Qual a melhor opção: SB Audigy Player (placa de 2001) vs Realtek Onboard ALC892

zelv

Power Member
Tenho aqui a minha 'velhinha' SB Audigy Player e gostaria de saber se apesar da 'idade' ainda será uma melhor solução do que a mais recente alternativa onboard Realtek ALC892. O facto da Realtek dar suporte 7.1 não é relevante para mim.

Deixo aqui as specs de ambas para quem dispuser de um tempinho me poder ajudar:

SB Audigy Player: http://www.techspot.com/reviews/hardware/sbaudigy_player/audigy-2.shtml

Realtek ALC892: http://www.realtek.com/products/productsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=28&Level=5&Conn=4&ProdID=284

No caso da Audigy ser melhor a nível de hardware, será que a hipotética questão de drivers (não) actualizados (windows 7) poderá ter (uma grande) influência?

Antecipadamente agradecido
 
SB Audigy...

Mas lá está sem drivers para o Win7 poderás não explorar 100% da placa.

Essa placa conseguir debitar até os 100dbs mas é preciso que os drivers sejam adequados.

Enquanto a maior parte das placa on board faz 85dbs, mas lá está, com a on board de hoje em dia, existe inúmeras vantagens, como filtros que melhoram qualidade do som entre outras coisas.

Só tu podes usar as 2 e tirar melhor as tuas conclusões...
 
Antes de mais obrigado a ambos pela resposta; se bem percebi a nível de hardware a SB Audigy é melhor; portanto, havendo drivers actualizados deve ser essa a minha escolha, certo?

O facto da sua utilização libertar recursos da board pela não utilização da sua própria 'placa de som' também acham que poderá ser um factor a ter em conta, ou esses recursos não influem o suficiente para o considerar?

Uma coisa que não consegui saber é se a Audigy tem o som HD, nomeadamente para ambas as saídas: traseira e para ligar à frontal das caixas... A Realtek sei que tem pois na Bios dá inclusive para escolher se a saída para a frontal da caixa (phones) será HD ou AC97... Se me puderem também esclarecer em relação a isso e considerá-lo como factor para a escolha, agradecia...

Mais uma vez, antecipadamente agradecido.
 
Sinceramente não vejo para que queres essa placa tão antiga... tenho o mesmo chip que tu ( realtek ALC892 ) e não sinto necessidade de outra placa de som a não ser que esta avarie ou se fosse algum fanático a sério. Ainda para mais pelo menos na minha board veio com compatiblidade com o programa THX que melhora o som e vindo da própria creative.
 
Tenho uma Creative SoundBlaster Live!, penso que CT4830, e funciona no Windows 7. Há um pequeno senão durante a instalação, tens de instalar em modo de compatibilidade Windows XP. Quando instalado, vai dar problemas de drivers do Game Port serem incompatíveis, nada que me interesse, pois nunca usei essa saída para nada, só que o Windows é chato e vai embirrar com isto até ires ao gestor de dispositivos e desactivar o Game Port. Devido a isto, não vai passar o teste de avaliação WEI. Não há problema nenhum com o som que é o que realmente interessa, portanto, tou-me a borrifar se passa esse teste ou não.
 
Sinceramente não vejo para que queres essa placa tão antiga... tenho o mesmo chip que tu ( realtek ALC892 ) e não sinto necessidade de outra placa de som a não ser que esta avarie ou se fosse algum fanático a sério. Ainda para mais pelo menos na minha board veio com compatiblidade com o programa THX que melhora o som e vindo da própria creative.
antes de mais obrigado pela resposta. eu não quero essa placa, eu tenho-a aqui e coloquei a questão precisamente para que alguém mais entendido me possa responder se é melhor solução comparativamente à alternativa onboard da Realtek; e pelas respostas eu diria que não é uma dúvida assim tão absurda uma vez que o hardware é, ao que parece melhor. além disso há também a questão de libertar recursos da board, nomeadamente do southbridge, que pode também ser um factor a ter em conta, caso a solução onboard não apresente vantagens.
 
