Qual a melhor linguagem de programação para iniciar ??

Delta disse:
quem é capaz de fazer um programa tipo cliente-servidor com acesso a BD em Assembly ?

:D

eu népias :rolleyes:

Qqr pessoa que saiba aceder aos dll's necessários a excutar as calls a partir de assembly?

Ou pensas que assembly equivale a reinventar a roda a cada passo? Dass, até nos spectrums já tinhas system calls. Em DOS tinhas o mesmo. Em Win32 tens uma porrada de API's :) Same old s**t. Carregar os registos ou o stack, fazer a call, ver o resultado... As unicas rotinas que escreves são mesmo as tuas, pq o resto já foi gentilmente escrito por outros :D

Claro que não digo que seja funcional ou prático :P
 
Achei melhor nao abrir um tópico novo...

Eu tambem gostava de começar a dar uns toques em programação, mas no meu caso é um pco diferente...

Eu já programo alguma coisa, mas na minha máquina de calcular (TI92Plus - utiliza uma especie de basic adaptado - acho eu) e agora queria fazer programinhas do género mas no computador, para me ajudar em cálculos repetitivos e afins...

Por isso, gostava que me dissessem que linguagem é que seria preferível.

Eu suponho que como já tenho bases de basic o melhor fosse VB, mas tenho medo do programa não me deixar conseguir desenvolver para aquilo que quero (e tenho pco tempo para me dedicar a uma linguagem para nada...).
Lembro que essencialmente é para fazer cálculos (muitos deles complexos e muitas iterações)...

Já agora, a maq. de calc tinha muitas funções que me ajudavam a simplificar a programação (do género resolvedor de equações, seccionar e fazer operações com matrizes, utilizar matrizes de numeros e texto e outras). Para o VB ou outra linguagem, não existem do genero, ou tenho de programar tudo "à la MÃO"?
 
Boas! Para cáculos e afins..., acho que uma linguagem do tipo ML, LISP e afins teria a sua piada..., no entanto se queres MESMO cáculos porque não dares uma olhada em matlab e mathematica? não sei bem se são linguagens de programação se estão baseadas noutras linguagens, no entanto são mesmo direccionadas para calculos e algoritmos...

abraços, HecKel
 
ec99031 disse:
Lembro que essencialmente é para fazer cálculos (muitos deles complexos e muitas iterações)...

se é estritamente para cálculo, o mathematica é o mais virado para o cálculo e tb com o manual mais virado para encontrar as funções que auxiliam a realização de cálculos. (matlab tb n é desapropriado)
 
Pascal pertence ao passado. Quanto muito Modula-2. As universidades que começam por ensinar Pascal é porque não souberam evoluir.

Comecem por uma linguagem orientada por objectos. Java ou Ruby. O melhor é começar pelo Ruby (interpretada) se bem que ainda deve haver pouco material pedagogico.
 
Bem..., tb n és nada meigo :P

Até concordo que pascal torna-se inutil e uma perda de tempo ser leccionado numa faculdade, mas tb duvido que java seja mais fácil que pascal...., a meu ver pascal é excelente para obteres várias bases e evitares certos vicios de má programação, como por exemplo, um procedimento devolver um valor...

Em java metes um void e tens um procedimento, no entanto até és capaz de meter lá umas tretas quaisquer, imprimir umas tretas para o ecrã, devolver valores e afins ao ponto de "arruinares" o conceito de procedimento..., no entanto o pascal "obriga-te" a evitares estes mau vicios (maus na minha opinião). Mas claro está..., era baril começar logo com java..., assim mais tarde poderiam evoluir dentro dessa linguagem e descartar o factor "este cromo se calhar ainda não sabe programar em java".

abraços, HecKel
 
Na universidade comecei com Pascal e à séria. A cadeira chamava-se metodologia da Programação, e dada pelo Guru português, o Sernadas para quem é do meio. Não me lembro de alguma vez ter provado "matematicamente" que os algoritmos que tenho feito "profissionalmente" estão isentos erros. É giro quando se "estuda" (ou melhor, aprende-se a estudar) mas hoje em dia é desnecessário para a maioria das pessoas.

Todas as linguagens orientadas por objectos "estruturam" o raciocínio. Distinções entre procedimentos" e "funções" são descabidos no paradigma de programação dos tempos modernos. A linguagem que mais gozo e mais "saber" me deu foi o Objective-C, existente nos Macs, mas não a aconselho a ninguém, a não ser que se queira mergulhar no fascinante mundo "Mac" (ou NeXT NeXT ou NeXT ao quadrado como gosto de chamar).

