qual a melhor solução?

conflict

Membro
Boa tarde!

Decidi migrar para Mac mas, tenho algumas dúvidas na escolha da máquina.

Agradecia a vossa opinião para qualquer dos aspectos que vou mencionar.

Sou universitário (de 1º ano Som e Imagem) onde tenho de trabalhar com Vídeo, Imagem, Animação e Som. Alguns dos programas que irei usar serão; final cut, premier, photoshop, corel, flash, toon boom, Maya e 3D Studio Max (entre outros que agora não consigo precisar, mas serão para esse âmbitos). Em relação ao software para trabalho com Som acho que me vai passar um pouco ao lado *g*.
Conforme o que percebi, só irei precisar de uma placa gráfica "boa" para trabalhar com animação 3D, porque para vídeo o uso é do processador e da memória. Certo? E para imagem um monitor grande e com uma boa resolução chega. Será?

Para além de ir utilizar a máquina para a escola, também é para lazer, jogos (poucos), musica, web e filmes, etc, enfim um uso diário. Onde espero ter a máquina a funcionar todo o dia.

A minha dúvida reside nesta escolha.

Se um iMac 24" em que alterei algumas especificações (não sei se justificam), 2,33 processador, 2gb de ram, 256mb 7600 gt gráfica.

A outra máquina é MacBook 2.0 core2duo com 2gb de ram juntamente com um tftáá-lcd, fiz uma breve pesquisa, pareceu-me serem bons estes dois da samsung 215TW ou o áá225BW. (se houver melhor/preço/qualidade até 500€ digam, tem de ter é mais de 21").
(+1 disco externo, ainda a ver)

As vantagens do iMac são que tiro partido de um processamento mais rápido e de uma placa de vídeo. Todavia, pergunto, se para desempenhar as tarefas acima referidas se a diferença do processador e o uso de uma placa gráfica "boa" justificam a compra.
Depois os monitores, o iMac faz uma resolução de 1920x.. E o samsung 1680x1050. Há grande diferença de qualidade de imagem entre eles? Quando vi o iMac pareceu-me muito fiel em relação ás cores. Alguém com um que diga de sua justiça.
(contando que se ligar o Macbook ao Lcd irá fazer a resolução de 1680, fará certo?)

Sempre fui da opinião que ter um portátil de 13" seria uma muleta para um Desktop mas, visto ter tão bom desempenho e juntando ao preço/qualidade fez-me considerar.
Embora saiba que difícil comparar as duas máquinas, sendo uma um Desktop e outra um portátil, há semelhanças entre ambas. Semelhanças que me levam a uma indecisão :\

( ) Estudo na cidade onde moro, logo o incómodo de fazer deslocações com o material não existe. Mas se escolher o Macbook, é claro que irei usufruir dessa mobilidade, não irá limitar o meu espaço de trabalho. ()

Peço algumas dicas em relação ao que devo de escolher, o que será melhor para estes fins. Estou desesperadamente à procura de uma solução(escolha).
Visto o fórum ser tão conhecido pela qualidade decidi pedir-vos ajuda.

Peço desculpa pelo incómodo e por algumas questões que possam ser mais ridículas.

Obrigado pela Atenção!
 
Última edição pelo moderador:
Eu ia para o iMac... mas isso sou eu que não ando com computadores de um lado para o outro.

Já agora, a gráfica integrada é curta no FinalCut, e principalmente em software 3D. O Premiere (já) não existe para Mac, e o Maya também (já) não... e o Corel não devia existir para nenhuma plataforma :D
 
Acho que, para esse tipo de trabalho, era preferível o iMac, de preferência um grande :P...
Se bem que andam por aí a dizer que esses cursos até se fazem bem com um MacMini, mas como disso não percebo muito...
 
Se o curso é de som e imagem esquece o 3D logo ate um macmini te ira chegar. Em edição de som e imagem o desempenho de uma core 2 duo num Macbook Pro para um Macbook ou macmini é quase mínimo e não justifica a diferença de preço.

E já agora informa se na escola ou faculdade onde vais tirar o curso trabalham com mac porque se assim não for muito trabalhos relativos a vídeo são pedidos para serem trabalhados em premiere, mesmo que tenham mac disponíveis para os alunos.

A minha escolha ia para o macmini ou se tiveres dinheiro para isso um Macbook!
 
Na minha opinião um iMac é muito boa compra, com essas specs ficasm com uma maquina para te durar uns bons anos!

Se quiseres portabilidade nem penses no MacBook, se tens dinheiro para gastar (deduzo que tens, se planeias comprar um iMac 24") compra o MacBook PRO de 2,33 que já vem com uma gráfica bastante decente!
 
Na minha opinião um iMac é muito boa compra, com essas specs ficasm com uma maquina para te durar uns bons anos!

Se quiseres portabilidade nem penses no MacBook, se tens dinheiro para gastar (deduzo que tens, se planeias comprar um iMac 24") compra o MacBook PRO de 2,33 que já vem com uma gráfica bastante decente!


porque não pensar no Macbook? A grande diferença entre o Pro é mesmo a gráfica e isso ele não vai necessitar. Se tens dinheiro para um Pro mais vale gastares num Macbook e uma tela de 22 pulgadas. O que te vai facilitar em muito o trabalho em imagem e video.

Poupas mais tempo em ter um écran que te permita visualizar muita área do que uma maquina que te faça a renderização 5 min mais rápido...
 
Alguém que trabalha com imagem/video tem de pensar no futuro. Comparar uma GMA 950 (gráfica partilhada) com uma X1600 256MB ganha esta ultima em larga escala, e se agora pouca diferença faz, no futuro isso não vai ser assim.
 
Alguém que trabalha com imagem/video tem de pensar no futuro. Comparar uma GMA 950 (gráfica partilhada) com uma X1600 256MB ganha esta ultima em larga escala, e se agora pouca diferença faz, no futuro isso não vai ser assim.

Não se comparou, apenas disse que não adianta pagar algo que não se vai dar uso ao que se pretende. Nem agora nem nunca. Os cursos de som e imagem não estão direcionados para o 3D.

Claro que o ideal era ter um Portatil dos caros e um bruto tft de 22 pulgadas.
Mas dentro do que uma pessoa normal esta disposta a gastar, o macmini/Macbook mais um belo tft sera o ideal e suficiente para o pedido no curso em causa.
 
Obrigado pela vossa atenção.

Em relação ao Macbook Pro está fora de questão!

A dúvida é mesmo entre o iMac 24" e o Macbook 2.0.
A minha primeira opção foi o iMac, mas como tenho presenciado o desempenho do MAcBook fiquei confuso... Embora o MacBook me obrigue a comprar um tft-lcd, pois 13" não servem para o que necessito.Um monitor grande com boa resolução é quase uma prioridade.
Com a questão da gráfica, não preciso agora e preciso depois? (para video):\ e sim, o meu curso abrange animação. Não que seja uma "especifica" que irei escolher, mas vou trabalhar na mesma com 3D.
 
Back
Topo