1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a mais eficiente?

Discussão em 'Web Development' iniciada por Neurotical, 30 de Novembro de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 580)

1. Neurotical

Neurotical Power Member

Viva, estava aqui a brainstormar um pseudo portal e pus-me a pensar.
    O que é mais rentável em termos de leveza:

- Fazer parse a um ficheirozito XML que é actualizado apenas quando se actualiza a base de dados (literalmente nenhuma chamada à base de dados o que é perfeito para as páginas principais que embora tenham muitos acessos só servem para mostrar as novidades e etc para não falar que deixo a base de dados menos sobrecarregada para gastar em zonas mais pesadas tipo foruns e afins).

- Fazer as chamadas logo à base de dados (não sei até que ponto fazer o parse do XML é pesado em processamento logo não sei se uma grande quantidade de utilizadores a aceder não me crashe logo isto tudo à partida.

Ajudem aí sff

EDIT: esqueci-me de dizer que estou a fazer isto em php ^^;
    EDIT: mudei o nome do tópico porque finalmente lembrei-me da palavra "eficiente" :drooling:

Última edição: 30 de Novembro de 2007
  2. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Boas, fazer parsing de um ficheiro XML é mais eficiente do que aceder à base de dados, mas também depende das bibliotecas disponíveis em PHP (ainda são algumas), e do que pensas fazer com os dados. No teu caso, como apenas precisas de ler o ficheiro XML de forma sequencial, não vais ter grandes problemas de eficiência.

De qualquer forma, penso que a longo prazo, quando decidires passar de um pseudo-portal para um portal com uma complexidade considerável, uma base de dados relacional vai-te ajudar bastante.

3. Neurotical

Neurotical Power Member

Aí é que está, o que estou a falar é mesmo a aplicação disto em grandes portais.
    A quantidade de acessos às bases de dados que se faz para se apresentar a primeira página e/ou páginas de grande tráfego que só permite ao utilizador ler o que lá está, segundo o que dizes é mais dispendiosa que simplesmente parsar aquilo tudo em XML.

Não vejo como bases de dados relacionais superam XML na apresentação deste tipo de páginas. Não digo com isto claro está que não as terei, porque até já as tenho, porém acho que era bom pensar na eficiência do site já neste degrau de desenvolvimento.

4. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

O ganho na eficiência entre XML e uma base de dados relacional é praticamente negligenciável. A grande vantagem está em tudo aquilo que um SGBD traz, como por exemplo: segurança, suporte transaccional robusto, entre outros. Agora, podes achar que para uma simples apresentação de notícias, tudo isto não tem grande importância, mas talvez no futuro, no caso de quereres criar uma secção para administradores que permita criar, modificar ou apagar notícias, vais ver que um SGBD vai ajudar bastante, sem causar impacto praticamente nenhum na eficiência.

O XML tem também um problema que não deve ser menosprezado, que é o facto de não ter ainda uma query language tão poderosa como o SQL. Tens a XQuery, que é relativamente parecida, mas que ainda está numa fase de crescimento.

Partilhar esta Página