Qual a melhor bridge?

Status
Fechado a novas mensagens.
*******

a pequena fuji f31 metia isso num cantinho tão escuro que nem o super flash da tua o iluminava.

aponta-me onde é que o viewfinder da 9600 é melhor que o da 6500 e para que é que um utilizador normal quer 9mp. alem de ja ter sido constadado que a 9600 com os 3mp a mais provoca mais ruido a isos equivalentes do que a 6500, indo a 6500 ate iso 3200 ao contrario da irma mais velha.
live preview via lcd? bonito sim senhor, mas explica-me lá que utilidade tem isso para alguem que aprende via live preview que um f menor deixa entrar mais luz e n sabe quando o deve usar para nifluenciar o DOF?

quanto ao zoom nem sei pq continuas... lá pq tu usas os 6x achas que os outros tb vão usar?
ou nem sequer sabes que qt mais zoom uma lente oferece menos qualidade geral ela tem?
se querias mais de 300mm tinhas ido para a s5 ou para a fz50 que tem zooms de 12x

ps: eu gosto é destes tipos que compram máquinas sem saber e dps as tentam vender dizendo que só com slrs de 1000€ é que conseguem melhores resultados :rolleyes:
 
Última edição pelo moderador:
por isso ou metes aqui o artigo onde está provado que o EVF da 9600 é melhor ou te remetes ao silencio e deixas de tentar vender uma máquina que é boa como melhor máquina de todo o mundo digital
Meu caro,

São só uns míseros 115k pixels (que BEM se notam ao utilizar o EFV) contra 235k pixels no viewfinder da S9600. É pouco e irrelevante? LÊ e PESQUISA antes de vires para aqui argumentar o que não é SEQUER discutível, pá.

Provas? Há várias, mas aqui vai uma: http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_s6000fd-review/

"Right above the LCD is an electronic viewfinder, which is like a mini-LCD. EVFs aren't nearly as nice as a real optical viewfinder, but they are standard features on ultra zoom cameras. The one here is a bit lacking in resolution, with just 115,000 pixels -- and you can tell when you use it."

http://www.megapixel.net/reviews/fuji-s9100/s9100-specs.php

S9600 -» "Viewfinder EVF, 0.44 inch, 235,000 pixels, 100% coverage"

E mais não me dou ao trabalho, porque és um indivíduo MAL INFORMADO, desactualizado e com a grande lata de vir dizer em vários tópicos (informando mal as pessoas) que a S9600 é igual à S6500 a não ser a sapata do flash. Quanto aos +3MP, nem vou comentar. Eu gosto de fazer crops e não sou o único. Fim de conversa. Remete-te tu ao silêncio se tiveres o mínimo de dignidade.
 
Última edição:
Meu caro,

São só uns míseros 115k pixels (que BEM se notam ao utilizar o EFV) contra 235k pixels no viewfinder da S9600. É pouco e irrelevante? LÊ e PESQUISA antes de vires para aqui argumentar o que não é SEQUER discutível, pá.

Provas? Há várias, mas aqui vai uma: http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_s6000fd-review/

"Right above the LCD is an electronic viewfinder, which is like a mini-LCD. EVFs aren't nearly as nice as a real optical viewfinder, but they are standard features on ultra zoom cameras. The one here is a bit lacking in resolution, with just 115,000 pixels -- and you can tell when you use it."

http://www.megapixel.net/reviews/fuji-s9100/s9100-specs.php

S9600 -» "Viewfinder EVF, 0.44 inch, 235,000 pixels, 100% coverage"

então tinhas posto logo isso no inicio em vez de te armares em carapau de corrida
e sim, continua a n ser justificavel pagar o que custa a mais

edit: sim, a 6500 é igual à 9600 com a excepção da sapata e de levar cartoes CF.
a diferença no EVF n é significativa para 99.8% dos utilizadores
e quanto aos 3mp são inuteis pra outros 95%. se fazes crops bom pra ti, mas a mania de julgar que tds fazem o mm que tu ja chateia
 
Última edição:
Demonstraste não ter dignidade, mas enfim, entendo pelo facto de não teres lido o meu edit final ao post quando fizeste QUOTE e deste uma resposta sem qualquer interesse, altamente discutível e subjectiva. Quem já chateia aqui és tu. Ponto final.

