do XP (mas pessoalmente era o que fazia, mas não vou entrar nessa discussão). Yep, é dobro do trabalho mas e depois? É assim a vida de programador, não gostas, muda de ramo. Não sei em que linguagem programas isso, prai em C/C++? Mas em .NET existe controlos que têm ambas implementações, só tens de os usar que ele mostra a versão correcta por ti. Deve haver algo semelhante já implementado para C/C++ ou na linguagem que estiveres a usar.

Também não está assim tão mau, hehe. Mas pronto, são bitmaps e podem ser alterados, tal como o fundo dos 'thumbnails' usados nos mosaicos das aplicações em execução - com estes ultimos também não estou muito contente.
Eu não disse que estava mau, mas que me faz alguma comichão. Gosto da ideia, mas há qualquer coisa que falha...

Vai dizer isso à Microsoft, é a informação que aparece quando passas o ponteiro do rato por cima de um item numa pasta do Explorer. :wink:
Uh? Não não é... É que não tem nada a ver, basta olhar para o facto de que o popup que aparece é desenhado por ti e o Windows não usa um estilo semelhante em lado algum. És tu que estas a mostrar essa informação deliberadamente, ou não percebeste do que é que eu estou a falar. E além do mais, a RocketDock não mostra nada, onde está a culpa da Microsoft então?

Pois, mas não vai poder existir na versão free, uma vez que iria diminuir em muito a utilidade das sub-docks no Nexus Ultimate, que é um dos grandes incentivos para pagar pela mesma. Não se pode dar a galinha junto com os ovos. :)
É pena e nesse caso é mais uma razão para me manter afastado da Nexus porque nada ganho em mudar-me da RocketDock :P Yep, tem 1001 opções, mas eu não as uso, e aqueles que quero usar, não posso lol.

Mas não percebo em quê e como é que ia diminuir a utilidade das sub-docks, mas tu lá sabes...


Em jeito de conclusão, como disse mais acima, acho que estas a desenvolver esta dock mas a pensar num pacote inteiro de aplicações e isso claramente não permite encaixar perfeitamente a dock no SO para quem só quer usar a dock. Ficas a ganhar na integração com o resto, mas ficas a perder por outro lado, na minha opinião. Há utilizadores que se importam com isso, outros não, pessoalmente faz-me diferença e como tal não irei mudar-me para a Nexus.

Depois também acho que pensas demasiado nos utilizadores. Sim, eles são importantes e sem eles o software não serve para nada, mas isto não é o típico "cliente tem sempre razão", os utilizadores nem sempre sabem o que é melhor para eles. E tudo o que eu disse foi no ponto de vista programador e não de utilizador. Uma leitura interessante: http://www.codinghorror.com/blog/2008/02/i-repeat-do-not-listen-to-your-users.html
 
Última edição:
Bom, eu tentei-te explicar porque as coisas são como são. Quando vives no mundo real e tens aplicações que são usadas por dezenas ou centenas de milhares de pessoas (o site da Winstep, para teres uma ideia, tem mais de 150,000 visitantes por mês), é necessário fazer compromissos e escolhas. Os recursos e o tempo são limitados, não dá para fazer tudo.

Mais uma vez, problema deles, que deixem de se preguiçosos e que procurem ou se informem. ... Isso é daqueles argumentos que não acho que faça qualquer sentido, se os utilizadores são burros/preguiçosos, problema deles.

Pois, acontece que a vasta maioria dos utilizadores são mesmo 'preguiçosos' (e não tem nada a ver com burrice): práticamente ninguém lê documentação. Ao pensares assim nas aplicações que fazes, estás a alienar a grande maioria dos teus utilizadores.

No fim, acho que é impossivel fazer a aplicação perfeita simplesmente porque as pessoas têm todas gostos diferentes. Por exemplo, aquilo que tu dizes aqui já eu ouvi mil vezes, mas na versão oposta à tua (já ando nisto há mais de 10 anos). Quem quizer um power tool, tem o Nexus. Quem se contenta com, ou prefere, uma dock funcional mas mais simples, tem o RocketDock ou as outras docks - é uma questão de experimentar umas e outras e escolher a que mais se adapta aos gostos pessoais de cada um.

A filosofia do Winstep está mais orientada para power tools e customização do Windows (sempre esteve), não para manter a 'pureza' do mesmo (coisa que nem a própria Microsoft faz com as suas aplicações). Aliás foi por aí que o Winstep começou, há mais de 10 anos: com uma aplicação para emular o sistema de menus de todos os outros Sistemas Operativos (o NextSTART, que agora faz parte do Winstep Xtreme).

No fim, tu e eu temos uma filosofia diferente, e estas não se discutem porque são opções pessoais. Iriamos apenas ficar aqui 'ad eternum' a bater em teclas diferentes. :)
 
Back
Topo