1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a melhor opção? Website ou Blog? (iniciante)

Discussão em 'Web Development' iniciada por DO2, 29 de Abril de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 2060)

1. DO2

DO2 Power Member

Estava a pensar criar um website ou blog, do género em que dou a minha opinião sobre determinadas noticias, acontecimentos, produtos, etc...

Já andei a ver certos free hosts para website, mas é tudo com subdomínios "foleiros", e pagar não é opção para mim:confused:

Em Blogs, já andei a ver alguns softwares do sticky aqui do fórum e noutros sitios(sourceforge), mas sinceramente, nem faço ideia de como aquilo funciona. Pensei que fosse algo do género de instalar e ter de fazer host daquilo nalgum sítio, mas parece ser muito diferente disso.

Como me recomendam fazer isto? Apenas sei fazer sites no FrontPage, Net Objects(apesar de não gostar muito do prog) e sei algumas coisas de HTML (muito básico).
    Quanto a blogs, é claro que sei criar um blog do género, blogspot, blogger, etc..., mas queria um daqueles mais do género www.majornelson.com ou assim.

Algum conselho? Existem tutorials para por aqueles softwares de blog a funcionar, que nao necessitem de grandes conhecimentos de webdesign?

Obrigado.

Algum conselho?

2. mauronacosta

mauronacosta Power Member

blog.
    Começa com uma conta gratuita num serviço qualquer, vai aprendendo e conhecendo melhor as tuas capacidades e depois fazes um upgrade. Recomendo-te o wordpress.com, o wp é o melhor software para instalares mais tarde no teu proprio dominio, e funciona ja como um cms - podes por exemplo utilizar a opção de ter uma pagina como entrada do dominio.
    E se nao quiseres instalar o teu proprio dominio em alojamento proprio, podes por 12 euros ou coisa que o valha comprar dominio e alojamento ao proprio wp

Instalar e configurar o wordpress é relativamente fácil, mas é uma trabalheira se tens algum azar ou problema com a base de dados (como eu... :( )

3. Olá :)

Bem, se o teu objectivo é publicar coisas diariamente , de facto, um blog era uma boa ideia.

Eu uso o Wordpress também.
    Se quiseres um servidor gratuito: existe o freehostia, e ele vem com uma opção que te instala automaticamente o wp (apesar que manualmente, também se instala rapidamente)

Tens que saber php se depois quiseres costumizar o teu layout e as tags que ele usa, isso tudo está no site do wordpress.
    No wordpress podes também facilmente criar "pages" com informações, de uma maneira bastante rápida.

Também existe outra opção : o cutenews.
    Também já usei e também me dei bem com este. Não tem é a possibilidade dos vastos plugins que o wp oferece.

Boa Sorte.

4. Squillace

Squillace Power Member

Não se esqueçam que o Wordpress propõe também alojamento de blogs e poderá ser a melhor opção para começar.

5. mauronacosta

O wordpress é, provavelmente, a melhor alternativa.
    Só para sublinhar o que escrevi antes (http://www.wordpress.com ~ wp.com), quem quiser depois criar o seu site/blog em dominio proprio alojado lá custa 15 usd/ano.

Eu traduzi e corrigi muitas (ok algumas) das strings que estao na tradução portuguesa. :)

6. luikki

luikki Power Member

na minha opinião, para começares, sem custos nenhuns e com uma fácil curva de aprendizagem, nada melhor do que o blogger...
    experimenta...

7. Neurotical

Neurotical Power Member

vai para o WordPress que te serve para tudo, e se sacares o plugin para os posts poderem levar código php em cima então tens uma porta aberta de possibilidades.

8. xapa

xapa Power Member

sorry plo off topic mas onde posso sacar o wp para instalar no meu domínio!?

9. Squillace

Squillace Power Member

Essa era fácil, pá. o_O

10. xapa

xapa Power Member

11. Axas_que_sim

Axas_que_sim Power Member

Boa noite.
    Creio que este será o melhor espaço para colocar esta dúvida por julgar ser pertinente para quem, como eu, não tenciona gastar dinheiro num alojamento. Tenho um domínio que me remete para um blogue (Blogger, para ser mais concreto), o que era o pretendido, visto este espaço ser gratuito, simples e ter, creio, 1Gb de espaço (mais do que suficiente para quem quer apenas escrever), mas quero também, como vi recentemente, por exemplo, em www.didelet.com (encontrei esta página ao acaso e que demonstra bem o pretendido), que o meu blogue (com terminação blogspot), aquando de uma pesquisa, apareça com o nome do meu domínio. Como fazê-lo?
    Sei que tal é possível, dado o exemplo.

