Qual a melhor distro de linux?

renafi

Power Member
Boas. Queria instalar uma distro (não muito complicada) de linux para experimentar. O que vocês recomendam? (Já ouvi falar boas coisas do Ubuntu).

Já agora: como é que faço um dual-boot? (como consigo por os 2 SO (Linux e Windows) a trabalhar em dual boot?)
 
Não há nenhuma que se possa dizer que é a melhor.. Cada distro tem o seu propósito e aquela que é melhor para ti, pode não ser a melhor para mim..



Agora, se queres experimentar Ubuntu é um excelente ponto de partida. E dentro das distros altamente orientadas para o Desktop é sem duvida uma das melhores em muitas áreas..
 
Nem mais Mundano, não há a melhor distro. Há distros que têm diferentes filosofias e sistemas de pacotes, mas no fundo no fundo, é tudo GNU/Linux. Existem distros mais amigaveis para pessoas que nunca utilizaram Linux, ou para principiantes (Fedora, OpenSuse, Mandriva, Ubuntu), e depois há outras que para mim são bem melhores, casos Slackware (pois claro), Gentoo, embora possam ser mais dificeis de instalar e começar a usar, é com estas que vais aprender mesmo Linux.
 
Já agora: como é que faço um dual-boot? (como consigo por os 2 SO (Linux e Windows) a trabalhar em dual boot?)

Para o dual boot a maneira mais simples é instalares o Partition Logic, crias uma partição ext3 e uma swap, depois na instalação do linux escolhes a opção para fazer as partições de forma manual e montas a "/" na partição ext3 que criaste, a swap na swap e pronto.

Quanto à melhor distribuição depende, como já foi dito, de muitos factores, para começar a mais simples é mesmo o Ubuntu, especialmente por causa da enorme comunidade que tem, mas nada como ires experimentando umas quantas até encontrares a que é ideal para o teu caso
 
aproveito esta thread para perguntar qual a distro mais apropriada para instalar num pc pra com 7 ano com windows 95 e para uma pessoa que nem sabe o que é linux.

xubuntu é capaz de mesmo assim ser pesado
DamnSmalLinux não é muito "windows like"
 
Dual Boot

Dependendo da Distro teras alguns programas para fazerem isso tal como o lilo ou o Grub depois se ouver alguma espiga e so dar um configuradela e apontar para o sitio certo e simples no Google encontra isso .

Distro eu odeio o Ubunto e Caixa Magica lol , O Fedora e o OpenSuse são muito fixes podes usar tb o Kurumin ou Knoppix que na minha opinão são melhores que o Ubunto ;)
 
Talvez por usar Gnome, talvez por cada vez se parecer mais ao Windows, e por tornar os users de Gnome uns idiotas...

Quem diz isto do Gnome foi o Linus não fui eu...


Já usei Gentoo vários anos e agora mudei para Ubuntu pela facilidade que este tem de colocar tudo a funcionar. Discordo da opinião que tens do Gnome. Acho-o bastante interessante para qualquer utilizador comum. Imagina um pai que até está interessado em experimentar linux. Se lhe meteres algo à frente que não dê para configurar facilmente através de menus, depressa começará a arrancar cabelos e volta para o windows. Sei que 90% do que aprendi foi com gentoo mas começar no duro custa um bocado.
 
Já usei Gentoo vários anos e agora mudei para Ubuntu pela facilidade que este tem de colocar tudo a funcionar. Discordo da opinião que tens do Gnome. Acho-o bastante interessante para qualquer utilizador comum. Imagina um pai que até está interessado em experimentar linux. Se lhe meteres algo à frente que não dê para configurar facilmente através de menus, depressa começará a arrancar cabelos e volta para o windows. Sei que 90% do que aprendi foi com gentoo mas começar no duro custa um bocado.


Começaste no Gentoo e começaste tu muito bem, agora isso de comparar Gnome com KDE, o KDE é muito mais Windows-like do que o Gnome, menu K menu start, e por ai...

Não gosto do Gnome, porque tal como o Linus, penso que trata os utilizadores como idiotas que não sabem nada de nada, então fazem tudo pelos utilizadores facilitando ao máximo, isso se para um newbie é óptimo, para mim não é, prefiro CLI a GUI, e velocidade a aspectos visuais, mas isso sou eu.

Acho que KDE é muito mais fácil de utilizar do que Gnome, só o file manager do Gnome (Nautilus acho eu) parte me todo, é entrar em 10 directorios e ja temos 10 janelas abertas...

Seja como for, a beleza do Linux é a liberdade, liberdade de escolha, quem gostar de Gnome que use Gnome pois então, quem gostar de KDE ou Flux ou o que for, que usem o que quiserem.. :-D
 
Começaste no Gentoo e começaste tu muito bem, agora isso de comparar Gnome com KDE, o KDE é muito mais Windows-like do que o Gnome, menu K menu start, e por ai...

