Qual a melhor bridges (sem ser fuji 6500 e 9600)?

Xico75

Power Member
Olá a todos!

Ando interessado em comprar um máquina fotográfica que dê para utilizar em eventos desportivos (essencialmente rally e corridas de pista) e para as minhas férias (têm de ser um pouco polivalente). As principais caracteristicas que procuro são:
- zoom elevado (dado que tenho de estar longe do perigo mas perto da emoção)
- sequências de fotos (com cadência elevada)
- resposta rápida
- boa qualidade de imagem
- leve (para transportar em férias)
- polivalente para o uso em férias (vários tipos de motivos: paisagens, pessoas, interiores de museus)

Sei que se calhar é pedir muito, mas procuro um compromisso com um peso especial para os eventos desportivos.
O que tenho lido em vários fóruns (incluindo este) apontam para as fuji 6500 e 9600 (359€) como as melhores bridges, mas a fuji 6500 é dificil de encontrar (já fora de circulação) e a 9600 não é a melhor opção (penso eu, mas posso estar enganado) dado que as suas carcterísticas não correspondem às características que procuro. É por esta razão que excluo para já estas fuji.

A compra de uma reflex está fora de questão dado que são caras (incluindo objectivas) e são espaçosas e pesadas.

As várias alternativas são as seguintes:
-OLYMPUS SP-560 UltraZoom: 379€
-CANON PowerShot S5 IS: 370€
-SONY Cyber-shot DSC-H9 preto: 347€ (não sou anti sony:) como muitos que já vi...sem sequer conhecerem o modelo)
-Lumix DMC-FZ50:499€ (já um pouco cara)
-PANASONIC Lumix DMC-FZ18: 458€ (já um pouco cara)
-PANASONIC Lumix DMC-FZ8: 276€

Penso que não me esqueci de nenhuma.
Peço a opnião de quem normalmente fotografe principalmente motivos desportivos ou a quem tenha uma opnião sobre o assunto que me ajude na decisão.
Os tópicos anteriores não referem qual o objectivo da compra de uma máquina bridge, logo é difícil escolher a melhor para cada caso. Logo decidi criar este novo tópico que procura entender qual a melhor para um determinado fim, sem a receita do costume: as fuji 6500 e 9600 (que até podem ser uma solução, mas que ainda não consegui justificar).

Obrigado.
 
Pedes bridge mas gostaria também de mencionar a Panasonic TZ3 que acho que cumpre os requisitos embora tenha o sitema Venus III (como as outras Panasonic que mencionas) que estraga um pouco as imagens mas não deixa de ser uma boa câmara com excelente lente Leica ;)

Cumps,

PCC
 
Não perceboi porque dizes que a 9600 não vai de encontro ao que tu procuras... e no entanto, das como escolha a FZ50...

é assim, das que tens aí, a FZ50, e a S5 são as melhores, mas, cada uma no seu galho. a FZ50 é uma bridge, com zoom manual, e com anel de focagem... a S5 é uma super-zoom... não tens tanto controlo manual, a utilização do zoom, é sempre menos rapida, e a bateria dura potencialmente menos.

a FZ50 tem o defeito de fazer sempre uma grande trafulhice com os JPEGs em sensibilidades de ISO200 para cima. se queres usar mais que ISO100, faz um favor a ti proprio, e fotografa em RAW... sacrificando muita da velocidade da maquina.

Também te tens que mentalizar que quanto mais zoom uma lente é capaz, pior tende a ser a sua qualidade de imagem. assim, a maior parte das maquina sque aí andam com 18x de zoom, são obtidos à custa de alguns compromissos, como o detalhe ao longo da fotografia, assim como cantos suaves, e problemas desse tipo.
Muito zoom, pouca qualidade, pouco interesse além de uma utilização informal.

a H9 tem a opção interessante do night shot... mas face à concorrencia, não tem grande interesse... o conjunto lente/sensor é um bocado sofrivel, tem problemas de aberrações cromaticas, e uma falta de detalhe algo inaceitavel, para agama da maquina. A Sony ja fez boas bridges/super-zooms, algumas foram até a referencia para o seu tempo, mas a H9 não é certamente uma delas.

