Qual a melhor opção para SLR?

olha eu vou vender a minha sigma 70-200 2.8 por menos de 500€ daqui algumas semanas.. sem riscos no vidro e apenas algumas marcas de uso com saco e apoio de tripé! apenas vendo pq vou comprar a nikon vr 70-200.

é uma lente muito rápida e boa. e faço o desporto todo com ela..

o corpo eu uso a d70s e tem servido como já mencionei a par desta lente. Como o konca disse existe ai tanta máquina boa à venda por 500€ como a minha d70s ou até as d50 ou uma 350d.


Eu vou trocar de corpo e até penso manter a d70s de tão boa que é :D
 
A Pentax K10D é ligeiramente mais cara que a Olympus E-510, e apesar de não vir com lentes de kit tão boas, por esse preço oferece um pouco mais a nivel de máquina.

Descubri á pouco tempo uma alternativa interessante, a Samsung GX-10 que é irmã gemea da K10D e tem pontuação máxima na TrustedReviews. Se a tivesse visto antes, não sei, não...

E pelo que tenho lido a limpeza de sensor da Olympus é automática ao ligares a máquina e não tira fotos enquanto não acabar, o que pode ser um grande inconveniente.

Quanto a isso posso te garantir que é muito rápida, cerca de 1 segundo, quase nem dá tempo para pores o olho no viewfinder.

Depois todas as concorrentes oferecem 9 pontos de focagem TTL ou mais (11 no caso da Pentax) enquanto que as Olympus oferecem apenas 3, e a nivel de FPS (que para mim conta) a Olympus faz menos 1 RAW que a Pentax e menos 2 que a Canon. Segundo consta nas reviews, o alcance dinâmico da Olympus também é menor que o da concorrência, por 0.7EV. O Bracketing da Olympus também só permite 3 fotos em incrementos de 1EV (a Pentax permite 5 em incrementos de 0.3 a 2.0).

Sendo um principiante nestes assuntos, pergunto, para que servem tantos pontos de focagem se só 1 é que serve para focar?
Penso que no modo manual de selecção, todos esses pontos não terão grande importância, por exemplo eu uso sempre o central. Já em situações em que é necessário o automático (desporto motorizado, um exemplo) poderá ter utilidade uns pontos extras de focagem desde que a maquina possua uma rapidês de processamento elevada, desconfio que só nas mais caras é que isso se verifica.

Quanto às restantes comparações, são promenores minimos que para uns poderão ser importantes e para outros não, no meu caso são irrelevantes.
 
Um dos meus problemas é a utilidade futura das lentes e a gama disponivel. Não se pode pensar só na máquina que se compra agora, tens que apostar um pouco na marca também. A Canon (ou a Nikon, Olympus, etc) é uma empresa enorme que tem feito excelentes máquinas e há de continuar a fazê-lo de futuro, sem criar problemas de maior na utilização das lentes que já tens. A Samsung é uma marca que decidiu fazer máquinas agora porque são eletrónicas, é um pouco como a Sony e a Panasonic. Depois se começam a fazer máquinas de m*** ou se deixam de as fabricar, tás agarrado com N lentes que já não te servem para nada, e custaram um balurdio.

Quanto à rapidez eu tenho lido que não é assim tão rápida. Cerca de 1s, ou 1.7s para ligar e 2.2s até à primeira foto com tudo manual (de acordo com as reviews) é mais ou menos o mesmo que demora a minha compacta. A EOS 400D demora 1.1s a ligar e 1.2s até à primeira foto (quase metade do tempo). A 30D (e talvez a 40D faça o mesmo) nem sequer desliga, apenas entra num modo de poupança de energia e por isso é práticamente instantânea. Os gajos das reviews dizem que experimentaram meter o cartão com ela desligada e ela começou logo a ler o cartão sem ninguém a ligar. :) Mariquices eu sei, mas muitas vezes dá jeito.

A máquina não utiliza necessáriamente só um ponto de focagem. Por exemplo nas compactas com face detection, a máquina faz uma média de todos os pontos de focagem onde estão pessoas para tentar não desfocar nenhuma.
As SLR quando estão em focagem automática só focam por esses pontos, ou seja, se aquilo que estás a tentar fotografar não estiver nesses pontos, ela não foca. Se só tiveres um ponto central, a máquina só é capaz de focar sozinha aquilo que estiver no centro da foto.

No desporto motorizado penso que até é preferivel usar focagem manual. Focas a pista no sitio onde queres apanhar o carro/mota/etc e depois é só esperares que ele passe lá. Se for preciso fazes um ajustezinho ligeiro com a mão. Ou então usas aquilo a que se chama distância hiperfocal.

