Qual a melhor opção para SLR?

Rui Marto

Power Member
Há uns meses comprei uma A710is e tomei o gosto pela fotografia. Agora não consigo tirar da cabeça a ideia de que quero comprar uma SLR.

A minha experiência com SLRs passam pelas seguintes:
Canon EOS 350 (APS) - Rolo
Minolta Dinax 505i - Rolo
Olympus E-400

O estilo de fotos que mais tiro é a animais, retratos (e algumas fotos tipo estudio) e desporto. De vez em quando também gosto de umas paisagens e arquitectura.

O orçamento disponivel é relativo pois se valer a pena não me importo de gastar um pouco mais, posso é demorar mais tempo a arranjar o dinheiro.

Até agora tinha pensado na Canon 30D pois pensava ser uma SLR intermédia, nem da gama de entrada nem profissional, mas já me disseram que mais valia ir para a 40D porque a 30D é apenas um remake da 20D. A 40D no entanto já trás um sensor DIGIC III e outros melhoramentos, mas começa a entrar em valores um pouco elevados: 1000€ só corpo.

Também andei a ver a Nikon D80 mas tinham me dito que a 30D já é outra liga e pela diferença de preços era preferivel.
Já a Canon 400D e a Nikon D40 têm o preço do lado delas, custando cerca de 500-600€, o que faz com que me sobre dinheiro para umas lentes melhores que as do kit.

Depois entra a Panasonic que nas compactas é o que é, mas e nas SLR? Alguém tem alguma opinião? As lentes são Leica por isso penso que serão excelentes, mas e os preços? O sensor é bom? É rápida?

Há ainda a Sony Alpha100 que parece ser uma excelente máquina (inclusivé tem o prémio para melhor dSLR amadora), mas e lentes? Quem fornece lentes à Sony? Com que lentes é esta Sony compativel? Carl-Zeiss? Leica? Minolta? Prespectivas para futuras lentes e respectiva qualidade/compatibilidade?
Algum contra nesta máquina que eu deva saber?

Como podem ver, ando completamente perdido no mundo das SLR.

Resumindo:

Tendo em conta que a máquina não é para uso profissional, mas que pretendo uma boa máquina para ficar e daqui para a frente apenas ir investindo em lentes e acessórios, qual será a mais indicada?

Edit:
Algumas máquinas e preços que estou a ver neste momento:

Nikon D40 + AF-S DX 18-55mm + AF-S DX 55-200mm - 596€ (sem IVA)
Nikon D80 + AF-S 18-135mm IF ED - 877€ (sem IVA)
Sony Alpha DSLR-A100 + 18-125mm - 685€ (sem IVA)
Canon EOS 400D + EF-S 18-55mm + EF-S 55-200mm + Grip de alimentação BG-E3 - 862€ (sem IVA)
Pentax K10D + 18-55mm + 50-200mm - 827€ (sem IVA)
Olympus E-510 + 14-42mm + 40-150mm - 712€ (sem IVA)
 
Última edição:
Bem, eu ando há 7 meses a namorar dSLR e ainda não me decidi! Ando este tempo todo, porque tenho ordenados atrasados, o que me têm impedido de comprar qualquer tipo de coisa...

Como os meses foram passando, fui sempre aumentando um pouco a minha fasquia, e já passei praticamente por todas essas máquinas que aí colocaste.

Neste momento, estou muito tentado em comprar a Canon 40d+Tamron 17-50mm F2.8+ Canon 50mm F1.8. Obviamente que passa em muito a média de preços que colocaste nessas opções, mas estou mesmo apaixonado pelo corpo da 40d. E julgo que será um corpo que durará uns bons anos, permitindo uma relativa evolução em termos técnicos para o fotógrafo. Com a lente da Tamron, conseguiria uma lente de boa qualidade e rápida, deixando espaço para daqui a meio ano apostar numa outra (ultra-wide ou tele). Com a Canon 50mm, teria uma lente excelente para retratos e situações de pouca luz.