Serão estes os passos?

1. No Blogger
    1.1 Clicar em Settings
    1.2 Clicar em Publishing
    1.4 Clicar em Custom Domain
    1.5 No Your Domain escrever www.omeudominio.com

2. No sítio onde adquirimos o domínio
    2.1 Clicar em Domínio
    2.2 Clicar em Configuração da sua zona DNS
    2.3 Na WEB alterar para IN CNAME (Nome de domínio)
    2.4 E escrever ghs.google.com
    2.5 Clicar em Validar
    2.6 Clicar em Regenerar e OK
    2.7 Aguardar e fica a funcionar

Obrigado.

Última edição: 1 de Fevereiro de 2008
  12. mauronacosta

ah, mais um site do famoso fisioterapeuta de SM Lamas :-)

sim, é isso. Se não compraste domínio podes comprar directamente pelo google/blogger.

13. Axas_que_sim

Boa noite.
    Como havia referido, o domínio foi comprado por mim. Já fiz esses passos para o domain mapping - na verdade, pedi para fazerem, uma vez que, (in)felizmente, onde comprei o domínio, qualquer alteração de DNS terá que ser feita por eles - e já está a funcionar. Obrigado.

No entanto, espero que não levem a mal, mas gostaria de fazer algumas perguntas em duas categorias (chamemos-lhes assim):

1) Blogues/páginas pagos (isto é, pagamento de alojamento)

a) quais as diferenças entre ter um blogue como o Blogger (Blogspot)/Wordpress (com domínio comprado e domain mapping feito) e um que fazemos ao adquirir o alojamento? Quais as vantagens e as desvantagens de um e de outro? São necessários conhecimentos da nossa parte e perda de tempo na sua construção e manutenção?

b) cada caso é um caso, mas para uma pessoa saber mais ou menos o preço de um plano de alojamento, terá de saber, acima de tudo, para que fim quer um blogue. Para quem quer somente escrever, mesmo optando por um serviço pago, de quanto espaço precisa? (é uma pergunta que me interessa, mas creio haver mais pessoas que só usam para texto)

2) Blogues gratuitos (Blogger, Wordpress, Sapo e afins)

a) É possível no Blogger ter secções como, por exemplo, Home, Contactos, Acerca, etc.? Já vi que no Wordpress é possível.

b) Consegue-se facilmente, para quem quiser mudar para um alojamento pago, algo com outras dimensões (p. ex.: página oficial, com várias secções, incluindo um blogue), passar os textos e comentários dos blogues gratuitos para o novo espaço? Se sim, tal é fácil?

c) É possível passar textos e comentários do Blogger para o Wordpress (e afins) e vice-versa?

d) Para quem tem domain mapping (domínio e um blogue alojado, por exemplo, no Blogspot), se mudar para Wordpress ou mesmo o blogue do alojamento que adquiriu, perderá o PR (Pagerank)? É este muito importante? Pouco percebo, mas como já li, curiosamente numa das páginas de um dos intervenientes nesta thread, a importância de domain mapping é mesmo uma certa independência, em que, através de um domínio, é meio caminho andado para mudarmos de espaço, além da fácil memorização para os leitores (apesar de haver maneiras de contornar isso, como os Favoritos/Bookmarks).

e) ainda sobre o domain mapping, é natural, creio, que, por termos usado um blogue do Wordpress ou do Blogger durante algum tempo, este apareça em vez (ou mesmo primeiro) que o domínio adquirido. Há maneiras de desaparecer do mapa, isto é, dos motores de busca (para quem quer ser conhecido somente pelo domínio que tem. Exemplo: mete-se o nome de uma pessoa e, entre muitos domínios, aparece o do blogue mas não o domínio a que lhe pertence, ainda que por domain mapping, como acontece no meu caso) ou mesmo passar a aparecer depois do domínio (mal menor)?

f) que dicas dão para tirar o máximo proveito de um blogue (se o fizerem, especifiquem se se referem ao Blogger, Wordpress ou outro), como se de uma página oficial se tratasse, embora possa (ou não) ter algumas limitações?

