1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a melhor solução para uma rede???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por astro_c, 3 de Março de 2006. (Respostas: 15; Visualizações: 1423)

1. astro_c

astro_c Power Member

Em primeiro lugar quero agradecer desde já toda a ajuda que me for dada.

Passo então a descrever a situação, estou a falar numa rede de um pequeno escritório, á volta de 12-15 PC's + Servidor.
    Alguns dos PC's são portáteis e permitem a utilização de wireless por isso era interessante que a solução da rede contemplasse a opção wireless.

Existem várias duvidas que se me colocam:

Esta rede está "partida", dividida em duas, pois a pouco tempo um dos hubs avariou e ficaram so parte dos computadores ligados entre si, penso que isto se deve ao facto de o escritório ter sido ampliado e juntaram a rede existente a uma nova, unindo ambas pelo servidor. A dúvida que me surge é se esta divisão não torna mais lenta rede???

No outro dia gravei cd's (de ficheiros que estavam no servidor) em dois pc's que estariam em "redes" diferentes, e um demorou MUITO mais tempo que o outro apesar de estarem a "gravar á mesma velocidade", será normal??

O processador, o disco e a memória ram do servidor, influenciam muito a velocidade da rede???

Falaram-me na hipotese de por duas placas de rede no servidor e ligar cada uma delas a um Hub (ou switching hub), que criaria uma rede mais estável e rápida.

Quanto a internet temos uma ligação ADSL da PT qual é a melhor forma de a incluir na rede?? Directamente ao servidor??? Ligada ao HuB????

Neste momento temos dois D-Link DES-1016d 16-Port 10/100Mbps a servir a rede, acham que são uma boa opção ou aconselham outro tipo de equipamento????

Peço desculpa pelo testamento!!

Mais uma vez OBRIGADO pela ajuda

Um abraço

Paulo Lima

2. nothing

nothing Power Member

A melhor forma de incluires o ADSL na rede é através de um router.

Os componentes do computador influenciam a ligação dependendo no volume de tráfego de rede que esses computadores geram.

O facto de terem dividido a rede pode beneficiar a velocidade. Como tinhas isso com hubs, a largura de banda é a dividir por todos. Logo quantos mais dispositivos estiverem ligados a esse hub, mais colisões tens. E cada colisão implica que todos tenham de esperar x tempo até poder transmitir de novo. Se ligares esses pc's com um switch passas a ter largura de banda dedicada por cada porta, e eliminas as colisões.

Se são 12-15 pc's, podes arranjar um switch de 24 portas e, como tens portáteis, arranjas um AP que podes ligar ao switch, de modo a que os portáteis se possam ligar à rede por wi-fi (tens é de ter atenção ao protocolo que esses portáteis usam 802.11a/b/g).

Última edição: 3 de Março de 2006
  3. astro_c

astro_c Power Member

E esse router liga-se ao switch???

O volume de tráfego penso que não deve ser elevado, pois a maior parte dos ficheiros que se usam na rede são ficheiros excel.

E o servidor serve principalmente para armazenar ficheiros excel e word e algum software que não deve ser muito "pesado".

Quanto á internet a utilização é essecencialmente visualização e consulta de páginas web.

4. Morg2k2

Morg2k2 Power Member

Esta resposta é gratuita ... :)

Em 1º lugar a lentidão deve-se numa primeira análise ao HUB, visto que a largura de banda de cada porta é partilhada e não dedicada, já para não dizer que o Hub nao tem tabelas ARP que por sua vez tornam a rede muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais lenta.
    Acredita nisto, troca todos os HUBS por Switches 100mbits ou 10/100mbits e vais ver uma alteração radical. Depois depende de tudo o resto:

1) se tens um dominio ou Workgroup, se está tudo partilhado num servidor central, ou se está disperso.
    2) capacidade dos pcs clientes e servidores (RAM, CPU, Processador) tudo isto tem impacto na rede, cada um dos factores na sua proporção.

Cumps.

5. astro_c

astro_c Power Member

Antes de mais obrigado pela ajuda!

A questão é que os hub's foram à pouco tempo substituidos por Switches, mas não houveram melhorias notórias na velocidade, por isso eu penso que deve haver mais alguma coisa a condicionar esta rede!!!

6. Morg2k2

Morg2k2 Power Member

achos que deves analizar o seguinte:

1) Placas de rede se sao de 10 mbits ou 100 mbits ou 1000 mbits.
    2) cabos RJ45 se são categoria 5 ou superior?
    3) Servidores de DHCP se tiveres diversos na mesma redes que nao em servidores (ex. pcs clientes) e se os ranges colidirem vai demorar mais tempo, dai os delays.
    4) Verifca se o servidor de dns está bem configurado em todas as maquinas clientes, pois por vezes com um ou outro erro pode gerar aumento muito significativos do tempo de espera.
    fora isto tens toda a parte de protocolos existentes, bem como os sistemas operativos se sao todos iguais, se sao muito antigos (ex: ME, 98 , etc) pois existem alguns que tornam a rede muito lenta.
    E por fim o servidor, se o cpu estiver congestionado e se se tratar de um dominio iras ter muito problemas de tempo de resposta.

cumps.

