Qual a melhor distro de linux?

Temos o novo movimento de Testemunhas de Linus fundado! LOL

Um tópico destes só tem "vida" assim mesmo... por causa do offtopic...
 
Temos o novo movimento de Testemunhas de Linus fundado! LOL

Um tópico destes só tem "vida" assim mesmo... por causa do offtopic...

O mais giro disto tudo é que ninguém se lembra que o linus é um programador. Ponto final. Que é que ele percebe de interfaces ou facilidade de utilização? Na altura foi fortemente criticado por ter dito tal aberração, e continua a soar como uma grande asneira.

Pensava era que ninguém lhe tinha dado crédito por tal coisa, mas afinal tem fãs :|
 
O mais giro disto tudo é que ninguém se lembra que o linus é um programador. Ponto final. Que é que ele percebe de interfaces ou facilidade de utilização? Na altura foi fortemente criticado por ter dito tal aberração, e continua a soar como uma grande asneira.

Pensava era que ninguém lhe tinha dado crédito por tal coisa, mas afinal tem fãs :|

Eu sou programador e lido tanto com interfaces como com código puro. Não percebo o que é que isso tem a ver. O homem está no direito de criticar e dizer o que acha ou não!? 8|
 
Eu sou programador e lido tanto com interfaces como com código puro. Não percebo o que é que isso tem a ver. O homem está no direito de criticar e dizer o que acha ou não!? 8|

Se não percebes-te o que eu quis dizer é lá contigo.

Eu também estou no direito de criticar uma toalha feita em renda. Mas se sei que não percebo um ******* daquilo, porque hei-de dizer só por dizer? Para fazer figura de idiota como o linus fez? Uma coisa é ter o direito de criticar, outra é não saber minimamente do que se está a falar e fazer figura de urso.

E tu lidas com interfaces? Wow ... Cool. E depois? Todos lidamos com interfaces, até a minha mãe lida com interfaces, ao navegar na internet. Isso faz dela uma entendida em usabilidade (porque é de usabilidade que se está a falar)? Um gajo que é o grande responsável pelo desenvolvimento do kernel vir mandar papaias acerca do gnome ou do kde é o mesmo que eu mandar papaias acerca de lagares de azeite. Ponto final. Cada macaco no seu galho ...
 
Última edição:
O problema não está em ele dar a opinião dele.. o problema é o pessoal tomar isso como se fosse um mandamento. E daí até concordo que ele tivesse mais cuidado com os bitaites que dá, porque não é um Zé ninguém.

Já dizia o outro... opiniões são como os cus toda a gente tem um... mas só alguns é que as dão :D


Mais um LESIano aqui no fórum... :)
 
O problema não está em ele dar a opinião dele.. o problema é o pessoal tomar isso como se fosse um mandamento. E daí até concordo que ele tivesse mais cuidado com os bitaites que dá, porque não é um Zé ninguém.

Já dizia o outro... opiniões são como os cus toda a gente tem um... mas só alguns é que as dão :D


Mais um LESIano aqui no fórum... :)

Pois, mas como não é um zé ninguém, alguns não percebem que ele não tem qualificação suficiente para dizer o que disse. Lá está. Cada macaco no seu galho. E depois alguém apoiar-se nessas declarações e dizer, sem nitidamente pensar no que está a dizer, que o KDE é mais simples que o Gnome é de rir. O KDE tem as suas qualidades, que muitos apreciam, e eu também sou um deles. Tem coisas fantásticas, que gostava de ver no Gnome. Mas em termos de interface e usabilidade fica muitos furos abaixo. É uma pena.
 
Aqui à uns 2/3 anos atrás as distribuições com GNOME eram bastante poucas e a maioria usava KDE, hoje em dia é exactamente o contrário, existem muito mais distribuições a usar GNOME do que KDE.