Não gosto do Gnome, porque tal como o Linus, penso que trata os utilizadores como idiotas que não sabem nada de nada, então fazem tudo pelos utilizadores facilitando ao máximo, isso se para um newbie é óptimo, para mim não é, prefiro CLI a GUI, e velocidade a aspectos visuais, mas isso sou eu.

? A ultima vez que que eu usei KDE era só menus, menus e Konfusão. GNOME tem uma ordem lógica e simples. E por favor estar sempre a repetir uma frase que Linus disse à já a bastante tempo, os DE também evoluem.

Acho que KDE é muito mais fácil de utilizar do que Gnome, só o file manager do Gnome (Nautilus acho eu) parte me todo, é entrar em 10 directorios e ja temos 10 janelas abertas...
nautilusxj9.png


Navegação por tabs, abre na própria janela (não como estas a dizer) e atalhos laterais. Humm...
 
Só se isso saiu há pouco tempo, pelo que quando eu usava o nautilus funcionava tal como eu te dizia.

Mas é como já disse aqui, cada um usa o que quer, eu por mim fico-me pelo Flux, e de vez em quando uso KDE, simplesmente com 4 icones no ambiente de trabalho e chega... Konfusão ?? Não sei em quê...
 
Só se isso saiu há pouco tempo, pelo que quando eu usava o nautilus funcionava tal como eu te dizia.

Mas é como já disse aqui, cada um usa o que quer, eu por mim fico-me pelo Flux, e de vez em quando uso KDE, simplesmente com 4 icones no ambiente de trabalho e chega... Konfusão ?? Não sei em quê...

Dude, exactamente à quantos anos não tocas no Gnome? É que falar sem conhecer é lixado ... O nautilus já tem a possibilidade de escolheres entre abrir tudo na mesma janela ou em janelas separadas à muito tempo :rolleyes:

Mas cada um sabe o window manager que se adapta melhor aos seus gostos, e aí não há discussão possível. Se me disserem que o KDE é superior ao Gnome, eu só posso discordar, porque não o é, para mim, e para muita gente. Mas são gostos ... Falas em confusão, e depois valorizas o KDE em vez do Gnome. Mais contraditório que isso não é fácil. O KDE tem os menus e as interfaces mais complicads, feias e cheias de maravilhas que alguém possa imaginar.

Talvez por usar Gnome, talvez por cada vez se parecer mais ao Windows, e por tornar os users de Gnome uns idiotas...

Quem diz isto do Gnome foi o Linus não fui eu...

Só podes estar a brincar ... Há coisa mais parecida com o windows que o KDE?
 
Última edição:
Eu continuo Fiel a Fedora ... a velha guarda do Red-Hat... neste momento Fedora Core 6 para quase tudo... a nivel de ambiente Grafico... Qual vista qual quê.... apesar de usar tambem o vista e o Xp... mas para produtividade ja faço muita coisa em Linux e já convenci muita gente que só usa Net + Office a mudar-se e até ver 0 zero problemas com Fedora core 6...
 
Eu continuo Fiel a Fedora ... a velha guarda do Red-Hat... neste momento Fedora Core 6 para quase tudo... a nivel de ambiente Grafico... Qual vista qual quê.... apesar de usar tambem o vista e o Xp... mas para produtividade ja faço muita coisa em Linux e já convenci muita gente que só usa Net + Office a mudar-se e até ver 0 zero problemas com Fedora core 6...

Quem fala assim sabe o que diz ;)
 
Não gosto do Gnome, porque tal como o Linus, penso que trata os utilizadores como idiotas que não sabem nada de nada, então fazem tudo pelos utilizadores facilitando ao máximo

Acho que KDE é muito mais fácil de utilizar do que Gnome

Incrível como te contradizes no mesmo post, em parágrafos juntos e tudo! :)

Já agora, não percebo qual é a vossa cena com o Linus. Se querem idolatrar alguém, idolatrem as pessoas por de trás do GNU. O sistema operativo chama-se GNU/Linux e não Linux e caso não tenham reparado, a parte do Linux vêm apenas do kernel (não me venham tentar explicar a importância do kernel ok?), tudo é resto é GNU e acreditem que se não fosse pelas ferramentas que este disponibiliza, ninguém teria começado a usar o so called Linux.

"O Linus disse que não gosta de Gnome, logo o Gnome é uma porcaria!". :rolleyes:
Agora já só falta começarem a distribuir revistas à casa das pessoas para fundarem as Testemunhas de Linus.

/rant

PS: O KDE não é mais fácil de usar, é mais familiar para as pessoas habituadas ao GUI do Windows, o que eu julgo ser bastante negativo.
 
Back
Topo