No meio disto tudo é claro que cada máquina terá os seus pontos altos e os seus pontos fracos, e como te disse, acho que a Olympus é uma boa máquina, mas para o que eu quero, acredito que ficaria melhor servido com outra.
 
A Canon (ou a Nikon, Olympus, etc) é uma empresa enorme que tem feito excelentes máquinas e há de continuar a fazê-lo de futuro, sem criar problemas de maior na utilização das lentes que já tens. A Samsung é uma marca que decidiu fazer máquinas agora porque são eletrónicas, é um pouco como a Sony e a Panasonic. Depois se começam a fazer máquinas de m*** ou se deixam de as fabricar, tás agarrado com N lentes que já não te servem para nada, e custaram um balurdio.

Não será bem assim.
As slr da Samsung usam o sistema da pentax. Aliás, a Samsung gx-10 é uma K10D com outro nome. E a pentax não apareceu à 2 dias.
A Sony limitou-se a dar continuidade ao também já estabelecido sistema da minolta.
E a Panasonic, além de ter a Leica por trás, usa o sistema 4/3, o mesmo da Olympus.
Como vês, os teus receios são infundados. ;)
 
Última edição:
São fundados... Aquilo que me estás a garantir é que vou continuar a ter lentes para a máquina, não que vou continuar a ter máquinas para a lente, percebes a ideia?

A Sony é boa porque é uma Minolta rebranded, e de futuro? A Minolta já não faz máquinas, por isso daqui para a frente é com a Sony apenas. E a Panasonic está agora a produzir máquinas para a Leica mas nem todas as Panasonics são Leicas, e é uma coisa que a qualquer momento pode mudar, são empresas independentes. O mesmo para a Pentax e a Samsung.

Além de que se subires a parada essas marcas quase que se mostram nulas. Ainda hoje li um artigo por causa do lançamento de uma nova Olympus que falava sobre isso mesmo. Hoje em dia um fotografo a sério só tem um dilema quando compra a primeira máquina, Canon ou Nikon. As restantes marcas, ou se limitam quase só a SLRs de entrada ou são muito inconstantes, lançando umas vezes excelentes máquinas e outras verdadeiros fracassos. De acordo com esse artigo a Canon e a Nikon também têm os seus altos e baixos, mas mesmo quando não são as melhores da sua gama, não andam muito longe.

Pode parecer um pouco estranho eu estar a pensar nisto tudo (lol eu sou um gajo estranho) mas se vou fazer um investimento de 800€ numa máquina e ao longo da sua vida útil talvez mais de 2000€ em lentes, agrada-me ter alguma confiança de que a marca dessas lentes de futuro vai continuar a lançar excelentes corpos. E já são 5 fotógrafos que me avisam disto.
 
A Sony lançou a DSLR-A700 ha pouco tempo... e é uma maquina que promete bastante.
e acho que não ha grande coisa a temer, a sony é a marca pioneira nesta historia da fotografia digital, pode não ter tanto pedigree nas dSLR, mas sendo as dSLR um mercado com a importancia que tem, acho que a Sony está la para ficar, e também, para rentabilizar o investimento na konica minolta.

Além disso... a area da fotografia, pelo que sei, até tem rendido dinheiro à Sony.
 
São fundados... Aquilo que me estás a garantir é que vou continuar a ter lentes para a máquina, não que vou continuar a ter máquinas para a lente, percebes a ideia?

Não, garanti-te o contráro. Se comprares uma samsung e a samsung deixar de fazer máquinas, vais continuar a ter as máquinas da pentax para as tuas lentes. E a pentax não anda cá à 2 dias como já disse.
Já a panasonic até pode deixar de fabricar máquinas com o seu nome, mas a Leica?? Pois. E se isso acntece-se, tens sempre a Olympus para montar as tuas lentes. O sistema usado por esta marcas é o mesmo.
Só a Sony é que pode inspiar um pouco de dúvida, mas com a cota de mercado que têm nas digitais é pouco provável que deixem o mercado das slr no futuro, quanto mais não seja pelo prestigo e imagem de marca que ajuda a vender ainda mais as powershot.
 
Pois, aquilo que vocês dizem também é verdade... Enfim... Isto de comprar uma SLR tem que se lhe diga...

Acho que no meu caso a solução mesmo é apontar às nuvens e ir logo para a SLR que eu quero, independentemente do preço. Até comecei um negócio novo e tudo, se correr bem acabam-se as dúvidas.

Já agora, só para ter uma ideia, quais são as concorrentes da Canon EOS 40D? É só a Nikon D200?
 
Actualmente o mercado das DSLR's está num crescimento tão acelerado que não me parece que nenhum dos actuais players vá desistir no futuro, pelo menos a medio prazo.. A longo prazo, ninguém sabe..