Olhando a este facto acho que a opinião do Linus é importante para muita gente mas não é por ele dizer que X é melhor que Y que toda a gente vai mudar para X.
 
Sinceramente.. deixem-se de picardias GNOME vs KDE vs Fluxbox vs outra treta qualquer.

Cada um usa o que mais lhe convém e o que mais gosta. Não é pelo facto de usar um determinado ambiente gráfico que rullo ou deixo de rullar.
E não é por determinada pessoa dizer que GNOME sucka pq é parecido com o Windows que o GNOME deixa ou nao de rullar. Qual é o problema de KDE ou GNOME serem ou nao parecidos com o Windows? Perde logo qualidade? :rolleyes:
 
Neste momento estou com Fedora 7 test 1, ]e a distro que uso mais, tambem gosto de Ubuntu e utilizei bastante tempo, alias tenho varias distros para situacoes diferentes. contudo fedora para tudo, ipod e pda com win mobile 05 ja n preciso do windows para nada hehe
 
Neste momento estou com Fedora 7 test 1, ]e a distro que uso mais, tambem gosto de Ubuntu e utilizei bastante tempo, alias tenho varias distros para situacoes diferentes. contudo fedora para tudo, ipod e pda com win mobile 05 ja n preciso do windows para nada hehe

Que é que estás a achar do 7 ? Pá, eu saquei o livecd, mas tem demasiados bugs.
Por outro lado, já tem o instalador a partir do livecd como o Ubuntu ^^, e o Compiz funciona à primeira, sem nenhum "kung-fu", como no 6. Maravilha :D
 
Já participei em várias destas distro/WM/"a minha pila é maior que a tua"-wars e acabei por desistir, cheguei à conclusão que no final é como as Olimpíadas dos Deficientes: "it doesn't matter if you win, in the end you're still a retard" :D

Para quê estar a discutir se tal distro é melhor que a outra se o conceito de melhor é puramente subjectivo e depende exclusivamente do uso que lhe quisermos dar? Pessoalmente uso Gentoo há anos, não me vejo a mudar de distro porque sinceramente não encontro uma que chegue sequer perto do que posso fazer com esta. O meu pai, utilizador trivialíssimo de computadores, precisou de um format no portátil dele, instalei-lhe em meia hora o Edgy Eft e está todo contente porque "afinal isto do Linux até é parecido ao Windows". Diferentes propósitos, diferentes distros.

Para quê estar também a discutir sobre a complicação de um WM/DE, se mais uma vez é completamente subjectivo? Pessoalmente (outra vez) acho qualquer um dos *box muitíssimo mais simples em termos de utilização, configurabilidade, etc que qualquer GNOME ou KDE (além da diferença de tamanho, como é óbvio). Mas, pegando outra vez no exemplo do meu pai, o GNOME serve-lhe como uma luva para mexer tanto em Linux como em Windows.

Tentem não levar isto tanto a peito e atacar as escolhas do outro só porque este disse mal da minha..


Já agora, aproveito para deixar aqui um reparo em relação ao assunto "O Linus é um otário porque disse mal do meu querido GNOME", não porque seja grande fã do homem, mas porque não gosto de ler comentários sem fundamento.
Em primeiro lugar, os comentários que ele fez sobre o DE não foram uns bitaites quaisquer que ele se lembrou um dia de mandar para o ar, foram feitos na própria mailing list do GNOME, em resposta directa a developers. O problema é que ele tem algum peso na comunidade Linux e as palavras foram colocadas em todo o lado, e às vezes até não tem bem traduzidas como isso.
Segundo, não sei que autoridade sumaríssima têm alguns users para pensar que sabem muito mais sobre interfaces gráficas que qualquer outra pessoa (que neste caso é o Linus Torvalds mas tanto podia ser eu ou o rei da Jordânia), mas é um pouco ingénuo dizer que o Linus devia-se era meter no seu canto e não falar sobre o que não sabe, quando nós (eu incluído) somos os primeiros a não ter a mínima ideia do que ele sabe ou não. Critiquem a opinião, não o conhecimento.
Em terceiro lugar, não sei se vocês leram os posts dele mesmo ou leram só o resumo no slashdot, mas se quiserem ler por vocês próprios eles estão aqui (e aqui o seguimento). Eu não o vejo a referir-se ao aspecto, configurabilidade ou facilidade de utilização das aplicações envolvidas com o projecto GNOME, a opinião que ele deu tem apenas a ver com a mentalidade dos developers do GNOME. E, se me perguntarem, tem toda a razão.