P.S. Tens de te lembrar que a era digital implica o uso de software de edição de imagem (simples ou complexo), ou seja, acredito que 50% dos utilizadores o façam, sendo que o CROP faz TODO o sentido na era digital dos 9MP. Se estás na dos 6MP e não o podes fazer, não venhas dizer que 99.8% são como tu, que cais no ridículo. Aliás, já o caíste desde o teu 1º post neste tópico e na insistência que a diferença está só na sapata e nos cartões CF. Isto é um atentado pelo menos à MINHA inteligência. E concerteza (não ponho grandes dúvidas) à de todos.

FELIZ ANO NOVO!
 
Última edição:
Demonstraste não ter dignidade, mas enfim, entendo pelo facto de não teres lido o meu edit final ao post quando fizeste QUOTE e deste uma resposta sem qualquer interesse, altamente discutível e subjectiva. Quem já chateia aqui és tu. Ponto final.

FELIZ ANO NOVO!
LOL.... desacatos à parte a questão fundamental é: ninguém no seu perfeito juizo pagaria mais para ir duma 6500 pa uma 9600....(que segundo inumeros "fotógrafos" até é inferior) por esse dinheiro ate ja é possivel pensarse numa reflex.
 
LOL, Adolfo, perdão, computador000, são APENAS + €100 de diferença por uma máquina BASTANTE melhor, em que qualquer pessoa no seu perfeito juízo não hesitaría em comprar. Esta máquina custa €350 na ***** e eu mandei vir a minha da Alemanha por €353 JÁ COM PORTES. Está perto do preço duma reflex?! Outro mal informado a mandar postas de pescada sem saber mínimamente o que está a dizer. Enfim... Adolfos.

EDIT: "que segundo inumeros "fotógrafos" até é inferior". Descreve-me os inúmeros "fotógrafos", s.f.f., com factos/provas reais. Isto deve ser para rir, não? TODOS os fotógrafos profissionais com quem falei e que TESTARAM exaustivamente as duas consideram a indiscutível superioridade da S9600. Aliás, não é preciso muito para se perceber. Já disse o suficiente a esse respeito e mais sobre este assunto não vou discutir com indivíduos mal informados a quererem passar por "entendidos". Atingiu já o cúmulo do rídículo.
 
Última edição:
Demonstraste não ter dignidade, mas enfim, entendo pelo facto de não teres lido o meu edit final ao post quando fizeste QUOTE e deste uma resposta sem qualquer interesse, altamente discutível e subjectiva. Quem já chateia aqui és tu. Ponto final.

P.S. Tens de te lembrar que a era digital implica o uso de software de edição de imagem (simples ou complexo), ou seja, acredito que 50% dos utilizadores o façam, sendo que o CROP faz TODO o sentido na era digital dos 9MP. Se estás na dos 6MP e não o podes fazer, não venhas dizer que 99.8% são como tu, que cais no ridículo. Aliás, já o caíste desde o teu 1º post neste tópico e na insistência que a diferença está só na sapata e nos cartões CF. Isto é um atentado pelo menos à MINHA inteligência. E concerteza (não ponho grandes dúvidas) à de todos.

