Qual a mais a distribuiçao recomenda?

S88

Power Member
Viva, proxima semana em principio vou receber o meu portatil, e ate agora as ditribuiçoes que exprimentei e gostei, foram Mint e Mandriva. Devo confessar que fiquei mais impressionado com o mandriva, de facto ambiente em KDE é outra historia, se bem que existe a possibilidade de optar por Gnome que visualmente tb é agradavel.
O meu portatil é um AMD Turion X2 1.9ghz, com 2RAM e grafica é uma Nvidea 700MB, o computador funcionava em Windows Vista, mas quero utiliza lo a partir de Linux sem hipoteses. Pretendo a distribuiçao que pese menos (seja rapida q.b) e user friendly, penso que ambas são neste aspecto.
Com qual acham que fico melhor servido? Qual é mais simples de instalar de raiz? Ja li muito bem das duas, e realmente gostei do Mandriva, mas Mint tb tem funcionado muito bem.....
Trabalhar em ambiente KDE, deparei q para aceder ao meu computador nao e tao simples, e a nivel de instalação de ficheiros e igual?

O que acham? Outra questão que interessa é a nivel de consumo de energia qual a menos gulosa? Penso que qualquer uma seja menos que WIndows. Ja agora a nivel informativo consigo saber a energia restante como no Windows?
 
Última edição:
Alguem se ao instalar uma destas distribuiçoes, se fornce indicaçoes para o portatil, como pouca bateria ou outras personalizaçoes?
 
eu até hoje a unica distro que usei foi ubuntu e estou satisfeito e agora na universidade estamos a dar esse SO. contudo acho que deverias optar pela tua distro preferida e tirares tu as tuas proprias conclusões quando tiveres o portátil. acho que deverias experimentar os live cd's e ver as compatibilidades e ver o que fica a funcionar e o que não está a funcionar correctamente. Acho que cada user é que deve de ver e saber qual os seus gostos e saber qual funciona melhor no seu hardware...

cumps
 
Se quiseres algo rápido e user friendly ( não sei bem o que isso é ), opta por uma distribuição lightwheight com KDE 3.5 que é mais estável e não te parecerá tão estranha como o KDE 4.
Podes optar pelo SimplyMepis ou PCLinuxOS pois são distribuições bem rápidas e têm uma excelente detecção de hardware.
Obviamente que as opiniões têm de ser encaradas como tal, opiniões. Cada um irá puxar a brasa à sua sardinha mas convinha saberes exactamente o que pretendes. Estabilidade ? Algo mais bleeding edge ? etc... Pois esses pormenores irão condicionar em muito a escolha.
Aconselho-te a experimentar vários LiveCD's e ver aquela que mais te agrada e que melhor te detecta o hardware.
 
Ok, embora a versao KDE4 tenha me parecido bastante boa. Tanto mint como Mandriva, vem tambem com definiçoes para portateis certo? Como informaçoes da bateria, definiçoes para o que faço quando abro a tampa do computador etc....
Primeiro vou instalar Madriva realmente gostei pareceu me muito atractiva, se vir que corre mal, instalo Linux Mint.
A vantagem que gostei em Madriva foi poder escolher entre optar entre Gnome ou KDE, portanto se correr mal com Kde basta alterar para Gnome, agora nao sei mesmo e se qualquer uma destas distribuiçoes, se vem com opçoes para portatil...
 
Aqui há uns tempos eu recomendava só uma, Gentoo, hoje em dia, recomendo Arch. Ambas pelas mesmas razões e obviamente que exista uma razão para hoje recomendar Arch em vez de Gentoo. Mas isto vai de pessoa para pessoa. Passo a explicar...

Pessoalmente, prefiro uma distro (quem diz uma distro, diz um sistema operativo e lamento que o Windows, o meu SO principal, não seja assim) que me instale o mais básico possível para ter um sistema operativo funcional base, nem mais, nem menos. Eu gosto de decidir aquilo que instalo na minha máquina, gosto de ter esse controlo sobre o mais pequeno pormenor daquilo que vem aqui parar.