7. avantix

avantix Power Member

O Switch é Porta a Porta, por isso se 1 PC tiver uma placa de 10Mb, a rede apenas baixa para 10Mb quando se está a falar com esse PC!

Verifica se algum dos Pcs não está a invadir a rede com trafego extra! Pra o fazeres podes configurar uma porta do switch para receber o trafego de toda a rede, e ligas a essa porta do switch um PC com um software de analise de trafego ( ex: Ethereal ). Desta forma consegues visualizar quem é o desgraçado que está provavelmente a enviar stremas de video pela rede! :D

Podes tambem numa altura sem trabalho enviar 1 ficheiro de 100MB de 1 Pc para outro e medires o tempo. Podes testar e ver se existem grandes diferenças entre a transferencia dos pcs. Se existirem aí tens de ter em atenção um cabo manhoso, placa esquesita, drivers de rede, etc...

Porque se tiveres um switch de 100Mb, placas de rede de 100Mb, e ninguem a floodar a rede, não podes ter uma rede lenta!

8. JC

JC Power Member

Para além de todos os posts em cima, tem atençao com o estado de qualidade dos cabos, cabos traçados/antigos maus contactos nas fichas etc.

9. softinmotion

softinmotion Power Member

resposta à questão da rede

Bom dia,

Quanto à questão dos switches tens uma boa opção pois são dois switches de 10/100.

O problema de velocidade que levantas e tal como já foi referido aqui ou é um problema fisico (cabos partidos , cabos de baixa qualidade) ou um problema de software.

No entanto é mais provável que seja de software , pois seria estranho que todos os cabos e hardware estivesse mal, por isso é mais provável que seja um problema de software.

Primeiro agradecia que indicasses qual o software do servidor para que te possa ajudar.

A confiuração ideal seria um servidor com Small Business Server 2003 (que agora esta bem mais económico) ligado a um router por forma a partilhares a internet com segurança pelos outros computadores.

Depois o ideal seria ter XP Professional ou 2000 Professional como clientes, no entanto os outros também servem.

Depois devias ter um router ou Wireless Access point para dar acesso aos computadores wireless.

Duas recomendações, deves ter uma firewall activa se ligares à net , pode ser uma firewall de hardware (do router por exemplo) ou então uma firewall do servidor por exemplo ISA.

Também deves configurar a rede wireless por forma a não teres problemas de segurança, pois é muito vulnerável.

Espero ter ajudado

Manuel Costa
    http://www.softinmotion.pt

10. Nocode

Nocode Power Member

Na minha opinião o melhor mesmo era:

* Servidor com 2 Placas de rede (uma ligada ao modem, outra ligada a um switch) a fazer de DHCP Server, gateway, Firewall / Proxy, bloqueando portas desnecessárias (NOTA: se tiveres conhecimentos de Linux, seria o ideal para o servidor, é mais leve e bastante eficaz neste tipo de "trabalhos").

* Switch (de preferência um bom switch e com portas suficientes para todos os PC's), em alternativa os 2 switchs que tens devem fazer o seu trabalho.

* Access Point Wi-Fi ligado numa das portas do switch, devidamente configurado com WEP (ou WPA) / MAC Filter ou outro tipo de protecções Wi-Fi.

Na minha opinião, seria o ideal tendo em conta as características da tua rede. Espero ter sido util.

Abraços

11. astro_c

astro_c Power Member

Em primeiro lugar quero deixar mais uma vez o meu OBRIGADO a todos!!!

Quanto ao software temos:

No servidor que é um:
    X86 Family 6 Model 8 Stepping 10
    AT/AT Compatible com apenas 20 GB HD e 260,40 MB de RAM.
    Com Windows 2000 Server 5.00.2195 SP2

PIII 1,7 Ghz 40 Gb Hd 256 Ram
    PIII 1,7 Ghz 40 Gb Hd 256 Ram
    PIII 866 Mhz 20 Gb Hd 256 Ram
    PIII 733 Mhz 20 Gb Hd 256 Ram

Todos com windows XP

X86 Family 6 Model 8 Stepping 6 20 Gb 130 Ram + 256 Ram
    com Windows 2000

Quanto a portateis temos:
    2 Toshiba Satellite Pro A60
    1 Asus A5EB
    1 Toshiba Satellite Pro M30
    1 Toshiba PIII 1000Mhz

Todos com Windows XP

Com esta reestruturação da rede eu propuz que todas as máquinas fossem formatadas e configuradas.
    Propuz um aumento da ram por posto para 512MB RAM, no servidor também propuz este aumento mas porque não sei se vale a pena aumentar mais a RAM ( vale a pena??? )
    Alem disso propuz (como é óbvio o aumento do disco do servidor, vale a pena comprar discos SCSI???) e inclusão de um gravador de DVD's para complementar o sistema de cópias DAT12/24 GB.

