Qual a maquina que permite focar no LCD-Nikon/Canon!!!???

... so a ideia de ver alguem de slr na mão a enquadrar como se tratasse de uma compacta...

Respeitando as diferentes opiniões, qual é o problema de usar o liveview se o utilizador assim o desejar. Cada um deve usar a maquina da maneira que lhe dê mais prazer.
Esse "puritanisno" faz lembrar as discusões que existiam no inicio do digital e que agora achamos engraçadas.
Usem o que quiserem da maneira que mais gostarem, fotografem, divirtam-se isso é que interessa.
 
Respeitando as diferentes opiniões, qual é o problema de usar o liveview se o utilizador assim o desejar. Cada um deve usar a maquina da maneira que lhe dê mais prazer.
Esse "puritanisno" faz lembrar as discusões que existiam no inicio do digital e que agora achamos engraçadas.
Usem o que quiserem da maneira que mais gostarem, fotografem, divirtam-se isso é que interessa.

Cada um pode usar o que é seu da maneira que quiser, mas deve procurar usar as coisas como elas foram feitas para ser usadas.
Jogas futebol com bolas de basket? Jogas ténis com tacos de basebol? Não pois não?!

O facto de usares o liveview obriga-te a pegar a máquina numa posição menos correcta e menos estável. Já há muitos anos que se usam SLRs e sempre se pegaram da mesma forma, porque sempre ficou demonstrado que era a melhor forma de pegar nelas. Não é uma questão de "puritanismo" mas sim de fazer as coisas de forma correcta.
 
uma coisa e segurar confortavelmente de bracos extendidos uma makina k pesa 200gr, outra e tentar fazer o mesmo com uma makina k pode pesar 2kg.

nao digo k nao possa ser usado ocasionalmente, mas nao me estou a ver andar um dia inteiro de bracos extendidos com 2kg na ponta e a tentar nao tremer.

por alguma razao as P&S tem um strap de prender ao pulso e as DSLR um strap de por a volta do pescoco...
 
Respeitando as diferentes opiniões, qual é o problema de usar o liveview se o utilizador assim o desejar. Cada um deve usar a maquina da maneira que lhe dê mais prazer.
Esse "puritanisno" faz lembrar as discusões que existiam no inicio do digital e que agora achamos engraçadas.
Usem o que quiserem da maneira que mais gostarem, fotografem, divirtam-se isso é que interessa.

dando o exemplo da informática é como comprar um Q9450 para jogar solitário e escrever no word.
cada tipo de máquina é feita para um proposito. faz-me confusão ver as pessoas a usarem as coisas de forma para a qual elas n foram pensadas.
essas mariquices de live views só apareceram pq as marcas querem vender. com a explosão do digital qq um compra uma máquina hj em dia, mm quem n percebe nd anda ai de slr ao pescoço e dpis vem-se queixar que n consegue enquadrar pelo lcd como na H2 :lol:
se as marcas se deixassem dessas "maravilhas" e apostassem a sério em tecnologias decentes como corpos selados, FF para gamas intermédias e algo do género eram capazes de ter mais sucesso

faz-me tanta confusão ver alguem comprar uma a350 e ir fotografar a mulher e o filho de braços estendidos como faz alguem a olhar pelo viewfinder de uma A470
 
Mesmo o AF é uma treta. Eu queria era uma range finder! Vamos lá ver se o boato da rangefinder digital da Nikon com sensor FF se concretiza :)
 
calem-se la! desde que a maquina tenham monte de megapitos, isso sim é importante!

eu uso oculos, e sempre usei confortavelmente o viewfinder. tem a desvantagem obvia de a cara nao constituir um apoio a maquina, pois quando estou de lentes (prefiro fotografar de lentes) encosto a maquina a cara, sendo mais um apoio para evitar as tremidelas.

se nao podes usar lentes, ou nao queres, podes adquirir um viewfinder custom made. fazem com as dioptrias que tens (depende de qual o olho que usas para ver no viewfinder).


alem disso, como e que antem uma maquina estavel com os braços estendidos??
 