FELIZ ANO NOVO!

por acaso estou na era dos 8mp dos quais até so utilizo 6mp directamente da máquina e ve lá tu que até tenho um evf com 235k... e nem tenho uma 9600, tenho uma ja com uns bons 4 aninhos ve lá tu.
e sim, continuo a afirmar que a diferença esta na sapata e nos CF e nos 3mps a mais e no facto de a 9600 ter uma qualidade final de imagem PIOR (por pouco, mas pior) que a 6500 graças aos 3mp a mais.
durante 3 posts seguidos te pedi para me indicares onde é que o evf era melhor (já que tu nem sequer explicaste que falavas da resolução, apenas que tinha um evf electronico que era melhor) e tu só me passavas as tuas receitas
se alguem aqui fez figuras tristes n fui eu certamente

feliz ano novo carissimo
 
LOL, Adolfo, perdão, computador000, são APENAS + €100 de diferença por uma máquina BASTANTE melhor, em que qualquer pessoa no seu perfeito juízo não hesitaría em comprar. Esta máquina custa €350 na ***** e eu mandei vir a minha da Alemanha por €353 JÁ COM PORTES. Está perto do preço duma reflex?! Outro mal informado a mandar postas de pescada sem saber mínimamente o que está a dizer. Enfim... Adolfos.

estou a ver que hj vais sonhar comigo...
apenas 100€ para ti, um esforço enorme para quem anda a contar os trocos pra poder comprar uma digital.
a 9600 NÃO vale o dinheiro que custa a mais para as miseras vantagens que apresenta
 
E o esforço enorme dos quase €300 (portes incluídos - €20 - via *****) MAL GASTOS na S6500? Por favor pára de informar mal as pessoas, porque estamos a falar de valores já bastante altos para os ordenados deste país. Já reparaste que os teus argumentos são ridículos e sem qualquer interesse/validade? Pensa por 1 segundo e deixa o tópico, para que ainda consigas limpar a má imagem que deixaste aqui. É inadmissível a tua insistência em algo que é MAIS do que sabido para quem se informa devidamente (o que não é o teu caso). Levar as pessoas a gastar tanto dinheiro numa S6500 é um crime, quando há a S9600 (SUPERIOR e com melhor qualidade, por uma diferença de €100 Euros, sendo uma máquina para uma vida, ou seja, um investimento).
 
Última edição:
eu acho sinceramente que vocês exageram ... nessa dos mais 100€ mais 200€ se começarmos com essa conversa é sempre uma questão de acumular dinheiro ! quem nao gasta agora 300€ e gasta 500€ daqui a 1 mês secalhar poupa o suficiente para uma reflex !, de momento visto já ter a minha compacta vai ser o me próximo passo ! é começar a juntar para uma Reflex de entrada ou talvez ir já para a gama seguinte da Canon da 40D e companhia ! ^^ no entanto agora é sempre uma questao de mais 100€mais 200€ no meu caso mais 1000 e tal € :P mas vai se andando aos poucos. !

Principalmente acho que cada pessoa ao comprar uma maquina deve estabelecer um preço ! e a partir desse preço ver o que existe de melhor e ver algumas alternativas mais caras e se acha que vale dar esse dinheiro por esta ou outra qualidade melhor pessoalmente preferia ter uma G9 como compacta mas não se pode ter tudo e fico me satisfeito com a minha SX100 !, pessoalmente penso que por uma bridge qualquer coisa acima de 400€ já se torna um desperdício de dinheiro é naquela junto 100€ e compro uma reflex que em termos de durabilidade vai durar muito mais que qualquer bridge e vai ser mais versátil e em termos de IQ nem penso ser possível sequer comparar :P e o tamanho não é la grande desculpa (já a minha compacta trambolha)!

isto do tamanho acho que so deve ser considerado em concertos em que não se pode tirar fotos notasse menos que um matracão de uma reflex no entanto em outros que já se pode tirar fotos Reflex all the way ainda a bocadito andei a ver umas multiplas exposições da 400D e fiquei bem surpreendido com a qualidade (e com o estabilizador de imagem omfg aquilo para o mundo com 1segundo de abertura quase em mão !! )


agora sinceramente só porque a pila da maquina x e maior que a outra não é a questão que está aqui pode ser ligeiramente melhor pode não valer os 100€ pode valer no entanto não é razão para zangas e discussões !
 
