1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a melhor máquina fotográfica até 250 euros?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por chikenbuster, 2 de Novembro de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 1768)

1. chikenbuster

chikenbuster Power Member

Qual a melhor máquina fotográfica até 250 euros?

Boas, estou em vias de adquirir uma máquina fotográfica digital compacta. No entanto, o meu orçamento é de 250 euros.

Be cooollll

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Queres a máquina para que fins?
    Tens preferência pelo tamanho?
    Percebes alguma coisa de fotografia?
    Alguma coisa em particular que queres que a máquina tenha?

3. chikenbuster

chikenbuster Power Member

Não percebo nada de fotografia. Por isso, gostaria de uma máquina simples de manejar, com boa qualidade fotográfica e compacta.

Be coolll.

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

panasonic fx10
    fuji f40

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso é o que não falta. E em modo automático são todas simples: Apontas e disparas.
    Com boa qualidade tens Panasonics, Canons, Fujis, etc... E cada uma com os seus pontos altos, não há simplesmente "a melhor".

Para mim é a A710IS, mas para ti pode muito bem não ser.

6. Quetzal

Quetzal Power Member

mais 45 € e tens uma máquiina mesmo espectacular :) fuji f50fd

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

LoL mesmo mesmo espetacular...

Sinceramente são mais 45€ e ainda não lhe vi grandes vantagens. E o ser espetacular é subjectivo, a A710IS e a S6500fd também o são... Mas lá está, depende imenso do uso que queres dar à máquina.

8. A Fuji Finepix F40fd é uma boa compra e bastante abaixo do €250 neste momento (desceu de preço). A qualidade de imagem é equivalente a outras compactas de 10 megapixel, sendo que a f40d é de 8 megapixel. Vais ficar impressionadíssimo com o detalhe (qualidade de imagem) que esta compacta consegue (tudo automático).

Melhor do que isto dentro das compactas (considerávelmente melhor), só mesmo a CASIO Exilim EX-Z 1200 de 12MP que custa na ***** €275. São mais €25 do que o teu orçamento mas é por TODAS as reviews que "devorei" na internet (e não só) a melhor compacta do mercado actualmente.

Uma comparação de uma fotografia a uma senhora com sardas, mostrou quase a inexistência das mesmas na Fuji e a total realidade (ULTRA sardenta - lol) com a CASIO. O mesmo se aplicando em outros pormenores da pele no geral (até mesmo os lábios e cabelo). O resultado é impressionante. Para além disso a cor é melhor e o EXPOSURE é francamente superior, sendo que a Fuji tem alguma tendência para overexposure. Não deixando por isso de ser uma EXCELENTE máquina na relação preço/qualidade. Custa na ***** €171.

Não aconselho a Fuji f50d versus Casio Exilim 1200. A 2ª é francamente melhor.

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso das sardas pode ter a ver com o já bem conhecido sharpening exagerado das Casio, e em algumas máquinas o sharpening é ajustável.

A lente sendo uma 37-111mm, ainda por cima com abertura máxima de 5.4(tele), está longe de ser o melhor que o mercado tem para oferecer. A distância minima de focagem é 6cm, o que é relativamente fraco para macro. E ainda não encontrei nenhuma review especifica da lente para ver como se porta com as coisas habituais: Aberrações cromáticas, distorções, cantos suaves.

Disparo continuo a 0.6 fotos por segundo? Nem 1fps consegue? E todos os modos de video a 20fps? É bastante lenta...

Edit: Pesquisando um pouco mais encontrei reviews a critiar o quanto as cores fogem das reais, especialmente laranjas e cyan. A máquina demora 4s a ligar e 10s de uma foto até à seguinte! Uma coisa muito significativa que reparei em algumas fotos de teste é que mesmo só tendo 37mm de wide angle a distorção da lente é muito notória.

E foi só aquilo que encontrei assim por alto porque não encontrei nenhuma review a sério. Logo, como podes ver, está bem longe de ser a melhor compacta do mercado.

Por ultimo diga-se que NÃO HÁ melhor compacta do mercado... Todas irão ter os seus pontos altos e baixos, por isso a melhor compacta no mercado é aquela cujos pontos altos sirvam para o uso que lhe vamos dar.

Última edição: 6 de Novembro de 2007
  10. Rui,

As sardas não tem NADA a ver com "o sharpness das Casio",mas efectivamente com a resolução. Nesta compacta os 12MP FUNCIONAM ao contrário de outras, em que um CCD tão pequeno com 12MP obriga a um downscale em pós-produção (ou seja, inúteis os 12MP nas outras compactas).