Nã... a Leica ainda não sabe fazer máguinas digitas.

Não, mas sabe fazer lentes como ninguém. lol

Além disso a máquina não é tão fraca como muitos fazem crer. Aqui há tempos vi um comparativo em relação à capacidade de captar cores da M8 e envergonhava uma 1Ds3. Claro que se sobes o ISO...
 
uma coisa e segurar confortavelmente de bracos extendidos uma makina k pesa 200gr, outra e tentar fazer o mesmo com uma makina k pode pesar 2kg.

nao digo k nao possa ser usado ocasionalmente, mas nao me estou a ver andar um dia inteiro de bracos extendidos com 2kg na ponta e a tentar nao tremer.

por alguma razao as P&S tem um strap de prender ao pulso e as DSLR um strap de por a volta do pescoco...


Ainda há uns dias o consenso era que quanto mais peso mais estabilidade, decidam-se por favor... :D

PS: É por causa desses toinos que andam ai de braços estendidos a retirar retratos aos putos e aos jogos da distrital que os preços das SLR ficaram mais acessíveis a todos os "puristas" que acham que uma boa foto só sai pelo buraquinho e conjugando as palavras mágicas aos deuses da fotografia. Nunca se sabe quando é que um desses "novos-ricos" da fotografia não descobre dentro de si um talento para esta arte.
 
Última edição:
Ainda há uns dias o consenso era que quanto mais peso mais estabilidade, decidam-se por favor... :D

PS: É por causa desses toinos que andam ai de braços estendidos a retirar retratos aos putos e aos jogos da distrital que os preços das SLR ficaram mais acessíveis a todos os "puristas" que acham que uma boa foto só sai pelo buraquinho e conjugando as palavras mágicas aos deuses da fotografia. Nunca se sabe quando é que um desses "novos-ricos" da fotografia não descobre dentro de si um talento para esta arte.
com os bracos extendidos nao tens estabilidade nenhuma...
 
Eu percebo a vossa resposta a quem quer usar o LiveView, mas se perguntarem ao meu avô ex-fotografo se tirar fotografias e guardá-las num cartãozinho de memoria é ser fotografo a sério, ele responde-vos da mesma forma que vcs respondem agora a quem quer usar LiveView numa SLR.

Existe evolução, e as máquinas evoluem para fornecer ao utilizador final um sem numero de opções possiveis para tirar fotografias. Porque raio havemos n´+os de dizer que alguem que anda de braço esticado, ou até "senta" a máquina num tripé e usa o live view para enquadrar e tirar as suas fotos, é um mau fotografo, ou menos fotografo do que o que usa o buraquinho.

Existem situações e situações. Já foram levantados vários problemas e várias situações onde a existência de um live view pode ser uma ajuda a uma boa fotografia.

No final do Jogo Sporting-benfica para a taça do Guadiana, vi fotografos "profissionais" a correr com super máquinas a tirar fotos à maluca sem olharem para buraco, para LiveView, para o raio que os parta .... são piores reporteres, ou são os que no final do dia conseguem aquela fotografia que é capaz de ganhar um prémio.

Eu tenho uma Bridge e custa-me usar o EVF pois para ver exactamente o mesmo que vejo no LCD mas com pior qualidade prefiro usar o LCD, mas quando comprar a minha 450D (está para breve) vou em principio usar o Buraquinho, e em raras ocasiões não me admiro que utilize também uma funcionalidde existente na máquina que se chama Live View.
 
axo k e ligeiramente diferente, dizem isso pq nao confiam na tecnologia e usam argumentos do tipo: "se o cartao de memoria avariar perco TODAS as fotos k tirei, enkanto no rolo corto uns pedacos e consigo aproveitar."

se me disseres k o lcd da jeito em certas situacoes, 100% de acordo, nao pertenco ao grupo dos puristas do burakinho :P

no final de contas cada kal e livre de usar a makina como ker
 
Ainda há uns dias o consenso era que quanto mais peso mais estabilidade, decidam-se por favor... :D

PS: É por causa desses toinos que andam ai de braços estendidos a retirar retratos aos putos e aos jogos da distrital que os preços das SLR ficaram mais acessíveis a todos os "puristas" que acham que uma boa foto só sai pelo buraquinho e conjugando as palavras mágicas aos deuses da fotografia. Nunca se sabe quando é que um desses "novos-ricos" da fotografia não descobre dentro de si um talento para esta arte.

