Qual a melhor distro?

Adr86

Power Member
Boas. tenho um portatil acer aspire 3633wlmi intel(r) celeron(r) m processor 1.60ghz 960mb de ram. a minha pergunta é: qual a melhor distro linux para este portatil que tenha drivers para uma placa grafica sis m661mx? é que tinha o lubuntu anteriormente instalado e muito pesquisei mas nao consegui achar drivers para o lubuntu. a unica coisa que conseguia era alterar a resoluçao do ecran alterando o xorg.conf...

existe alguma?

obrigado
 
Boas. tenho um portatil acer aspire 3633wlmi intel(r) celeron(r) m processor 1.60ghz 960mb de ram. a minha pergunta é: qual a melhor distro linux para este portatil que tenha drivers para uma placa grafica sis m661mx? é que tinha o lubuntu anteriormente instalado e muito pesquisei mas nao consegui achar drivers para o lubuntu. a unica coisa que conseguia era alterar a resoluçao do ecran alterando o xorg.conf...

existe alguma?

obrigado

Ora bem experimenta esta https://sourceforge.net/projects/ma...xde-community-16.03-i686.iso.torrent/download . Em live cd antes de instalares para ver se detecta todo o teu hardware, se correr tudo bem instala e se tiveres duvidas, pergunta.
 
Boas. tenho um portatil acer aspire 3633wlmi intel(r) celeron(r) m processor 1.60ghz 960mb de ram. a minha pergunta é: qual a melhor distro linux para este portatil que tenha drivers para uma placa grafica sis m661mx? é que tinha o lubuntu anteriormente instalado e muito pesquisei mas nao consegui achar drivers para o lubuntu. a unica coisa que conseguia era alterar a resoluçao do ecran alterando o xorg.conf...

existe alguma?

obrigado

Se ainda não testaste a que coloquei em cima tenta esta https://sourceforge.net/projects/mabox-linux/files/latest/download?source=files deixo aqui um video para teres uma ideia. Dúvidas coloca aqui que tentarei ajudar.

 
ok. muito obrigado pela resposta. nao, ainda nao testei nenhuma... so vi agora os replys...

quando testar, deixo aqui feedback....

Muito obrigado slblxs :)
 
olha uma coisa, sabes se com estas distros da pa fazer dualboot? é que tenho o xp instalado e nao me queria desfazer dele... com o lubuntu, no processo de instalaçao ele perguntava-me se queria instalar o lubuntu paralelamente ao xp... sabes se da pa fazer o mesmo? e se da, como faço?
 
É interessante a tua primeira questão e esta última, no caso das instalações windows xp Vista e 7 , é fácil instalar paralelamente basta usares o método da partição que já tens para o Lubuntu.

Tanto os Manajaros como outros devem respeitar a configuração e detecção do boot dual prioritário para Linux ou se mudares para windows.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Dual_boot_with_Windows

Tens uma outra distro chamada gobangos que é uma Ubuntu derivada com Openbox bem configurado baseada no 14.04 e versões anteriores 12.04 traduzidas no script instalador por mim a PT e SP.

Sobre a gráfica se for uma gráfica antiga é dificil haver drivers privados suportados , não sabendo se há tens de usar os livres não tens outra hipótese a não ser que instalasses um Kernel antigo uma distro antiga com todos os problemas que acarreta nomeadamente os repositórios.
 
ja testei as duas distros e nao consegui iniciar nem em livecd nem outra opçao.. sera que é por ter o xp instalado? slblxs e minguno: porque é? sabem explicar, porque? existe alguma forma de contornar isto?

obrigado :)
 
ja testei as duas distros e nao consegui iniciar nem em livecd nem outra opçao.. sera que é por ter o xp instalado? slblxs e minguno: porque é? sabem explicar, porque? existe alguma forma de contornar isto?

obrigado :)

Comprova o Hash dos arquivos baixados não vá ser que estejam corrompidos eu tenho tetado baixar ISO's do Sourceforge e têm-me saído corruptas algumas vezes nesta semana .
 
pessoal, penso que o mal nao seja da iso. faço por exemplo start (non-free drivers) mabolinux, que é uma opçao que aparece e ele carrega tu bem mas depois acho que nao deteta o xorg conf... eu consigo entrar em tty2 por exemplo e deixame fazer o login com a pass manjaro... depois escrevi startx e dame erro... agora nao me estou a lembrar o que diz, mas é mais ou menos fatal server error, mais qualquer coisa refused... nao sei se da para terem uma ideia... sabem o que sera?
 
