Qual a melhor distro?

Efectivamente o Gobang usa o Ubiquity o instalador do Ubuntu , não sei o que te estará a acontecer a não ser que só tenhas a partição XP e aí terias de a reformatar para criar 2 uma para o xp outra para Linux para teres a opção instalação paralela identificada e para uso no instalador.

O Script instalador que eu falava não é tal é um Post-installer e é configurador de idioma etc .

Sempre que se use o Remastersys o Ubiquity está lá é uma dependência que usa.
 
penso que nao serei capaz... é tudo demasiado complicado para mim... talvez fique pelo xp.... tambem nao ha azar....

ubiquity escrevi eu num terminal pois so assim é que se instala, esta mesmo no site do gobangos a dizer que é o modo de instalar....
 
sm, so tenho a partiçao do xp... ontem tentei criar uma nova partiçao mas nao consegui... usei um programa gratis chamado aomei... deume um erro referindo-se ao disco.... nao sei o que seria....

ainda achas que da para instalar?
 
Só tens umas quantas opções , a primeira é criar o necessário para poder ter o Linux paralelamente a outro e para isso precisarias de apagar a partição existentes e desde o Gobang ou outro com o Gparted criar duas uma NTFS correspondente ao novo windos que terias que instalar e outra relativa ao Linux, a segunda é usar uma máquina virtual para oder usar dentro dela o Linux, ou apagar o windows e usar o Linux.

No teu caso como estás com XP tens de te certificar de que tens uma maneira de voltar a instalar o sistema ou seja suporte físico isto caso queiras reinstalá-lo e terás o imenso trabahlo de ir procurando o software que já usas nele numa data em que o sistema está sem suporte .

Se estiveres muito dependente do windows não te aconselho a ter tanto trabalho e a continuar com ele, no Linux ganharias apenas no campo da solvência da máquina a nível uso rapidez, fluidez etc ... e no campo suporte dado que até 2021 deverás ainda ter suporte a 32 Bits com os Ubuntus pelo menos , de resto ao nível gráfico jogos o Linux nas máquinas ainda não compete com WIndows dado que normalmente os drivers privados têm um período de suporte mais ou menos de 5 anos e pouco mais.

É isso, claro está que mesmo não usando Linux podes usar muito software livre e portanto ajudar e participar nas comunidades de software livre e isso é o mais importante.
 
obrigado pela resposta. olha, consegui instalar o gobang.. criei uma partiçao ontem e depois ja deu para instalar paralelamente ao xp... apareceume a opçao...

olha, sabes como se instala a driver da net b43-fwcutter offline? tou sem net no gobang e nao tenho como ligar por ethernet....
 
Minguno, estou com um problema... em relaçao ao pacote deb, dame um erro: dpkg: error: need an action order.

fiz tal e qual como disseste: sudo dpkg -i nome.deb...

em relaçao ao Gdebi, o gobang nao tem, seria atemais facil, mas nao encontro...
 
Minguno, estou com um problema... em relaçao ao pacote deb, dame um erro: dpkg: error: need an action order.

fiz tal e qual como disseste: sudo dpkg -i nome.deb...

em relaçao ao Gdebi, o gobang nao tem, seria atemais facil, mas nao encontro...

Deixo aqui um vídeo como exemplo, onde instalam o google-chrome que terás que trocar para o teu pacote. Ou seja tens que "mandar" o teu terminal até ao local para onde transferiste o pacote, por exemplo nas transferências e seguir os passos que estão no vídeo.

 
Boas. continuo sem sucesso, offline nao vai la... é so erros mas arranjei um cabo e ja tentei instalar o firmware-b43-installer, mas da-me erro pois diz que depende do fwcutter.... acho que tem a ver com dependencias...

o que faço? queria mesmo testar esta distro, mas assim nao esta facil...
 
Instala via synaptic a ver se vai.
Tb te posso mostrar que eu mesmo tenho esse firmware instalado e não tive esse problema, para dissipar dúvidas faz um apt-get update, apt-get upgrade e depois instala o firmware.

u2jGB893kZYK.png
 
Obrigado pelas respostas pessoal... ontem finalmente consegui com ligaçao ethernet instalei b43-fwcutter e agora ja tenho net...

agora nao consigo lançar o scrip postinstaller para ele configurar o que for preciso.... ja tentei ir ao site, mas quando chego aos foruns nao consigo entrar... muito estranho... nao sabes como o posso lançar? ele apareceume logo no primeiro boot depois da instalaçao, mas agora nao o consigo lançar....
 
