Qual a melhor gráfica para usar com linux?

van_Zeller

Power Member
Boas pessoal,

Estou à procura de um novo portatil. Pois bem, queria saber qual é o fabricante de placas graficas que se "porta melhor" com o linux. Lembro-me da há uns tempos ter a idea que a ATI era a pior, e não sei se isso mudou. Para usar com o Ubuntu, qual a marca de graficas que me recomendam?
 
Nvidia, sem sombra de dúvida. Apesar do progresso das ATI relativamente às drivers estar a ser positivo desde que eles abriram as ditas, a Nvidia está muito à frente :)
 
Infelizmente (para mim) a NVIDIA acho que é melhor, mas...., a ATI já não está assim tão má como era antigamente, consigo correr compiz fuzion sem problemas.
Nunca tive uma NVIDIA, sempre ATI, e é assim há uns meses atrás instalar os drivers da ATi era uma "loucura" no mau sentido, claro :( lol.

[:offtopic:]
Mas hoje em dia instalo a ati sem nenhum problema, basta
-->ir a página oficial,
-->sacar os drivers
-->depois abrir a shell,
--> executar como su user, #sh ./ati_blablabla.run + enter ,
-->depois é sempre next, e quando aquilo acaba
-->basta fazer o seguinte comando #aticonfig --initial -f ,
e vóa lá :P
A dúvida não era esta, mas... :)
 
Embora felizmente tenda para a indiferença o suporte dado pela NVIDIA aos users de GNU/Linux é substancialmente melhor que o que é dado pela ATI. E embora os drivers em si estejam a melhorar em ambas as marcas o "interesse" pela nvidia nos utilizadores é superior (em minha opinião).

Isto não quer dizer, porém, que não se possa usar GNU/Linux perfeitamente e ter uma gráfica ATI. Eu fi-lo durante algum tempo, mas aproveitei uma oferta de uma gráfica que tinha pendente e escolhi uma nvidia.
 
Obrigado pelas dicas, era o que eu suspeitava.

Infelizmente (para mim) a NVIDIA acho que é melhor, mas...., a ATI já não está assim tão má como era antigamente, consigo correr compiz fuzion sem problemas.
Nunca tive uma NVIDIA, sempre ATI, e é assim há uns meses atrás instalar os drivers da ATi era uma "loucura" no mau sentido, claro :( lol.

[:offtopic:]
Mas hoje em dia instalo a ati sem nenhum problema, basta
-->ir a página oficial,
-->sacar os drivers
-->depois abrir a shell,
--> executar como su user, #sh ./ati_blablabla.run + enter ,
-->depois é sempre next, e quando aquilo acaba
-->basta fazer o seguinte comando #aticonfig --initial -f ,
e vóa lá :P
A dúvida não era esta, mas... :)

A dúvida não era essa, de facto, mas tocaste num ponto interessante. Eu tenho um Pc com uma ati (radeon 9600) e sempre pensei que para usar o compiz fusion é preciso usar o driver aberto cuja performance não me encanta...Podes entrar em mais detalhe por favor?
 
Obrigado pelas dicas, era o que eu suspeitava.



A dúvida não era essa, de facto, mas tocaste num ponto interessante. Eu tenho um Pc com uma ati (radeon 9600) e sempre pensei que para usar o compiz fusion é preciso usar o driver aberto cuja performance não me encanta...Podes entrar em mais detalhe por favor?

O Compiz Fusion deve funcionar tanto com os drivers abertos como com oficiais proprietários, fglrx.
 
O Compiz Fusion deve funcionar tanto com os drivers abertos como com oficiais proprietários, fglrx.

Tenho ideia que funciona, mas a ultima vez que tentei tinha alguma coisa a ver com o XGL ou assim. Quero dizer não é como quando usas o driver aberto que é só ires ao painel de controlo, activar e pimba já está. Sabes do que estou a falar?
 
Ok vamos lá tirar dúvidas do que se fala aqui antes que alguem fique todo trocado.

O Driver Oficial da ATI - FGLRX
- só suporta da 9500 para cima.
- Já suporta o Compiz (composite) sem problemas, não é preciso XGL para nada. (desde a uns 3/4 meses)

Quando ao OpenSource - "ati" ou "radeon"
- é a única solução para as placas < 9500 e com bom desempenho
- funciona com algumas das superiores, mas não tem bom desempenho 3D nestas

Quanto ao tópico em questão, recomendo Nvidia. Tem melhor suporte para Linux, apesar de ATI estár a apanhar.
 
Ok vamos lá tirar dúvidas do que se fala aqui antes que alguem fique todo trocado.

O Driver Oficial da ATI - FGLRX
- só suporta da 9500 para cima.
- Já suporta o Compiz (composite) sem problemas, não é preciso XGL para nada. (desde a uns 3/4 meses)

Quando ao OpenSource - "ati" ou "radeon"
- é a única solução para as placas < 9500 e com bom desempenho
- funciona com algumas das superiores, mas não tem bom desempenho 3D nestas

Quanto ao tópico em questão, recomendo Nvidia. Tem melhor suporte para Linux, apesar de ATI estár a apanhar.


Obrigado pela resposta. Como não tenho acompanhado o assunto (leia-se há tempos que n venho à techzone) não sabia desse desenvolvimento. No entanto, quando eu activo o fglrx não consigo activar o compiz nem nenhum dos efeitos mais ""sofisticados". A mensagem é "the composite extention is not available".

Alguma ajuda?
 
Atenção q nem td é um mar de rosas nas Nvidia.

Eu tenho um portatil com Geforce M 7000 e nao consigo arrancar com o live CD. Tb é verade q o portatil ... deixa um cadito a desejar, não é dos melhores pa se usar no linux.

Acho q ainda nao ha grande suporte para esta placa, e imaginem, acho q nem no site da Nvidia ha drivers :shock: remete para o site do fabricante do portatil.
 
Back
Topo