é assim, se o que tu procuras é velocidade, e consegues gastar 500€ ... eu acho que fazias muito melhor em por-te a procurar em sites de usados, uma Nikon D40 e uma objectiva 18-200, ou qualquer coisa nessa onda.
as 18-200 que vais encontrar não serão certamente grande coisa, mas é assim, quando se tem pouco dinheiro, e se quer realmente ter velocidade, modos continuos com velocidade/durabilidade aceitavel, e se precisa de algum zoom (e não se tem dinheiro para mais que uma lente), acho que não tens mesmo muito melhores opções.
 
Não perceboi porque dizes que a 9600 não vai de encontro ao que tu procuras... e no entanto, das como escolha a FZ50...

é assim, das que tens aí, a FZ50, e a S5 são as melhores, mas, cada uma no seu galho. a FZ50 é uma bridge, com zoom manual, e com anel de focagem... a S5 é uma super-zoom... não tens tanto controlo manual, a utilização do zoom, é sempre menos rapida, e a bateria dura potencialmente menos.

a FZ50 tem o defeito de fazer sempre uma grande trafulhice com os JPEGs em sensibilidades de ISO200 para cima. se queres usar mais que ISO100, faz um favor a ti proprio, e fotografa em RAW... sacrificando muita da velocidade da maquina.

Também te tens que mentalizar que quanto mais zoom uma lente é capaz, pior tende a ser a sua qualidade de imagem. assim, a maior parte das maquina sque aí andam com 18x de zoom, são obtidos à custa de alguns compromissos, como o detalhe ao longo da fotografia, assim como cantos suaves, e problemas desse tipo.
Muito zoom, pouca qualidade, pouco interesse além de uma utilização informal.

a H9 tem a opção interessante do night shot... mas face à concorrencia, não tem grande interesse... o conjunto lente/sensor é um bocado sofrivel, tem problemas de aberrações cromaticas, e uma falta de detalhe algo inaceitavel, para agama da maquina. A Sony ja fez boas bridges/super-zooms, algumas foram até a referencia para o seu tempo, mas a H9 não é certamente uma delas.

é assim, se o que tu procuras é velocidade, e consegues gastar 500€ ... eu acho que fazias muito melhor em por-te a procurar em sites de usados, uma Nikon D40 e uma objectiva 18-200, ou qualquer coisa nessa onda.
as 18-200 que vais encontrar não serão certamente grande coisa, mas é assim, quando se tem pouco dinheiro, e se quer realmente ter velocidade, modos continuos com velocidade/durabilidade aceitavel, e se precisa de algum zoom (e não se tem dinheiro para mais que uma lente), acho que não tens mesmo muito melhores opções.

Na fuji 9600 acho que falta um zoom mais potente, no disparo contínuo não muito rápida de 1.5 f.p.s. (li num site; apenas 4 frames), não tem estabilizador óptico (não sei se não é necessário dado o zoom que têm) e é pesadota (750g). Além disso não usa cartões SD e eu já tenho alguns (mas não vai ser isto que vai condicionar a compra da máquina, tem apenas um pequeno peso).
Se alguém usar a 9600 para eventos desportivos com bons resultados acuse-se :wow:.

A velocidade do zoom será muito importante? ou a velocidade de disparo? ou o disparo contínuo? O anel de focagem e de zoom é assim tão importante?
A FZ-50 tem um disparo continuo pouco interessante, assim como o preço (as desvantagens que acho que possui).

Koncaman, não gosto muito de comprar material usado (normalmente sem garantia).Acho que a escolha têm de passar mesmo por uma bridge. Tenho é de perceber de que é que eu tenho de abdicar :(.

O zoom é algo que considero essencial porque se o motivo da foto está longe este fica com dimensões muito reduzida. A falta de zoom pode ser compensada por um sensor com maior resolução, cortando e aumentando o que interresa? O sensor da 9600 até é bom, será que compensa (sei que o ideal é o zoom óptico, mas pode atenuar alguma coisa?).

Esqueci-me de mencionar a FUJI FinePix S8000 fd (328€) como hipótese. Ainda não vi muita informação sobre esta máquina.

Não fiquei muito impressionado com a Panasonic TZ3...(visto o preço).

Obrigado pela atenção dispensada.
 
Última edição:
Das opções que aí tens, e tendo em conta os teus requesitos, acho que a fz18 era a que melhor te servia. Pelas reviews que tenho visto, é a melhor lente 18x que aí anda. E como queres algo muito polivalente..
 