E a ideia é a mesma. Quanto mais peso, mais estabilidade. Mas disso não tenhas dúvidas nenhumas. Mas é óbvio que isto é assumindo que pegas na máquina como deve ser!

Ora ai é que está! Daí o meu interesse no sensor FF da Nikon (ISO 25600 ui...)

Não sou muito dos High ISOs. Gosto dos flashes e do sol.

Eu percebo a vossa resposta a quem quer usar o LiveView, mas se perguntarem ao meu avô ex-fotografo se tirar fotografias e guardá-las num cartãozinho de memoria é ser fotografo a sério, ele responde-vos da mesma forma que vcs respondem agora a quem quer usar LiveView numa SLR.

Se perguntares ao teu avô qual é a melhor forma de se segurar numa máquina, ele vai-te responder com toda a certeza que é com ela junto ao corpo (numa posição em que não consegues usar o liveview).

E é tão simples quanto isso. A questão não está na tecnologia em si ou na sua utilidade, mas sim no facto de ela te obrigar a pegar mal na máquina. Por isso só se deve usar quanto já vais ter que pegar mal na máquina (tipo acima do nivel da cabeça, ou no chão), ou quando tens a máquina no tripé.
 
Estou plenamente de acordo com o Avantix.
Não é o peso que dá estabilidade, mas a ergonomia e a maneira como pegas na maquina e a maneira como se respira ao tirar uma foto.
Se tens que pegar numa 350D ou outra qualquer maquina pequena, tens que usar as pontitas dos dedos, se utilizas pinças não podes ter estabilidade ao segurar a maquina.
ERGONOMIA é muito importante....sentir que a maquina faz parte da tua mão.
Liveview veio abrir novas maneiras e oportunidades de tirar fotos diferentes...novas visões do mundo, macro sem o acessório tipo periscopio, fotos com visão acima de multidões quando se está nelas.Mas também ao utilizar o liveview a maquina não fica tão estável como se estivesses a olhar pelo visor, pois é menos um ponto de apoio.
 
Última edição:
E a ideia é a mesma. Quanto mais peso, mais estabilidade. Mas disso não tenhas dúvidas nenhumas. Mas é óbvio que isto é assumindo que pegas na máquina como deve ser!
nao e bem assim rui...
imagina-te tu com uma camara que pesasse 2kg, ao fim de uns tempos com ela na mao e segurando-a mesmo como deve de ser, ja fica dificil ficar com ela sem estar ja com uma ligeira tremideira... (falo isto por experiencia propria... 40D + 70-200L = jeez)

agora se me disseres que se arranjares uma maquina com um peso significativo (1kg+-) e se pegares bem nela e esta tiver uma boa ergonomia, ai sim a estabilidade aumenta e muito =)
 
nao e bem assim rui...
imagina-te tu com uma camara que pesasse 2kg, ao fim de uns tempos com ela na mao e segurando-a mesmo como deve de ser, ja fica dificil ficar com ela sem estar ja com uma ligeira tremideira... (falo isto por experiencia propria... 40D + 70-200L = jeez)

agora se me disseres que se arranjares uma maquina com um peso significativo (1kg+-) e se pegares bem nela e esta tiver uma boa ergonomia, ai sim a estabilidade aumenta e muito =)

É óbvio que quando digo "quanto mais peso, melhor" não me estou a referir a uma 1Ds3 com uma 400mm F2.8... Mas 2Kg? Uma 40D com uma 70-200L? Isso é um sonho! Em todos os sentidos. Achas isso pesado demais? Eu também já usei muitas vezes esse conjunto (com a F4L) e até achei a lente leve para o que é. E olha que não sou um gajo forte.
 
Back
Topo