qual a melhor maneira de ligar dois computadores para ambos terem acesso à internet

trovial

Power Member
é preciso comprar algum aparelho, tipo um hub ou um switch, ou pode-se ligar directamente de pc para pc?

um amigo meu cmprou recentemente um switch e pediu.me ajuda para montar, ora as noçoes que eu tenho de redes serao talvez demasiado antiquadas e puramente teóricas, mas dizem-me que a diferença entre hub e um switch é que com o hub, os pacotes sao direcionados em todas as direçoes criando excesso de trafego em redes grandes, ao passo que o switch ja direciona os pacotes para o endereço mac do destinatário.

é mesmo preciso um switch para ligar dois pc's?

e senao, quais as outras opçoes?
 
Última edição:
Não. Se forem só dois não. Duas placas de rede e um cabo crossover.

Se for para partilhar internet, um dos PC's vai ter de servirde router, o que pode implicar mais uma placa de rede.

Sinceramente, ao preço que estão, compra mas é as placas de rede e um switch se for para ligar apenas os pcs ou duas placas de rede e um router se for para partilhar a internet. O $$$ que gastas no material poupas em muitas outras coisas.
 
nao percebi muito bem a tua resposta, deixa.me tentar resumir ..
o objectivo é ligar dois pc´s de modo que os dois tenham acesso à net.

dizes entao que
-é possivel ligar com 3 placas de rede.

-é tambem possivel ligar usando duas placas de rede e um router, e essa hipotese é viavél, porque o preço de uma terceira placa de rede nao se distanciaria muito do de um router, é isso?

- e que se a ideia é simplesmente ligar os pc's em rede, sem ligar a internet, o melhor será adquirir só um switch?
 
Se só tens 2 computadores e um deles estiver sempre ligado a net basta ligares um ao outro com um cabo crossover e partilhar a ligação...
Se quiseres partilhar uma ligação por vários computadores sem que nenhum tenha que estar obrigatoriamente ligado para que o outro tenha net compras o router, se bem que o cabo crossover sai-te muito mais barato.
Tudo depende do que quiseres fazer.
 
é que eu tirei o ccna da cisco aí ha um par de anos, mas em verdade, acabei por nunca usar o que la aprendi, ficou so a fazer curriculo.

e entao tava habituado a ouvir falar em switches e routers em letra grd, ou seja os switches trabalham na camada 2, e dividem grds redes melhorando o trafego e adicionando segurança. e os routers na camada 3 etc etc....

agora quando um destes dias um amigo meu me veio pedir ajuda , que tinha comprado um switch para ligar dois pc's, fiquei 8| .

mas enfim, parece que os tempos sao outros:-D
 
epá , como ja disse, foi ha algum tempo, e acabei por nunca me dedicar muito à área , mas ainda assim a teoria ficou, a practica é que tá um bcd esquecida.
mas como dizia , isto era p ajudar um amigo que comprou um switch.
a ideia dele é ligar os dois computadores. um pc e um mac um ao outro, para eventualmente poder partilhar a net.
tivémos hoje na casa dele, e as coisas estao da seguinte maneira
um modem cabo ligado ao pc via usb.
uma placa de rede a ligar o pc ao switch com cabo directo, que o windows reconhece com aquela mensagenzita de aviso em como a ligaçao esta limitada.
O que é necessario configurar no windows neste caso?
e depois nao sei se será preciso configurar o mac, mas isso cada coisa a seu tempo...
 
Back
Topo