Qual a melhor opção para SLR?

também tens lentes para nikon com estabilizador de imagem...

São é mais caras... :p O IS da máquina sempre desenrasca qualquer coisa... (digo eu). Mas também, pelo uso tenho feito da minha máquina, ou ela tá no tripé ou tá com velocidades de disparo altas, por isso o IS até é realtivo.. :)

mundano,
Eu sei que as lentes são muito mais importantes que o corpo, mas o corpo para mim é algo que dificilmente vai ficar outdated porque eu não preciso estar em cima da technologia de ponta. Desde que a máquina tire excelentes fotos, até pode ter 50 anos...

E depois, comprando o corpo da D80 ou mesmo da 40D, fico com as lentes do kit entre 6 meses a 1 ano no máximo. Se comprar as lentes, tão depressa não compro um corpo. A partir do momento em que tenha o corpo é sempre a investir em lentes.

Ou seja, prefiro comprar um bom corpo e aguentar-me uns tempos com as lentes do kit, do que andar a comprar lentes e só depois comprar um corpo realmente bom. Isto porque uma lente é bastante mais barata que um corpo.
 
Sou da opinião de que, se é para comprar um corpo 'mais avançado' (falando agora da Nikon D80 ou Canon 40d), acho que também é importante comprar uma lente que vá além das do kit (e aqui falo mais no caso das da Canon). Isto porque fica-se com um corpo excelente, e uma lente que, mais cedo ou mais tarde, vai limitar uma pessoa.

E também sou da opinião que é primeiro a lente que vai limitar uma pessoa do que o corpo. Eu já brinquei com uma 400d de um amigo meu, com a lente do kit, e mais do que o corpo, senti logo de início que iria ser a própria lente a limitar determinadas fotografias. Não estou a falar da capacidade de zoom, mas do facto de não ser uma lente rápida. Ter f5.6 a 55mm, para mim, é bastante limitador. Para além da qualidade das fotografias, apesar de não ser má, não é a melhor.

É óbvio que um corpo melhor, para além da satisfação pessoal, traz uma mais-valia para qualquer tipo de fotógrafo. Mas se se vai fazer o esforço financeiro para um corpo melhor, também se deve ter em mente que se vai ter de fazer um esforço para ter uma lente melhor, senão esse esforço não vale a pena, INMHO.
 
Claro que vou ter que fazer um esforço para ambos, mas como eu disse, o problema da lente fica resolvido em 6 meses ou pouco mais... O corpo, já só voltaria a comprar outro passados uns bons anos. E um bom corpo é substancialmente mais caro que uma lente.
 
Claro que vou ter que fazer um esforço para ambos, mas como eu disse, o problema da lente fica resolvido em 6 meses ou pouco mais... O corpo, já só voltaria a comprar outro passados uns bons anos. E um bom corpo é substancialmente mais caro que uma lente.

Uma boa (realço, boa) lente mais barata que um bom corpo é raro ;)

basta pensar que uma 70-200L F 4.0 USM (a mais baratas destas :P) ronda uns 600-700 € nova e a 70-200L F2.8 IS USM anda nos 2k...:sad:
 
Se tivermos em conta que a 40D custa pelo menos 950€ só o corpo...

Além disso tens lentes boas mais baratas que isso. Por exemplo já vi a Canon 50mm 1.8 a 80€.

Quanto à Olympus acho que a vou colocar de parte.
 
Lembrei-me de fazer um Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side (que não é um Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side-By-Side porque só dava até 10 máquinas) que inclui as várias ofertas no mercado.

Canon EOS 40D - Canon EOS 30D - Nikon D80 - Pentax K10D - Panasonic DMC-L10 - Canon EOS 400D - Sony DSLR-A100 - Nikon D40 - Canon EOS 350D

Neste momento estou mais inclinado para a K10D, a D80 e para a 400D. Ainda andei a sonhar com a 40D mas é puxada...
 
Boas
Este é o meu 1º post.
Este assunto despertou a atenção pois comprei à pouco tempo (1 semana) a minha 1ª Reflex - Olympus E-510. Antes de fazer a compra fartei-me de pesquisar opiniões e reviews, e ao fim de umas semanitas decidi ir pela olympus. Até agora estou muito contente com a máquina:001:.

Fiquei curioso por saber o porquê de pores de parte a Olympus.
 
Antes de mais, bem vindo à TZ. :)

Não é nada de especial, simplesmente já trabalhei com uma SLR da Olympus e achei confusa a forma como os comandos estão dispostos. Também não sou fã de sensores 4:3, nem do tamanho da máquina. Aquilo que me levou a considera-la de inicio foi o facto de ser uma boa máquina e de ter lentes muito boas, mas isso também encontro nas outras máquinas.
 