Distros como o Ubuntu ou Mandriva (já usei ambas) instalam sempre uma carrada de coisas que nunca vamos usar e por isso, estas distros para mim não servem nada... Mas como disse, isto depende da pessoa. Com Gentoo/Arch eu consigo ter o sistema tal e qual como eu quero, instalando apenas aquilo que quero e nada mais. Obviamente que isto dá um bocadinho mais de trabalho mas eu prefiro assim.

Em relação Gentoo vs Arch existe uma diferença que me vez mudar para Arch. Gentoo compila tudo que é instalado, pacotes como GNOME, Firefox e etc, demoram eternidades a compilar... Então quando um gajo se esquece durante umas semanas de fazer actualizações ao sistema vem logo uma carrada de coisas para instalar e fica a noite toda a compilar... No Arch isso já não acontece, o repositório principal é só pacotes para instalar, nada para compilar. Apesar de existir uma vertente que permite também compilar mas por norma, não é necessário.

Ou seja, Gentoo dá imenso trabalho mas podes ter o sistema totalmente configurado e optimizado para a tua máquina, mas dá imenso trabalho manter o dito. Arch simplifica isso um bocado continuando a permitir um sistema limpo de tralha só instalando o que queremos.

Se não estás preocupado com isto, diria para ires para uma dessas que falaste... Nunca experimentei Mint mas já ouvi falar bem dela. Penso que seja um fork do Ubuntu, talvez seja melhor, talvez não...
 
Gostava de seguir a tua opiniao, no entanto para ja para me iniciar queria algo que nao me desse trabalho, o que nao quer dizer que mais tarde nao venha a instalar uma distro mais expecifica. No funod o que me interessa é para trabalho e para portatil, que embora nao seja o ultimo grito, tem processadir e Ram sufecientes para garantir um funcionamento correcto de qualquer uma das opçoes que referi. O que nao sei é se alguma das que mencionei traz opçoes para configurar coisas basicas de portatil, como Touch pad, ou a tampa, a bateria etc, etc....
Vou instalar uma e se nao conseguir configurar o meu portatil correctamente instalo a outra.
Quero e mesmo saber a nivel de personalizaçao especifica de portatil alguma destas distros tem opçoes dessas....tem?
 
No tempo que estás aqui a fazer perguntas, já tinhas experimentado um par dessas distros e logo vias o que é que funcionava ou não no teu computador :D

Tens razao so que ainda nao tenho o portatil na mao, por isso e q ainda não instalei. Portanto informaçoes relativas ao portatil nao sei mesmo, por isso e q estava a perguntar se Mandriva ou Mint trazem personalização relativa ao portatil como bateria etc....
Ja testei Mandriva ms no computador de minha casa e em cd.
 
Tens razao so que ainda nao tenho o portatil na mao, por isso e q ainda não instalei. Portanto informaçoes relativas ao portatil nao sei mesmo, por isso e q estava a perguntar se Mandriva ou Mint trazem personalização relativa ao portatil como bateria etc....
Ja testei Mandriva ms no computador de minha casa e em cd.
Faz o mesmo em relação a outras distros, para experimentar não necessitas de andar a instalar no disco rígido.
Se quiseres uma distro tipo set and forget, Mandriva, Ubuntu, Mint, OpenSuse, PCLinuxOS, Simply Mepis ... são apenas alguns exemplos.
KDE4 está a ficar muito bom mas para mim para já não dá, desejo estabilidade acima de tudo já que o meu computador é quase exclusivamente para trabalho e não para lazer.
 
Faz o mesmo em relação a outras distros, para experimentar não necessitas de andar a instalar no disco rígido.
Se quiseres uma distro tipo set and forget, Mandriva, Ubuntu, Mint, OpenSuse, PCLinuxOS, Simply Mepis ... são apenas alguns exemplos.
KDE4 está a ficar muito bom mas para mim para já não dá, desejo estabilidade acima de tudo já que o meu computador é quase exclusivamente para trabalho e não para lazer.



Portanto KDE é mais instavel que Gnome? Por acaso começo cada vez mais a gostar de Gnome do que ao principio gostava, acho bastante mais simples de utilizar que KDE, apesar da ultima estar mais elegante sem sobra de duvida...
 
Back
Topo