1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a efectividade deste marketing?!

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por 96khz, 7 de Dezembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1240)

  1. 96khz

    96khz Power Member

    Boas. Na altura em que o iPhone foi lançado nos EUA, numa das raras visitas que faço ao CNet, deparei-me com esta situação algo insólita, achei interessante e acabei por guardá-la para a posteridade. Estava hoje a fazer limpezas no disco duro quando encontrei este ficheiro, por isso aqui vai. Qual a efectividade deste marketing? ;)

    [​IMG]

    P.S: Para os menos atentos, canto inferior direito... :P
     
  2. Watermelon

    Watermelon Power Member

    HAHAHAHAHAHA! Belo Screenshot! Isto devia estar nas Anedotas :rrotflm:
     
  3. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Devias mandar isso para o Fake Steve :D.

    As últimas coisas que lhe tenho enviado ele não tem publicado :-D.

    EDIT: Posso meter no meu blog? Posso? Posso?
     
    Última edição: 8 de Dezembro de 2007
  4. mindlesspt

    mindlesspt Power Member

    É muito efectivo e normal na publicidade na net... Sempre que procuras algo num site generalista podes ver publicidade da concorrencia.

    Se procuras ipod vais encontrar creative a publicitar, se procuras windows vista vais ver publicidade da Apple. É a altura ideal para uma empresa dizer a um consumidor, que anda a procurar informação, que está no mercado a vender um produto alternativo...

    Funciona de maneira semelhante a uma empresa ter um tipo numa loja a dizer ás pessoas que vão comprar uma impressora HP que existe a Epson a vender alternativas...

    Esta atitude tem toda a lógica, e se andares a procurar na Cnet vais encontrar muitos exemplos parecidos, e quanto mais navegares em sites de reviews mais vais ver este tipo de publicidade a aparecer.

    Com o AdWorks do Google fica ainda mais fácil. Imagina que tens a marca da techzone, e eu quero lançar um forum concorrente. No AdWorks do Google ponho as palavras: "techzonept"; "techzone"; "informatica"; "electronica". Iria restringir onde aparecem os meus anuncios. e eles iriam aparecer nos sites que já falavam da Techzone. Ia de certeza aumentar numero de visitantes do meu forum e retirar algumas visitas ao teu...

    Afinal de contas até é bem feito e uma grande estratégia:D
     
  5. 96khz

    96khz Power Member

    Demiurgo, estás completamente à vontade... ;)

    mindlesspt, compreendo e concordo com o que disseste. Constato recorrentemente este tipo de situações. No entanto, não estamos a falar de aparecer uma publicidade ao Windows Mobile na mesma página onde aparece uma review de um iPhone. O caricato aqui é que se trata, pelo menos em termos teóricos, de um patrocínio ("sponsored by: Windows Mobile"). A noção de patrocínio implica a promoção de um determinado produto por uma determinada marca. Ao patrocinar, esta marca pretende óbviamente fazer também publicidade, mas neste caso, à custa da promoção de um produto concorrente!
     
  6. mindlesspt

    mindlesspt Power Member

    Podes tentar ver isso de duas maneiras.

    Primeira: A Microsoft recebe uma lista de possiveis videos e destaques do Cnet ou do agente que contrata a publicidade para o Cnet, e entao escolhe o que patrocinar. Muito Trabalho...

    Segunda: A Microsoft define em termos de Key Words (palavras chave) onde quer aparecer e vai aparecer aleatoriamente, já que se calhar a pessoa que viu depois de ti, viu um anuncio a Blackberry (como eu já vi).

    Seja uma ou outra o mecanismo que eu descrevi funciona na mesma. Agora o "Sponsored" pode ser a ideia que lhe deste ou: "É graças a estes senhores que conseguimos ter o site com a velocidade que temos e a quantidade de informação que temos e ganhar o nossso salário."

    Na minha opiniao o Sponsored só aparece para nao aparecer a palavra Add. Parece que quem navega na net já está farto de Add's e anuncios... Patrocinios ainda é diferente, e não cansa tanto quem está a ver.
     
  7. 96khz

    96khz Power Member

    Estamos os dois de acordo. Eu sei perfeitamente que o processo de publicidade/patrocínio é automático, atribuído de acordo com tags "subscritos" (ex:smart phones). Nunca me passou pela cabeça que tenha sido a Microsoft propositadamente a efectuar esta publicidade neste contexto.

    Mais uma vez estou de acordo contigo. O patrocínio é mais uma forma de inserir publicidade, uma manobra de marketing. Tem no entanto, uma diferença relativamente a uma publicidade dita "normal": a associação ao produto que patrocina. Provavelmente nunca irás ver qualquer empresa reputada a patrocinar um produto que seja minimamente polémico para a generalidade da população exactamente por causa disso. Se, por exemplo, no caso de programas ou séries de televisão, este cuidado se faz notar na atribuição dos patrocínios, é verdade que na Internet esse cuidado não existe de forma tão marcada, deixa-se ao cargo dos tais tags, o que pode originar situações caricatas como a presente.

    P.S: Se calhar, deveria ter acrescentado um ;) ao título deste tópico, pois compreendo que te possa ter levado a pensar que acreditava ser um patrocínio propositado, o que não é o caso.
     
    Última edição: 9 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página