1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a melhor marca?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por santinho4, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 41; Visualizações: 1495)

1. santinho4

santinho4 Power Member

Qual a melhor?

ATI
    nVidia
    Outros.

Última edição: 9 de Dezembro de 2008
  2. tacd

tacd Power Member

Boa pergunta, ou não!

Começa pelo simples facto de ATi ou Nvidia não serem marcas mas sim fabricantes. As marcas são por ex. Powercolor, XFX, BFG, EVGA, etc..

Agora se me perguntares qual é o melhor fabricante isso depende do momento. Há uns meses atrás a Nvidia dominava o mercado com a série 8. Mas desde que a ATi lançou a gama HD4800, a Nvidia simplesmente perdeu-se. Lançou uma GTX280 completamente desastrosa que é completamente destruída pela HD4870X2 (dois cores mas ao mesmo preço!). A Nvidia tem então vindo a desenvolver contratos com as grandes empresas de software para colocarem optimizações nos jogos e benchmarks para as gráficas Nvidia. Relembro o famoso exemplo do Crysis, que tem a curiosa tendência de correr melhor nas Nvidia.

O ponto forte da Nvidia sempre foram os drivers, que sem dúvida são muito bons. O consumo e pouco aquecimento das placas também são de notar.
    Em relação à ATi o ponto forte sempre foi a performance. Performance mitigada por drivers mal feitos sem qualquer tipo de optimização e com alguma tendência a bugar!

Espero ter respondido à tua pergunta.
    Cumps

3. druyda

druyda Power Member

A melhor marca de quê? Gráficas?

Não há melhores "marcas", existe sim vários modelos com vários desempenhos e vários preços.

4. santinho4

santinho4 Power Member

Sendo assim..

O objectivo da minha pergunta era mais direccionada aos Fabricantes nVidia e ATI.

No final de contas qual o que compensa mais, tendo em conta o futuro?

5. RSC

RSC Power Member

É engraçado que em muitos jogos essa GTX280 "desastrosa", mesmo tendo apenas 1 GPU, tem melhor performance que uma 4870x2...

6. RSC

RSC Power Member

Tendo em conta que futuro? Tu tens noção que no que toca a informática e computadores o componente que é mais rapidamente fica ultrapassado são as gráficas...

7. druyda

druyda Power Member

Se queres comprar uma gráfica diz aí o teu orçamento, tornas as coisas mais fáceis.

8. tacd

tacd Power Member

E é curioso que todos esses jogos onde ela tem melhor performance são os jogos onde a nvidia meteu a pata.

E o que interessa só ter um GPU? Se eu pelo menos preço comprar uma melhor mas que tenha 2, what do I care?

9. JonasBigBoy

JonasBigBoy Power Member

Se pensas em comprar uma grafica para que possas usufruir dela durante mt tempo compra do melhor seja ATI ou Nvidia. Mas conta que daqui a 2/3 anos vai haver jogos que ela nao vai rodar mesmo no minimo.

As placas graficas facilmente são ultrapassadas. Para veres tenho no PC um Pentium 4 3.00 e ainda consigo rodar mt bom jogo. A unica surpresa que ouve nos ultimos anos foi o desaparecimento das placas graficas AGP. Nessa altura quem queria comprar uma boa placa teve que mudar de placa mãe ou seja PC novo

10. santinho4

santinho4 Power Member

Eu estou disposto a comprar a melhor placa que houver, nao querendo dizer que seja a mais cara =).

Estou pensando comprar em 2009 na primeira metade desse ano. Quando me referi ao "futuro" era tendo em conta a evolução dos fabricantes. Porque é como se fosse um "combate". Um manda um modelo, o outro tenta melhor etc.. A nVidia deve superar a 4870 x2 com outro modelo por isso eu gostava de saber qual o fabricante que se vai manter mais tempo "acima" do outro

11. RSC

RSC Power Member

I care! A partir do momento em que com dual GPU preciso de drivers com perfis especificos para os jogos que quero jogar senão a 4870x2 funciona apenas como uma 4870 normal... Já para não falar que as dual GPU, assim que sai "the next big thing" tendem a ser completamente ignoradas a nivel de drivers, como está a acontecer actualmente com a 9800GX2. Neste momento, para mim, I'll take single GPU over dual GPU anytime!

Quanto à Nvidia meter a "pata" em certos jogos, who cares? A mim não me interessa nada a forma como os jogos são desenvolvidos e optimizados. A mim, como consumidor, interessa-me que eles funcionem bem. Se funcionam melhor com placas Nvidia, azar da ATI.

12. tacd

tacd Power Member

Hah. Acho que estás a ver as coisas pelo lado errado do prisma.

Eu acho completamente errado que uma gráfica (HD4870X2) com performance gráfica altamente superior à gtx280 na realidade em certos jogos seja mais fraca que a da última devido a influências de backstage. É mais um sinal do desespero da Nvidia.
    Se realmente te interessa, como consumidor, deverias então preferir a HD4870X2. Porquê? Porque tem uma performance superior e é ligeiramente mais barata.

E não, não creio que na ATI as placas com 2 cores sejam esquecidas. Foi lançada uma hotfix para o FarCry2 e a HD3870X2 foi uma das felizardas. Para além do mais a HD4870X2 não é a mesma receita que a HD3870X2. Foi melhorada e existe, ainda por cima, o Sideport que vai fornecer mais 5gb/s de banda no futuro.

PS: Não sei onde ouviste falar desses perfis. Um representante da ATi, nos foruns da AMD disse que o Crossfire interno da HD4870X2 não pode ser desactivo, estando activo a todo o momento.

13. tuniq

tuniq What is folding?

Concordo plenamente.

