1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Qual a melhor board para Intel Q9550

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por androdion, 14 de Março de 2009. (Respostas: 36; Visualizações: 1551)

1. Bem como diz o título queria saber qual a board mais aconselhada para pôr a trabalhar um Intel Q9550. Este PC que vou montar inclui uma Nvidia GTX 260 e DDR2 (que ainda não escolhi), portanto queria saber quais as melhores opções na ordem dos 100 a 200€, não indo para boards que suportem i7 ou DDR3 visto não ser a minha opção neste momento.

De novo e tentando simplificar, boas boards para pôr um Intel Q9550 e uma Nvidia GTX 260.

PS: PC para jogos e multimedia, não incluindo ediçao de imagem, video etc. Não há necessidade de grande placa de som on-board pois tenho uma X-Fi PCI. Também não faço overclock. E sim quero uma board que suporte SLI preferencialmente!

Espero que me possam esclarecer!

PS (Parte 2): Já agora e se fôr necessária mais alguma informação vou tentar dá-la o mais atempada e sucintamente possível!

2. RSC

RSC Power Member

P5Q-Pro ou P5Q-E.

PS: Que fonte vais colocar nessa máquina?

3. A Corsair HX-620W. Li grandes reviews desta fonte e supostamente aguenta com tudo. Disseram-me que essas boards estavam descontinuadas e desactualizadas, e estou a citar! Já agora foi alguém duma loja que contactei para saber preços. Não vou citar o nome a não ser que seja necessário, não quero ferir susceptibilidades!

4. RSC

RSC Power Member

Nem vou comentar, seria perda de tempo. Essas duas boards são excelentes, sobretudo a P5Q-E. Mas nenhuma destas duas suporta SLI. Se bem que boards DDR2 para SLI, são tricky business. Há muitos casos de problemas de corrupção de video para serem uma boa compra.

Quanto à fonte é top notch sim, eu também tenho uma. ;)

5. Isso quer dizer que não vou arranjar nenhuma board que suporte bem DDR2 e SLI?! Boa...

Também já tinha reparado que tens a mesma fonte. Quanto ao que me foi dito, olha são opiniões como dizes não vale a pena comentar!

Não há board mais high-end que façam bem o suporte DDR2 e SLI? Ou o SLI não vale mesmo a pena? Este PC já dava para eu correr bem o Crysis como quero à minha resolução que é a equivalente a um monitor de 19" ou seja 1280x1024. Mas no futuro caso fosse preciso mais poder gráfico punha outra gráfica e resolvia a questão, percebes?! Agora se como dizes o SLI dá chatices...

Nem com boards tipo Extreme Striker (ouch...€€€) ou assim?

Já agora se puderes recomendar umas memórias na ordem dos 1066mhz, se bem que tenho a sensação que a CL5 são todas iguais (OCZ, Patriot, Corsair, G Skill)...

6. RSC

RSC Power Member

Quanto tens para gastar no PC?

7. Mais de 1000€ e queria ver se menos de 1500€. No máximo até 1500€, mais que isso também não.

8. Desculpa o "double-post" mas já tenho mesmo os componentes praticamente todos escolhidos, tirando a board e as memórias, porque ainda não cheguei a uma conclusão final. Mas como o resto é so discos, caixa e drive óptica acho que é um bocado inútil tar a postar né?! O mais importante já está que é o CPU,a fonte e o GPU.

9. RSC

RSC Power Member

Com esse orçamento fazes muito mal em ir para socket 775. Com esse orçamento devias ir para i7, e aí sim há boards SLI excelentes e que não dão quaisquer problemas. Além de que SLI escala muito melhor em socket 1366 do que em socket 775.

INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX 269,90 €
    ASUS P6T 228,70 €
    TRANSCEND KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9)* 97,10 €
    EVGA GTX260 SUPERCLOCKED 896MB DDR3 55nm PCI-E* 266,70 €
    CORSAIR HX-620W 118,90 €

Total: 981,30 € (Preços Globaldata)

Só fica a faltar disco e caixa, consoante as tuas necessidades.