Por enquanto, creio que continuarei com o Blogger em domain mapping, até porque vai dando para o pretendido: texto. No entanto, como não sabemos quando teremos de mudar (para melhor, claro), agradeceria, se possível, por haver pessoas com mais experiência por estas bandas, que estas questões fossem esclarecidas, de modo a que pessoas como eu ficassem esclarecidas e a informação não se encontre dispersa no fórum. Já agora, dirijo-me a um dos intervenientes para que, no seu espaço (o qual já meu valeu uma ou outra dica valente), já que falou de domain mapping, por que não falar também em algumas questões que aqui coloco? Isto para quem eventualmente não tenha esse belo prazer que é visitar a Techzone.

Obrigado, uma vez mais, e desculpem as inúmeras perguntas.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  14. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Não sei se já alguem disse :s e n consigo ler porque estou atrasado peço desculpa se existe um post sobre isto :s. Mas acho k se kerias um alojamento grátis... e teres um site á tua medida com a liberdade ke pretendes... Podias alojar num servidor teu... Xampp Is your friend :)

15. mauronacosta

Sim. Vais ter que acualizar regularmente o software, instalar plugins. Não são precisos muitos conhecimentos, mas a curva de aprendizagem não é das mais curtas para pessoas que não dominam o aspecto tecnológico
    É claro que se gostasses disso poderias dizer que com um blog em alojamento próprio podes instalar plugins mas requer algum trabalho e também estes requerem actualização...

Vê o tópico aqui no fórum. Conta com 50 EUR

Se improvisares é ;)

Para alojamento pago tens o software wp que te permite importar as entradas de outros locais como o blogger e o wordpress.com. Podes importar os comentários do blogger (abre uma conta gratuita no wp.com e explora a coisa).
    Não creio que o blogger forneça mecanismo de importação dos arquivos de outras plataformas (próxima pergunta)

R U talking to me? :-)
    A resposta é não, se usares as mesmas urls. O que tens que fazer é garantir que ao mudar de uma plataforma para a outra as páginas que o software gera têm a mesma url ou que fazes redirecionamentos 301. Confesso que não sei em que estado está mas aqui tens um exemplo (e plugin) do que digo para uma versão bastante antiga do wp
    http://justinsomnia.org/2006/10/maintain-permalinks-moving-from-blogger-to-wordpress/

Isto não é uma recomendação do plugin, não sei se permanece actualizado. É apenas o resultado de uma busca no google com uma boa explicação do que está em causa. Para plugins recomendo a consulta à base de dados do wordpress.org

Questão difícil, existem formas de fazer o redireccionamento mas da ultima vez que vi nenhuma delas me satisfazia (nada de redirecionamentos permanentes) e não explorei as opções a fundo. Basicamente podes remover o teu nome do titulo do antigo blog e colocar links para o novo espaço com o nome como ancora que o antigo deixara rapidamente de aparecer no lugar cimeiro (ie < 1 mês)

Podes começar por ler esta série de posts: http://www.brunoamaral.com/post/blogs-de-nicho-formas-de-os-rentabilizar/
    embora me pareça que pretendas saber sobre o layout e a apresentação. É um tema muito vago e depende daquilo que tu queres fazer. Podes, por exemplo criar um site de uma empresa numa destas plataformas. Aconselho-te a ires explorando as possibilidades e deixando as tuas dúvidas à medida que vais percebendo o que podes ou não fazer.

16. Axas_que_sim

Obrigado, uma vez mais, pelas respostas.
    Optei por me manter com o Blogger e não um alojamento pago, por vários motivos:
    1) é gratuito;
    2) ter conseguido fazer algo que estava para fazer há muito tempo: adicionar uma terceira coluna (tarefa não muito fácil para um nabo como eu, sem ter de mudar de template);
    3) para o pretendido (texto) chega e é fácil de mexer, não tendo que instalar scripts;
    4) por ter lido - talvez esteja enganado - que havia pessoas com problemas no Wordpress no acesso, de aquilo estar em baixo de vez em quando;
    5) não quero ser fanático - até porque não tenho conhecimentos suficientes do meio da Internet, além de não ganhar nada com isto -, mas a empresa Google dá-me muitas garantias nos serviços prestados e na constante inovação.

Quanto a ter algo pago, mauronacosta, apontaste para os 50€, mas será possível dizeres quanto é que um(a) blogue/página próprio/a precisa em termos de espaço? Não preciso de momento pelo que acabei de dizer, mas fico/ficamos já com uma ideia, não vá um de nós precisar de tal no futuro (se bem que, até lá, muitas coisas, incluindo preço de alojamento, dado o mercado competitivo que é, possam ser diferentes, além do tempo disponível para, no meu caso, "entregar-me" à Internet).
    Até lá, para quem quer um espaço na Internet (blogue, página, etc.), embora novato nisto, recomendo uma coisa para quem está indeciso: se gostarem de um nome (seja o nome próprio, seja um que achem apelativo) e pretenderem usá-lo na vossa vida futura, comprem o domínio. Comprem sempre o domínio à parte do alojamento, para não haver depois confusões de renovações ou de mudança de empresas de alojamento. E peçam sempre um comprovativo, algo que esteja em vosso nome. Bom e barato não há!

