Qual a melhor consola da 5º geração? (32/64 bits)

Qual a melhor consola de 32/64-bits?

  • Sega Saturn

    Votes: 218 49,9%
  • PlayStation/PSone

    Votes: 144 33,0%
  • Nintendo 64

    Votes: 75 17,2%

  • Total voters
    437
Massudo sim, mas ergonómico? Não creio. Mas dito isto, eu também adoro o comando da Dreamcast, com o qual muita gente tem um ódio de estimação :-D Já o comando da Saturn, o v2 é adorado especialmente por quem é fã de fighters.
 
Massudo sim, mas ergonómico? Não creio. Mas dito isto, eu também adoro o comando da Dreamcast, com o qual muita gente tem um ódio de estimação :-D Já o comando da Saturn, o v2 é adorado especialmente por quem é fã de fighters.
Goste-se ou não daquele feel mais "joystiq" que propriamente um "analog", do Saturn 3D Pad e comando Dreamcast, mas a verdade é que devem funcionar no registo dos inputs exactamente desde o primeiro dia que desempacotaram a consola, até ao dia de hoje se jogavam com regularidade ao longo dos anos, que poder dizer o mesmo no uso com qualquer comando PS1, PS2, PS3, PS4 e PS5.
Microsoft, Nintendo & cia também ao barulho. (dead zones e drift)

Hall Sensors, baby.

2CjDW.png


E a visão pioneira é puramente Sega. Quer quando saia furado, ou quando inova.
 
Não concordo muito com a moda de evangelização que tem sido feita recentemente aos joysticks à base de Efeito de Hall. Compreendo no entanto o seu surgimento, atendendo à praga de drift existente nos comandos das consolas actuais, em especial os que equipam as Nintendo.

Tendo vários comandos da Dreamcast, embora nenhum sofra de drift, todos eles têm dead zones diferentes e, embora não directamente relacionado, a rigidez do analógico é também ela diferente em todos eles. E não se trata de uma questão de uso, porque já o eram assim ao sair da caixa.

Tenho Dreamcast desde a sua altura, e lembro-me de sempre relegar o comando com menor rigidez e uma dead zone maior ao meu irmão mais novo (da mesma forma que as visitas ficavam sempre com o pior comando, fosse em que consola fosse, acho que todos se identificam com isto :002: ).
Hoje em dia tenho várias DCs, vários comandos, alguns deles ainda em caixa novos, e não existe 1 que tenha uma dead zone igual a outro.

Por outro lado, os comandos da 360 e da One que tenho conseguem ser mais precisos que os da DC, e não sinto neles as disparidades que sinto nos comandos da DC no que se refere ao analog stick: rigidez e dead zones all over the place.

No que se refere a drift, devo ser sortudo mas nunca tive um único comando com drift até aos dias de hoje, mesmo nos comandos com joystick à base de potenciómetros.
 
Massudo sim, mas ergonómico? Não creio. Mas dito isto, eu também adoro o comando da Dreamcast, com o qual muita gente tem um ódio de estimação :-D Já o comando da Saturn, o v2 é adorado especialmente por quem é fã de fighters.
O comando V2 da Saturn é, na minha opinião, o derradeiro comando para jogos 2D.

E está aqui mais um fã do pad da Dreamcast! É estranho, mas sempre o achei bem ergonómico.
 
Não me digam que fui o único a gostar desse comando? Jogava muito resident evil e tomb raider e desses géneros, também sega rally e Daytona e mais outros semelhantes.


Adorei o comando

EC983404-6-CE5-4335-A14-A-F283693-AAD8-F.webp
 
Mas esse da mega drive de 6 botões não gostei, sempre preferi o normal de 3 botões.

Só nunca experimentei o grande circular da Saturn.
 
Playstation 1 pelas memórias que me deu a longo dos anos e que ainda perduram nos dias hoje. Ainda me lembro de chegar a casa com ela, montar a consola...ver o Demo 1 e ficar a pensar para mim que aquilo era tudo incrivel demais para ser verdade.
 
Ambas causaram furor, a PS1 teve um peso determinante na indústria e nas suas sucessoras. Se tivesse fracassado, se calhar hoje não tinhamos o mundo Playstation.
A Saturn foi uma pena não ter tido um ciclo de vida mais longo, mas pronto toda a gente sabe os erros que a Sega comenteu nesses anos.
 
Acredito que se cai no exagero de criticar os erros da Sega como a principal causa do fracasso da Saturn. Qual a empresa que não cometeu erros?! Existiram muitas jogadas de bastidor, muitas das quais não temos conhecimento até hoje. Só em 1995 a Sega publicou 152 jogos...
 
A Saturn começou bem, o problema é em 1998 (três anos depois!) já ter poucos lançamentos e ter começado a definhar no mercado. Três anos saudável no mercado é muito pouco. Imagina uma PS4 ou uma Switch serem substituídas 4 anos depois de serem lançadas?

Conheço muito pessoal que, na altura, ficou lixado com a Sega. Tanto é que não migraram da Saturn para a Dreamcast, mas sim... para a PS1!

Alguns dos melhores jogos de sempre desta indústria vieram dos estúdios da Sega, mas é inegável que, ao nível do hardware, tomaram muitas decisões... questionáveis.

Já a título pessoal, a Saturn é uma das minhas consolas preferidas. Ando agora a passear pelos três cenários de Shining Force III e estou outra vez maravilhado
 
Back
Topo