Qual a melhor linguagem de programação para iniciar ??

Delta disse:
há 2 razões pelas quais JÁ não se começa com PASCAL nas universidades :

- há um grupo de informática já criado no Secundário, e aqui começa-se com PASCAL, TODOS começam ainda com esta linguagem

- depois passam para C, Visual Basic etc...

sei disto porque a minha mulher é professora de informática do secundário, é efectiva nos quadros de escola

Eu tenho 36 anos e acabei o meu curso em 1994, portanto acabei o secundário lá para 1989 +/-, e nessa altura não havia o Grupo Tecnológico de Informática, nem lá perto...eu tirei Electrotecnia :004: :005: boa MERD*

portanto as faculdades assumem como dado o PASCAL

esta É, e continuará a ser, a linguagem DE ENSINO, DE INICIAÇÃO à programação

agora quem já sabe programação, pois começa-se por outras...

Também podes entrar em Engenharia Informática (por exemplo) sem seguires o curso tecnológico de Informática, que é mesmo isso um curso tecnológico, para quem quer ir trabalhar depois de acabar o secundário.

Eu estou a começar por Python, aconselho-te a dares uma vista de olhos.
 
Delta, eu tive um percurso semelhante ao teu, mas com 10 anos de atraso, apesar de nao ter menos de 10 anos k tu...
Comecei com pascal no sec e C na univ, e axo k é das melhores maneiras de iniciar a programar bem, é mesmo de raiz. Tb nao axo mal nenhum comecar logo por C, pois basicamente o k muda sao os nomes k dás as funcoes, e hj em dia toda a gente k inicia-se em programacao é minimamente inteligente para perceber um 'while' ou 'function', etc...mas se tivessemos a falar de pessoas vocacionadas para letras e afins o problema era outro...e sem remedio lol ( axo k aki tou minima/ à vontade po gozo, pois essas referidas pessoas tb não hao de vir aki ao forum :D )
deixando as brincadeiras, em conclusao axo k C é uma boa opçao para aprender bem a logica de programacao
 
bom.. pascal so usei no 10º ano em iniciaçao ao algoritmo (codigo em portugues) depois fui pra fora e nao dei mais nada de programaçao.. na fac dei pascal no primeiro ano mas nao percebi um cu dakilo.. neste momento estudo em c++ e perfiro ao pascal.. se bem que me custa atinar com akilo...
 
na minha opinião, C está intimamente relacionado com o verdadeiro funcionamento do processador, como por exemplo, no uso de ponteiros.
eu comecei por aprender Java e Assembly. Mas em relação a Java... Além de ser uma linguagem muito elegante, é fácil de assimilar e é portável, ou seja, funciona em vários sistemas operativos.
mas se queres começar do zero, aprender uns conceitos-base, estruturar bem os teus conhecimentos, aconselho-te assembly, depois C. A partir daí, aprendes qualquer outra linguagem numa questão de dias.

Cumprimentos.
 
wedlled disse:
Se tens alguns (raros) conhecimentos de VB porque não os aprofundas mais?
Penso que começar com pascal não é obrigatório. Aconcelhava-te a começar por C ou C++ mas visto que já tens umas noções de VB, segue com isso.

/off topic: isto é a minha opinião, que foi bastante abalada quando entrei para o IST e me espetaram com scheme em cima :D

O scheme é o anticristo :lol: :lol: só este projecto bah!!!!


(define (quadrado x)
(* x x))

Código:
(define (sick_and_tired_of_scheme x)
          (if (= x 1)
          "Não estás sozinho..."
          "Masoquista!!!!"))
rants em relação ao scheme aparte (isto é o relatório de fp a falar) o scheme é realmente uma linguagem bastantem porreira para começar...
 
Datwo disse:
O scheme é o anticristo :lol: :lol: só este projecto bah!!!!

Neste momento estou a acabá-lo, pensar que amanhã de manhã (hoje :D) vejo-me livre dele... alto alivio :p

ONTOPIC: Eu comecei com BASIC, mas recomendo PASCAL ou entao SCHEME (ap)es(a)r d(e) (j)a t(e)r (ti)(qu)es co(m) os p(a)r(ent)es(is) :D

EDIT: E a lei de Murphy verifica-se...acabou a porra do papel quando estava a imprimir o manual do programador!!!!!!!!!!
 