Tens um crash da X o xorg não está bem e o servidor gráfico não levanta, se estás em live-mode procura no mabox uma linha alternativa de boot com secure mode , vesa ou outra parecida .
A outra maneira é via tty kill ao x, e X -configure a ver se levanta assim instalar e voltar a fazer o mesmo e depois ir configurando xorg, no caso devem ser opções de parâmetro kernel ou configurações de X por definição do mabox que devem ser contornadas com um boot ex:

https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1584780

Vesa mode https://www.vivaolinux.com.br/dica/Usando-o-Linux-com-o-driver-VESA, também em alguns casos lembro-me de eu ter de usar o vga=791 mas no meu caso foi uam vez com um sistema já instalado no teu caso é mais dificil porque estás em live-mode . Como te escrevi acima desde a tty 2 killa às X e um X - configure e depois entras se der instalas e depois de instalado é mexer já no sistema em si.

Também tens o nomodeset que deveria ajudar. → https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1613132
 
Última edição:
lightdm nao serve, ja experimentei e volta ao ecra preto apenas com um traço a piscar no canto superior esquerdo...

ja tentei tambem fazer X -configure e tambem nao da.... muito estranho....
 
Boas Minguno. realmente tinhas razao, ja experimentei o gobangos e gosto muito. :)

mas depareime com um problema, nao sei como instalar o gobangos paralelamente ao xp. dasme umas luzes?

obrigado
 
Tens muitas guias de instalação dual, eu já instalei com XP mas não costumo fazer isso , sou daqueles que uso um ou outro.

Normalmente basta lançar o instalador Ubuntu para ele nos casos de XP até 7 ser capaz de te integrar no grub a identificação do XP ou outros → http://es.wikihow.com/crear-un-arranque-dual-con-Windows-Xp-y-Ubuntu

[youtube]

Sobre a gráfica creio que tens de usar os livres , no caso o mais importante é que via Gobang tenhas acesso gráfico a instalação e depois podes ir configurando o xorg mais fácilmente.

O Gobang 2.04 tem base no 14.04 portanto é uma bela opção.
 
Minguno, eu nao quero instalar o ubuntu, quero instalar o gobangos paralelamente ao xp...

o instalador do gobangos é parecido a este mas nao tem nenhuma opçao de intalar paralelamente.... so me aparece apagar disco e instalar gobangos.... nao sei se me estou a fazer entender....
 
Minguno, eu nao quero instalar o ubuntu, quero instalar o gobangos paralelamente ao xp...

o instalador do gobangos é parecido a este mas nao tem nenhuma opçao de intalar paralelamente.... so me aparece apagar disco e instalar gobangos.... nao sei se me estou a fazer entender....

Hum esqueci-me que no Gobang se usa um srcipt próprio, era só apontares para a partição mas pode ser que não te instale de modo a identificar o windows.

Tenta em live mode instalar o ubiquity e já agora verifica o /home/user/.installUbuntu (mostrar arquivos ocultos na tua área de trabalho) acho que o ubiquity está instalado mas o script instalador do usuário é lançado automáticamente é só isso, verifica se o ubiquity está ou não e depois mais tarde usas o script do gobang presente no obmenu para instalares programas por lá ou por terminal ou por synaptics.

Lembra-te que se não tens nenhuma partição possivel e compativel com Linux o que acontece é que só tens uma opção - instalar ubuntu apagando o windows se a partição existente e única é a do windows .

Entretanto eu tenho aqui uma ISO do Gobang e testo a ver se está o ubiquity ou não do que me lembro o Polaco que desenvolveu esta distro usou o remastersys se o usou o ubiquity está lá , só que eu perdi o contacto com o desenvolvedor quando deixei o fhishbook e o remastersys de Tony Brijeski (tipo espectacular que me ensinou muitas coisas) já não é mantido de resto o remastersys era também usado para fazer o meu Flavitu
 
Última edição:
Back
Topo