Apelo à serenidade e a uma leitura atenta às regras. Tenham atenção aos posts off-topic e provocatórios porque isso não tem lugar aqui.
 
fantasticmelga, desculpa lá mas coerência também é uma coisa bonita de se ver. Tão depressa dizes que uma máquina é fenomenal como a seguir dizes que é um nojo. E concordando com o adolfo, acho que é mau vires para aqui induzir as pessoas em erro.

A A720IS é uma máquina que vale pelo seu tamanho, funcionalidades e preço, mas não faz milagres (sem saber usar os modos manuais muito menos) e está longe de ser perfeita. Não deixa no entanto de ser uma boa máquina com um preço baixo.
A F40fd é uma máquina menos ruidosa e no geral é melhor para quem só vai apontar e disparar.
E ninguém aprende a usar uma máquina através do Live-View. A única coisa que o Live-View te mostra é a foto mais clara ou mais escura e em modo manual isso é rigorosamente ínutil. E se é só para ver o quanto clara fica a foto, existe uma função mesmo em Auto que é o EV compensation.

Outra coisa que tens que perceber é que muitos MP = mais ruido. Mais ruido implica pior imagem. Os MP efectivamente ajudam nos crops e impressão de grandes formatos. A questão é que 3MP no sensor é uma diferença misera em resolução real. Depois grandes resoluções são muito bonitas em SLRs onde as lentes são de qualidade extrema, em compactas/bridges podes fazer crops mas nada de muito puxado.
Por ultimo digo-te que passo a vida numa loja de fotografia de um amigo e mais de 90% das pessoas não usa modos manuais quanto mais fazer edição de imagem. As únicas edições que fazem de vez em quando são para o hi5 e fotos cheias de efeitos que a nivel fotográfico não têm interesse nenhum.

E termino por aqui.

A melhor bridge varia com aquilo que queres fazer, mas sem dúvida que a S6500fd é a mais all-around de todas. Já existia um tópico a discutir isso onde se chegou á conclusão que havia 3 bridges boas e as outras não valiam a pena. Eram elas a S6500fd, a S5 IS e a FZ8 (e não a FZ18 pois os 18x de zoom degradam a imagem).
Para quem iniciou o tópico, acho que as caracteristicas únicas da SW790 são bastante engraçadas. Não toco em água por isso para mim não era útil mas para quem gosta de dar uns mergulhos... E o ser antichoque também dá jeito. :)
Se quiseres mesmo trocar para uma bridge vê o que preferes numa máquina, mas a S6500fd é muito bem capaz de ser a melhor opção.
 
Ok, pelo que percebo temos três possibilidades: Canon S5 IS, Panasonic Fz8 e Fuji S6500Fd. Pelo que andei a ver, a Fuji para mim tem um senão que é usar apenas cartões XD e o peso dela relativamente á FZ8 por exemplo. A nivel de preço a canon custa mais 100 eur (preços *****) e não obtem uma classificação de High Recomended no dpreview.
Assim neste momento acho que me inclino mais para a opcao panasonic ou fuji deixando a canon de fora.
O que me dizem?
 
Um pequeno parentesis...o que é um CROP?

é basicamente cortar a imagem
imagina que tiras uma foto à tua namorada, e de um lado há um caixote ou alguem a passear o cão... fazes um crop(corte) e eliminas essa situação da foto

Ok, pelo que percebo temos três possibilidades: Canon S5 IS, Panasonic Fz8 e Fuji S6500Fd. Pelo que andei a ver, a Fuji para mim tem um senão que é usar apenas cartões XD e o peso dela relativamente á FZ8 por exemplo. A nivel de preço a canon custa mais 100 eur (preços *****) e não obtem uma classificação de High Recomended no dpreview.
Assim neste momento acho que me inclino mais para a opcao panasonic ou fuji deixando a canon de fora.
O que me dizem?

n sei até que ponto os cartoes XD são um problema, excepto pelo preço.
o peso e o tamanho podem ser importantes para um melhor manuseio da máquina. ja estive com ao fz8 na mão por exemplo e quase que a seguro com as pontas dos dedos. nesses aspecto acho as duas fuji mt melhores.