Última edição:
Pascal/ Delphi 7 -> Noções de Assembly -> VB6/VB.Net -> C

Mas aconselhava.te a começar por pascal.

Isto Secundario , quando entrar na univ logo digo :)

[]'s
 
tk's a todos :D ...
ja estou a ler um bocado um livro de pascal ..
vou ficar por enquanto so no pascal mesmo.
mais para a frente vou colocando as minhas duvidas ...

um abraço a todos, assim possibilitaram uma boa(?) escolha ..
(so o futuro o dirá)
 
Delta disse:
há 2 razões pelas quais JÁ não se começa com PASCAL nas universidades :

- há um grupo de informática já criado no Secundário, e aqui começa-se com PASCAL, TODOS começam ainda com esta linguagem

- depois passam para C, Visual Basic etc...

sei disto porque a minha mulher é professora de informática do secundário, é efectiva nos quadros de escola

Eu tenho 36 anos e acabei o meu curso em 1994, portanto acabei o secundário lá para 1989 +/-, e nessa altura não havia o Grupo Tecnológico de Informática, nem lá perto...eu tirei Electrotecnia :004: :005: boa MERD*

portanto as faculdades assumem como dado o PASCAL

esta É, e continuará a ser, a linguagem DE ENSINO, DE INICIAÇÃO à programação

agora quem já sabe programação, pois começa-se por outras...
>(>( eletrotecnia é uma maravilha??:mad::mad:

bem na minha opiniao nada melhor do que começar com Pascal
todos os meus professores de programação. e alguns muito bons por sinal, sp me disseram que é a melhor linguagem para nos iniciarmos na materia!

depois de se saber Pascal passa-se para C num abrir e fechar de olhos, depois para JAVA a adaptação ainda é mais facil e por ai fora!:009::009:
 
Epa... não entendo bem a discussao que para aqui anda.
Porque é que nao explicam ao rapaz o que é que as vossas linguagens adoradas fazem?

Qual é o problema do php ser server side? se o gajo quiser desnvolver uma aplicação web tem quer ser server side ora essa. Para alem disso o php pode ser usado para client side (phpGTK). E instalar o apache, php, e mysql ou pgsql é acoisa mais simples que há, acho k é mais simples do que aprender a usar um compilador.
Eu expliquei bem porque é que aconselho php e deixei bem claro qcomo se usa e para que serve essa linguagem.
Depois... para alem disso já anda por aqui pessoal a aconselhar ruby.

Para o inaugurador da thread, é assim: as linguagens de programação nao servem todas para o mesmo e têm filosofias de utilização bem diferentes.
Depois há as linguagens que toda a gente conhece e aquelas com meia duzia de utilizadores. Estão a aconselhar-te cada coisa que eu acho impressionante.
Eplica ao ppl qual é o teu objectivo que anda aqui algum ppl a mandar-te a roma e outro a meca.
 
pedrotuga disse:
Para o inaugurador da thread, é assim:
as linguagens de programação nao servem todas para o mesmo e têm filosofias de utilização bem diferentes.
Depois há as linguagens que toda a gente conhece e aquelas com meia duzia de utilizadores. Estão a aconselhar-te cada coisa que eu acho impressionante.

Eplica ao ppl qual é o teu objectivo que anda aqui algum ppl a mandar-te a roma e outro a meca.

bem pedrotuga.... o meu objectivo é ocupar o meu tempo livre e aprender algo mais que só utilizar o pc para maquina de escrever, net e jogos.
nao tenho um projecto definido a 100% .tenho algumas ideias mas essas estão sempre a alterar.
por isso quero aprender algo que nao seja muito dificil de perceber o que está escrito e ao passar a pratica perceba bem o q estou a fazer,
que de para eu aprender sozinho,
e que me sirva para abrir os olhos para outras linguagens, ou seja, que eu tire proveito num futuro proximo.

penso que me fiz entender bem ..
 
souto disse:
na minha opinião, C está intimamente relacionado com o verdadeiro funcionamento do processador, como por exemplo, no uso de ponteiros.
eu comecei por aprender Java e Assembly. Mas em relação a Java... Além de ser uma linguagem muito elegante, é fácil de assimilar e é portável, ou seja, funciona em vários sistemas operativos.
mas se queres começar do zero, aprender uns conceitos-base, estruturar bem os teus conhecimentos, aconselho-te assembly, depois C. A partir daí, aprendes qualquer outra linguagem numa questão de dias.