Antes de mais, bem vindo à TZ. :)

Aquilo que me levou a considera-la de inicio foi o facto de ser uma boa máquina e de ter lentes muito boas, mas isso também encontro nas outras máquinas.


Duvido que a nivel de preço consigas encontrar uma máquina com 2 lentes, estabilizador de imagem no sensor e limpeza automática. estamos a falar de 860€.

Antes da compra também considerei a D80, só que é mais cara, mais pesada, mais volumosa, e acima de tudo não tem estes extras. quanto á canon 400D é mais barata mas tem lentes mais fracas e é mais pobre a nivel de features.
 
A Pentax K10D é ligeiramente mais cara que a Olympus E-510, e apesar de não vir com lentes de kit tão boas, por esse preço oferece um pouco mais a nivel de máquina.

Limpeza de sensor automática só a Nikon é que não tem, e o Shake Reduction está disponivel em outras máquinas (K10D por exemplo). E pelo que tenho lido a limpeza de sensor da Olympus é automática ao ligares a máquina e não tira fotos enquanto não acabar, o que pode ser um grande inconveniente.

Depois todas as concorrentes oferecem 9 pontos de focagem TTL ou mais (11 no caso da Pentax) enquanto que as Olympus oferecem apenas 3, e a nivel de FPS (que para mim conta) a Olympus faz menos 1 RAW que a Pentax e menos 2 que a Canon. Segundo consta nas reviews, o alcance dinâmico da Olympus também é menor que o da concorrência, por 0.7EV. O Bracketing da Olympus também só permite 3 fotos em incrementos de 1EV (a Pentax permite 5 em incrementos de 0.3 a 2.0).

Isto junto ao facto de a máquina não ser agradável de se utilizar (para mim é claro) e de a imagem final ser 4:3, faz com que para mim ela esteja excluida.
 
Ter muitos pontos de focagem, mas de má qualidade também não serve de nada...

A Olympus tem apenas 3, o que reduz as zonas onde podes focar a imagem, mas pelo que se lê nos reviews funcionam bem e focam com precisão e rapidez.. O pior que pode acontecer é teres que virar a máquina, focar num objecto e depois com a focagem fica, voltar a enquadrar a cena e disparar..

Já a Canon por exemplo, tem 9 pontos, mas pelo que se lê tem bem mais dificuldades em focar e anda muitas vezes à caça do foco, especialmente com as lentes de fraca abertura que são comuns nos kits..


Mas realmente a Pentax K10D é uma excelente máquina, aliás, tal como a K100D super (que também tem estabilizador de imagem).. O grande problema da K10D é o processamento dos jpegs, ficas com imagens bem piores do que em quase todas as concorrentes. Isso não é problema se vais fotografar paisagens, e podes fotografar em RAW porque vais tirar meia duzia de fotos. Mas se fores fotografar um evento qualquer e quiseres tirar centenas de fotos num dia fotografar wm RAW é simplesmente impraticavel.. E ai a K10D acaba por ser penalizada..

BTW, penso que a K100D não sofre desse mal com os jpegs..
 
Sim, por acaso já tinha lido isso sobre a 400D mas penso que com a K10D não acontece (pelo menos não encontrei isso na sua review).

Para mim a máquina ideal penso que seria a Canon EOS 40D (ou talvez a 30D mas já me disseram que por 200€ a outra é muito superior), ou "mini EOS 1D" como alguns lhe chamam. :D É pena é que só o corpo ronda os 1000€, daí eu andar a olhar também para as gamas mais abaixo. Caso me surja uma hipotese deixo logo de ter dúvidas quanto à máquina. :)

A K100D penso que também é uma excelente máquina mas sei pouco sobre ela. Depois ainda há a Sony A100 mas eu e a Sony, a Sony e eu...
 
Também ando na mesma indecisão... Já estive quase decidido pelo Kit E510 + as duas lentes... Mas entretanto andei a falar com pessoal mais experiente e o que eles me dizem é que não vale de muito apostar num corpo muito bom para iniciar.

Primeiro porque para já não conheço ainda qual vai ser o estilo de fotografia que mais me vai agradar e como tal ainda não faço ideia que funções são essenciais e acessórias..

E em segundo lugar porque o que acaba por limitar, são as lentes e não os corpos.. além disso um corpo é um investimento para 2, 3 ou 4 anos, daqui a 3 anos mesmo que esteja bem conservado de certeza que já vou andar maluco com os novos modelos da Nikon ou da Canon que fazem mais isto e aquilo.. As lentes, desde que boas são um investimento para uma vida..

