Qual a melhor combinaçao de liquidos para um Wc

ShoKinG

Power Member
ja vi falarem de mta coisa sobre wc mas ainda estou com umas Duvidas, em questao ao liquido que devo por. Agradecia que me dessem a melhor combinaçao de liquidos que se devem por no Wc e uma Explicaçao brevia e o porque de se por esse liquido .
 
De certeza k há ai ppl k te pode explicar melhor k eu...

Mas fikas a saber k n podes colocar água da torneira (tem minerais) por issu só te resta anti-congelante e água destilada.

Podes fazer uma mistura ou por apenas anti-congelante, eu fui ao Continente e vi os vários anti-congelantes k lá havia, e acabei por escolher um da marca Continente k era Concentrado... aguentava até aos -25ºc ! ( o k aguentava as temps mais baixas, Continente Rula! :-D ) Custou-me 1L 2.50€ ... mas misturei com mais um litro de água destilada e assim aguenta até aos -16ºc !

Axo k está mt bem assim ! kuando para um cilher meto so anticongelante... ;)
 
voçês são ridiculos, usarem anti-congelantes e tretas em sistemas normais de watercooling!!!

é que caso n saibam, isso aumenta a temperatura da água.

o que devem usar é agua destilada e um pouco de redex verde por causa dos fungos que se poderão formar na água... e não se ralam mais com isso..

anticongelante... até parece que moram na finlandia!!! :D
 
axo ke e por o anticongelante ser azul (bué fixxe) e o anti algas/funcos/microorganismos/etc ser verde.

ke num sistema de Wcooling iluminado por neons a agua azul fica bué mais fixxe do ke a verde
 
hum o raptor em certa parte ( no meu ver ) ate tem razao Logo n estamos num pais com mto Frio e logo n deveremos ter temperaturas negativas nos nossos sistemas de Wc. mas Por outra lado quando ele diz que sobe a temperatura da agua é que n estou a perceber. Raptor explica-me ai pk é que sobe a temp da agua ? ha mais uma coisa faz algum mal por algum Producto para mudar a cor da agua´? ja vi por ai nas lojas on-line uns vermelhor e uns Cor de laranja. sao liquidos baseados no Q ??
 
simples, ao adicionares tretas a agua destilada, estás a adicionar tretas! :D

Agora a serio, ao adicionares anticongelantes e tretas, estás a alterar as propriedades termicas de dissipação de calor da água, e os anticongelantes ainda por cima têm uma ligeira tendencia a diminuir a fluidez da água, e a torna-la viscosa, ou seja, ainda por cima diminui o fluxo desta...

ou seja, se não usam temperaturas inferiores a ambiente, não usem nada para além de algo por causa dos fungos, pois só vão alterar as propriedades da agua destilada...


(quer-se dizer, usam agua destilada em vez da agua das torneiras pq é mais pura, e vão para la despejar merd@as... resumindo tudo isto em linguagem mais corrente! :) )
 
wEs, obrigado pela info. O artigo é interessante. Deixo aqui uma passagem relevante para esta discussão:

One small fact I should point out that I noticed: They (WaterWetter) made the statement that using 50% antifreeze and water reduced the heat transfer ability of water by HALF. Thats not correct. It only reduces the heat transfer capacity of water by 30%, though it IS half the difference between water's efficiency and the efficiency of antifreeze. Just something I noticed

A redução de transferência de calor com a utilização de um anti-congelante tem alguma dimensão...
 
yah eu tmb li essa parte...30 % e mm MUITOO...em relacao a mistura metanol/agua, ondek se arranja metanol? farmacia ou drogaria?
 
Originally posted by SUp3rFM
wEs, obrigado pela info. O artigo é interessante. Deixo aqui uma passagem relevante para esta discussão:







A redução de transferência de calor com a utilização de um anti-congelante tem alguma dimensão...

espero que tenhas reparado tambem nas proporc,oes...

btw, li esse artigo todo de uma ponta a outra (o saber nao ocupa lugar) e ta' fabuloso. o d00d ta' mesmo empenhado. que tal ai um sticky durante uns tempos para informar o ppl? é que por aqui fica meio escondido...
 
Após umas perguntas junto dos meus colegas, creio que se encontra metanol numa farmácia ou numa drogaria, com relativa facilidade. :)
 
Originally posted by ShoKinG
hum o raptor em certa parte ( no meu ver ) ate tem razao Logo n estamos num pais com mto Frio e logo n deveremos ter temperaturas negativas nos nossos sistemas de Wc. mas Por outra lado quando ele diz que sobe a temperatura da agua é que n estou a perceber. Raptor explica-me ai pk é que sobe a temp da agua ? ha mais uma coisa faz algum mal por algum Producto para mudar a cor da agua´? ja vi por ai nas lojas on-line uns vermelhor e uns Cor de laranja. sao liquidos baseados no Q ??

