Qual a melhor universidade para informática?

Status
Fechado a novas mensagens.
ahahahah, começou a guerra de faculdades :D

/me recosta-se para observar e rir à vontade :P

S7sRuss, a thread acabou de chegar ao ponto que tu vais ter de decidir por ti mesmo..., cada um tenta vender o seu peixe e vais ficar ainda mais baralhado do que estavas antes :P

http://www.acessoensinosuperior.pt/

Usa e abusa deste site, vê os planos curriculares de cada curso em cada universidade e decide por ti mesmo o que queres fazer da vida. Não deixes que outros o façam por ti, é normal o pessoal gostar e defender a todo o custo a instituição onde estuda, agora será que o que os outros gostam é o que tu gostas?

Aproveita o ano para visitares os diversos campus do país, fala com os teus pais que certamente que não se importam de fazerem uma visita ou duas para fora da tua área. Os olhos também comem :P

abraços, HecKel

exactamente, tenta visitar as faculdades antes de escolher, e ve quais as acessibilidades, se vais de carro, transportes, se podes ter residencia! Para mim o ist tem muito nome, mas fct, feup e minho nao sao piores, alias, qualquer licenciado destas arranja emprego igual, sem esforço.

good luck

offtopic: a fctunl tem cinema, creche (se fores pai da jeito), bancos, supermercado, livraria, 6 ou 7 cafes, parques estacionamento a borla, e praia a 4 min. Se tiveres mota chegas a praia em 2 minutos lol
Ah, e tem um site novo :D
 
Não quero vender peixe nenhum, mas digo que a Universidade de Évora surpreende muitos dos que cá passam.

Tanto pela cidade (magnífica - conheço muito pessoal que gosta mais de Évora do que Lisboa, Coimbra, Aveiro, ou seja lá onde estudem) como pela própria Universidade, é um ambiente académico como não há outro.

Claro que isto quer dizer que o 1º ano é obrigatoriamente atirado às urtigas. Mas depois compensa-se :)

Em relação ao curso, Engenharia Informática, tens cadeiras de programação, assim por alto:
Estruturas de Dados, Análise e Desenho de Algoritmos, Inteligência Artificial, Bases de Dados, Linguagens de Programação, Compilação, entre outras...

Também há cadeiras mais teórias (para além das matemáticas e economias):
Teoria da Computabilidade e Complexidade, Interfaces Homem-Máquina (se bem que com vários trabalhos práticos), Lógica Computacional, Teoria da Informação...

Um pouco de tudo. Há quem diga que algumas cadeiras são desnecessárias. Eu acho que aprendo algo em todas, e tudo o que se aprende tem valor :)

Seja como for, vás para onde fores, boa sorte :x2:
 
A melhor não sei, mas convido-te a visitares o ISEL para conheceres as instalações e o curso de Informática em si.
O convite é extensível a outras pessoas que estejam interessadas.

Abraço.
 
Antes de ir para o técnico informei-me muito sobre as várias faculdades,pessoas já empregadas e pessoas que empregavam pessoas,aconselharam vivamente o técnico(Tambem me avisaram que iria ser estremamente exigente,desgante e que era famoso por não ter um bom ambiente universitário,por isso muitos desistem).As pessoas só me respondiam.."Técnico é Técnico".Outra pessoa que por acaso é o chefe do meu pai,disse que recentemente tinha empregado dois estudantes de engenharia mecânica do ist quando tinha vários corrículos doutras faculdades e tal como ele qualquer empresa ao ver o curriculo de um estudante do técnico vs estudante doutra faculdade decide-se pelo do técnico.Mas quem não acredita,que se meta noutras saia de lá cm media de 14..e depois fique espantado por ser posto de lado por um aluno de 12 que venha do técnico.É preciso dizer mais alguma coisa?Agora se alguem tem alguma contra o técnico,que argumente contra que eu tou aqui para ouvir...
 
Última edição:
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, curso de Engenharia Informática... É onde estou, e o meu irmão licenciou-se lá... Programação é a "base" do curso, tal como ja disseram, tirando física e uma ou outra cadeira, é tudo programação! E penso que se sai muito mais bem preparado num instituto como o ISEP do que numa faculdade como a FEUP.. Desde que vi Engenheiros da FEUP a dizerem-me que se sabiam tinham tirado o curso no ISEP porque é bem melhor, é que confirmei a minha opinião.. Entrei no ISEP na primeira opção, e até agora nao me arrependo de nada! :) Aconselho! :P
 
Antes de ir para o técnico informei-me muito sobre as várias faculdades,pessoas já empregadas e pessoas que empregavam pessoas,aconselharam vivamente o técnico(Tambem me avisaram que iria ser estremamente exigente,desgante e que era famoso por não ter um bom ambiente universitário,por isso muitos desistem).As pessoas só me respondiam.."Técnico é Técnico".Outra pessoa que por acaso é o chefe do meu pai,disse que recentemente tinha empregado dois estudantes de engenharia mecânica do ist quando tinha vários corrículos doutras faculdades e tal como ele qualquer empresa ao ver o curriculo de um estudante do técnico vs estudante doutra faculdade decide-se pelo do técnico.Mas quem não acredita,que se meta noutras saia de lá cm media de 14..e depois fique espantado por ser posto de lado por um aluno de 12 que venha do técnico.É preciso dizer mais alguma coisa?Agora se alguem tem alguma contra o técnico,que argumente contra que eu tou aqui para ouvir...

