1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Qual a melhor protecção para a chuva (SLR)

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por orpheusmyth, 1 de Dezembro de 2008. (Respostas: 36; Visualizações: 4162)

1. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Bem tenho pesquisado aqui no fórum e noutros sites, sobre qual será a melhor forma de um gajo tirar umas fotos à chuva, sem lixar a máquina toda e sem gastar uns 300 euros em caixas estanque. A máquina que quero proteger é uma 1000D, já ouvi falar em plásticos etc, mas será que isso funciona mesmo? E já agora como? Se alguém tiver a mesma dúvida digam porque acho que isto interessa a bastante gente.

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

na minha já usei uma luva de plastico daquelas da galp que a malta usa para abastecer
    podes usar um saco de plástico que prendes com o parasol na lente. convem usar um filtro para evitar que vá agua para a lente.
    dps é ajustar a coisa a gosto certificando que na rosca do parasol tá td bem apertado.

claro que isto é um desenrasque, n é para ficar ali debaixo de chuva mt tempo

3. Pentrite

Pentrite Banido

A Pentax tem uns corpos estanques, mas nem todas as lentes são estanques, a Olympus tem bastantes lentes estanques mas apenas a E3 é estanque, algumas lentes L da Canon são estanques, mas não é bem claro quais são, quanto aos corpos penso que só os da gama pro, tem-se visto também principalmente em eventos desportivos o pessoal a usar umas capas plásticas, deve ser a solução mais prática e em conta.

4. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

A melhor forma para tirar fotografias à chuva é comprar uma máquina/lente que permita fotografar à chuva tudo o resto é desenrasque pode correr bem ou não.
    O Pentrite já disse mais ou menos tudo, penso que na gama pro da Nikon também existem Lentes que podem fotografar à chuva, na gama semi-pro a d300 também é selada...

*edit Pentrite nos eventos desportivos penso que as capas sejam só descargo de consciencia...

5. Pentrite

Pentrite Banido

Sim, mesmo tendo uma combinação selada, aquilo não é para andar a apanhar chuvadas durante um jogo de futebol inteiro, não me referi à Nikon porque não sabia nada acerca das capacidades dela.

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

O que podes fazer de baixo custo é comprar calças daquelas de pescador de pescar dentro do rio e com algum jeito de costura adaptar à lente que vais usar e corpo. As de futebol custam cerca 500€ e são feitas para lentes zoom 70-200 a 600mm e não para lentes de 'kit' (angulares em geral). O que podes usar para proteger apenas de alguma chuva é envolver o corpo com pelicula da cozinha ou saco plásticos com devidos buracos para poderes usar de forma a vedar bem todo o corpo e lente. Qualquer máquina tem minimo de selamento, ou seja, pode levar com chuva, o conselho é não ser chuva de 'pedra' mas apenas alguns chuviscos desde que em casa leve um respectivo secamento. Alguém a segurar 1 chapéu ou se tiveres sentado chega também perfeitamente. Eu quadno trabalhava debaixo de chuva para o jornal nos jogos de futebol chegava-me bem o chapéu de chuva mas a malta dos 400mm em maioria usavam as capas mas isso obrigava também eles a usar. Das vezes que trabalhei debaixo de chuva apenas 2 usei a pelicula algo que incomoda se queres usar zoom na lente.

7. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

8. speedofthesea

speedofthesea Power Member

por acaso epa xateia me ter acamera parada nos dias de chuva :p e já pensei nisso...
    Se n me engano no Forumfotografia houve um gajo que fez isso cm já referido c calças de pescador.
    Mas por ex pa usar uma standard ou wide cm faremos isso?
    E que este tempo tem mm o inconveniente da chuva mas agr há gandas fotos pa tirar.

9. Drekas

Drekas [email protected] Member

Pois, eu até nem me importava de apanhar chuva, mas não dá sem ter protecção para a máquina.

10. Andre_pais

Andre_pais Power Member

11. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

é um amigo meu quem fez essas calcas e comprovo as mesmas (peco de ja desculpas pela falta de acentos ou outras falhas na escrita pois tou a escrever de portatil layout espanhol). Ja tive para fazer umas para mim que ele me arranjava e isso fica realmente a baixo custo.
    Eu ainda hoje andei aqui a chuva por madrid com a camara. Nao tenho qualquer problema com isso, apenas se realmente cai agua com bastante intensidade me precavanho e a protejo da mesma. Enquanto eu nao precisar de chapeu ela tambem nao :p

Nao ando a gastar milhares em material fotografico para depois andar com ele fechado no saco.

12. speedofthesea

mas esse das calças so da para lentes volumosas...
    epa a minha já apanho umas gotas e ninguem morreu mas sempre é uma prevenção...
    Na Outdoor PHOTOGRAPHY deste mes ta la uma foto de um gajo c uma cena tipo saco c uma abertura pa mao , po olho e pa objectiva mas é tipo uma fivela pa ajustar a lente...
    Embora tb junto c a minha makina andou uma 100-400 completamente ao chuvisco ( um pouco forte) e ta na boa.
    Por acaso gostava de ver onde comprar oke ta na revista...

cumps

13. speedofthesea

14. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

depois disto:
    nada como isto:

so mesmo para picar com o pentrite... =)
    kidding =P
    cumps

15. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

lol arranja-se...
    mas agora nao pk a namorada ta aqui.

16. adolfo dias

adolfo dias Power Member

tb só vi a oly à chuva ;)
    tb já vi a pentax no espaço
    tb já vi uma nikon a -30º e a cair de 3metros
    ainda n vi canon e sony

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Se pedires com jeitinho ao Rui Marto, ele é gajo para deixar cair a sua 40D com corpo de magnésio do alto de 3 andares :D

18. Drekas

Drekas [email protected] Member

Porreiro porreiro era um teste da D90, ver a capacidade de resistência. :P
    Não ?

19. speedofthesea

Boa ideia :D
    Ruimoura fazes nos a vontade? :P

Partilhar esta Página