14. RSC

RSC Power Member

A influência então deve ser mesmo muita, porque a maioria dos jogos recentes, Far Cry 2, Left 4 Dead, Dead Space, correm todos melhor em Nvidia do que em ATI.

Quanto a mim como consumidor eu vou para o produto que me dá mais garantias. Melhores coolers, melhores drivers, melhores consumos: Nvidia. Mais depressa faria, e se calhar faço mesmo, um SLI de GTX260 do que comprava uma 4870x2.

15. tacd

tacd Power Member

Não sei onde leste que a GTX280 tem melhor performance no FarCry2 que a HD4870X2.
    http://www.hardware.fr/medias/photos_news/00/24/IMG0024660.gif
    Cortesia do Hardware.fr, um dos maiores sites de hardware de França.

Agora vê estes resultados. Tira a optimização que o jogo tem para as Nvidia, junta-lhe os novos drivers da ATi que prometem mais 10% de performance e tira as tuas conclusões.

Para acabar com este disputa e para toda a gente perceber a HD4870X2 É SUPERIOR à GTX280. Ponto final.
    Para além do mais, já que referiste consumos e aquecimento pois bem, deixa-me dizer-te que o RV770 aquece menos e consome menos que o GT200. Perguntas-me porquê? Eu digo-te 55nm (RV770) contra 65nm (GT200).

E isso dos coolers já pertence ao passado. A minha 4870X2 está em idle a 43ºC numa caixa pequena com um fluxo de ar insuficiente (que obviamente irá ser substítuida).
    A influência é mesmo muita, basta veres este benchmark e rapidamente irás perceber que a tábua de salvação da Nvidia (embora por jogo sujo) é o Crysis. Se lhe tirasses a optimização para as Nvidia, a Nvidia perdia um pé de apoio importante: O de correr o melhor jogo deste momento com mais fps.
    (Já para não falar que a GTX280 borra-se completamente quando lhe juntas anti-aliasing enquanto que a HD4870X2 sente-se como um peixe na água e até ganha FPS!)
    http://www.hardware.fr/medias/photos_news/00/24/IMG0024660.gif

E em relação aos drivers da ATi, a balança é equilibrada. Drivers piores, mas performance de longe muito superior. E olha que eu acho que o jogo está a virar, pois a ATi tem mostrado mais empenho nos drivers.

"e se calhar faço mesmo, um SLI de GTX260 do que comprava uma 4870x2." Pois bem.. Eu a isto chamo burrice. Esse tal SLI não te fica por menos de 500€ e nunca chegará aos pés de uma HD4870X2. Lembro-te que a HD4870 é superior à GTX260 e quase igual à GTX280!!!! Como é possível a HD4870 que nem é do mesmo segmento que a GTX280 chegar aos seus calcanhares?

16. RSC

RSC Power Member

Tu não sabes realmente do que falas. Em primeiro lugar as novas GTX260 216 cores, como é o caso da minha, são melhores que as 4870 1GB. E não só são melhores em performance, como o consumo em idle é igual ou inferior ao de uma 4850! E duas GTX260 em SLI na maioria das resoluções têm melhor performance que uma 4870x2. São mais caras, sim é verdade. Mas a qualidade de construção, o silêncio e no caso das BFG e das eVGA, a garantia de 10 anos são coisas que se pagam.

PS: Tens aqui review do Guru3D, parece-me vir de uma fonte mais credivel e é recente: http://www.guru3d.com/article/far-cry-2-pc-vga-graphics-performance-review/5

PS2: Como parece que não andas muito a par das coisas, tens aqui um Head-to-head, GTX260 216 vs 4870 1GB: http://www.guru3d.com/article/top-10-games-with-radeon-4870-1-gb--geforce-gtx-260-core-216-test/

(Se achares pouco, arranjo-te mais 4, de outros sites, com a mesma conclusão, todas com menos de 1 mês.)

17. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

so vejo essa performance acima do crysis na gtx280... porque se tiver os filtros ligados... a nvidia digamos que se perdeu pelo caminho
    e isso porque o jogo foi optimizado para nvidia...

18. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

Agreed :x2:

19. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

essa da gtx260 216 cores ultrapassar a hd4870 1GB... sim é verdade
    admito

mas ja vi benchs no youtube por exemplo do jogador maxishine ele a fazer comparacoes de graficas no crysis... ele a comparar uma GTX280!!! com uma hd4870 reference! 512mb´s

e adivinha... a hd4870 conseguiu acompanhar... e com a mesma resolucao e qualidade de graficos

e mais
    a ati ja ta a desenvolver o novo chip de 40nm ou de 45 (ja n me lembro do nome :cwm3:)

a ati pra mim sempre foi melhor... e tal como o user tacd referiu a temperatura n e problema...

por isso

ATI all the way... e n n me tou a armar em fanatico... apenas tou a ditar os factos

a nvidia ja teve o seu lugar no topo... chegou a altura da amd/ati

20. tacd

tacd Power Member

O mínimo que te peço é um bocado de honestidade e verdade na tua argumentação. Escolhe um jogo outro que o Farcry 2 ou Crysis. Todos nós sabemos que são Nvidia optimized.

Desde quando o consumo é um dos factores principais para a escolha de uma placa gráfica?

Garantia de 10 anos? Para quê? Qualquer gráfica daqui a 10 anos já está mais que desactualizada.

Para além do mais, cometes um grave erro. a nova GTX260 NUNCA, MAS NUNCA, foi feita para competir com a HD4870X2. Foi sim feita para competir contra a HD4870 1GB.

E na própria review que forneceste diz lá que o mais provável é as gráficas ATi ganharem FPS quando saírem os novos drivers.

Deixa de ser fanboy por favor.

Partilhar esta Página