Última edição: 6 de Março de 2006
  12. astro_c

astro_c Power Member

Peço desculpa pela minha "ignorância" mas andei a pesquisar por Access Point's, e deparei-me com este D-Link Wireless Access Point DWL-2000AP+ 54 Mps , acham um bom equipamento??
    Quantos Pc's podem ser ligados em wireless ao mesmo tempo???

Cumprimentos

Paulo Lima

13. softinmotion

softinmotion Power Member

Boas,

Esse servidor está mesmo nas lonas.

Aconselho no minimo um P4 com 1 GB e pelo menos 160 Disco.
    Usa um sistema Raid 1 para backup.
    (as novas MB têm todas estes tipo de RAID)

Nos discos podes usar SATA, pois SCSI ainda e um pouco caro e se o servidor aguentou como estava tb aguenta com SATA.

Cuidado com o upgrade do servidor, pois normalmente é trabalhoso.

Espero ter ajudado

14. astro_c

astro_c Power Member

A questão é saber se realmente vale a pena dispender €€€€€€'s , aumentar o disco e Ram, não solucionaria por mais algum tempo, tipo 2 anos, uma vez que o servidor serve basicamente para arquivo.

Cumprimentos

Paulo Lima

15. ShadeX

ShadeX Power Member

Nope. IMHO é mandar $$$ á rua... Da mesma maneira que um SBS 2003 seria... Que raio, este povo não consegue nunca pensar sem ser MS+Upgrade de hardware.

Astro_c, tenho aqui mesmo ao lado duas boxes a servir de fileserver. Athlon 64 3200+/1 GB RAM/ 2x160GB HD RAID1/Gb Ethernet. Ao lado dele tem um P2-400/64MB RAM/2x40GB RAID1/100Mb Ethernet. Uma tem XP Pro e a outra Slackware 10.2. Adivinha qual é qual. E a verdade é que a diferença de velocidade é minima para o tipo de ficheiros que aqui circulam (excel/word/acess todos com uam ou outra centena de K's) :( A situação ainda é mais ridicula considerando que o P2 ainda faz de proxy server http com av filtering...

Muito sinceramente, só queria um desses PIII para poder montar uma box Linux 1/2 decente com RAM que chegasse e um NIC Intel de jeito para poder fazer o ppl Windows Server / SBS engolir e não chiar... Mas nunca tenho direito a mais que um P2 velho sem RAM e com uma Realtek e mesmo assim tenho de chorar como tudo :D

Quanto ao comment de usares um RAID onboard, esquece. Mais vale usar o RAID por soft do Windows/Linux e um soft de imaging tipo Ghost ou True Image. Contava-te um mês de terror que tive por causa de RAIDs manhosos (ATM vamos em 1 ob Promise, 1 PCI Promise e 2 PCI Silicon Image. No papel é muito bonito, depois em campo, só não acontece o que os bixos não se lembram...)

Um fileserver precisa é de muita RAM para cache, HD's grandes e rápidos para armazenagem, RAID para "teorica" primeira linha de defesa e um método de backups (ou 2 ou 3, quanto mais melhor... se tens DLT, adicionar um DVDR é uma ideia (mas não dependas dela),e um HD externo para backup rápido é sempre bemvindo...)

De qqr modo, qqr que seja a tua opção, aconselho-te a meter ai nem que seja uma box velha com um IDS qqr tipo Snort. Se tens máquinas que viajam para cá e para lá, acredita que vais querer ter um solução de "early warning system" para o caso de uma delas um dia aparecer carregada de "convidados indesejáveis". O que o avantix disse aplica-se, mas para isso tinhas de ter um switch com uma Gb dedicada a acumular todo o tráfego de rede e uma box bem potente para processar o dito tráfego. Mas uam box com IDS dá para o gasto, pq normalmente esses "convidados" tentam apanhar o que puderem, logo, tens logo o aviso de que uma das boxes se tornou um perigo para a rede. E se tiveres IP's estáticos nelas, sabes tbm logo quem é.

p.s. Se por acaso tens um antivirus/firewall no servidor, vê bem que impacto ele(s) têm na performance... Muita coisa que por ai há para Windows não tem lugar em servers (e as vezes nem em desktops quanto mais...)

16. astro_c

astro_c Power Member

A minha sugestão, não sendo nem de longe nem de perto expert na matéria, era aumentar a memória Ram do Servidor para o máximo possível (não sei qual será, nem até quanto valerá a pena aumentar, quanto aconselham???), adicionar um novo disco, onde poderiam ser criadas partições e numa delas fazer cópias de segurança. Meter um gravador de DVD's, pois a capacidade dos DVD's é suficiente para as cópias de segurança que necessitamos fazer.

Acho ainda para a rede funcionar melhor, deveria ser feita a formatação de todos os postos e servidor, e configurar a rede do zero.

Usá-mos o Symantec Antivirus 10.0.0.359.

O meu problema é não saber como testar o impacto dessas aplicações, bem como medir as velocidades de transferência dos postos em relação ao servidor.

OBRIGADO POR TUDO

Cumprimentos

Paulo Lima

Partilhar esta Página