Sorry pelo longo post :)


PS: Já agora, em relação ao DE X ser mais "Windows-Like" que o Y:
KDE
GNOME
XPDE

;)
 
PS: O KDE não é mais fácil de usar, é mais familiar para as pessoas habituadas ao GUI do Windows, o que eu julgo ser bastante negativo.



Claro que é...

E para não virem dizer que eu sou um fanboy do KDE, digo desde já que até estou a usar Gnome de momento, isto porque há que admitir que as únicas distros que integram decentemente o KDE são a openSUSE e a Mandriva.. Mas nenhuma das duas me agrada, eu gosto do Ubuntu.. Mas o Kubuntu está a anos luz da qualidade de integração do Ubuntu e tem milhentos bugs que nunca mais são corrigidos.. Pelo que vejo-me obrigado a usar o Gnome para evitar certos problemas..


Ora, agora vou só dar um exemplo de como o pseudo-simplismo do Gnome só atrapalha.

Eu tenho frequentemente (2 em 2 dias +/-) que ir a um site e imprimir uma informação que
aparece numas tabelas.

Normalmente o que fazia no KDE era, carregava no Print Screen, aparecia o programa de screenshots do KDE, eu escolhia a opção "escolher area", aparecia um ponteiro, seleccionava um quadradinho em cima das tabelas, e automaticamente reaparecia o programa de screenshots do KDE com aquela area seleccionada capturada. Bastava carregar no botão imprimir e em 5 segundos tinha o caso resolvido.

No Gnome, carrego em ALT+PrintScreen e aparece-me o super simples programa de screenshots do super simples Gnome.. Maravilha, a única opção é gravar a imagem. Não tem a opção que preciso.. Mas lá que é simples é.. Então, há que gravar, abrir no GIMP, seleccionar no GIMP a parte da imagem que me interessa, cortar, criar uma nova imagem, colar.. E finalmente imprimir...

Não há duvida que o Gnome tem uns diálogos simples.. Mas também não há duvida que isso me dificulta em muito a vida, especialmente porque são tão simples, tão simples que não fazem o que que preciso de fazer...
 
@Prodg: estou ciente que conheces a expressão "cada macaco no seu galho", e qual o seu significado. Eu, na altura em que esta polémica apareceu, segui a história de perto, e sei muito bem o que passou. Não estou a falar só para mandar palpites.

O que o Linus fez foi tentar dar a sua opinião acerca de um assunto para o qual não tem qualificação suficiente. Foi dito na altura, por várias pessoas, e digo eu agora. Quem continua a achar que o Gnome é inferior ao KDE a nível de usabilidade (por favor ver a definição de usabilidade num bom dicionário, ou vejam na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Usabilidade) deve ser autista (sem ofensa para os autistas).

Repara que não é só uma questão de preferência pessoal, porque isso casa um tem o direito de ter a sua, mas um dado adquirido. O KDE tem opções a mais, ícones a mais, caixas de diálogo a mais, um design de interface atulhado de ícones que se confundem com os textos, etc, etc. No Gnome tens tudo a um passo, tudo muito simples, mas que te permite fazer o que queres de um modo muito mais intuitivo que no KDE.

Se eu estou a tentar impor alguma coisa a alguém? Pelo amor de deus. Cada um usa o que quiser.