Sobe a temperatura da água pq é baseado em glycol, glycol tem muito menos tranferencia que a água e é viscoso, mas congela a uma temperatura muito baixa (se for puro), tudo o que é anticongelante é glycol.

Originally posted by wEs
tenho a ligeira impressao que isto vos interessa.

http://www.overclockers.com/articles609/

senao me engano o Metanol foi o vencedor...e uma mistura de 70% agua, 30% metanol NAO e inflamavel.mas ai 55/60% de agua e 45/40% de metanol n deve ser assim tao inflamavel e deve arrefecer melhor

o metanol é inflamável, mas o verdadeiro perigo está nos vapores do metanol que são explosivos, e o metanol evapora muito facilmente
Meter mais metanol vai possibilitar temperaturas mais baixas, mas nao tranferencia melhor

eu ja tinha posto um post sobre isso ha uns meses.
 
Eu sou capaz de arranjar metanol bem. o meu pai diz k la no trabalho tem garrafas de 2L agora so falta saber o preço. ja agora qual é a constituiçao do metanol ?
 
Originally posted by streetpreacher
No aki e nas lojas do mestre maco arranja-se metanol ou alcool metilico (mesma coisa) em relacão a composição carbono hidrogenio e oxigenio com fartura

Qual é o preço disso? Aproximado...
 
Esse artigo do overclockers.com sobre líquidos ñ é mais do que uma cópia (autorizada pelos vistos) dA thread do HardOCP sobre líquidos. Entretanto essa thread já foi clonada por milhentos foruns :)



Ps: Nem a água destilada, nem o metanol são capazes de evitar a corrosão (pelo contrário), por isso o uso de Redex ou líquido de radiador semelhante continua a ser boa ideia.




Methanol IS flammable - 100% methanol has a flash point of 12 C and a boiling point of 64.7 C. That's pure Methanol though. Mix it with water and that ratio goes rocketing to the bottom. I'm not entirely certain, but I'm pretty certain reading in a couple of places where they said that if the amount of Methanol is below 58% or so, then it will not light at all (Here's the Material Data Safety Sheet for Methanol).

That being the case, then the answer to your question is "no", a 33:66 ratio Methanol/Water coolant solution will not be flammable.

As far as special equipment: No - nothing in particular. It has no detectable Ph Balance which means that it's non-corrosive, but it should be mentioned that it's not dielectric either, so you don't want to spill it on your board. Something to remember is that it IS thinner than water, so you'll want to make doubly sure that your hose clamps are fastened properly and that you have a nice tight fit around the nozzles of your waterblock/radiator to prevent leakage.

The following warning was sent in by Rob Oats (aka Tiger):

One thing overlooked which I believe is very relevant is the safety of Methanol and its applied use in cooling computers.

The toxic level of methanol vapour is 200ppm. This becomes significant when methanol is used in open systems that most chilling systems use. An open system is one where the reservoir is open to the air. Methanol will evaporate even at sub-0 temps and even with the best seals in the world, vapour is likely to enter the air around the cooling chamber and therefore the room where the system is being operated.

The inhalation of vapour is tantamount to the use of intravenous administration of the agent. My concern is the cumulative effects that this would have on the user. Details of the toxic effects of methanol can be found HERE. The short term use of methanol may not be acute, but long term exposure to methanol vapour may be catastrophic. I have no problem with the use of methanol in closed systems provided the relevant safety guidelines are followed.

Perhaps I am over cautious, but many of the people that play with these chemicals do not do the research on the chemicals they mess around with. I have personal experience using ethanol in my own system. I used it for about 3 days as an experiment.

The smell of ethanol was overpowering and I also experienced headaches during this period, which are consistent with the effects of prolonged exposure to alcohol fumes. I feel obligated to point out these facts.

And Jonathon adds:

Not only is it toxic but it is also highly corrosive. Not good to have in your cooling system on a long term basis.
 
Última edição:
CARATERÍSTICAS IMPORTANTES

Características de periculosidade
Inflamabilidade:
Líquido muito inflamável. Ponto inflamável 4ºC (crisol fechado).

Líquido incolor, com cheiro, completamente miscível com a água.

Volátil. Ponto de ebulição 65ºC.

Os vapores são invisíveis e mais densos que o ar e formam com ele mesclas explosivas entre uns 6% e 36,5% em volume de vapor de metanol. Cuidado com os recipientes vazios que contenham resíduos.

O aquecimento do recipiente origina um aumento da pressão. ¡Perigo de estourar e explodir!

Os vapores são invisíveis e mais densos em relação ão ar .No contato com este forman misturas explôsivas.que variam de 6% até 36,5% em volume de vapor do metanol. Tomar conta dos recipientes vazios que contenham residuos dentro.