Antes disso, estava tentado na Nikon D80, mas não indo para uma lente do kit. É verdade que são ligeiramente melhores que as do kit da Canon, mas preferia apostar numa lente de qualidade superior, e com 300€-400€ já se arranjam lentes porreiras. Pelas reviews, parece-me ser uma excelente máquina, e apesar de já ter visto muita gente a dizer que prefere comprar a 30d, a mim ainda não me conveceram desse aspecto. Cada qual tem as suas vantagens, mas a Nikon D80 acho q leva a melhor em certos aspectos.

Quanto às Pentax e Olympus, não sei muito, porque nunca estive virado para essas marcas. Já a sony, tem um excelente corpo (com IS), mas a falta de de lentes para ela fez-me pô-la de lado.

No fundo, se tiveres dinheiro e não te importares de juntar mais uns trocos, opta pela Canon 40D. Senão, julgo que a Nikon D80 é a opção logo a seguir.

Bom, aqui vão algumas 'dicas' de quem anda a babar-se há muito tempo por dSRL e sem ter oportunidade de lhes tocar... deixo espaço para os 'crominhos' da zona!:x2:
 
Última edição:
eu vou só dizer aqui uma coisa antes de escrever muito :)

Vão a uma loja, peçam a um amigo, mas antes de qualquer compra metam a máquina na mão para ver se gostam do toque dela pois andarem com algo desconfortável na mão não é lá boa opção ;)
 
Obrigado pelas vossas opiniões. :)

A 40D é um caso a ponderar caso que veja que uma destas máquinas, de futuro, me vão limitar em termos de fotografia. O único problema é que se for para a 40D, na melhor das hipoteses, compro-a na Páscoa, e se calhar fico com alguns remorsos de gastar 1300€ numa máquina + uma boa lente. Mas se valer bem o sacrificio...

Quanto ao conforto é claro que tem que ser confortável e nesse campo até agora tenho gostado das Canon. O facto de funcionar por menus faz com que nunca tenha que tirar a mão da objectiva. A Nikon D80 também é confortável mas não gostei tanto daqueles butões todos espalhados.

Já a Olympus não atino mesmo com ela, os controlos são confusos e dispersos demais para o meu gosto.
 
epa esperar tanto tempo por 1 máquina eheh isso é tempo a mais. eu tou aqui a roer-me porque a que quero ainda não saiu lol

Quanto ao limitar, isto pode não servir de muito, mas uso uma d70s e o unico limite que ela me dá é em termos profissionais em jogos de futebol da superliga à noite onde em muitos estádios a luz é deficiente e é já 1 corpo antigo. Agora se não fosse por tal acredita que quem tem 400d e d80 e máquinas do genero não sabe e/ou nem usa metade das capacidades da máquina pois nem sabe q as tem ;)
 
Pois... Se eu fosse para uma das que estão na lista, lá para Janeiro já cá estava. Excepto no caso de uns amigos meus irem aos EUA, pois aí esperava para eles me trazerem a máquina muito mais barata. Se bem que eu no final do ano devo ir a Andorra ou assim, e aí penso que a compro barata na mesma e não perco a garantia.

O limitar é aquilo que me têm dito sobre as SLR da gama de entrada, pois normalmente tendem a ser mais lentas e com bursts mais curtos. Depois se investisse em lentes muito boas, o próprio corpo também não iria ser capaz de tirar partido disso.
 
A Sony, sinceramente, acho que tem uma qualidade/preço que esta ao melhor nivel.
as lentes são konica minolta, levas uma lente kit como deve ser, e tens compatibilidade com lentes konica minolta (ou konica minolta, com rebrand da sony), assim como algumas lentes (primes, essencialmente) com desenho carl zeiss.

a Nikon D80 também esta com o value for money bastante interessante.

