Qual a melhor consola da 6ª geração? (128-bits)

Qual a melhor consola de 128-bits?

  • Dreamcast

    Votes: 81 17,9%
  • PlayStation 2

    Votes: 278 61,4%
  • GameCube

    Votes: 33 7,3%
  • Xbox

    Votes: 61 13,5%

  • Total voters
    453
Na minha opinião a melhor consola dessa geração foi a Dreamcast, embora como todos sabemos a PS2 acabou por ser a consola de maior sucesso.
 
Votei Dreamcast. Tenho ainda a minha e tive uma Xbox.

Já li grandes barbaridades a dizer que a Xbox nao teve sucesso porque era facil de piratear(i LOLED hard). Só a gamecube é que era potencialmente mais dificil de piratear devido aos discos que usava.

O problema da Xbox foi só e apenas a Playstation 2. Tenho muita pena de nao ter jogado jogos que sao agora multiplataformas, como os jogos de anime, os Final Fantasy e montes de JRPGs. Claro que joguei Halo(cujo primeiro jogo, é capaz de ter sido o meu maior "OH MY GOD" de sempre a jogar um jogo), Ninja Gaiden e Jet Set Radio Future, mas no geral tinha poucos exclusivos.

A Dreamcast pah...só tenho que dizer uma palavra



Shenmue
 
e verdade apesar de ter ps2 e ter adorado esta consola e ainda gostar smp fiquei algo curioso com a xbox e como nnc toquei numa nem vi o que ela faz numa tv!sei pela spec que vi na net que muito mais poderosa que uma ps2 na boa!

um pouco off topic a primeira xbox e melhor que a WII ou a WII ganha??

em termos de jogos por ex tenho o black na ps2 ele tambem saiu na xbox, era melhor la ou a mesma coisa?e que pelas specs ve se que a xbox tem um processador grafico muito superior ah ps2!
 
Isso de pegares no mesmo jogo e veres nas 2 consolas não serve propriamente para ver qual tem melhor hardware, porque os jogos são feitos numa plataforma e depois portados para a outra, logo a de origem fica sempre melhor, alem disso, nada garante que eles puxem a consola ao maximo.

Quanto á Xbox, duvido que ela conseguisse o que a Wii faz no galaxy.
 
Isso de pegares no mesmo jogo e veres nas 2 consolas não serve propriamente para ver qual tem melhor hardware, porque os jogos são feitos numa plataforma e depois portados para a outra, logo a de origem fica sempre melhor, alem disso, nada garante que eles puxem a consola ao maximo.

Quanto á Xbox, duvido que ela conseguisse o que a Wii faz no galaxy.

isso eu nao sei!mas pelo as imagens que vi na net!diz me que a xbox faz mt melhores graficos que a ps2!em termos de resoluçao a xbox faz o que 720p??tem ligaçao por componente tambem ou ja tinha suporte HDMI??
 
UI acalma-te lolol, a Xbox não era HD, como é que querias que tivesse HDMI/componentes? A primeira consola HD foi a 360, antes disso, ou AV ou sintonização manual :banjump:

A Xbox era superior à PS2 em termos de hardware,mas nao assim tao superior
 
Última edição:
"A Xbox era superior à PS2 em termos de hardware,mas nao assim tao superior"

ui... Tinha dito para mim mesmo, q ñ ia participar mais neste tópicos, mas a paixão q tenho por consolas e jogos em geral, é mais forte q eu! ;)

A diferença de hardware entre a Ps2 e X Box 1 ñ é pequena, é bastante razoável...

Do q me lembro assim de cabeça, a Ps2 tem um processador a 300mhz, 32 mb ram e alcança um máximo de 75 milhões de por segundo.

Já a primeira X Box tem um processador a 733 mhz (arqutectura baseada num pentium III), 64 Mb de ram, alcança 125 milhões por segundo e "como bónus", ainda incluía um disco rígido (o meu tinha 8 Gb)

Quanto ao Hardware propriamente dito, acho q ñ pode haver dúvidas...:p

Por outro lado, como ñ sou parvo, tenho q dizer q a rainha das 128 bits foi de facto, a Ps2.

Diz se q tem muito lixo (e tem) mas isso, é normalíssimo dado q, as software houses aderiram a Ps2 em massa, e apesar do lixo, continua a ter mais qualidade q as outras.

Vão me dizer, q o catalogo da Game Cube (q eu adoro) em qualidade é superior a Ps2... ñ é. Tem mt menos lixo. Sj qual for o tamanho da lista de jogos de qualidade q se consigam lembrar para a GC, eu lembrar me ei sempre duma maior para a Ps2, pq existem mais.

