Qual a melhor consola da 4ª geração? (16-bits)

Qual a melhor consola da 4ª geração?

  • CD-i

    Votes: 1 0,4%
  • Neo Geo AES

    Votes: 6 2,2%
  • Mega Drive

    Votes: 177 64,6%
  • TurboGrafx-16/PC-Engine

    Votes: 3 1,1%
  • SNES

    Votes: 87 31,8%

  • Total voters
    274
Mega drive até 1994, a partir dai só saíram jogos fracos. Snes têm o que a Megadrive não têm e a MegaDrive têm aquilo que a SNES não têm.
 
O meu coração tambem votou na Megadrive. Seeeeeeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaaaaaaaaa...
Streets of Rage, Shinobi, Golden Axe, Sonic, Comix Zone, etc são clássicos para mim. Mas é verdade que se formos a comparar catálogo a pente fino a SNES ganha... mesmo um voto de coração e não razão.
 
votei na SNES, pelo simples facto de ter sido a minha 1º consola comprada por mim!

comprei com o dinheiro dos padrinhos, no natal! custou na altura 16 contos , mas o que eu realmente queria era uma mega drive, porque toda a gente a tinha e o que nao faltavam eram jogos pa emprestar e partilhar, mas a mega drive mais barata da altura era 20 contos com o mega games 6! e eu como so tinha dinherio pra super nes foi memso essa!

e depois andei até á pascoa até ter guito pa comprar um jogo lool! o super mari all stars, que até era o mais barato na altura!

nao imaginam o que é comprar uma consola, olhar para ela 24 horas por dia, liga-la á tv e ver a imagem preta, por nao ter cartuxo!
depois olhava para a traseira da caixa onde via imagens do zelda, do maro kart, donkey kong, etc etc!

PS: comprei 6 jogos ao todo para snes, todos eram os mais baratos que encontrei na altura, que por sinal hoje em dia nao me arrependo e vejo que foram dos melhores jogos que eu podia ter jogado na altura! mario all stars, mario world, super probotector"contra3", king arthurs world, mario kart, e zelda!
 
Super Nintendo VS Sega Mega Drive

Top 10 Video Games of the 4th Generation

10º - Castlevania: Rondo of Blood (Turbografx-16)
9º - UFO: Enemy Unknown (PC)
8º - Gunstar Heroes (Mega Drive)
7º - Super Metroid (SNES)
6º - Pokemon Red / Blue (Game Boy)
5º - Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive)
4º - The Legend of Zelda: a Link to the Past (SNES)
3º - Doom (PC / SNES / 32x)
2º - Super Mario World (SNES)
1º - Chrono Trigger (SNES)​
 
Nenhuma. Empate técnico entre a SNES e a Mega Drive. Ambas foram brutalmente espectaculares e dignas rivais.
Se o tempo voltasse para trás, comprava as duas, sem hesitar.
A SEGA deixou cair a Mega Drive muito cedo e na recta final a Nintendo começou a usar chips de melhoramento nos cartuchos. Mas isso tinha um custo grande na época. Mas hoje passa a ideia de que a SNES faz coisas que a MD não faz. Na verdade, nem a SNES as faz, sem ajudas.

Se a sega também tivesse aguentado a Mega mais um ano e investisse.... O homebrew mostra o que a SEGA podia ter feito...

Ambas têm jogos de culto.

Mais, a SEGA começou a competir contra a Nintendo limitada pelos contratos de exclusividade que a Nintendo inicialmente tinha com as software houses. Se alguém quisesse usar as plataformas da Nintendo, não podia desenvolver para o Mega, por exemplo...

Não só isso, como nas lojas, a Nintendo fazia pressão para só venderem Nintendo (hoje não tem força para isso).

A SEGA abriu a concorrência na indústria em circunstâncias difíceis. Merece muito crédito por isso.
 
Última edição:
Bom saber que pelo menos aqui a Mega Drive está à frente. A SNES simplesmente era fraca para certos géneros como jogos de corrida e shoot em ups. Tinha um processador lento e uma resolução horizontal muito estreita (que tornava certos jogos multiplataformas inferiores às versões de Megadrive). Adiciona-se o facto de só ter saído na Europa em 92 (quando já tínhamos o Amiga há meia década), e era difícil ficar impressionado na altura quando o PC já tinha o Ultima Underworld e estávamos a pouco tempo de ver o Doom.
 
Bom saber que pelo menos aqui a Mega Drive está à frente. A SNES simplesmente era fraca para certos géneros como jogos de corrida e shoot em ups. Tinha um processador lento e uma resolução horizontal muito estreita (que tornava certos jogos multiplataformas inferiores às versões de Megadrive). Adiciona-se o facto de só ter saído na Europa em 92 (quando já tínhamos o Amiga há meia década), e era difícil ficar impressionado na altura quando o PC já tinha o Ultima Underworld e estávamos a pouco tempo de ver o Doom.

É uma perspetiva interessante, mas a SNES tinha outras coisas que a Mega Drive não tinha. Não seria possível fazer o Chrono Trigger na Mega Drive. Tal como se calhar não seria possível fazer o Gunstar Heroes na SNES por isso mesmo, como referes e bem.

A SNES tinha uma capacidade gráfica e um chip de som superior, mas o processador da Mega Drive era de uma programação muito acessível e permitia uma exploração mais intuitiva do potencial da consola.

Vai do gosto...eu sempre preferi mais a Mega Drive mas um dos meus jogos favoritos de sempre é da SNES...
 