A Panasonic, DMC-L10 é uma opção interessante, especialmente para amadores. mas uma L10 com a lente kit 14-50, fica um bocado cara, além de ainda não a encontrares à venda.

a que encontras à venda é a L1, que é o modelo antigo, e que é essencialmente uma Leica Digilux 3... mas acho que a L10 é substancialmente mais interessante... e o preço deve ser identico.
 
Pois, os meus problemas com a Sony é que de futuro já não vão ser feitas lentes Minolta, visto que a minolta acabou no mundo das SLR, e as lentes Carl Zeiss devem vir a preços bem altos. Depois há a questão do ruido, que pelo que tenho lido a Sony começa a fazer ruido logo a ISO800.

As Nikon parecem-me realmente muito boas e não são tão caras quanto isso. Só não percebo muito bem o motivo da D40x não ter motor de focagem.

O facto de a DMC-L10 ainda não ter saido não a tira da "corrida". :) Visto que não vou comprar a máquina já, podem sempre recomendar máquinas que estejam prestes a sair.

PS: Algum destes corpos tem IS incorporado? A Sony já vi que sim, e as outras?
 
Última edição:
Na nikon teres os botoes espalhados como dizes.. é uma vantagem. acredita. dá muito jeito ter atalhos para funçoes,sem ters que ligar o lcd como acontece na 400D.

Ed_
 
É capaz, eu já estou farto de estar com a D80 na mão mas ainda não tive oportunidade de a usar. Tenho que ver se perco umas horas a tirar fotos com ela e verificar isso dos butões.

A 400D tem um sistema similar à minha compacta, e penso que é assim para quase todas as Canon, por menus no LCD, que apesar de ter que ligar o LCD, eu acho prático e fácil de usar.

BTW, alguma loja barata para comprar as máquinas? Eu tenho visto na ***** Pro porque tenho isenção de IVA mas já ouvi falar muito mal, especialmente relativamente a problemas com garantias.
 
Ja pensaste em optar por uma SLR de entrada para te habituares e depois entao passares a algo ja de medio/alto nivel?

Eu tambem estou indeciso entre em qual comprar. Muitos falam que a Nikon D40 (549€) é uma excelente opcao para principiantes, outros dizem que tem muitos defeitos e recomendam a Canon EOS 350D(649€) ou a EOS 400D(799€) mas esquecem-se do preço. Sinceramente prefiro a Nikon, nao sei porque, mas a qualidade de imagem para mim é melhor que a Canon. Para mim a manter-se estes preços irei comprar a D40. Se a EOS400D baixar como esteve durante 1 dia na Worten online a 589€ entao compro essa.
 
Pois, os meus problemas com a Sony é que de futuro já não vão ser feitas lentes Minolta, visto que a minolta acabou no mundo das SLR, e as lentes Carl Zeiss devem vir a preços bem altos. Depois há a questão do ruido, que pelo que tenho lido a Sony começa a fazer ruido logo a ISO800.

As Nikon parecem-me realmente muito boas e não são tão caras quanto isso. Só não percebo muito bem o motivo da D40x não ter motor de focagem.

O facto de a DMC-L10 ainda não ter saido não a tira da "corrida". :) Visto que não vou comprar a máquina já, podem sempre recomendar máquinas que estejam prestes a sair.

PS: Algum destes corpos tem IS incorporado? A Sony já vi que sim, e as outras?

não é problema nenhum... a sony é que esta a fabricar as lentes, com os desenhos que ficaram da konica minolta (a sony ficou com a konica minolta).

Sim, o sensor da sony é um pouco mais ruidoso que as maquinas concorrentes... mas a sony oferece-te muito mais features.

quanto à D40x, pessoalmente acho que não vale o que custa. oferece pouco mais que a D40, que é substancialmente mais barata, e se se quer uma coisa melhorzita, sacrificam-se mais uns euros e vai-se para a D80.