a fz8 tem a vantagem de ter uma lente mt boa (tv melhor que as restantes) e o melhor sistema de estabilização, mas borra a pintura toda quando a luz diminui. o ponto fraco das panasonic (qualquer uma) é o sensor. é um sensor mediano para a era que cria mt ruido a isos acima de 200 e o venus engine III da propria máquina tentar atenuar isso o que resulta na maioria das vezes numa imagem deslavada e que parece feita de aguarela

a s5 é mais do mesmo. prefiro a S3

acho que o melhor é ires dar uma volta pela vorten, ***** e ***** e pegares nas máquinas. te-las na mão pode fazer td a diferença

A melhor bridge varia com aquilo que queres fazer, mas sem dúvida que a S6500fd é a mais all-around de todas. Já existia um tópico a discutir isso onde se chegou á conclusão que havia 3 bridges boas e as outras não valiam a pena. Eram elas a S6500fd, a S5 IS e a FZ8 (e não a FZ18 pois os 18x de zoom degradam a imagem).

peço desculpa de fazer o reparo novamente, mas tt a s5 como a fz8 são superzooms
são consideradas bridges máquinas com sapata de flash, controlos totalmente manuais e zoom e foco feito atraves de anel na lente
sim sou picuinhas :P
 
Última edição pelo moderador:
Ruizinho, deixa-me só corrigir-te :)

Eu não mudo de opinião de um dia para o outro, não sou incoerente e se pensares bem sabes disso tão bem como eu. Testei exaustivamente a f40fd, como bem sabes e fiz o mesmo com a A720 IS (esta com resultados francamente melhores depois de ter percebido o que é que eu estava a fazer de errado). Sabes perfeitamente que a minha reclamação inicial (e frustração) quanto à A720 IS teve a ver com a falta de nitidez em situações específicas, onde TU PRÓPRIO me vieste dizer que a máquina permitía alterar o sharpness, onde a partir daí conseguí autênticos "milagres" e ela bateu completamente a fuji f40fd (a adicionar a isto a utilização do GIMP - também por ti recomendada). Fotos ao meu monitor, por exemplo, com um wallpaper a 1920x1200 onde existem milhares de plantas até ao horizonte, onde fiz 1000 testes com a f40fd com resultados totalmente insatisfatórios (e mais ela não faz), vêm provar isso, onde FINALMENTE consegui uma nitidez absoluta nas plantas (igual ao real) com a A720 IS. É só um pequeno exemplo e um "lembrete" para que não penses que mudo de opinião de um dia para o outro, quando o erro foi meu, assumido por mim públicamente e devidamente explicado e esclarecido a todos quando soube o que estava a fazer mal com a A720 IS para não conseguir os resultados pretendidos (lembro-te uma vez mais que quem me resolveu o problema foste tu). Ok? Esclarecido agora? ;)

Mais acrescento (e sabes MUITO BEM DISSO) que só a estou a vender porque detectei um problema na retina onde não consigo ver o LCD outdoor, logo, necessito de um BOM viewfinder electrónico para outdoor (que a S6500 não tem - tem metade da resolução do da S9600 e eu gosto de ver exactamente aquilo que os meus olhos veríam se não fosse pelo viewfinder - ou o mais perto possível disso). Quanto aos CROPS, utilizo imenso, pretendo usar e abusar e os 3MP marcam a diferença que eu bem vi em comparativos lado a lado. Apenas isto :)

Um grande abraço amigalhaço,

Luis
 
Última edição:
Um pequeno parentesis...o que é um CROP?
Já foi explicado, mas vê um exemplo real aqui (já agora, e apenas por mera curiosidade - sem as 2ªs intenções que o Adolfo tanto pensava que eu tinha até ter levado com um warning, da Canon A720 IS):

