Qual a linguagem das consolas de videojogos?

blackzard

Power Member
Pois é pessoal, isso mesmo.
Gostava de saber que linguagens se utilizam para programar nas várias consolas. Como por exemplo a wii, DS e PS2 ou ps3...
Pelo que sei, a x360 pode ser feito através de uma linguagem que já vi aqui escrito algures. Existe até um livro à venda. O programa é algo como XMB ou algo do género (voces sabem melhor que eu xD).
Pelo que tenho lido, a sony( e provavelmente a nintendo e M$) vende um tool kit para as empresas de videojogos e tal. E era isso que gostava de saber. Que tipo de linguagens se usa para programar um jogo.

(PS: É muito provavel que alguem ja tenha feito uma pergunta do género, mas até agora não encontrei..Assim que vir esta pergunta resolvida, irei apagá-la)
Obrigado
 
quanto à XBOX, penso que te estás a referir ao XNA, que é uma plataforma da Microsoft para Game Development, em que os jogos criados a partir dela funcionam tanto em PC como na X360

sei também que a X360 usa DX por isso o código criado por exemplo em C++ com a biblioteca DirectX deve ser compativel, mas não qual é o método, se é que há algum, de compilar o código para a consola

quanto à Wii e a PS3, penso que é preciso o SDK criado especificamente para as mesmas, e não é gratuito (nem sequer é barato, destina-se somente aos developers "a sério")

penso que há uma distribuição Linux que podes instalar na PS3 e dá-te acesso a algumas das funções da consola, mas tens que fazer tudo por linha de comandos
 
Exacto! XNA era o que queria dizer..
Encontrei agora que o SDK da sony e da M$ são algo como 7500 euros enquanto que o da wii é algo como 1000 e poucos euros.
Mas que tipo de linguagens utilizam esses SDK? Linguagens únicas? Assim um bom programador, tem que começar a aprender do zero essa linguagem única?
 
Provavelmente usam C. Existem projectos homebrew para a Wii portanto é possivel fazeres algo para elas.

No caso da DS é ainda mais facil porque só precisas de um cartão para meteres os teus programas. Podes programar para a DS em C e existem já algumas bibliotecas que facilitam as coisas.
 
Exacto! XNA era o que queria dizer..
Encontrei agora que o SDK da sony e da M$ são algo como 7500 euros enquanto que o da wii é algo como 1000 e poucos euros.
Mas que tipo de linguagens utilizam esses SDK? Linguagens únicas? Assim um bom programador, tem que começar a aprender do zero essa linguagem única?

é escusado estar a criar linguagens de raiz só para uma consola. o que se faz é pegar numa linguagem com provas dadas, e usar as bibliotecas gráficas existentes (para C por exemplo, as mais conhecidas são SDL, OpenGL e DirectX) ou então criar uma nova biblioteca, direccionada para aquilo que se pretende

posso-te dizer por exemplo que a PS3 usa Cg, uma versão de C modificada para facilitar a programação para chips gráficos.
e mesmo sendo uma linguagem conhecida (não é o C original, mas não deixa de ser C) houve muitos programadores que nos primeiros tempos da PS3 se queixavam da dificuldade de programar para a mesma

se queres começar a aprender a programar jogos, não me parece que consolas seja o mais indicado. a minha sugestão seria C/C++ usando SDL (é apenas 2D por isso simples e bom para começar), ou Python com a biblioteca PyGame
 
Back
Topo