Qual a melhor opção de evolução de VB 6 .

Olá a todos

Sou programador Visual Basic 6 há pelo menos 8 anos e tenho vários projectos comerciais desenvolvidos e em funcionamento em clientes.
Como sabem o vb 6 acabou e o vb .Net está aí já na sua 3ª versão (?!?).
Cada uma destas versões é, parcialmente, incompativel com a anterior ou, se preferirem, limitada em relação á versão seguinte, devido ao facto de usar frameworks diferentes (1, 2 e 3).
O vb .Net é simplesmente uma nova linguagem completamente diferente do "velhinho" Visual Basic e uma das coisas que me está a fazer pensar se devo evoluir para o vb .Net é realmente o facto de a Microsoft, na minha opinião, não ter respeito nenhum pelos programadores e se "borrifar" completamente para uma coisa chamada "compatibilidades".
Já fiz algumas tentativas de evolução de projectos vb6 para vb .Net mas já cheguei á conclusão que, definitivamente, não é boa ideia. O "melhor", salvo seja, é desenvolver a aplicação de raiz em vb .Net.
Eu considero-me uma pessoa trabalhadora mas "cansa" andar constantemente a "aprender" novas linguagens, completamente diferentes das anteriores, e ainda ter que desenvolver de raiz projectos que já vêm do tempo do Ms-Dos.
Estou neste momento a considerar "virar" para uma programação mais "estável" em termos de futuro, por incrivel que pareça, do que a Microsoft, "Ajax". Já devem ter ouvido falar nisso, HTML com javascript e PHPe outras "misturas" em vez do vb .Net 2008 (para já).
O tipo de projectos desenvolvidos por mim são projectos comerciais com uso intensivo de Bases da dados Access, SQL e MySql.
Gostaria assim de abrir aqui um debate e saber a v/ opinião sobre o rumo a seguir por mim, e concerteza por muitos de vocês, pelo menos aqueles que são programadores.