Com isto, ñ quero dizer, q a Ps2 vença a GC em todos os géneros de jogos q existem...

Assim, pode haver um grupo de jogadores q prefere a PS2, outro q prefere a GC e outro ainda, q prefere as duas (q é claramente o meu caso relativamente as 128 bits)

cumps!
 
Última edição:
Estás a comparar alhos com bugalhos.

Mhz não são um indicador fiável quando são arquitecturas mais que diferentes e a PS2 nem tem o que pode ser chamado um GPU moderno, o GS não faz draw de um poligono que seja, tem de ser feito pelo CPU, o GPU só os textura e não faz efeitos alguns em hardware... tem tudo de ser codificado para esse fim.

Sem contar os numeros são exagerados, a PS2 puxou 10 milhões de poligonos por segundo nas lonas, 75 milhões era o limite teorico não texturado (logo, um benchmark inútil de drawing de triangulos simples) e sem ter em conta as bottlenecks do hardware que limitavam a coisa além disso. Da mesma forma que nos specs da Xbox a Microsoft se lembrou de meter nos specs que puxava mais umas dezenas de milhões de poligonos não texturados que a Geforce 3 equivalente para PC... Por milagre.

A Xbox fez 15 milhões de poligonos como máximo em realworld performance, nunca 125 milhões.

E, já que estamos a falar de numeros, os "6 a 12 milhões de poligonos por segundo" da GC foram excedidos no lançamento, com o Rogue Squadron 2 a fazer 15 milhões. Ou ainda a Dreamcast que era suposto puxar 3 milhões de poligonos e puxou 5 milhões.


Case in point: paper specs, não confies neles, cada fabricante usa os seus, e alguns parece que os obtêm por sorteio.
 
Estás a comparar alhos com bugalhos.

Mhz não são um indicador fiável quando são arquitecturas mais que diferentes e a PS2 nem tem o que pode ser chamado um GPU moderno, o GS não faz draw de um poligono que seja, tem de ser feito pelo CPU, o GPU só os textura e não faz efeitos alguns em hardware... tem tudo de ser codificado para esse fim.

Sem contar os numeros são exagerados, a PS2 puxou 10 milhões de poligonos por segundo nas lonas, 75 milhões era o limite teorico não texturado (logo, um benchmark inútil de drawing de triangulos simples) e sem ter em conta as bottlenecks do hardware que limitavam a coisa além disso. Da mesma forma que nos specs da Xbox a Microsoft se lembrou de meter nos specs que puxava mais umas dezenas de milhões de poligonos não texturados que a Geforce 3 equivalente para PC... Por milagre.

A Xbox fez 15 milhões de poligonos como máximo em realworld performance, nunca 125 milhões.

E, já que estamos a falar de numeros, os "6 a 12 milhões de poligonos por segundo" da GC foram excedidos no lançamento, com o Rogue Squadron 2 a fazer 15 milhões. Ou ainda a Dreamcast que era suposto puxar 3 milhões de poligonos e puxou 5 milhões.


Case in point: paper specs, não confies neles, cada fabricante usa os seus, e alguns parece que os obtêm por sorteio.

Ñ vejo pq q velocidade de relógio neste caso, ñ é um indicador fiável... Dizes q são arquitecturas muito diferentes e eu concordo contigo, mas uma vez mais, o sistema q tem a arquitectura mais complexa é a PS2 a X BOX 1 tal como a 2 é similar a um PC (Por favor ñ digam q eu acho q a xbox tem as funções tds de um pc...)

Oh... é evidente q 125 M de polignos por seg e até 75 M por seg é muita fruta... Trata - se duma estimativa do rácio de polignos em situções muito favoráveis, tão favoráveis, q nc ocorreram. Anyway, a xbox potencialmente, consegue sacar uns bons milhões de polignos a mais em relação a Ps2. Penso que, os Exclusivos X box como o Halo, DOA: Extreme beach Volleyball mostram a diferença de gráficos entre as duas consolas (penso ainda assim, que a XBOX ñ foi espremida na totalidade, podia ter ido mais longe.)

Amigo sem ofensa, mas tenho sérias dúvidas q o gpu da ps2 seja melhor q o da xbox. O chip gráfico da XBOX foi desenvolvido pela Nvídia, tem uma frequência de relógio superior (ñ acredito q tenha menos memória gráfica q a ps2, mas agr ñ me lembro ao certo quanto tem)
Pra além disso, faz uso extensivo do Direct X (7 ou 7.1 já ñ me lembro) dai o "X" no nome da consola.

Concordo, q nem td q vem nos "paper specs" deve ser levado a letra pq são exagero, manobras de marketing. Por outro lado, outras coisas são palpáveis e produzem resultados visíveis são portanto factos.

Resumindo, já abri e vi as componentes q a XBOX tem dentro, assim como tb evidentemente, já a vi em "acção" por isso defendo, q a diferença de Hardware entre a PS2 e a XBOX Ñ é ligeira mas sim razoável.

Cumps! ;)
 
Última edição:
Pelas spec da xbox tem um CPU bem mais rapido que a ps2!e GPU tambem!a ps2 tem 147mhz!
http://en.wikipedia.org/wiki/Xbox

e pelas specs da WII a xbox 1 tem um CPU mais rapido e uma GPU ligeiramente inferior!nao sei esta informação esta correcta!mas sim de facto se formos a comparar o melhor da ps2 com o melhor da xbox que tambem duvido que a consola tenha sido totalmente aproveitada, vemos um excelente God of war na ps2 e Resident evil 4 e GT 4 pra sim sao os melhores graficos da ps2, depois na xbox assim que lembro so mesmo o Halo so vi videos do Halo 2 para a xbox e acho que a ps2 embora seja um boa consola aquele jogo ela nao conseguia fazer!gostava era d ver a difrença do Black da ps2 e o da xbox pra mim e o melhor FPS da ps2 que jogao e efeitos tem o jogo!!!!

e tambem la esta a dizer que a xbox faz os 720p e 1080i!
 
Eu tive Dreamcast e nunca tive ps2 (infelizmente, agora tenho ps3) e posso dizer que a vencedora é claramente a ps2!
Em tudo: jogos, gráficos, lê dvd, etc etc etc..
 
ela correr o halo e etc até corria... mas sem o mesmo nível de detalhe gráfico, com umas texturas mais pobres e talvez com um slowdown aqui e a li de vez em quando.

Mas daria pa jogar...seria uma versão pior pronto.
 
UI acalma-te lolol, a Xbox não era HD, como é que querias que tivesse HDMI/componentes?

Isto não corresponde inteiramente à verdade. Comprando o adaptador, a Xbox original suporta HD com componentes. Também suporta digital audio out (DD 5.1):
Can the Xbox handle my high-definition TV?

Xbox was designed with high-definition TV support specifically in mind. Xbox supports HDTV and TV resolutions up to 1920x1080 with the purchase of the High Definition AV Pack. The High Definition AV Pack supports HDTV RGB video and your choice of RCA Audio or Digital Audio over optical cable.
Pessoalmente tenho 3 xboxs e uso-as (em HD) todos os dias, para ver videos (normalmente em SD).

Alguns, pouco, jogos tinham suporte HD também. Nas covers dizia lá sempre se tinha suporte 720p e etc. Procurei um pouco na net e encontrei esta listagem de alguns jogos HD.

Agora vão levar com a lista toda, até porque depois quero experimentar em casa fica já aqui:

720p Games:

25 to Life 16:09 480p 720p
Amped 2 16:09 480p 720p
Atari Anthology 16:09 480p 720p
Charlie and the Chocolate Factory 16:09 480p 720p
Crash Nitro Kart 16:09 480p 720p
Disney's Extreme Skate Adventure 16:09 480p 720p
Dragon's Lair 3D 16:09 480p 720p
Enter the Matrix 16:09 480p 720p
ESPN Major League Baseball 2k4 16:09 480p 720p (720p in 16:9 only)
ESPN NBA Basketball 2K4 16:09 480p 720p
Evil Dead: Regeneration 16:09 480p 720p
FIFA Soccer 2006 16:09 480p 720p
FIFA Street 16:09 480p 720p
FIFA Street 2 16:09 480p 720p
Freedom Fighters 16:09 480p 720p
Justice League Heroes 16:09 480p 720p
Mortal Kombat: Armageddon 16:09 480p 720p
MVP Baseball 2004 16:09 480p 720p
MVP Baseball 2005 16:09 480p 720p
MX Unleashed 16:09 480p 720p
MX vs. ATV Unleashed 16:09 480p 720p
NBA 2K3 16:09 480p 720p
NBA Ballers 16:09 480p 720p
NBA Live 2006 16:09 480p 720p
Scarface: The World is Yours 16:09 480p 720p
Soul Calibur II 16:09 480p 720p 5.1 (720p in 4:3 only)
Steel Battalion: Line of Contact 16:09 480p 720p
Street Hoops 16:09 480p 720p
Syberia 16:09 480p 720p
Terminator 3: Rise of the Machines 16:09 480p 720p
The Incredible Hulk: Ultimate Destruction 16:09 480p 720p
The Sims: Bustin' Out 16:09 480p 720p
The Urbz: Sims In The City 16:09 480p 720p
The Warriors 16:09 480p 720p
Tony Hawk's Pro Skater 4 16:09 480p 720p
Tony Hawk's Underground 16:09 480p 720p
Tony Hawk's Underground 2 16:09 480p 720p
Total Overdose 16:09 480p 720p
True Crime: Streets of L.A. 16:09 480p 720p
Virtual Pool 16:09 480p 720p
World Series Baseball 2K4 16:09 480p 720p
X-Men Legends 16:09 480p 720p
X-Men Legends II: Rise of the Apocalypse 16:09 480p 720p

1080i Games
Atari Anthology 16:09 480p 720p 1080i
Dragon's Lair 3D 16:09 480p 720p 1080i
Enter the Matrix 16:09 480p 720p 1080i
MX Unleashed 16:09 480p 720p 1080i
MX vs. ATV Unleashed 16:09 480p 720p 1080i
Syberia 16:09 480p 720p 1080i
 
Última edição:
"As is"... provavelmente não. Downgraded... claro. Até o GBA seria capaz de correr um jogo na primeira pessoa chamado "Halo". Mas nunca seria o Halo da Xbox. Mas para ser sincero, nem acho o Halo nada de especial a nível de gráficos. O Ninja Gaiden impressionou-me muito mais embora não faça ideia se está a puxar mais ou menos polígonos (mas também não me interessa).

A título de exemplo, o Resident Evil 4 da GameCube está à frente de praticamente tudo o que foi feito na Xbox nesse departamento (gráficos) e a Capcom conseguiu colocá-lo a correr na PS2. Lá está... com cortes. Mas corre. E é um dos jogos com melhor aspecto na consola, mesmo sendo uma versão "castrada".

Hei amigo tb ñ é preciso exagerar... :p muitos dos efeitos visuais do halo (ñ tds) e a arquitectura dos níveis dava pa enfiar numa hipotética versão ps2. Tu bem sabes q a ps2 ñ é um Game Boy...

Repara q tu mesmo sem querer, tas a defender a minha ideia:

Deste como exemplo o Resident Evil 4. Disseste q apesar da versão PS2 ser uma versão castrada da GC ainda assim, era um dos melhores jogos na PS2.

Logo tas a defender a minha ideia, de que as versões Ps2 apesar de serem piores são perfeitamente jogáveis. Se a diferença fosse gigante em vez de apenas razoável, a ps2 ñ teria o apoio q teve, das Software Houses nem tão pouco venderia o q vendeu.

O Halo apesar de ficar pior na PS2 tb seria capaz de ser um jg gratificante pra quem gosta do género.
 
Entao pronto!em termos de hardware a melhor consola foi a xbox!mas claro a ps2 ganhou pelos seus jogos que mesmo nao tendo a mesma qualidade foi o suficiente para ultrapassar as xbox!
 
A GC tem limitações em termos de catálogo mas merecia um lugar mais honroso. Eu dava lhe a segunda posição nem q fosse só pela franchise da Nintendo q faz jogos de luxo...

E ainda tem o RESIDENT EVIL 0, 1 e a melhor versão 128 bits do re4...
 
Última edição:
Ñ vejo pq q velocidade de relógio neste caso, ñ é um indicador fiável... Dizes q são arquitecturas muito diferentes e eu concordo contigo, mas uma vez mais, o sistema q tem a arquitectura mais complexa é a PS2 a X BOX 1 tal como a 2 é similar a um PC (Por favor ñ digam q eu acho q a xbox tem as funções tds de um pc...)
Não é um indicador minimamente fiável porque estás a comparar um MIPS, com um *****, com um CPU x86... E se só por esta menção ainda não viste porque é uma asneira de todo o tamanho... não tenho mais nada a dizer.

Sem contar que o cpu da GC tinha uma pipeline de execução reduzida com 7 stages, e o celeron da Xbox tinha 17 Stages; no tema das stages das pipelines basta dizer que há uns anos quando os Pentium 4 levavam cabazadas de meia noite dos AMD's a MHz bem inferiores, era em grande parte porque os AMD's tinham 17 Stages, e os Pentium 4 para albergarem mais MHz tinham quase 30 Stages. Ou podia ainda referir como cada core da X360, ou o PPE da PS3 levam a 3.2 GHz cabazadas de um ***** a 1.4 GHz (mesma arquitectura, mas stripped down, e de novo... 17 stages versus quase 30). MHz é um daqueles indicadores obsoletos, dá para comparar um produto da mesma arquitectura desde que esta não seja stripped down e tenha stages equiparáveis, mas como tu fizeste a comparação... não tem pés nem cabeça.