PS: Com esse orçamento compravas também um monitor a sério... ;9

Sugestões:

WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB 67,90 €
    COOLERMASTER DOMINATOR 690 76,70 €
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) 19,90 €
    HP 22" W2228H 3MS (WIDE) HDMI* 246,50 €

Total global: 1392,30 €

Última edição: 14 de Março de 2009
  10. Bem obrigado pelo orçamento! Eu dei muitas voltas à cabeça e optei por não ir para i7 devido ao preço e também ao facto de ser ainda bastante recente, e o facto é que quando uma tecnologia é recente normalmente ainda não está no máximo do seu potencial e acaba por ser a segunda geração desta tecnologia que vem revolucionar o mercado. Ou seja o i7 ainda está "verde", se bem que já seja superior aos Quad 775 da Intel.

Não sei mas em princípio o modelo que postaste é o equivalente em preço ao Q9550 mas que acaba por ser superior ainda assim. Deve ser.

O facto é que eu sempre quis ter certas coisas, que poderão (mais que certo) ser apelidadas de fúteis e desnecessárias, mas visto que eu sou um pouco teimoso acabo por ter que as ter. Uma delas é um Raptor da WD, agora Velociraptor, o HD de 10.000 rpm. "Para quê?!" perguntas tu? Pois...e este é bem caro!

O SLI não é um requisito indispensável se bem que queria tê-lo disponível. Não sei se o CF funciona melhor em comparação, ou se acaba por ter os mesmos problemas, mas se funcionasse até punha se calhar uma HD4870 que não difere muito da GTX 260, fica uns furinhos abaixo mas também não era por aí. E aí já tinha o dual-gpu no horizonte caso quisesse apostar nisso.

Quanto ao monitor, não me leves a mal mas não trocava o meu TFT de 19" por nenhum de 22", e passo a explicar: tem contraste de 2000:1, 2ms de tempo de resposta e suporta 75hz em todas as resoluções. Além de ser um LG e me ter custado os olhos da cara na altura,lol! De à uns anos para cá tem havido a tendência de que as 19" são "pequeninas" mas a não ser que seja para jogar um Crysis em alta definição e em alta resolução (tipo 1600x....) acaba por não compensar no dia-a-dia. E olha que um PC para jogar o Crysis assim...

Mas não me alongando mais, a questão principal já me respondeste, ou seja a recomendação da board. O resto vou analisar mas em princípio não vou já para i7, de qualquer maneira não custa nada ver! Tenho apenas mais uma pergunta (excepto a do Crossfire), li algures que os coolers que vêm com os Intel não são grande coisa e que não arrefecem devidamente o processador. Ora isto é mito, realidade ou mais ou menos verdade?! E sendo assim que cooler recomendavas, para uma caixa mid-tower com muita ventilação, em princípio Thermaltake?

Agradecido pelas respostas anteriores e desculpa o testamento!

11. cmrosado

cmrosado Power Member

Estão para sair as HD4900 que custarão o mesmo que as GTX260 e são anunciadas como melhores. A P5Q Pro suporta Crossfire.
    No entanto acho que não vale muito a pena nem Crossfire nem SLI...

12. Pois, após postar estive a ler um tópico aqui no mesmo sub-fórum que é qualquer coisa do tipo "1500€ para gastar num PC, o que comprar" e estive a ler as opiniões acerca de tanto Crossfire como SLI, e o consenso geral é que não compensa nem no futuro tal como eu o estava a imaginar...

Bem de qualquer maneira o que eu queria dizer em cima é que prefiro apostar numa tecnologia que já está desenvolvida ao máximo e das quais já se sabem os mais e os menos. E não ainda no i7 para apostar em componentes mais específicos como o Velociraptor! E tendo em conta as "apenas" 19" do meu monitor acho que é mais que suficiente para jogar (mais uma vez a falar no mesmo...) o Crysis como quero. E se jogo o Crysis como quero jogo qualquer outro jogo!