Aconselho-te então a leitura de uma (entre várias) reviews A SÉRIO:

http://www.ephotozine.com/article/Casio-EXILIM-Z1200---exclusive-first-review

E estas fotos na página 6 e 7 e o veredicto quanto à fidelidade das cores (accuracy e color depth): http://www.ephotozine.com/article/Casio-EXILIM-Z1200---exclusive-first-review

P.S. É verdade quanto à distorção nos cantos (que todas as compactas sofrem - umas mais do que outras), situação que não vai afectar o chikenbuster mínimamente.

P.S.2 É FUNDAMENTAL que tenhas em mente que estamos a falar de uma COMPACTA com uma resolução EXCELENTE (sim, a melhor do mercado em compactas no que diz respeito à nitidez de imagem) para um AMADOR (conforme ele próprio referiu e que é o que interessa neste tópico). Estás-te a esquecer de detalhes importantíssimos como ISO 50 entre muitos outros. Lê reviews "a sério" então e qualquer coisa, PM, isto não é um tópico de discussão sobre a CASIO EXILIM 1200. Temos que nos manter on topic e moderar. Lets go private if wou want to discuss the CASIO Exilim 1200. Then we might post our conclusion here. Até gostava de conversar mais contigo sobre este assunto, dado que é esta máquina que vou comprar para levar no bolso. If you know what I mean :)

Última edição: 6 de Novembro de 2007
  11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

mas quem é que precisa de 12mp numa compacta?

12. Quetzal

Quetzal Power Member

eu :D

Lol até dá jeito para fazer crop a algum promenor, fazer uma especie de digital macro.

Última edição: 7 de Novembro de 2007
  13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Mas acabas por perder qualidade na mesma porque raramente uma compacta tem lente com definição suficiente para 12Mp...

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se voces soubessem que uma das melhores máquinas ja feitas pela nikon tem 4mp... :rolleyes:

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Mas isso não é dificil... A melhor máquina nada tem a ver com os MP.

16. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu sei disso e tu sabes disso, mas nem imaginas a quantidade que nem sonha que isso é vdd... :D

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Então não imagino... lol Quando eu digo isso a alguém respondem-me logo "Tás maluco? Claro que tem a ver...".

Não estás a ver o que eu sofro quando o tema é fotografia e estou a falar com pessoas que "papam" tudo o que é marketing.
    Até já ouvi pessoas a dizer-me que os MP tem a ver com as cores e que consegues fotos do tamanho dos paineis publicitários nitidas, podes fazer grandes crops, etc...

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

pelo menos acertaram nos crops :D
    se a hasselblad s lembra de fazer marketing como a sony e anunciar os 39MP em letras garrafais vai td comprar uma :lol:

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

LOL Ao menos aí compram uma excelente máquina, mesmo sem saberem... Têm é que vender a casa e o carro primeiro para arranjar dinheiro.

Quanto aos crops nem por isso... Eles acham que para os crops o que conta são só os MP, mas numa compacta isso não é verdade. A lente conta muito mais que os MP. É mais fácil arranjares uma compacta com 10Mp ou mais, do que uma lente que façam bom uso deles.

Por exemplo a DMC-LX2, uma das máquinas que estavamos a falar por causa dos seus 10Mp, consegue de facto imagens mais detalhadas que a minha A710IS de 7.1Mp, e como tal um crop fica melhor (isto com boas condições de luz e o ISO mais baixo, porque aquele sensor não perdoa).
    A questão que ninguém se lembra, e quando eu tentei explicar não acreditaram, é que a máquina só tem 10Mp porque o sensor é 16:9. Se fizeres uma foto em 4:3, que é o formato standard da minha máquina, a foto só tem 7.2Mp, que é 0.1Mp a mais. Aliás, na resolução máxima, em altura, as fotos só diferem em 30 pixeis, acho que nem chega a tanto.
    Conclusão, se em 4:3 as máquinas só diferem em 0.1Mp, porque é que uma tem melhor definição que a outra? Será dos 0.1Mp? :rolleyes:

20. adolfo dias

adolfo dias Power Member

para um crop conta unicamente os pixeis. qt maior a imagem mais a hipotese de crop
    um crop com qualidade é outra história :D

Partilhar esta Página