6040-CanonA720ISdetail.jpg


6040-CanonA720ISdetailcrop.jpg


P.S. E só para acabar com mal entendidos de uma vez por todas: Adolfo Dias, porque achas que a estou a vender, tendo ela esta resolução (superior a vários modelos de 10MP), senão o simples (e infeliz) facto de ter um problema na retina que desconhecía que não me deixa ver o LCD na rua? Não tería comprado uma bridge se não fosse por esta razão - a necessidade imperativa de um viewfinder electrónico, ou não podería fotografar outdoor. Mais satisfeito com a CANON A720 IS não podería estar para MUITOS ANOS, não fosse este problema de visão que mais ninguém aqui tem concerteza e graças a Deus.
 
Última edição:
peço desculpa de fazer o reparo novamente, mas tt a s5 como a fz8 são superzooms
são consideradas bridges máquinas com sapata de flash, controlos totalmente manuais e zoom e foco feito atraves de anel na lente
sim sou picuinhas :P

Preciosismos, preciosismos. Mas ok, é correcto. :)

A S5 IS de facto não é a melhor no geral mas creio que é a melhor para quem quer fotografar desporto ou vida selvagem, pois acho que é a mais rápida em utilização.
A S6500fd tem de facto um burst de 2,2 mas é muito limitado.
A FZ8 não sei mas no outro tópico disseram que a S5 era mais rápida.

fantasticmelga, mas por isso é que não te deves antecipar e "entusiasmar" como fizeste em outros posts e tópicos. Por vezes o problema não é das máquinas, é nosso, e simplesmente pode haver coisas sobre as máquinas que desconhecemos, logo não podemos assumir as coisas como verdades absolutas. :)

PS: Crop para quem ainda não percebeu é cortar partes da imagem.
 
Ok, Adolfo, em parte concordo contigo (na tua perspectiva), mas repara bem na minha perspectiva e realidade: eu fiz 99% dos testes indoor (e foram largas centenas de fotografias) e estava satisfeitíssimo com os resultados. Quando fui lá fora e reparei que não vía absolutamente nada no LCD (é como se não existisse), podes imaginar como me sentí e a necessidade urgente que tive de resolver o problema, gastando para isso tanto dinheiro numa bridge que não necessitava com uma máquina que me satisfazía totalmente. Portanto, eu não estava própriamente "entusiasmado", os testes indoor foram uma realidade e foi aí que gastei pelo menos uma dezena de horas do meu tempo em cada máquina.

Um abraço,

Luis
 
Última edição:
fantasticmelga, as razões que te fazem vender a máquina n são da minha conta e passa-me ao lado. o que n me passa ao lado é tu (ou alguem) vir praqui dizer e bater o pé que A é melhor que B sem dar provas do que diz e dizer que ou compra B ou então mais vale n gastar dinheiro.
nc disse que a canon é má, mas ao contrário de ti digo que há melhores. a F31 é melhor, a F50 é melhor e arrisco-me a dizer que a F40 tb é melhor ou equivalente em qualidade de imagem (e n, n tenho nenhuma fujifilm, nem sequer de rolo acho eu)

thumbnails de 640*480 são bonitos, mas até esse thumbnail me parece um bovado blurry... ja agora fazias esse teste com imagens em full size

@Rui

no papel tanto a S3 como a S5 são identicas, com a vantagem de maior lcd e face detection na S5

comparando por aqui a s5 parece-me ser menos sharp que a fz8

no dpreview

DetailRating (out of 10)Build quality8.0Ergonomics & handling8.5Features9.0Image quality7.5Optics7.5Performance (speed)8.5Value8.0

já a fz8 no dpreview

DetailRating (out of 10)Build quality8.0Ergonomics & handling8.5Features9.0Image quality8.0Optics8.0Performance (speed)8.5Value9.0

a panasonic tem um sistema de high speed focus que pelo menos na minha pequena fx10 já deu provas de ser realmente eficaz.

ah e já que se fala tanto em ediçoes de imagem por aqui, a fz8 tem raw, a canon n
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo