1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a melhor distro de linux?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por renafi, 2 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 53; Visualizações: 2677)

  1. renafi

    renafi Power Member

    Boas. Queria instalar uma distro (não muito complicada) de linux para experimentar. O que vocês recomendam? (Já ouvi falar boas coisas do Ubuntu).

    Já agora: como é que faço um dual-boot? (como consigo por os 2 SO (Linux e Windows) a trabalhar em dual boot?)
     
  2. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Andas 1 pouco deslocado tlvz ? :007:
    GNU/Linux e sistemas *NIX

    By the way, melhor distro ? convem especificar mesmo, porque o universo Linux tem soluções para todas as vertentes... consulta os stickys/post ja existentes.
    Ubuntu, Opensuse, fedora (6) são as mais populares.
     
  3. Parafuso

    Parafuso Power Member

    MOVE este tópico para a Theard indicada pelo AndreAPL
     
  4. Hav0c

    Hav0c Power Member

    Na minha opinião, acho que é o Ubuntu, Kubuntu (mesma coisa, mas com KDE pre-instalado), e Fedora.
     
  5. mundano

    mundano Power Member

    Não há nenhuma que se possa dizer que é a melhor.. Cada distro tem o seu propósito e aquela que é melhor para ti, pode não ser a melhor para mim..



    Agora, se queres experimentar Ubuntu é um excelente ponto de partida. E dentro das distros altamente orientadas para o Desktop é sem duvida uma das melhores em muitas áreas..
     
  6. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Nem mais Mundano, não há a melhor distro. Há distros que têm diferentes filosofias e sistemas de pacotes, mas no fundo no fundo, é tudo GNU/Linux. Existem distros mais amigaveis para pessoas que nunca utilizaram Linux, ou para principiantes (Fedora, OpenSuse, Mandriva, Ubuntu), e depois há outras que para mim são bem melhores, casos Slackware (pois claro), Gentoo, embora possam ser mais dificeis de instalar e começar a usar, é com estas que vais aprender mesmo Linux.
     
  7. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Para o dual boot a maneira mais simples é instalares o Partition Logic, crias uma partição ext3 e uma swap, depois na instalação do linux escolhes a opção para fazer as partições de forma manual e montas a "/" na partição ext3 que criaste, a swap na swap e pronto.

    Quanto à melhor distribuição depende, como já foi dito, de muitos factores, para começar a mais simples é mesmo o Ubuntu, especialmente por causa da enorme comunidade que tem, mas nada como ires experimentando umas quantas até encontrares a que é ideal para o teu caso
     
  8. Cunha00

    Cunha00 Power Member

    aproveito esta thread para perguntar qual a distro mais apropriada para instalar num pc pra com 7 ano com windows 95 e para uma pessoa que nem sabe o que é linux.

    xubuntu é capaz de mesmo assim ser pesado
    DamnSmalLinux não é muito "windows like"
     
  9. VuDu

    VuDu Power Member

    Pk d DSL nao é windows like? Se lhe instalares o XFCE n vai ficar igual ao xubuntu?
     
  10. RAMBox

    RAMBox Power Member

    Dual Boot

    Dependendo da Distro teras alguns programas para fazerem isso tal como o lilo ou o Grub depois se ouver alguma espiga e so dar um configuradela e apontar para o sitio certo e simples no Google encontra isso .

    Distro eu odeio o Ubunto e Caixa Magica lol , O Fedora e o OpenSuse são muito fixes podes usar tb o Kurumin ou Knoppix que na minha opinão são melhores que o Ubunto ;)
     
  11. Banshee

    Banshee Power Member

    Escreve-se ubuntu.

    Já agora, porquê o ódio?
     
  12. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Talvez por usar Gnome, talvez por cada vez se parecer mais ao Windows, e por tornar os users de Gnome uns idiotas...

    Quem diz isto do Gnome foi o Linus não fui eu...
     
  13. samurax

    samurax Power Member


    Já usei Gentoo vários anos e agora mudei para Ubuntu pela facilidade que este tem de colocar tudo a funcionar. Discordo da opinião que tens do Gnome. Acho-o bastante interessante para qualquer utilizador comum. Imagina um pai que até está interessado em experimentar linux. Se lhe meteres algo à frente que não dê para configurar facilmente através de menus, depressa começará a arrancar cabelos e volta para o windows. Sei que 90% do que aprendi foi com gentoo mas começar no duro custa um bocado.
     
  14. LnxSlck

    LnxSlck Power Member


    Começaste no Gentoo e começaste tu muito bem, agora isso de comparar Gnome com KDE, o KDE é muito mais Windows-like do que o Gnome, menu K menu start, e por ai...

    Não gosto do Gnome, porque tal como o Linus, penso que trata os utilizadores como idiotas que não sabem nada de nada, então fazem tudo pelos utilizadores facilitando ao máximo, isso se para um newbie é óptimo, para mim não é, prefiro CLI a GUI, e velocidade a aspectos visuais, mas isso sou eu.

    Acho que KDE é muito mais fácil de utilizar do que Gnome, só o file manager do Gnome (Nautilus acho eu) parte me todo, é entrar em 10 directorios e ja temos 10 janelas abertas...

    Seja como for, a beleza do Linux é a liberdade, liberdade de escolha, quem gostar de Gnome que use Gnome pois então, quem gostar de KDE ou Flux ou o que for, que usem o que quiserem.. :-D
     
  15. CR_

    CR_ Power Member

    ? A ultima vez que que eu usei KDE era só menus, menus e Konfusão. GNOME tem uma ordem lógica e simples. E por favor estar sempre a repetir uma frase que Linus disse à já a bastante tempo, os DE também evoluem.

    [​IMG]

    Navegação por tabs, abre na própria janela (não como estas a dizer) e atalhos laterais. Humm...
     
  16. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Só se isso saiu há pouco tempo, pelo que quando eu usava o nautilus funcionava tal como eu te dizia.

    Mas é como já disse aqui, cada um usa o que quer, eu por mim fico-me pelo Flux, e de vez em quando uso KDE, simplesmente com 4 icones no ambiente de trabalho e chega... Konfusão ?? Não sei em quê...
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Dude, exactamente à quantos anos não tocas no Gnome? É que falar sem conhecer é lixado ... O nautilus já tem a possibilidade de escolheres entre abrir tudo na mesma janela ou em janelas separadas à muito tempo :rolleyes:

    Mas cada um sabe o window manager que se adapta melhor aos seus gostos, e aí não há discussão possível. Se me disserem que o KDE é superior ao Gnome, eu só posso discordar, porque não o é, para mim, e para muita gente. Mas são gostos ... Falas em confusão, e depois valorizas o KDE em vez do Gnome. Mais contraditório que isso não é fácil. O KDE tem os menus e as interfaces mais complicads, feias e cheias de maravilhas que alguém possa imaginar.

    Só podes estar a brincar ... Há coisa mais parecida com o windows que o KDE?
     
    Última edição: 8 de Fevereiro de 2007
  18. J[PT]

    J[PT] Power Member

    Eu continuo Fiel a Fedora ... a velha guarda do Red-Hat... neste momento Fedora Core 6 para quase tudo... a nivel de ambiente Grafico... Qual vista qual quê.... apesar de usar tambem o vista e o Xp... mas para produtividade ja faço muita coisa em Linux e já convenci muita gente que só usa Net + Office a mudar-se e até ver 0 zero problemas com Fedora core 6...
     
  19. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Quem fala assim sabe o que diz ;)
     
  20. Ragnarok

    Ragnarok Folding Member

    Incrível como te contradizes no mesmo post, em parágrafos juntos e tudo! :)

    Já agora, não percebo qual é a vossa cena com o Linus. Se querem idolatrar alguém, idolatrem as pessoas por de trás do GNU. O sistema operativo chama-se GNU/Linux e não Linux e caso não tenham reparado, a parte do Linux vêm apenas do kernel (não me venham tentar explicar a importância do kernel ok?), tudo é resto é GNU e acreditem que se não fosse pelas ferramentas que este disponibiliza, ninguém teria começado a usar o so called Linux.

    "O Linus disse que não gosta de Gnome, logo o Gnome é uma porcaria!". :rolleyes:
    Agora já só falta começarem a distribuir revistas à casa das pessoas para fundarem as Testemunhas de Linus.

    /rant

    PS: O KDE não é mais fácil de usar, é mais familiar para as pessoas habituadas ao GUI do Windows, o que eu julgo ser bastante negativo.
     

Partilhar esta Página