Última edição:
Eu também não sou grande fã das Panasonic, nem das Sony. Mas vejo as Fuji como boas bridges.

Em termos de rapidez vai a um site de reviews e compara os tempos de ligar e desligar, entre cada foto, a cadência de disparo, etc. Tenho ideia que a S5IS da Canon é das melhores nesse aspecto.

Se queres apanhar os carros de perto esquece o zoom, não é mais que um factor de multiplicação. Aquilo que te interessa realmente é a distância focal máxima da lente. Por exemplo na Fuji S6500 acho que é 300mm. A minha é 210mm logo tem menos alcance. A S5IS não sei de cor mas acho que tem um pouco mais.

Boa qualidade de imagem voltamos às Fuji. Comparativamente com as outras penso que talvez sejam as melhores, particularmente a S6500fd que se não me engano conta com o mesmo Super CCD 6Mp da F31fd. A Canon e as Panasonics também não são más, mas com ISOs baixos. Para congelar carros em alta velocidade, muitas vezes vais precisar de ISOs altos por causa das elevadas velocidades de disparo. E aí as Fuji superam bem as outras.

Velocidades de disparo, também é um ponto onde acho que as Fuji são boas. Penso que rondam os 1/3000...

Disparo continuo na Fuji S6500fd é muito limitado (apenas 3 fotos), nisso a Canon S5IS bate-a de longe. Nas outras não sei. Mas olha que 1.5fps para máquinas que não sejam SLRs já é bom.

Estabilizador... Epah, com as velocidades de disparo que precisas para estabilizar um carro de corridas, não deve ser o IS que vai fazer diferença.
 
Última edição:
A velocidade do zoom será muito importante? ou a velocidade de disparo? ou o disparo contínuo? O anel de focagem e de zoom é assim tão importante?
A FZ-50 tem um disparo continuo pouco interessante, assim como o preço (as desvantagens que acho que possui).

tudo interfere na velocidade com que preparas a maquina para uma foto + o tempo em que tiras a foto + oo tempo em que fcas com a maquina disponivel para outra foto. tudo isso, é tempo que interessa contabilizar, para perceber a velocidade de utilização.
e eu acho que o zoom por anel, mecanicamente ligado, é de facto a opção a seguir.

A s9600 não é nenhuma maquina com vocação para fotografar eventos desportivos... assim como nenhuma das outras maquinas que aí tens... daí que a minha sugestão tenha sido uma SLR.

Eu fujia tanto quanto possivel de objectivas com mais de 10 ou 12x de zoom... simplesmente, não podem ser lentes a pensar numa utilização mais que informal (imho). ainda não vi nenhuma maquina com lente de 18x (e felizmente ainda são poucas), em que se olhe para a foto e se possa pensar "Eh pa sim senhor"!
 
Bom, eu reforço a ideia da fz18 por um motivo simples. Ele quer uma tudo em um. E a fz18 é a melhor tudo em 1 que aí anda. 28mm(para as paisagens)-504mm(para as corridas). Tem uma qualidade óptica surpreendentemente boa para uma lente com este range. Agora, claro que não se livra de algum esbatimento nos cantos...
 
A FZ18 é uma Panasonic. Em termos de desporto não haverá problemas com o ISO? É que para velocidades muito altas é capaz de ser preciso um pouco mais de ISO100 ou 200. E aí...
 
A FZ18 é uma Panasonic. Em termos de desporto não haverá problemas com o ISO? É que para velocidades muito altas é capaz de ser preciso um pouco mais de ISO100 ou 200. E aí...

a FZ18, ja caminhou mais no sentido de corrigir o problema dos vermelhos borrados... mas o NR continua a ser uma valente cagada. algo a evitar, absolutamente. Ha que fotografar em RAW... e em RAW, a velocidade da maquina com JPEGs perde-se, evidentemente.
 
Pois, fotografar desporto em RAW... Ganda maluco. Só com uma SLR e depois passavas um mês a processar RAWs. Mas por outro lado com uma SLR já não precisava tanto dos RAWs porque as máquinas já fazem boas fotos, sem ruido.
 