13. cmrosado

cmrosado Power Member

Uma coisa que não disseste é se vais fazer Overclock ou não. Isso pode ser importante na recomendação da board e do cooler.

14. BioL

BioL Power Member

Com 1500€ não comprar um monitor maior ( isto ainda é o menos ), um sistema I7 é um erro.
    Mas está bem, eu percebi o porque mas não concordo.
    Ficavas muito melhor servido com o que o RSC disse e sobra-te para o Velociraptor..

Última edição: 14 de Março de 2009
  15. rodrigox

rodrigox Banido

Pois é, com 1500 tem que ser i7 pá.

Se fosse um orçamento mais pequeno que 1000€ aí i7 não dá. Aí as melhores opções são os Q9550 ou os Phenom II X4 940. Mas 1500€ é muito, e constrói-se um sistema i7 poderoso.

16. RSC

RSC Power Member

Queres estourar 1500 € e comprar uma máquina com menos futuro e muito menos possibilidades de expansão? Força, vai para o Q9550 e o Velociraptor (?!?!).

17. Não, não vou fazer overclock. E calma não é preciso baterem-me por não querer um i7, lol. O meu objectivo era gastar 1000 e poucos euros, mas dependendo das coisas até ia no máximo até aos 1500€ mas o objectivo era tentar que ficasse no máximo mais pelos 1200€.

Tudo bem o i7 é mais recente e tem mais possibilidades pelo facto de não estar ainda totalmente desenvolvido, e tem mais capacidade que os Quad, mas eu (como já disse acima) não vou correr nada acima de 1280x1024, não vou fazer OC nem edição de vídeo imagem etc. E o facto é que tenho um AMD 2200+, ou seja qualquer coisinha de há 2 anos me deixa a pensar "Isto é muito mais rápido que o meu antigo PC!!!". E se o PC que planeio comprar corre aquilo que quero que corra da maneira que quero...

Mas fazemos o seguinte, aqui está a lista completa do material que estou a pensar comprar:

Processador -> Intel Q9550
    Motherboard -> Asus P5Q-E (seguindo o conselho)
    Memorias -> 4Gb Corsair Dominator CL5 (em princípio, ainda não me decidi)
    Drive Optica -> Uma LG que custa 22€ (não me lembro do modelo)
    Discos -> WD Velociraptor 300Gb e WD Caviar Black 1Tb
    Caixa -> Thermaltake V9 Black Edition
    Gráfica -> Nvidia GTX 260
    Fonte -> Corsair HX-620W

Isto tudo seguindo mais ou menos os preços que vi fica à volta de 1200-1300€ mais coisa menos coisa. Se mudando apenas board, processador e memoria (considerando a mudança para i7) o orçamento não se alterar em mais de 100€, então talvez valerá a pena apostar no i7. Mas ainda assim terá que ter melhor desempenho que a máquina que eu "montei"!

Não querendo dar trabalho a ninguém, mas considerando a pertinência da relação desempenho/preço que se tem discutido, se alguém pudesse dar uma olhada...pois eu não estou a par dos desempenhos (nem dos modelos propriamente ditos) dos diferentes modelos de i7!

18. RSC

RSC Power Member

INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX 269,90 €
    ASUS P6T 228,70 €
    TRANSCEND KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9)* 97,10 €
    EVGA GTX260 SUPERCLOCKED 896MB DDR3 55nm PCI-E* 266,70 €
    CORSAIR HX-620W 118,90 €
    COOLERMASTER DOMINATOR 690 76,70 €
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) 19,90 €
    WESTERN DIGITAL VELOCIRAPTOR 150GB SATA 16MB* 162,10 €
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN 98,80 €

Total: 1338 € (Preços Globaldata)

19. cmrosado

cmrosado Power Member

Se quiseres poupar uns trocos, e uma vez que não vais fazer OC, tambem podes optar pela P5QL-E. Tem tudo e mais alguma coisa: Firewire, eSata, Raid...

20. ninooo

ninooo Power Member

RSC tira-me uma duvida no velociraptor iria-se por o que lá?
    Windows certo ?

Partilhar esta Página