Quanto a tirar o máximo proveito do blogue, sim, referia-me a layouts e afins, embora o pretendido (o essencial) já tenha sido alcançado. Não li ainda o endereço que apontas, porque me deu erro na altura, mas já o coloquei para, quando estiver bom, depois ler. Quanto a rentabilizar ($), através de publicidade, não é algo prioritário, mas não descarto tal possibilidade. O importante, acima de tudo, sem qualquer compromisso, é ter de dizer o que tenho a dizer no meu espaço e que o máximo de pessoas possam visitá-lo. Se é bom ou mau, depois cabe às pessoas se hão-de visitá-lo ou contarem a outras pessoas. Para mim - e sem qualquer publicidade -, o meu blogue é um prolongamento (um alter-ego, por que não?) da minha pessoa, o que deverá acontecer com muitos.

Obrigado pelas dicas dadas e as futuras.

EDIT: Quanto à questão do domain mapping e o porquê do endereço do Blogger aparecer primeiro que o meu domínio, tal acontecia (já não acontece, acabo de constatar), creio,por este ser mais recente que o primeiro e não ter havido actualizações de servidores. É a única explicação que encontro. Já tinha lido, apesar de o endereço do Blogger me direccionar para o meu domínio, que teria de se tratar de algo como robots.txt. Felizmente já está tudo regularizado e o endereço do blogger nem sequer aparece.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2008
  17. Squillace

Squillace Power Member

4) Em termos globais, é falso. Falso porque o Wordpress é um script que instalamos no nosso próprio alojamento, logo, as condições de acesso e eventuais baixas dependem do NOSSO alojamento e não do Wordpress. Garanto-te que não estás ao abrigo desses problemas com o Blogger, cujos servidores estão tão ou mais susceptiveis de dar o pifo de vez em quando (raramente acontece, mas acontece).

5) Verdade, o Google dá garantias mas neste caso específico o Wordpress também. Tanto quanto sei, o Google pouco mais fez senão "comprar" a Blogger, porque os elementos originais continuam lá, com as políticas originais e com as ideias e conceitos originais. O Wordpress neste momento é um motor muitíssimo desenvolvido e maduro, não será uma má aposta se optares por ele. De todo.

18. Hostx

Hostx Power Member

Como não pretendes gastar dinheiro em alojamento nem dominio deixo aqui uma thread em que indica freehosts e payhosts: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974

Em relação ao website ou blog, penso que, blog é o indicado.

Num site normal, em html e css, não consegues gerir artigos, nem produtos.. precisas de pegar no html e voltar a fazer o upload para o ftp.

Enquanto no blog podes gerir o que quiseres em excepção de algumas coisas...

Aconselho sinceramente o WordPress, visto ser um software livre com muitos templates à escolha, do que, comparando com blogspot é melhor nem falar :(

Se quiseres uma coisa a asério, que te dê um pouco de trabalho a instalar e configurar podes optar pelos Softwares de Gestão de Conteúdos (CMS). Tens o Joomla!, Mambo etc.

Nestes softwares podes gerir tudo, mas mesmo tudo! tens direito a um painel de admin e sistema de registos pelo próprio site.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
    Hostx

19. Santo38

Santo38 Power Member

As opções de mercado são imensas. Escolhe algo que tenha 50 a 100Mb (a não ser que tenhas várias centenas de imagens para colocar..) para começar. Certifica-te que o alojamento que contratas-te permite um caminho de upgrade de plano conforme as tuas necessidades e que esse caminho é fácil de seguir. Algo nestes valores de rondar os 10 a 20 euros ano.

Utiliza o thread que está em stickie neste quadro (Web Hosts) e contacta várias empresas. Faz perguntas a essas empresas, mesmo perguntas às quais saibas as respostas. Compara as respostas, a qualidade das mesmas, tempos de resposta, planos de alojamento... Verás que no fim ficas reduzido a 1 ou 2 que se destacam das outras.. o mercado é mesmo assim.

Quem se preocupa em comprar, no fim acaba por beneficiar!

Saudações

Partilhar esta Página