Começar, começar foi pelo Basic by Microsoft no Spectrum e rapidamente para Assembler. Concordo com algumas pessoas que disseram que é bom saber Assembler (ou código máquina ou código nativo (nativo, nativo não é pq esse é o micro-code, o mais baixo nível que há embora não seja para aqui chamado) ou lá como gostam de chamar) porque ficamos com uma ideia "real" de como tudo funciona. Sei Z80, x86, 68xxx, *****, etc mas não creio que seja "necessário" a 90% das pessoas e sobretudo não é necessário para começar.
 
O Java não é mais fácil que pascal mas, mesmo assim é bastante fácil. Isto claro para iniciante, porque depois pode complicar bastante. O que pode dificultar são os conceitos de POO que para uma pessoa que nunca programou podem parecer estranhos, mas com força de vontade vai-se lá.

PS: Eu não aconselho PHP para iniciar por um simples motivo: Segurança. Por defeito com com bastantes falhas de segurança que passam ao lado de quem se está a iniciar em programação.
 
programação

Viva.

Não quis deixar de apresentar uma sugestão.
Tendo em conta que as duas linguagens de programação mais usadas, ainda hoje no mundo inteiro, são o COBOL e o VB, sabendo que à partida tens umas luzes de VB, não seria mal pensado dar uma vista de olhos por estas duas linguagens, numa perspectiva aberta e superficial.

Na minha opinião, a linguagem que mais se adapta ao ensino e compreensão de programação e aplicação algorítmica é o ADA.

É uma linguagem desenvolvida por diversas comunidades pelo mundo inteiro, livre e aberta e muito bem estruturada.

Sugiro o download dos vídeos das surpreendentes Ada Lecture Series sobre a linguagem e a utilização do GNAT Pro para começares a trabalhar em programação.

Boas aprendizagens.
 
Última edição:
bagaço disse:
Na minha opinião, a linguagem que mais se adapta ao ensino e compreensão de programação e aplicação algorítmica é o ADA.

O meu primeiro ano de universidade foi fortemente baseado em ADA. Pelo que sei, só há muito pouco tempo é que o sistema de defesa americano largou o ADA nas suas aplicações.
 
Olha pá, eu do que aprendi em programação foi tudo à minha conta e posso dizer que as bases já as tenho, agora é tudo kestao de as desenvolver conforme as necessidades:

comecei pelo basico: Basic (nao fui ao Pascal pq na altura nao curtia.....mas axo que tb o Basic é suficiente para começar e ter nocoes de como funcionam as cenas da programação.

Depois foi ao mesmo tempo o Assembly que confesso nao será o melhor para 1ª linguagem mas que faz jeito saber faz !!!!

A seguir foi o C e a partir daki é sempre a abrir para as outras linguagens que há por ai e que nao sao poucas!

Entretanto estas foram as minhas linguagens de iniciação e penso que daki em diante é facil apanhar qq outra linguagem que haja por ai:

Eu só de uma vez aprendi HTML, Java, PHP pq elas vao todas dar no mesmo estilo e apos se saber C o resto sai naturalmente (penso eu de que...)

Agora o que a mim me parece e tinha tb essa duvida é que todas as linguagens servem dependendo dakilo que se keira fazer pq vao todas trabalhar em conjunto para um objectivo! Por isso é impossível ficar-se por apenas 1 linguagem quando por exemplo se ker desenvolver algo tipo uma seimples paginazita de net dinamica por exemplo!

Fica dado o conselho!
 
Última edição:
Na minha opiniao e posso dar os meus exemplos, para aprender a programar tem que se saber quais os objectivos dessa aprendizagem.

O pensamento de programador adquire-se com qualquer linguagem que numa primeira fase nao seja orientada a objectos.

Pode ser java simplificado, digo java porque java é uma linguagem actual ou então C .

Muitos eruditos defendem o Pascal, eu aprendi com pascal, acho que não tem utilidade nos dias que correm apesar de se poder evoluir para delphi, é uma linguagem simples.

Como disse inicialmente tem que se avaliar as necessidades da aprendizagem, o pensamento de programador adquire-se com o tempo e com a teoria adequada (Fluxogramas e pseudocódigo) apesar de actualmente se iniciar logo na programação, para mim aprende-se é a mexer na massa.

E a minha escolha vai para o JAVA :):cool:
 
Carago, mas isto é o show off de skills em programação ou é para dar ajuda a duas pessoas que a solicitaram?