Com IS integrado no corpo (sensor shift) tens, em 3:2 a Pentax, K10d, K100d (entre outras pentax), a Sony dslr-a100, e em 4:3, a Olympus E-510...
acho que essas são as que estão à venda.
 
Pois, aqui está um bom topico para acompanhar, visto que tb estou na mesma "situação".

Mas terei que deixar o "sonho" da dSLR lá para meados de 2008 até consolidar um pouco as finanças e juntar uns extras...

Há uns tempos estava mesmo decidido para uma 350d, mas entretanto tem saído muita maquina boa :D

Mas entrar logo no mercado das d80 e 40d é muita fruta. Pessoalmente acho que uma d40 ou uma 350d ou 400d para começar mais lente do kit e outra tele já é bakano ;)

Ai com o tempo vais evoluindo, primeiro com "vidro" de qualidade e depois em bodys...

E claro, vais a uma loja onde tenham as maquinas em exposição para sentir o toque e a ergonomia. Assim de relance acho que só o ***** tem as maquinas disponíveis para o publico "mexer". na ***** só estão disponíveis as compactas e as SLR apenas numa vitrina :(
 
Última edição:
eu não percebo bem a conversa do "para começar"

é assim, se um gajo tem dinheiro para investir numa SLR para amador avançado (40D, D80, eventualmente D200), acompanhadas de uma lente decente, porque é que ha de poupar dinheiro e ir para um D40 "para começar"?
é que comprar uma maquina, para explorar, sabendo de antemão, que daqui a uns meses é para trocar, é uma gaita... e além disso, acaba por sair mais caro, e é preciso trabalho de vender a maquina antiga.

mais. geralmente, quando se compra uma maquina destas, é para se ficar com ela durante muito tempo... quer se compre uma D40 ou uma D80, por isso, quando se compra uma D40 "para começar" o mais certo é ir-se ficar com ela, durante varios anos, mesmo sabendo que é uma maquina com algumas limitações, depois de se saber trabalhar com a coisa.
Por isso, aprender por aprender, mais vale aprender logo com qualquer coisa melhorzita, que depois de se saber usar, vai impor muito menos limitações, e que terá à partida uma longevidade muito maior.

Isto, é a minha opinião, ja em relação aos carros para rece-encartados, é um pensamento identico.
 
Koncaman, obviamente se o orçamento permitir, porque não uma canon 40d ou nikon d80? :P

O problema é estoirar o €'s num body melhor e depois mal sobra € para o "vidro" ;) E andar de 18-55 numa 40d e d80...

Daí que acabo por preferir um corpo do segmento inferior, mas com uma ou duas lentes melhores que a stock.

Se o orçamento dele permitir um body melhor que uma 400d ou d40 e ainda sobrar para umas lentes porreiritas, então força!
 
Encontrei este buyers guide, e decidi partilhar com voces, pode ser que de uma ajuda.

best400650ho4.jpg

best6501000xo6.jpg


http://www.dcresource.com/buyersguide/
 
Ja pensaste em optar por uma SLR de entrada para te habituares e depois entao passares a algo ja de medio/alto nivel?

se um gajo tem dinheiro para investir numa SLR para amador avançado (40D, D80, eventualmente D200), acompanhadas de uma lente decente, porque é que ha de poupar dinheiro e ir para um D40 "para começar"?
é que comprar uma maquina, para explorar, sabendo de antemão, que daqui a uns meses é para trocar, é uma gaita... e além disso, acaba por sair mais caro, e é preciso trabalho de vender a maquina antiga.
(...)
Isto, é a minha opinião, ja em relação aos carros para rece-encartados, é um pensamento identico.

O Koncaman tirou-me as palavras do "teclado"... Se eu pude investir num 40D e ficar com muito mais máquina para evoluir, porque é que hei de gastar agora 600€ e daqui por dois ou três anos gastar mais 1200€ porque a primeira já não me satisfaz?

