1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a melhor gráfica para usar com linux?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por van_Zeller, 4 de Abril de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 935)

1. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Boas pessoal,

Estou à procura de um novo portatil. Pois bem, queria saber qual é o fabricante de placas graficas que se "porta melhor" com o linux. Lembro-me da há uns tempos ter a idea que a ATI era a pior, e não sei se isso mudou. Para usar com o Ubuntu, qual a marca de graficas que me recomendam?

2. esquiso

esquiso Power Member

Nvidia, sem sombra de dúvida. Apesar do progresso das ATI relativamente às drivers estar a ser positivo desde que eles abriram as ditas, a Nvidia está muito à frente :)

3. nazariy

nazariy Power Member

Infelizmente (para mim) a NVIDIA acho que é melhor, mas...., a ATI já não está assim tão má como era antigamente, consigo correr compiz fuzion sem problemas.
    Nunca tive uma NVIDIA, sempre ATI, e é assim há uns meses atrás instalar os drivers da ATi era uma "loucura" no mau sentido, claro :( lol.

[:offtopic:]
    Mas hoje em dia instalo a ati sem nenhum problema, basta
    -->ir a página oficial,
    -->sacar os drivers
    -->depois abrir a shell,
    --> executar como su user, #sh ./ati_blablabla.run + enter ,
    -->depois é sempre next, e quando aquilo acaba
    -->basta fazer o seguinte comando #aticonfig --initial -f ,
    e vóa lá :P
    A dúvida não era esta, mas... :)

4. neonl

neonl Banido

Embora felizmente tenda para a indiferença o suporte dado pela NVIDIA aos users de GNU/Linux é substancialmente melhor que o que é dado pela ATI. E embora os drivers em si estejam a melhorar em ambas as marcas o "interesse" pela nvidia nos utilizadores é superior (em minha opinião).

Isto não quer dizer, porém, que não se possa usar GNU/Linux perfeitamente e ter uma gráfica ATI. Eu fi-lo durante algum tempo, mas aproveitei uma oferta de uma gráfica que tinha pendente e escolhi uma nvidia.

5. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Obrigado pelas dicas, era o que eu suspeitava.

A dúvida não era essa, de facto, mas tocaste num ponto interessante. Eu tenho um Pc com uma ati (radeon 9600) e sempre pensei que para usar o compiz fusion é preciso usar o driver aberto cuja performance não me encanta...Podes entrar em mais detalhe por favor?

6. neonl

neonl Banido

O Compiz Fusion deve funcionar tanto com os drivers abertos como com oficiais proprietários, fglrx.

7. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Tenho ideia que funciona, mas a ultima vez que tentei tinha alguma coisa a ver com o XGL ou assim. Quero dizer não é como quando usas o driver aberto que é só ires ao painel de controlo, activar e pimba já está. Sabes do que estou a falar?

8. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Ok vamos lá tirar dúvidas do que se fala aqui antes que alguem fique todo trocado.

O Driver Oficial da ATI - FGLRX
    - só suporta da 9500 para cima.
    - Já suporta o Compiz (composite) sem problemas, não é preciso XGL para nada. (desde a uns 3/4 meses)

Quando ao OpenSource - "ati" ou "radeon"
    - é a única solução para as placas < 9500 e com bom desempenho
    - funciona com algumas das superiores, mas não tem bom desempenho 3D nestas

Quanto ao tópico em questão, recomendo Nvidia. Tem melhor suporte para Linux, apesar de ATI estár a apanhar.

9. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Obrigado pela resposta. Como não tenho acompanhado o assunto (leia-se há tempos que n venho à techzone) não sabia desse desenvolvimento. No entanto, quando eu activo o fglrx não consigo activar o compiz nem nenhum dos efeitos mais ""sofisticados". A mensagem é "the composite extention is not available".

Alguma ajuda?

10. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

11. Morais

Morais Power Member

Uma Nvidia assim para o antiga.

12. neonl

neonl Banido

Porquê antiga? A minha não é muito antiga (GeForce 8) e não dá problemas nenhuns, suporte impecável. Os drivers são os mesmos... São os glx new.

13. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

Atenção q nem td é um mar de rosas nas Nvidia.

Eu tenho um portatil com Geforce M 7000 e nao consigo arrancar com o live CD. Tb é verade q o portatil ... deixa um cadito a desejar, não é dos melhores pa se usar no linux.

Acho q ainda nao ha grande suporte para esta placa, e imaginem, acho q nem no site da Nvidia ha drivers :shock: remete para o site do fabricante do portatil.

Partilhar esta Página