Boas pessoal. é so para informar que consegui por o sistema operativo a trabalhar bem. para lançar o script bastava escrever gb-start.... enfim.... mas, mais uma vez, nao correspondeu ao que eu queria. nao consigo arranjar um SO que substitua o xp... pelo que se calhar devo ficar pelo xp... depois do gobang estar um todo, depois das instalaçoes e atualizaçoes, nao ficou como eu queria, a imagem estava muito embaçada, a resoluçao do ecra a 1024x768... bem, um conjunto de caracteristicas que nao me fazem ficar sem windows... os videos veem-se pior, etc.... é muita coisa.

bem entao é isso. obrigado na mesma pelas respostas e dicas. obrigado e se tiverem mais dicas, sou todo ouvidos.... :)
 
Se o que você quer é o Ubuntu com Openbox, pode tentar seguir o tutorial que eu escrevi para a versão 12.04 LTS e adaptá-lo (se o conseguir fazer) para a nova versão 16.04 LTS:

https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1993177

(Não recomendo versões do Ubuntu sem ser LTS, por causa dos constantes "bugs".)

Mas, o mais prático, é simplesmente instalar o Xubuntu ou Lubuntu (no caso do Xubuntu, instalar depois o Openbox) e escolher antes o Openbox, aquando da entrada na sua área (no LightDM), como ambiente gráfico (/gestor de janelas) a utilizar na sessão.
 
Última edição:
De qualquer modo, um portátil tão fraco como esse, já dá para pouca coisa na Internet - pois, as páginas dos principais sítios começam a ser demasiado "pesadas" para equipamento tão antigo (principalmente por falta de RAM).

Se quiser maior rapidez no seu portátil, o melhor é instalar antes o Debian - que é notoriamente mais leve e mais rápido do que o Ubuntu, num equipamento desse tipo. (Falo por experiência, por também ter eu instalado as duas distribuições num portátil antigo).
 
Boas pessoal. é so para informar que consegui por o sistema operativo a trabalhar bem. para lançar o script bastava escrever gb-start.... enfim.... mas, mais uma vez, nao correspondeu ao que eu queria. nao consigo arranjar um SO que substitua o xp... pelo que se calhar devo ficar pelo xp... depois do gobang estar um todo, depois das instalaçoes e atualizaçoes, nao ficou como eu queria, a imagem estava muito embaçada, a resoluçao do ecra a 1024x768... bem, um conjunto de caracteristicas que nao me fazem ficar sem windows... os videos veem-se pior, etc.... é muita coisa.

bem entao é isso. obrigado na mesma pelas respostas e dicas. obrigado e se tiverem mais dicas, sou todo ouvidos.... :)

ja experimentaste o react os? Não é linux, mas é o mais parecido ao xp possível baseado em NT também... pode ser q gostes, apesar de estar alfa ja tem estabilidade suficiente do pouco q mexi c ele. Os russos estao a apoiar muito aquilo para fugirem da microsoft. experimenta! :)

https://www.reactos.org/

firefox.png
 
ja experimentaste o react os? Não é linux, mas é o mais parecido ao xp possível baseado em NT também... pode ser q gostes, apesar de estar alfa ja tem estabilidade suficiente do pouco q mexi c ele. Os russos estao a apoiar muito aquilo para fugirem da microsoft. experimenta! :)

https://www.reactos.org/



firefox.png
Infelizmente o React é como um passatempo é uma derivação não para usuários finais (software) mas sim testers mais ou menos como um Debian Sid .

No entanto por testar que ao fique.
 
Amigo,tanto pelo Lubuntu o pelo Xubuntu,existe a opção drivers proprietários,eles vão fazer a opção ,vai detectar seu hardware e vocẽ poderá clicar nas opções de acordo...voce pode substitiuir o noveau por qualquer proprietário antigo.
 
Back
Topo