Qual a melhor máquina fotográfica até 250 euros?

chikenbuster

Power Member
Qual a melhor máquina fotográfica até 250 euros?

Boas, estou em vias de adquirir uma máquina fotográfica digital compacta. No entanto, o meu orçamento é de 250 euros.


Be cooollll
 
Queres a máquina para que fins?
Tens preferência pelo tamanho?
Percebes alguma coisa de fotografia?
Alguma coisa em particular que queres que a máquina tenha?
 
Não percebo nada de fotografia. Por isso, gostaria de uma máquina simples de manejar, com boa qualidade fotográfica e compacta.

Be coolll.

Isso é o que não falta. E em modo automático são todas simples: Apontas e disparas.
Com boa qualidade tens Panasonics, Canons, Fujis, etc... E cada uma com os seus pontos altos, não há simplesmente "a melhor".

Para mim é a A710IS, mas para ti pode muito bem não ser.
 
LoL mesmo mesmo espetacular...

Sinceramente são mais 45€ e ainda não lhe vi grandes vantagens. E o ser espetacular é subjectivo, a A710IS e a S6500fd também o são... Mas lá está, depende imenso do uso que queres dar à máquina.
 
A Fuji Finepix F40fd é uma boa compra e bastante abaixo do €250 neste momento (desceu de preço). A qualidade de imagem é equivalente a outras compactas de 10 megapixel, sendo que a f40d é de 8 megapixel. Vais ficar impressionadíssimo com o detalhe (qualidade de imagem) que esta compacta consegue (tudo automático).

Melhor do que isto dentro das compactas (considerávelmente melhor), só mesmo a CASIO Exilim EX-Z 1200 de 12MP que custa na ***** €275. São mais €25 do que o teu orçamento mas é por TODAS as reviews que "devorei" na internet (e não só) a melhor compacta do mercado actualmente.

Uma comparação de uma fotografia a uma senhora com sardas, mostrou quase a inexistência das mesmas na Fuji e a total realidade (ULTRA sardenta - lol) com a CASIO. O mesmo se aplicando em outros pormenores da pele no geral (até mesmo os lábios e cabelo). O resultado é impressionante. Para além disso a cor é melhor e o EXPOSURE é francamente superior, sendo que a Fuji tem alguma tendência para overexposure. Não deixando por isso de ser uma EXCELENTE máquina na relação preço/qualidade. Custa na ***** €171.

Não aconselho a Fuji f50d versus Casio Exilim 1200. A 2ª é francamente melhor.
 
Isso das sardas pode ter a ver com o já bem conhecido sharpening exagerado das Casio, e em algumas máquinas o sharpening é ajustável.

A lente sendo uma 37-111mm, ainda por cima com abertura máxima de 5.4(tele), está longe de ser o melhor que o mercado tem para oferecer. A distância minima de focagem é 6cm, o que é relativamente fraco para macro. E ainda não encontrei nenhuma review especifica da lente para ver como se porta com as coisas habituais: Aberrações cromáticas, distorções, cantos suaves.

Disparo continuo a 0.6 fotos por segundo? Nem 1fps consegue? E todos os modos de video a 20fps? É bastante lenta...

Edit: Pesquisando um pouco mais encontrei reviews a critiar o quanto as cores fogem das reais, especialmente laranjas e cyan. A máquina demora 4s a ligar e 10s de uma foto até à seguinte! Uma coisa muito significativa que reparei em algumas fotos de teste é que mesmo só tendo 37mm de wide angle a distorção da lente é muito notória.

E foi só aquilo que encontrei assim por alto porque não encontrei nenhuma review a sério. Logo, como podes ver, está bem longe de ser a melhor compacta do mercado.

Por ultimo diga-se que NÃO HÁ melhor compacta do mercado... Todas irão ter os seus pontos altos e baixos, por isso a melhor compacta no mercado é aquela cujos pontos altos sirvam para o uso que lhe vamos dar.
 
Última edição:
Rui,

As sardas não tem NADA a ver com "o sharpness das Casio",mas efectivamente com a resolução. Nesta compacta os 12MP FUNCIONAM ao contrário de outras, em que um CCD tão pequeno com 12MP obriga a um downscale em pós-produção (ou seja, inúteis os 12MP nas outras compactas).

Aconselho-te então a leitura de uma (entre várias) reviews A SÉRIO:

http://www.ephotozine.com/article/Casio-EXILIM-Z1200---exclusive-first-review

E estas fotos na página 6 e 7 e o veredicto quanto à fidelidade das cores (accuracy e color depth): http://www.ephotozine.com/article/Casio-EXILIM-Z1200---exclusive-first-review

P.S. É verdade quanto à distorção nos cantos (que todas as compactas sofrem - umas mais do que outras), situação que não vai afectar o chikenbuster mínimamente.

P.S.2 É FUNDAMENTAL que tenhas em mente que estamos a falar de uma COMPACTA com uma resolução EXCELENTE (sim, a melhor do mercado em compactas no que diz respeito à nitidez de imagem) para um AMADOR (conforme ele próprio referiu e que é o que interessa neste tópico). Estás-te a esquecer de detalhes importantíssimos como ISO 50 entre muitos outros. Lê reviews "a sério" então e qualquer coisa, PM, isto não é um tópico de discussão sobre a CASIO EXILIM 1200. Temos que nos manter on topic e moderar. Lets go private if wou want to discuss the CASIO Exilim 1200. Then we might post our conclusion here. Até gostava de conversar mais contigo sobre este assunto, dado que é esta máquina que vou comprar para levar no bolso. If you know what I mean :)
 
Última edição:
Então não imagino... lol Quando eu digo isso a alguém respondem-me logo "Tás maluco? Claro que tem a ver...".

Não estás a ver o que eu sofro quando o tema é fotografia e estou a falar com pessoas que "papam" tudo o que é marketing.
Até já ouvi pessoas a dizer-me que os MP tem a ver com as cores e que consegues fotos do tamanho dos paineis publicitários nitidas, podes fazer grandes crops, etc...
 
LOL Ao menos aí compram uma excelente máquina, mesmo sem saberem... Têm é que vender a casa e o carro primeiro para arranjar dinheiro.

Quanto aos crops nem por isso... Eles acham que para os crops o que conta são só os MP, mas numa compacta isso não é verdade. A lente conta muito mais que os MP. É mais fácil arranjares uma compacta com 10Mp ou mais, do que uma lente que façam bom uso deles.

Por exemplo a DMC-LX2, uma das máquinas que estavamos a falar por causa dos seus 10Mp, consegue de facto imagens mais detalhadas que a minha A710IS de 7.1Mp, e como tal um crop fica melhor (isto com boas condições de luz e o ISO mais baixo, porque aquele sensor não perdoa).
A questão que ninguém se lembra, e quando eu tentei explicar não acreditaram, é que a máquina só tem 10Mp porque o sensor é 16:9. Se fizeres uma foto em 4:3, que é o formato standard da minha máquina, a foto só tem 7.2Mp, que é 0.1Mp a mais. Aliás, na resolução máxima, em altura, as fotos só diferem em 30 pixeis, acho que nem chega a tanto.
Conclusão, se em 4:3 as máquinas só diferem em 0.1Mp, porque é que uma tem melhor definição que a outra? Será dos 0.1Mp? :rolleyes:
 
Back
Topo