Olá!
Estive a ver alguns videos das máquinas que sugeri em cima em:
http://www.cameralabs.com/reviews/Fujifilm_FinePix_S8000fd/video_review.shtml (por exemplo para a s8000fd).
(Se virem mais do um video reparem que o tipo que apresenta as máquinas nunca muda de camisa .....e é muito bonita..).
Neste videos são mostradas algumas funções das máquinas inclusive os zooms de 18x. Não fiquei muito impressionado com a qualidade (no ecrã da máquina) e só com estabilizador é que se consegue ver alguma coisas de jeito. Parece-me que a foto vai ficar sem muita definição (esborratado). Será que a foto fica melhor do que se vê no ecrã aquando da focagem?
Dá-me a sensação que é como a minha máquina de filmar que têm um zoom de 16x mas quando o uso fica tudo tremido e com estabilizador fica com pouca qualidade. Será que nestas máquinas fotográficas é igual?
O video da FZ-18 está no seguinte link: http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_FZ18/video_review.shtml
Gostei mais do comportamento do estabilizador nesta máquina.

Koncaman acho que tens razão um zoom maior do que 10, 12x é capaz de não ter muito uso.
É pena as lentes até 300mm das SLR serem tão caras...
Continuo com algumas dúvidas sobre o que comprar...

Cps.
 
Estás a fazer a mesma pesquisa que eu, mas eu só vou até aos 300€ :cool:

Já ando em pesquisas à coisa de umas semanas, pode ser que te ajude a decidir.

Começando pela Fz18 e Fz8. Eu olhei muito, mas muito para ambas, para a Fz8 principalmente. Ambas são boas, aquelas lentes leica têm realmente qualidade. Mas a abertura da lente (nos 2 casos) é "estupidamente" pequena. Isso faz com que, em pouca luz comece logo o ruido a aparecer. Eu por isso afastei-me um pouco delas...

Nem olhei pra Fz50, cara de mais. Logo, não tenho opinião.

A olympus afastei-a simplesmente pq das varias reviews em que vi ela nunca levava grandes notas. Basicamente, nunca me convenceu.

Eu ia para a Sony H7 ou a a S5 IS. Recomendo a H7 e não a H9 porque é mais barata (a diferença de specs não compensa os 60€+/- que vais dar). A H7 só não tem o modo nightshot nem o ecrã retráctil (e aparentemente frágil) da H9.

No geral, acho que a Canon S5 Is leva a melhor nos variados campos. [EDIT: ambas tem electronic viewfinder]

Uma grande diferença é que a canon leva pilhas e a sony bateria Li-on.

A sony em macro e em burst mode é fantastica (permite tirar até 100 pics @ 2.2 fps).
A canon tem um melhor e muito mais prático LCD.

Eu se calhar vou mesmo para uma H7, simplesmente porque não tenho gito pra canon S5 Is.
 
Última edição:
Boas. Atenção q grandes zooms em máquinas como a Sony H7 deixa um gajo deprimido!! A aberração cromatica em tele é de bradar aos céus...

Das escolhas a melhor mesmo é a que ñ queres... Fuji 6500, pois além de ter um zoom manual e mais preciso, é muito flexivel, ter uma equivalente 28-300mm é muito bom mesmo.

cumps.
 
Ele se calhar não quer a 6500 e a 9600 pelo mesmo motivo que eu não queria. São enormes! Para mim isso é impeditivo.


Mas já agora, a aberração cromática na H7 é assim tão má? Experiência própria?
Era das que me mais me convencia...
 
eu tb quero comprar uma bridge agora pro natal e tou na duvida entre 3.
Panasonic fz30
fuji 6500
samsung pro815

Provavelmente vao-m aconselhar a fuji, mas alguem tem experiencia com as outras 2?
 
Ele se calhar não quer a 6500 e a 9600 pelo mesmo motivo que eu não queria. São enormes! Para mim isso é impeditivo.


Mas já agora, a aberração cromática na H7 é assim tão má? Experiência própria?
Era das que me mais me convencia...

Sim, são mesmo fracas nesse aspecto!! O mais parecido c\ uma reflex só mesmo a fuji... a outra opção é a Canon 5 IS, mas já é mais cara...

cumps.
 
Bem, realmente a aberração cromática é grande! Mas isso também só se vê com a foto ampliada no Pc, digo.

Então esqueçam que a sony H7/H9 e que a fuji 6500/9600 existem.
Até 350€+/- qual a melhor super-zoom que aí anda?

A Canon S5 is ou a Panasonic Lumix DMC-FZ18?
 
Back
Topo