Eu aconselho o uso de php e mysql para fazer umas aplicações web. da para fazer muita coisa engraçada, tipo os tradicionais guestbooks, sistemas de forums simplificados, sites de vendas etc etc etc...

Para começar é mais importante saber usar uma carrada de ferramentas do que propriemante dominar ua linguagem de programação. Para desnvolver aplicações web convem saber usar o apache, o mysql e o programar em php, tudo se aprende em paralelo sem problemas e há muita documentação.
Para programar em C/C++ convem saber como funcionam os IDEs de C, tipo .net ou borland ou devC, em java os de java: netbeans, eclipse, gel, etc...
Isso é o mais importante no inicio do inicio. e é por isso que aconselho php.
 
Para o user que queria programar para calculos, explora o Matlab, é o melhor que podes fazer. A programação é um género de C mais mais evoluido de mais alto nível. Podes criar scripts para te facilitar a vida em muitos cálculos. Podes fazer mil e uma coisa, Matlab é uma maravilha! :D
 
O objectivo numero 1 deve ser sempre "aprender a programar" , boas práticas e adquirir o pensamento de programador, existem linguagens que ajudam nisso que já foram indicadas acima.
 
DnlCY disse:
( axo k aki tou minima/ à vontade po gozo, pois essas referidas pessoas tb não hao de vir aki ao forum :D )

isso é o que tu dizes sou aluno de letras e frequento sites deste género. tenho muito interesse em informática (mais do que em letras) e tou sempre disposto a aprender e não é por ser de letras que vou deixar de o fazer. tenho pena é de perceber pouco ou nada de matemática
pelo que tenho ouvido o melhor pra iniciantes é mesmo o pascal (acho que vou tentar)
cumps e bons posts
 
para iniciantes sim..., mas se queres direccionado à matemática..., sem sombra de duvida o mathematica..., aposta mais nesse se queres algo orientado à matemática!

abraços, HecKel
 
Concordo com o HecklamuX.. Para iniciares é mesmo o Pascal, para te habituares. Se queres algo para matemática vai parao Mathematica ou mesmo o MatLab (mais para matrizes).
Este ultimo achei bastante acessivel :D
 
...depois de biliões de threads e pareceres, tirei uma conclusão.

C++ é a linguagem absoluta para se começar


1º Não faz sentido começar num nível mais baixo.

2º (FACTO) ...por mais poderosas que todas as outras possam ser nas suas características, C++ é que está mais implementada, mais conhecida, usada (a informação disponível é BRUTAL, é uma língua extremamente madura). Concordam? *levanta a bandeira branca*


Agora, quero referenciar o seguinte, por mais que a linguagem x ou y seja simples para iniciar, não invalida o facto que a curva de aprendizagem é proporcional em todas elas.

Se investirem x tempo e x esforço em JAVA(por exemplo) e C++, no fim do dia o que temos?

JAVA, menos trabalho, mais resultados... mas sacrifica-se potencialidades, tamanho, dependências...
C++, mais trabalho, menos resultados, mais potencialidades...por ai adiante...

Concordam com isto?

Portanto, a menos que se vejam na necessidade de começar numa linguagem especifica... E se pretendem apenas programar e estão indecisos... C++ é o caminho.

...Considerando que C++ não é uma linguagem fácil, a partir do momento em que nos dedicamos a elas, migrar para outra será tremendamente mais simples! Estou certo?


O que me traz de volta à questão original. A curva de aprendizagem (seja que línguas estejamos a comparar), é determinada pelo tempo e esforço investido.

Faz sentido começar pela mais difícil (sei que parece um pouco estúpido, parece querer saber equações antes de saber operações aritméticas simples).

Mas a informação disponivel para C++ é tanta! oO


No meu caso,

Estou a começar aqui ao de leve, Agnor's HQ

Para depois aprofundar os elementos mais básicos aqui, MSDN C++ Beginner's Guide


As aulas do Agnor são muito boas, é tipo um crash course sem que nos deixemos afundar em 500 linhas de texto a explicar de onde veio o C++. Desta forma, é dificil perder o interesse e ir buscar uma bolacha à cozinha!

E assim que terminado, aprofundar os mesmos tópicos será mais simples, dado que já temos uma noção de como as coisas funcionam. Até agora, adorei o que vi do MSDN Beginner's Guide e estou a dar-me muito bem com as aulas do Agnor.


...enfim, I'm still very, very n00b, mas é o que acho e queria partilhar :)
 
Última edição:
Back
Topo