Quando o recipiente esquentar produz incremento de pressão. ¡Perigo de estalido e explosão!

Toxicidade

O metanol é tóxico tanto em estado líquido ou em estado de vapor. Pode ingressar ao organismo pelo nariz, boca ou pele (especialmente através de cortes ou ferimentos) e é rapidamente absorvido pelas vias sanguineas do corpo.

Ingestão: A ingestão direta produz a resposta mais rápida, sendo 50 a 100 ml usualmente uma dose mortal, porém 25 a 50 ml são frequentemente mortais se o paciente não é tratado imediatamente. A tolerância individual varia amplamente. Deve- se tomar todas as precauções para evitar que o metanol não seja ingerido por erro e deve ser estritamente proibido sorver com a boca.

Inalação: Altas concentrações de vapores de metanol podem produzir envenenamento agudo depois de breves exposições. Se considera que 200 ppm de vapor de metanol em volume (0,25 mg/litro a 25ºC e 1 atm) é o limite máximo permitido na atmosfera para um trabalho de 8 horas diárias, 40 horas semanais.

Contato com a pele: O efeito imediato do metanol na pele é a perda da oleosidade e o ressecamento, típicos também de outros solventes. Contudo o metanol pode também ser absorvido pela pele e causar os efeitos tóxicos e letais descritos anteriormente.

Exposição aos olhos: Os efeitos imediatos do metanol são similares aos de outros solventes, sendo recomendado que se lave rápidamente. Através de contato direto, inalado ou ingerido, o metanol causa visão turva, uma extrema sensibilidade à luz (fotofobia) e inflamação (conjuntivite). Exposições severas podem destruir o nervo ótico, levando à cegueira e causar lesões oculares. Algumas vezes os sintomas oculares podem desaparecer inicialmente, porém retornam causando cegueira.

Primeiros auxílios
Os primeiros auxílios devem ser dados imediatamente e chamar a um médico o mais rápido possível.

Os pacientes que hajam inalado vapores devem ser retirados da área imediatamente e deve aplicar- lhes respiração artificial caso tenham parada respiratória.

A roupa umedecida de metanol deve ser retirada imediatamente e a pele lavada.

Se o metanol líquido entrou em contato com os olhos, devem ser lavados continuamente com água durante 15 minutos, mantendo- os abertos. O paciente deve ser levado o mais rápido possível a um oftalmologista.

Se o metanol foi ingerido, deve- se induzir o vômito e o estomago deve ser esvaziado o mais rápido possível. Um possível tratamento é fazer o paciente tomar uma grande colherada de sal dissolvido em um copo de água morna para induzir o vômito. Repitir essa operação até que o fluído vomitado tenha aspecto claro. Em seguida deve tomar duas colherzinhas de bicarbonato de sódio dissolvidas em um copo de água. Mantenha ao paciente deitado e abrigado. Cobrir os olhos contra a luminosidade.

No caso de queimaduras se deve refrescar imediatamente as partes afetadas da pele com água fria, durante o maior tempo possível. Chamar a um médico.

Informar ao médico o nome do produto para que proporcione ao paciente tratamento adequado.

Medidas em caso de incêndio
Incidentes com incêndio de veículo sem vazamento do produto.
Atacar o fogo com os equipamentos contra incêndios que possui o veículo (extintores a base de CO2 e pó A B C.

Refrigerar o tanque, onde está o recipiente, com água pulverizada, se o fogo ou calor atuarem sobre ele.

Incidentes com incêndio do tanque onde está o produto.

Principais agentes de extinção: água, pó extintor, líquido espumígeno apto para álcool.

Debe- se atacar o foco de ignição ao mesmo tempo que se refrigeram os compartimentos restantes.

Ao ocorrer derramamento do produto se deverá recolher o líquido derramado, por bombeamento ou transvase.

Posteriormente se deverá efetuar uma varredura com água da zona afetada.

Não colocar o veículo em funcionamento na zona com danos.

Medidas a adotar
Sinalizar, cortar a via de trânsito e desviar o tráfego.

Distância de segurança 50 a 60 metros.

Manter longe as fontes de ignição e proibir fumar.

Avisar ao público que existe perigo de explodir e estourar.

Evacuar a zona caso seja necessário.

Tranvases
Caso seja necessário transvasar o álcool, deve usar- se equipamento anti-deflagrante (motobomba, sistema de iluminação, etc.) ou manual.
 
É uma boa ajuda sobre as medidas a tomar e perigos inerentes ao uso do metanol...

Mas escusava de ter vindo dos lados brasileiros, destesto os erros cometidos por eles, são absolutamente irritantes...
 
Back
Topo