Quanto aos carros... Enfim. Acho que devia haver uma limitação como há para as motas mas noutros moldes. Como há em certos paises que consoante o que sabem conduzir lhes metem na carta por exemplo "Só automáticos" ou "Só FWD", etc...

não é problema nenhum... a sony é que esta a fabricar as lentes, com os desenhos que ficaram da konica minolta (a sony ficou com a konica minolta).

Sim, o sensor da sony é um pouco mais ruidoso que as maquinas concorrentes... mas a sony oferece-te muito mais features.

quanto à D40x, pessoalmente acho que não vale o que custa. oferece pouco mais que a D40, que é substancialmente mais barata, e se se quer uma coisa melhorzita, sacrificam-se mais uns euros e vai-se para a D80.

Com IS integrado no corpo (sensor shift) tens, em 3:2 a Pentax, K10d, K100d (entre outras pentax), a Sony dslr-a100, e em 4:3, a Olympus E-510...
acho que essas são as que estão à venda.

Pois.. Mas essa cena da Sony deixa-me um pouco de pé atrás. Eles são malucos e é uma marca que não gosto muito. Ainda se lembram de mudar os encaixes das lentes ou de começar a desenhar lentes deles, sei lá... lol As outras marcas já têm uma linhagem no mundo da fotografia que a Sony, coitada. Mas yah, ruido à parte, o corpo parece-me ser bastante bom mesmo.
 
Tenho andado a falar com algumas pessoas mais entendidas nisto do que eu, e há uma coisa que me disseram e faz todo o sentido.

Se é para arrancar e o orçamento é limitado, vale mais gastar mais em lentes e o mínimo no corpo. É que o corpo, seja de entrada de gama, ou seja um semi-pro, daqui a 3 ou 4 anos vai estar outdated.. As lentes se forem boas, daqui a dez anos continuam a ser tão boas e actuais como hoje.

E se virmos bem, aquilo que é preciso para aprender e para tirar grandes fotos, todas as DSLR's do momento têm..
 
JÁ Tive AÍi...

Eu passei pela tua situação há uns meses atrás e também andei por aqui a saber opiniões.
Acabei por optar pela Nikon D80 que adquiri no Pixmaniapro. A qualidade/preço é, na minha opinião imbatível. Comprei o kit que trás a lente 18-70 da marca que é satisfatória - pau para toda a obra, e além disso adquiri um Sigma apo 70-300 para retratos (apanhados) e closes.
Posso dizer-te que a uso para fins profissionais. Como é evidente, há melhor, mas se tiveres a iluminação certa....
Disseram-me na altura que o numero de pixeis não era muito importante. Errado! Quanto mais pixeis puderes comprar melhor. Tenho fotografias onde vou buscar apenas um pormenor e faço deste uma outra foto.
Só há um pequeno senão na Nikon em relação a outras marcas, a inexistência de um estabilizador de imagem ( anti shake) que te obriga a ser mais cauteloso em relação á estabilidade da máquina.
até breve
 
Eu passei pela tua situação há uns meses atrás e também andei por aqui a saber opiniões.
Acabei por optar pela Nikon D80 que adquiri no Pixmaniapro. A qualidade/preço é, na minha opinião imbatível. Comprei o kit que trás a lente 18-70 da marca que é satisfatória - pau para toda a obra, e além disso adquiri um Sigma apo 70-300 para retratos (apanhados) e closes.
Posso dizer-te que a uso para fins profissionais. Como é evidente, há melhor, mas se tiveres a iluminação certa....
Disseram-me na altura que o numero de pixeis não era muito importante. Errado! Quanto mais pixeis puderes comprar melhor. Tenho fotografias onde vou buscar apenas um pormenor e faço deste uma outra foto.
Só há um pequeno senão na Nikon em relação a outras marcas, a inexistência de um estabilizador de imagem ( anti shake) que te obriga a ser mais cauteloso em relação á estabilidade da máquina.
até breve

também tens lentes para nikon com estabilizador de imagem...
 
Back
Topo