A Nikon, Canon e Pentax já andam por ai há tempo suficiente para sabermos com que contar..

A Sony investiu largos milhões a comprar a divisão de fotografia da KonicaMinolta e já antes tinha comprado a Carl Zeiss, não me parece que vão deitar para o lixo todo esse investimento. E para quem diz que agora não é a KonicaMinolta que faz as maquinas, convém perceber que a Sony não comprou só os desenhos, os engenheiros que estavam na KM também foram para a Sony ;) Além disso a Sony é uma das marcas com mais tradição no que toca a som e imagem a nível profissional, agora que a fotografia passou a ser electrónica não me parece que a Sony não saiba como vingar também nesse mercado.

A Olympus/Panasonic têm investido MUITO dinheiro no formato four thirds, com lentes de excelente qualidade a serem lançadas constantemente e máquinas desde a gama de entrada até ao segmento semi-pro.

Quanto à Samsung é a unica que não oferece garantias, mas também A GX-10 é praticamente compatível a 100% com a K10D.. A única coisa que não dá para trocar é o handgrip.. De resto, desde baterias, lentes, tudo é compatível..


Actualmente se esquecermos o mercado das maquinas de topo, que custam tanto como um carro, parece-me que a grande diferença, está mais no suporte que outras marcas dão do que propriamente naquilo que se encontra dentro da marca.. Por exemplo a Tamron e Tokina praticamente só fabricam para Nikon/Canon com algumas raras lentes para Sony também.. Quem comprar uma Olympus só tem Olympus, Panasonic/Leica, ou Sigma.. Na Pentax ainda é pior, há as poucas lentes Pentax e algumas Sigma..
 
No meio disto tudo penso que a Nikon e a Pentax devem ser as empresas mais pequenas, mas especialmente a Nikon, têm grande dedicação à fotografia.

Já a Canon... É máquinas fotográficas do mais alto nivel ao mais baixo, máquinas de filmar, scanners, impressoras, fotocopiadoras, etc... No fundo tudo o que seja imagem, seja a que nivel for, é com eles.

Já agora, ainda bem que falas nesse pormenor das lentes, uma das lentes que eu fazia questão de comprar era a Tamron 18-250mm.

destr0yer,
Estive a ver a D80 e acho que continuo a preferir a 40D, se bem que a Nikon D80 até nem é muito cara. Já a Nikon D200 é 100€ mais cara que a 40D, mas não sei se compensa... E a D300 deve ser um pouco mais ainda...
 
No meio disto tudo penso que a Nikon e a Pentax devem ser as empresas mais pequenas, mas especialmente a Nikon, têm grande dedicação à fotografia.


Mesmo sendo provavelmente as mais pequenas são grandes como caraças se comparares com qualquer empresa portuguesa... E todas elas se dedicam a negócios vários que vão desde instrumentos para o ramo da saúde, até material para astronomia..

E nenhuma delas está propriamente desapoiada.. A Pentax além da aliança com a Samsung, está em processo de fusão com a Hoya, que é outro gigante no ramo da óptica. A Nikon por seu lado faz parte do conglomerado empresarial da Mitsubishi..
 
a nikon só tem uma máquina analagica que é fabricada à cerca de 50 anos q serviu na WW2 e continua hoje a ser vendida.. novatos e sem experiencia ;)
 
Bem, após ter lido muitas reviews decidi que vou mesmo para a Canon. Nos comparativos que vi gostei dos argumentos da 400D, e se for para uma semi-pro não tenho dúvidas quanto à 40D.

A questão agora prende-se com kits, lentes, custos e futuras oscilações de preço.

Canon EOS 400D - 609€ @*****
Canon EOS 40D - 1144€ @*****

Canon EOS 400D + 15-55mm + 55-200mm + Grip vertical e bateria - 985€ @*****
Canon EOS 400D + EF-S 17-85mm + EF 70-300mm IS USM - 1577€ @*****
Canon EOS 40D + EF-S 17-85mm F/4-5.6 IS USM - 1595€ @*****

Pensei nestas lentes como alternativas às lentes do kit da 400D:
Sigma 18-200mm F/3.5-6.3 DC OS (Optical Stabilizer) - 475€ @*****
Sigma 18-200mm F/3.5-6.3 DC - 365€ @*****
Tamron AF 18-250mm F/3.5-6.3 Di II LD Asférica [IF] Macro - 505€ @*****
Não sei é se o vidro da lente em si é melhor ou pior.

Está prevista a EOS 40D baixar de preço?

Qual será a melhor compra com e sem IVA? (Ainda não sei se tenho que o pagar ou se estou mesmo isento)
 
Última edição:
Back
Topo