Cumprimentos.


Concordo. Se tiveres tempo e quiseres mesmo ficar a perceber a lógica das coisas, começa por assembly, nem que seja por ler um pouco e ver só como funciona a lógica da mesma. Depois passa por C. Se dominares C relativamente bem passas para outra programação sem grande esforço. Claro que tens de aprender a sintax das mesmas assim como saber depois usar Objectos e classes, já que C não usa os mesmos.

Mas eu recomendaria se quisesses aprender as bases da programação começar de baixo, de linguagens de baixo nível para alto nível. Não há problema nenhum em aprenderes PHP, tem bastantes semelhanças com C (alías, quase todas as programações têm, a lógica é quase sempre a mesma) e é bastante utíl hoje em dia, principalmente para a web (php+mySQL por exemplo...).
 
Oi pessoal
eu tou como o nielsky, a unica diferenca e q me falta o tempo ;p

ja fui aluno do tecnico no 1º ano, mas como tinha zero conhecimentos daquilo tudo, pq n vinha do tecnologico de informatica, aquilo entrou tudo como um xoque, e depois, continuei como tava no sec, sem estudar mt, ou mm nada, e depois, fiquei a perceber consoante o meu estudo, ou seja, quase nada. LOL
tambem gostava de saber bases de programacao, mas axo q saber os algoritmos e o melhor, pq depois e so usar a semantica da dita linguagem. isso sim, gostava de aprender bem.
ahh, qd passei por C nao percebi puto daquilo, so as cenas mais basicas, ou seja, if's, while's, you get it. e ainda hj n percebo a a cena do alocar memoria, e dos apontadores e tudo o mais (mm os ints e essas definicoes de variáveis tou para ver, lol). assembly axava giro no inicio, com os jumps e tal, comecou a complicar e a meter mt arquitectura do cpu comecei a olhar de lado, e fiquei para tras. detestei essa parte da arquitectura de pcs. =S n me perguntem pq lol
entretanto, n curti mt (ainda tou para saber hj, se foi do xoque e falta de estudo ou se n iria gostar mm daquilo) e mudei. de momento tou em gestao. é fixe =) mas nada a ver.
mas como a cena dos pc's ainda anda ca dentro, e o pensamento de q uma pessoa q se preze q goste minimamente desta tecnologia, deveria ter uns conhecimentos de algoritmos, logica e programacao em si , gostaria de perceber mais disso.
digam-me so uma coisa. axam q foi do impacto da fac neste tipo de cenas q n curti de C nem do scheme para comecar a perceber daquilo? e q vejo aqui ppl a dizer para comecar por eles e so de pensar no q passei, me arrepio =S axo q para quem n sabe nada de programacao n seja o melhor, mas tb pode ter sido por ter comecado a andar com as maos, em vez dos pes, um atras do outro. e cada vez q olho po livro do Damas, de C, epah, n sei n ;p LOLOL
axo q crei trauma ;p

epah, testamento desnecessario :S sorry
mas hj tou numa de partilha :p lol

cumps
mega_neo
(Hige's brother)
 
Última edição:
mas se tivessemos a falar de pessoas vocacionadas para letras e afins o problema era outro...e sem remedio lol ( axo k aki tou minima/ à vontade po gozo, pois essas referidas pessoas tb não hao de vir aki ao forum )

>( :grumpy: :boxing_sm :blubomte: ....sou licenciado em inglês/alemão e para além de dar uns toques em MySQL tou a fazer certs. microsoft :rolleyes:

...eu perecebo a tua ideia, mas a minoria vocacionada para linguas com interesse na informática tb existe ;)

edit: E sou frequentador assiduo deste forum :berlusca:
 
Back
Topo