Qual a melhor consola da 5º geração? (32/64 bits)

Qual a melhor consola de 32/64-bits?

  • Sega Saturn

    Votes: 218 49,9%
  • PlayStation/PSone

    Votes: 144 33,0%
  • Nintendo 64

    Votes: 75 17,2%

  • Total voters
    437
A Saturn foi muito famosa em Portugal porque era um país onde a Sega dominava. Lembro-me de quando saiu toda gente queria ter uma, mas depois de um momento para o outro chegou a PlayStation que conseguiu ter ainda mais sucesso, ainda por cima uma consola nova da Sony que foi a sua primeira.
 
Fico um pouco surpreendido em ver a Saturn com mais votos.
Julgava que a PSX ia ganhar à vontade.

De qualquer das formas, deixo aqui um video que creio que poucos conhecem.
A Sega começou o desenvolvimento do Shenmue para a Saturn, com um novo motor gráfico, que fazia uso de todo o poder da consola.
O resultado é muito bom, apesar de ser um protótipo. É pena que a Sega só tenha conseguido extrair este nível gráfico no fim da vida da consola.
Este motor gráfico também era para ser usado num port do Virtua Fighter 3. Mas desse nunca vi imagens ou videos.

 
A malta acabou por gostar mas a da saturn.

Eu tive boas memórias e bons tempos na N64, grandes noitadas com amigos no 007 e muitos outros jogos, aquele comando era fantástico.

Saturn foi onde comecei a jogar pela primeira vez o resident evil que me marcou para sempre, mas era cara a consola, mas era era a que os meus amigos tinham quase todos.

PlayStation, primeiro não liguei muito e achei uma consola simples com comandos simples e pensava que não ia ter muito sucesso e não investi muito nela ao início, só mais tarde vi o potencial e fiz upgrade para o dualshock e a investir em jogos que nunca tinha ouvido falar, um deles o metal gear solid e silent Hill e aí as coisas mudaram
 
Última edição:
Fico um pouco surpreendido em ver a Saturn com mais votos.
Julgava que a PSX ia ganhar à vontade.

De qualquer das formas, deixo aqui um video que creio que poucos conhecem.
A Sega começou o desenvolvimento do Shenmue para a Saturn, com um novo motor gráfico, que fazia uso de todo o poder da consola.
O resultado é muito bom, apesar de ser um protótipo. É pena que a Sega só tenha conseguido extrair este nível gráfico no fim da vida da consola.
Este motor gráfico também era para ser usado num port do Virtua Fighter 3. Mas desse nunca vi imagens ou videos.


O Yu Suzuki chegou a queixar-se das limitações que a Saturn lhe impunha, face ao que ele queria implementar no jogo. Quando soube que a Sega ia lançar a Dreamcast, preferiu concentrar-se em lançar o jogo na Dreamcast e descartar a versão Saturn.
 
Eu tive a PS1 e gostei dela.
Sobre o tópico, normalmente não existem consolas más, apenas são diferentes no caso da Saturn podemos dizer que tinha mais potência e valências que a PS1 mas era mais cara e isso ditou a pouca proliferação no mercado Europeu e Americano onde foi mal tratada até pelo então diretor da Sega Ocidente que simplesmente não gostava dela e não alinhou na estratégia de produto da própria corporação mãe abandonando-a quase antes de que saísse ao mercado.
Era também uma consola com um duplo processador e uma novidade dentro da novidade que representou a chegada do chamado jogo moderno e o aparecimento do 3D. Teve muito bom acolhimento no Japão e é uma consola de grande qualidade com o merecido selo Sega.
O que principalmente ditou que essa consola seja uma desconhecida em terras europeias foi o preço.
Para mim todas as consolas dessa geração são pares mas por potencia e por redesenho que representou na marca ligada à geração de ouro (sega) devermos considerá-la um referente do inicio do jogo moderno.
É uma das consolas mais difíceis de emular e dentro dessa geração a mais procurada hoje em dia.

Por razões óbvias não voto em nenhuma acho todas boas, cada uma tem pontos positivos e negativos quando comparadas, mas dentro de prestações e usos a Saturn provavelmente seria a mais versátil.

Tudo bem que o Bernie Solar era uma besta e fez o que fez com a Saturn, mas maior parte da culpa da má performance da Saturn no Ocidente (em especial nos EUA) é da SEGA japonesa, que forçou a SOA a lançar a consola mais cedo nos EUA para se antecipar à PS. O presidente da SOA na altura (Tom Kalinske) esteve contra essa decisão porque tinha todo o marketing e toda a comunicação da E3 de 95 preparado/a para um lançamento em Setembro, mais ou menos na mesma altura que a PlayStation e foram obrigado a mudar tudo em cima da hora, o que irritou retalhistas e distribuidoras de videojogos.
 
PS1, nem preciso de pensar, uma das poucas consolas que ainda me lembro do primeiro dia em que a recebi e cujos jogos, por alguma razão estranha, ainda hoje me divertem mais que as sucessoras.
Nunca pensei que tanta gente preferisse a Saturn em Portugal, curioso.
 
Aqui idem, só um amigo tinha Saturn, e os restantes com consolas tinham PS. Mas os votos aqui não significam que quem votou tivesse Saturn na altura.
 
Éramos o país da Sega, pelo que, pelo menos na minha realidade, eu e a maior parte dos meus amigos tinham uma Mega Drive, adorávamos a consola e, como tal, queríamos uma Saturn.

Arrisco-me a dizer que até 1997/98 a consola mais vendida em Portugal seria a da Sega. A partir daí é que a PS1 reinou. Tive vários amigos que tiveram uma Saturn e depois compraram a PS1.

Aliás, a minha Saturn foi comprada a um amigo, por uma bagatela, quando ele comprou uma PS1
 
A Saturn reinou durante muito tempo em Portugal, como diz o jabun, só lá para 1998 é que a PS1 começou a dominar. Eu tive vários amigos com Saturn e os meus primos tinham Saturn, mas depois vários deles acabaram por vender a consola para comprar a PS1 que começou a ganhar muita popularidade.

Dito isto, a PS1 está no meu top 3 de consolas preferidas de sempre e foi nela que votei.
 
Já eu, fiquei fascinado logo na altura do lançamento da PlayStation (1996?), quando um vizinho meu na altura adquiriu uma com dois dos pouquíssimos jogos disponíveis no momento, Ridge Racer que dispensa apresentações e Adidas Power Soccer, com o seu famoso "Predator Kick".

Desde esse dia que não via a hora de poder ter uma nas mãos e em 98, ofereceram-me uma, a edição com dual shock. Aquele demo disc que vinha incluído com jogos como Porsche Challenge ou Rapid Racer, rodou tantas e tantas vezes...

É, muito provavelmente, a minha consola favorita de sempre.

Mas tenho de dar crédito à Saturn, teve jogos fantásticos e alguns só mais tarde consegui jogar nomeadamente, World Wide Soccer 97, Nights ou o Dragon Ball Legends,

Foi uma geração tremenda.
 
Última edição:
A Saturn chegou numa altura que a SEGA dominava em Portugal, só em 98 a PSX começou a ter impacto.
Das três a mais potente até acho que é a N64, talvez a única consola Nintendo que é mais potente que as suas concorrentes.
 
Back
Topo