Última edição:
Tenho uma Creative SoundBlaster Live!, penso que CT4830, e funciona no Windows 7. Há um pequeno senão durante a instalação, tens de instalar em modo de compatibilidade Windows XP. Quando instalado, vai dar problemas de drivers do Game Port serem incompatíveis, nada que me interesse, pois nunca usei essa saída para nada, só que o Windows é chato e vai embirrar com isto até ires ao gestor de dispositivos e desactivar o Game Port. Devido a isto, não vai passar o teste de avaliação WEI. Não há problema nenhum com o som que é o que realmente interessa, portanto, tou-me a borrifar se passa esse teste ou não.
pelo menos para a Audigy há drivers para windows 7 - http://support.creative.com/kb/showarticle.aspx?sid=61105
tens lá também para a sb live embora não para a referência ct4830 :/
 
Enganei-me, acho que é CT1140 / CT4760 ou CT4620. Uma destas é de certeza. Não a tenho agora aqui comigo para ver :(

EDIT: Por exclusão de partes... a CT1140 não é, estive a ver imagens. Há-de ser ou a CT4760 ou CT4620. Uma destas é de certeza. Não a tenho agora aqui comigo para ver :(
 
Última edição:
A idade não interessa, já sabemos fazer bons DACs há décadas. É bastante provável que o circuito da Audigy tenha sido especificado para ter melhor performance que um onboard.
Atenção que já ouvi onboards muito bons (Conexant e Cirrus), os Realtek nunca ouvi nenhum lá muito bom.
 
Como disse, experimente, eu já experimentei uma soundblaster live no windows 7 e comparado com a onboard não notei nada de especial... por isso decidi retirar, é so mais uma coisa a consumir energia sem ganhos significativos...
 
Também tenho esse mesmo chip de som da Realtek na minha board. Neste momento uso uma Asus Xonar DS que é incomparavelmente superior ao chip onboard. Agora só para dar um ponto de referência para comparação, já tive uma SB Live 24 bits que penso que seja inferior a essa Audigy, se já a minha anterior placa de som tinha mais qualidade e volume de som do que o chip onboard, a Audigy também deverá portar-se lindamente. Além dos drivers da Creative, existem também drivers alternativos do Daniel K com muitos melhoramentos em relação aos oficiais. Cumps
 
Também tenho esse mesmo chip de som da Realtek na minha board. Neste momento uso uma Asus Xonar DS que é incomparavelmente superior ao chip onboard. Agora só para dar um ponto de referência para comparação, já tive uma SB Live 24 bits que penso que seja inferior a essa Audigy, se já a minha anterior placa de som tinha mais qualidade e volume de som do que o chip onboard, a Audigy também deverá portar-se lindamente. Além dos drivers da Creative, existem também drivers alternativos do Daniel K com muitos melhoramentos em relação aos oficiais. Cumps

Estas a comparar uma asus xonar com uma audigy de 10 anos ? :s

É a tal coisa, placa de som é uma das coisas que a mim não me assiste, até porque a onboard safa-se até bastante bem.
 
Referi a Asus Xonar mas também a SB Live 24 bits que era a minha anterior placa de som. Ora se a minha anterior placa de som, já dava uma abada na onboard, a Audigy que é um modelo superior apesar dos anos que tem, ainda consegue ser superior à maior parte das onboard. Claro que depois o resultado final também depende da qualidade das colunas ou headphones que estejam a ser utilizados. Desde que experimentei placas de som da Creative e Asus, o som onboard fica apenas para efeito decorativo. lol
 
Não exageremos assim de tal modo com o som onboard, tem melhorado e muito ao longo dos anos, as boards mais recentes hoje em dia, até se portam lindamente. Depois a Realtek ALC892, não é a melhor da Realtek nem a pior, mas duvido muito que tenhas sentido assim diferenças como dizes da velha SB Live 24 bits... Da Xonar sim, existe uma diferença bem grande, agora da SB Live 1024... :S

É que tive essa mesma Live, Audigy Player, Audigy 2... e sinceramente a Live para onboard, eu preferi o onboard, não existia diferença alguma, a Audigy como já disse, é superior, mas não é nada do outro Mundo que se justifique, depois modelos mais recentes a historia é outra....
 
Back
Topo