Por isso, ando indeciso entre meter-me numa Canon 350, ou 400D, uma Nikon d40, ou uma Pentax K100d Super. A Pentax em principio ficará de lado pela menor oferta de lentes.. Quanto as outras, a escolha natural seria a Nikon D40 se tivesse motor de focagem interno, como não tem, ando MUITO indeciso... Muito mesmo..
 
Lol Eu partilho dos mesmos pensamentos que tu, mas como eu tenho que andar a esfolar o coiro à chapa do sol para ganhar uns trocos, o corpo para mim tem que durar muito. Até porque não sou muito maluco com novas technologias, enquanto a máquina continuar com uma excelente imagem, rápida e a funcionar bem, não penso em trocar. Cheguei mesmo a pensar em comprar uma SLR profissional nem que fosse de rolo (tipo uma EOS 5 usada) mas com rolo não é praticavel.

E quanto a estilo, eu sei aquilo que mais gosto, que é desporto, animais e retratos. O problema é que, especialmente para desporto, convém ser uma máquina rápida, e aí as SLR mais baixas, no geral, não são grande coisa.

A 40D disseram-me que há quem lhe chame "Mini EOS 1D" porque é uma máquina muito rápida, faz 6.5fps e a velocidade máxima de disparo é 1/8000.

Edit: Depois há outra coisa que me faz pensar em ir para a Canon, mesmo não sendo esta a melhor compra. É as lentes! Se for para uma gama superior eu sei que quero a Canon e se comprar uma máquina de outra marca agora... Que é que eu faço depois com as lentes?

Enfim... Um gajo para comprar a primeira SLR é uma complicação... A segunda já mais fácil: Compra-se da marca das lentes que já temos! :D
 
Última edição:
Lol Eu partilho dos mesmos pensamentos que tu, mas como eu tenho que andar a esfolar o coiro à chapa do sol para ganhar uns trocos,

Não é por ai.. Olha que o meu dia típico de trabalho começa as 8h da manhã e acaba às 19H ou 19H30, com uma hora para almoçar.. E as vezes ainda trago coisas para fazer em casa.. E nos fins de semana e nas férias ainda tenho que estudar para ver se acabo o raio do curso.

Mas pronto, um gajo também tem que o gastar em alguma coisa.. É aproveitar enquanto sou solteiro :-D, porque depois, é trabalhar para pagar o cartão de crédito e a prestação da casa..




Edit: Depois há outra coisa que me faz pensar em ir para a Canon, mesmo não sendo esta a melhor compra. É as lentes! Se for para uma gama superior eu sei que quero a Canon e se comprar uma máquina de outra marca agora... Que é que eu faço depois com as lentes?

Enfim... Um gajo para comprar a primeira SLR é uma complicação... A segunda já mais fácil: Compra-se da marca das lentes que já temos! :D

Eu de uma coisa tenho a certeza, a fotografia vai ser um hobby apenas e por isso nunca vou precisar de lentes muito pró..

Quanto ao resto 100% de acordo, se já tivesse lentes era só comprar o corpo que se enquadrasse no meu orçamento.
 
a D80 custa cerca de 800€, e a tal tamron 18-50 f2.8 que tu gostas, custa 350€ ... onde tu arranjas a tamron a esse preço, também deves arranjar a D80 mais barata... é assim, é um esforço extra, mas acho que vale bem a pena. e se fores a ver, não é nenhum valor absurdo a mais que a D40.

E se não der para comprar esta... qual é o problema de dar um pulo ao eBay, e comprar uma D70, ou uma D50?
(raios partam o gajo da nikon que decidiu avançar para uma D40x em vez de continuar com a D50 ou D70)

O pessoal às vezes anda a dar voltas e voltas, a pensar numa maquina, "ahh esta não tem motor de focagem", "ahh, depois não tenho dinheiro para lentes", "ahh, a ergonomia não é grande coisa", "ahh, esta faz ruido de mais a ISO alto" "ahh, depois não tenho uma gama de lentes suficiente" ahh isto e aquilo... quando ha maquinas BOAS usadas, a preços bastante simpaticos, que resolvem todos os dilemas com que estão deparados.
 
Última edição:
O problema do Ebay é que maioria dos bons negócios vêm de fora da UE... E ai é uma porcaria porque nunca sabemos o que as alfandegas vão fazer..
 
Eu não confio muito no e-Bay... lol Além disso os preços não me ficam muito mais baixos porque eu à partida não preciso pagar o IVA.

Mundano, não percebas mal, nao estava a implicar que os outros também não se esfolam, foi só uma forma de dizer me vai ser dificil andar a trocar de corpos passados 2 ou 3 anos. :) Quanto ao resto, claro, um gajo tem que se distrair dos estudos (mas não muito) e aproveitar agora. Se a namorada já me chama maluco, quando for mulher proibe mesmo. :(
 
Back
Topo