E a PS2 era uma espécie tão diferente do cpu standard "actual", nas tasks que lhe eram dadas e no fillrate face ao GPU que estamos a falar de uma besta completamente diferente. Dá pra traçar paralelos no que toca a rendimento (naturalmente), mas não dá para andar a comparar CPU's pelos MHz.
Oh... é evidente q 125 M de polignos por seg e até 75 M por seg é muita fruta... Trata - se duma estimativa do rácio de polignos em situções muito favoráveis, tão favoráveis, q nc ocorreram. Anyway, a xbox potencialmente, consegue sacar uns bons milhões de polignos a mais em relação a Ps2. Penso que, os Exclusivos X box como o Halo, DOA: Extreme beach Volleyball mostram a diferença de gráficos entre as duas consolas (penso ainda assim, que a XBOX ñ foi espremida na totalidade, podia ter ido mais longe.)
No caso da Xbox nem era uma estimativa quando de um dia para o outro alegaram que puxava mais x milhões poligonos; de onde foi tirada essa estimativa? foi atirada ao ar. Além de não estamos a falar de condições especiais, estamos a falar de condições não replicáveis, ou vais fazer um jogo com poligonos não texturados?

Como te disse... a Xbox puxou 15 milhões de poligonos a 30 frames por segundo. E normalmente as developers preferiam puxar antes, o máximo de cerca de 10 milhões de poligonos a utilizar o truque do poligono (renderizar um poligono para conseguir tirar o dobro das texturas por passagem)

A Xbox era a plataforma da geração passada com mais hit a texturar as coisas. A PS2 tinha isso como um processo praticamente independente (mas como era uma traquitana de custom chips a maior parte dos jogos usa texturas de 16 cores) e a Dreamcast e a Gamecube eram, comparativamente, bestas na texturação, não tinham throughputs não texturados particularmente altos, mas tinham hit na aplicação das texturas comparativamente baixo. (não estou a dizer que a Dreamcast era mais potente que qualquer outra plataforma da geração passada, mas... era uma texturing beast, alright)


Quanto à Xbox poder ter ido mais longe, era complicado, ela tinha bottlenecks severos em dois campos, software e hardware. No hardware estava estrangulada no bandwidth e velocidade de acesso da RAM "unificada", o GPU não tinha Z-Buffer nem framebuffer's integrados "de borla" o que te gamava logo 8 MB de RAM (ou mais, caso te aventurasses em resoluções mais altas) tinha muito hit a texturar e só fazia 1 texture layer per pass em cada pipeline (utilizava-se o truque do poligono para tirar duas... coisa que devia fazer nativamente e sem hit acrescido) e em software estava congestionada pela kernel windows nt que lhe corria debaixo do capô, tinhas muitos casos de inconsistência de framerate devido a isso, porque o OS ia buscar recursos para preencher as suas necessidades quando os jogos estavam a correr e com prioridade face a eles.
Amigo sem ofensa, mas tenho sérias dúvidas q o gpu da ps2 seja melhor q o da xbox. O chip gráfico da XBOX foi desenvolvido pela Nvídia, tem uma frequência de relógio superior (ñ acredito q tenha menos memória gráfica q a ps2, mas agr ñ me lembro ao certo quanto tem)
Pra além disso, faz uso extensivo do Direct X (7 ou 7.1 já ñ me lembro) dai o "X" no nome da consola.
Não me metas palavras na boca. O que eu te disse é que o GPU da PS2 não é um GPU "moderno" não faz output de um único poligono.

Se isso é dizer que é melhor...

A Geforce 3 da Xbox era DirectX 8.
Concordo, q nem td q vem nos "paper specs" deve ser levado a letra pq são exagero, manobras de marketing. Por outro lado, outras coisas são palpáveis e produzem resultados visíveis são portanto factos.
Quem os quer levar à letra para fazer comparações és tu.
Resumindo, já abri e vi as componentes q a XBOX tem dentro, assim como tb evidentemente, já a vi em "acção" por isso defendo, q a diferença de Hardware entre a PS2 e a XBOX Ñ é ligeira mas sim razoável.

Cumps! ;)
É bem grande, a diferença. A tua comparação, a base dela para quantificar essa diferença... é que não tem pés nem cabeça.
 
Última edição:
Back
Topo