Agora vai ver as três maiores distros de Linux da actualidade, de longe (preciso de dizer os nomes?), e vê os desktops que vêm por default (numa, o gnome é a única opção, nas outras duas podes escolher, mas o default é o gnome, em ambas). São factos.

@Mundano: ok, há coisas que são demasiado básicas, obviamente, mas também nada é perfeito, e não são assim tantas quanto isso.
Quanto ao caso apresentado, a ferramenta do gnome é muito básica, mas também não precisas de estar com esse trabalho todo :) ... O Gimp tem essa funcionalidade de capturar o ecrã, com temporizador, com selector de área, tudo ... Fica a dica, para dar a volta à "limitação" do Gnome.
 
Última edição:
O Linus quando faliu não falou da usabilidade...

O que ele disse é que com a ideia de criar um WM simples se estava a cair um bocado no exagero e a impor uma ditadura do simples em que a determinado ponto já não estavam a simplificar, mas sim a retirar funcionalidade..

E isso é bem verdade e ninguém pode negar. O exemplo que eu já dei atrás é bom para exemplificar a questão.

E já agora, ninguém pode querer impedi-lo de dar a sua opinião... Quer queiram quer não ele é uma das pessoas que mais contribuiu para o Linux e tem sido sempre uma voz sensata e bastante pragmática a guiar uma comunidade que demasiadas vezes se deixa embarcar em exageros ideológicos e guerrinhas fúteis ente projectos.. O que ele fez foi dar a sua opinião construtiva aos developers do Gnome, no local próprio e dirigindo-se as pessoas próprias.. Se fosse para um site de noticias descascar no Gnome, acharia uma palhaçada, o que ele fez acho perfeitamente legitimo..



Agora é óbvio que cada um que use o que quiser.. Para mim é-me indiferente.. Eu pessoalmente, tal como disse estou a usar o Gnome, porque no Kubuntu tenho alguns bugs que não me permitem usar decentemente o meu PC.. Mas continuo a achar o KDE bem superior, e com aplicações muito melhores.. No Gnome não há aplicações ao nivel do K3B, Amarok, Ktorrent, etc.. etc.. etc.. O que vale é que se podem usar as aplicações do KDE no Gnome :-D
 
O que vale é que se podem usar as aplicações do KDE no Gnome :-D

Podes crer. Eu uso umas quantas, e aí concordo plenamente (well, o ktorrent é uma bosta, peço desculpa ;)), mas isso já é estar a falar de superioridade a nível de aplicações 3rd party, não do sistema em si :)
 
Última edição:
ruimoura disse:
estou ciente que conheces a expressão "cada macaco no seu galho", e qual o seu significado. Eu, na altura em que esta polémica apareceu, segui a história de perto, e sei muito bem o que passou. Não estou a falar só para mandar palpites.

O que o Linus fez foi tentar dar a sua opinião acerca de um assunto para o qual não tem qualificação suficiente. Foi dito na altura, por várias pessoas, e digo eu agora. Quem continua a achar que o Gnome é inferior ao KDE a nível de usabilidade (por favor ver a definição de usabilidade num bom dicionário, ou vejam na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Usabilidade) deve ser autista (sem ofensa para os autistas).
Faz-me um quote do post dele onde esteja escrito que o GNOME tem má usabilidade, por favor. E já agora aproveita para "reler" a polémica que "seguiste atentamente".

ruimoura disse:
Agora vai ver as três maiores distros de Linux da actualidade, de longe (preciso de dizer os nomes?), e vê os desktops que vêm por default (numa, o gnome é a única opção, nas outras duas podes escolher, mas o default é o gnome, em ambas). São factos.
Agora vai ver 95% dos computadores utilizados worlwide, 100% dos computadores vendidos, e vê o OS que está por default (nos dois casos, o Windows). Logo, o Windows é melhor. São factos.
:rolleyes:
 
Back
Topo