A SNES tinha um cpu que aceitava instruções de 16bits num bus de 8bits. Em cima disso, o clock era lento.
O Mega tinha um cpu consideravelmente melhor: mais rápido, bus interno de 16bits e externo de 32bits.
Fora o zilog z80 que podia ter sido mais aproveitado.
Graças ao cpu a md conseguia melhores resoluções na pratica. Mas, o gpu da snes consegue atingir uma resolução máxima maior, o problema era o cpu. A gpu da snes era melhor, tinha mais funções por hardware. A SNES também tinha o dobro de ram de sistema.
Tinha mais dois canais de som. Mas o da md, nas mão certas, fazia coisas interessantes. Vozes não eram abundantes na quarta geração. A rom dos cartuchos normais limitava isso.
Havia uma vantagem técnica no global da snes pra md, mas nada revolucionário. A vantagem da ps4 para a Switch hoje é bem maior e não é por isso que deixam de fazer grandes jogos. Era uma questão de terem dado mais suporte ao mega. Em vez de terem ido por outros caminhos.
 
É uma perspetiva interessante, mas a SNES tinha outras coisas que a Mega Drive não tinha. Não seria possível fazer o Chrono Trigger na Mega Drive. Tal como se calhar não seria possível fazer o Gunstar Heroes na SNES por isso mesmo, como referes e bem.

A SNES tinha uma capacidade gráfica e um chip de som superior, mas o processador da Mega Drive era de uma programação muito acessível e permitia uma exploração mais intuitiva do potencial da consola.

Vai do gosto...eu sempre preferi mais a Mega Drive mas um dos meus jogos favoritos de sempre é da SNES...

O som da SNES tinha maior fidelidade, mas soava muito fraco. Para quem tem interesse, está aqui uma entrevista da Digital Foundry com o Chris Huelsbeck, em que ele dá a sua opinião em como a SNES tinha um som "dull". E para quem já estava habituado ao som do Amiga, então soa duplamente fraco.

 
Eu tive a Mega mas diria que na época foram ambas marcantes.
A Sega tinha agentes autorizados, videoclubes...a Nintendo a marca Concentra e as lojas de brinquedos. A Sega tinha a força dos seus arcades mas ainda lhe conseguiu juntar a popularidade de Sonic, Streets of Rage. A Nintendo, sem tantas mudanças para o que lhe conhecemos hoje tinha as suas masotes de serviço.

Eu tive a Mega Drive tarde, em 1994. Sem net e sem informação que temos hoje, cometi algumas asneiras ao coleccionar jogos fracos (e caríssimos) e a passar ao lado de outros (wc 94 em vez do fifa 95, really?) mas eramos miudos e sabiamos o que sabiamos por colegas da escola. Alias a Saturn era lançada no Japão nesse ano e eu sabia lá o que eram os 32 bits, nada a ver com os tempos de hoje.

Não concordo que a partir de 94 tivessem saido jogos fracos. Comix Zone, MK3, Fifa, Sonic 3, Sonic 3D, Virtua Fighter 2, Street Fighter 2 Turbo, etc.. mas por essa altura surgiu o windows e os Pentium e ter um PC desses era um luxo (sim crianças dos anos 90, ter um computador era um luxo nessa altura)

Tecnicamente falando, não vão mais longe, o exemplo mais icónico de todos é o Sonic que simboliza o peocessamento rápido da MD e o Mario as cores e grafismo da GPU da SNES. E se fosse ao contrário, seriam os mesmos jogos?
 
Sim, o MD teve tantos jogos bons também:

Sonic (serie), Streets of Rage (serie), suporte directo da Disney (Mickey, Lion King, Alladin - e não estou a dizer que as versões exclusivas da snes desses jogos eram más, não. Mas as da Sega eram melhores), Shinobi (serie), Gunstar Heroes, Vectorman (serie) - para mostrar que a MD também fazia gráficos pre-rendered (sem chips de melhoramento no cartucho). O DK do SNES era melhor mas usou chips, Golden Axe (serie), Phantasy Star (serie), Shining Force (serie), a sua versão do Contra que era boa também, do Castlevania, das Tartarugas Ninja, do Mega Turricain... o Pulseman da Game Freaks conhecem? :) Comix Zone, Ristar, melhor versão do Earthworm Jim, Remakes dos MEGAMAN do NES (Willy Wars), Out Run, Super Hang-On (arcades 16bits); Beyond Oasis, Landstaker, o primeiro Rocket Night em exclusivo, Virtua Racing, sports games etc...

A SNES tinha melhores RPGs e imensos bons jogos mas a SEGA fez o que podia e ofereceu alguns RPGs de qualidade. Não é que o MD não tenha nada de RPGs, tem. Mas não é o seu forte.

E mesmo que se considere a SNES melhor aposta, o MD foi honroso e fez mais do que o suficiente para justificar a sua aquisição na altura e hoje merece muito respeito. Não se esqueçam: a Mega saiu em Outubro de 1989 e a SNES em Novembro de 1990 no Japão. A Nintendo tinha um market share absurdo, abusava da posição dominante com políticas que hoje seguramente seriam consideradas concorrência desleal. A Sega teve que contornar isso, sendo ela a arranjar pessoal e a desenvolver os IPs das third parties (com a autorização delas). No final de 1994 os novos lançamentos baixaram e houve poucas grandes apostas.
 
Última edição:
Back
Topo