Julgo que a ideia do autor da thread seja ser esclarecido e não baralhado, da forma como falas parece que 99% do pessoal das outras faculdades está no desemprego e que no IST todos se formam. Estes mesmos dados consigo facultar-te em como na minha faculdade a taxa de empregabilidade até 6 meses após a conclusão do curso ronda os 98%, portanto evita os mitos urbanos, sff.

O IST é uma grande instituição, ninguém lhe tira o mérito mas também não é a sigla IST que vai procurar trabalho por ti e vai fazer-te os trabalhos, esse mérito apenas se destina a quem procura o emprego, seja de que faculdade for.

Da mesma forma como tu tens esses dados, eu mesmo estive a trabalhar na zona onde moras e posso afirmar que vi um caso de um licenciado do IST ser despedido por incompetência, curioso..., mas casos são casos e felizmente não são casos particulares que te vão prejudicar no futuro.

Um empregador competente não olha só ao curriculum, se assim fosse não seria feita uma entrevista de emprego e não é por se dizer que se formou no IST que se têm emprego imediato. Nenhuma empresa se dá ao luxo de empregar alguém sem olhar às suas competências (se calhar até há..., já acredito em tudo).

Portanto, evitem os mitos urbanos que o rapaz não quer sair ainda mais baralhado. Não querendo ser demasiado parcial, mas até agora julgo que a minha sugestão foi a mais adequada, o nosso futuro somos nós que o decidimos, não são estranhos de um fórum que o vão ditar.

abraços, HecKel
 
Calma!Eu não falei da competencia do trabalhador,até porque isso a empresa não sabe,seja do IST seja de onde for,a não ser que tenha um estágio prévio.O facto de ser ou não trabalhador competente já depende não tanto do curso em si,mas do trabalho que se desenvolve aquando empregado(Pós curso),mas tambem é obvio que quem faz um curso mais exigencia,provavelmente será um empregado mais trabalhador..
Só disse que mais facilmente se arranja emprego tendo um curso tirado no IST,devido ao seu grau de exigencia e de experiencia de ensino no ramo das engenharias.
Seja como for,tambem estou de acordo para irmos directos ao tópico e a minha opinião tá dada.
Eu escolhia IST sem duvidas.

Cumprimentos
 
Ena, tinhas razão heckel...
Até temos uma discussão técnico vs. engenheiro. E estou a gostar =)

Por enquanto, corcordo com o siR_vIRciado. O técnico parece ser mais adequado pois teremos mais prática, o que nos prepara melhor para o mundo do trabalho do que a teoria da engenharia. Mas a escolha é influenciada pelo trabalho em que a empresa se insere. Seria de esperar que uma empresa de desenvolvimento de software necessitasse mais de alunos com uma forte base em teoria computacional. Ao contrário das empresas de montagens de redes que escolhiam mais alunos práticos.
De qualquer modo, o que interessa aqui ao pessoal é programar. Pensar em problemas e resolvê-los. Criar sistemas, a IA de robots, softwares matemáticos, até mesmo ver o famoso "Hello World!" =)

Só espero que não seja assim tão exigente o IST, senão nem sequer posso tomar umas bebidas á noite com os amigos depois de um dia de programação.

Para o pessoal que deseja ver a minha decisão devo dizer que ainda estou indeciso, mas graças a voçes tenho uma ordem de preferência:

1º FCTUNL, 2º IST, 3º FEUP, 4º FCUL, 5º FCT
 
Olá

Tenho uma pergunta que acho ser fundamental nesta história da "programação".

Afinal queres programar o que ? A programação é tão generico quanto perguntares "que telemovel comprar".

Se quiseres um curso na area de redes de computadores com bastante programação o melhor sitio para isso é a Universidade de Aveiro no curso de Eng. Computadores e Telemática.
Para sistemas de informação tens a LESI no Minho e um curso novo que vai abrir em Aveiro (Tecnologias e Sistemas de Informação).

No entanto, discordo totalmente do colega que disse "tal como ele qualquer empresa ao ver o curriculo de um estudante do técnico vs estudante doutra faculdade decide-se pelo do técnico", principalmente pelo facto de se estar a generalizar. Isto depende do curso e da "ignorancia" do empregador. Em determinados cursos sou levado a concordar com ele, mas noutros nem por isso.
Se assim fosse, porque é que a Siemens está a montar um Laboratório de investigação em Aveiro e a mover recursos de Lx e Porto para Aveiro. O Instituto de Telecomunicações tem sede em Aveiro (com polos em Lx e Coimbra) e a PT Inovação também.

Bom, mas deixemos estas dissertações (ja bastam as outras), acho que a pergunta precisa de ser respondida antes de podermos dar uma resposta concreta.

Nuno
 
Da FCT, IST, FCUL e ISEL. O isel é capaz de ter o curso mais técnico, i.e, menos programação e mais hardware. Do que conheço da FCT e FCUL o curso é baseado em programação pura, no IST também deve ser o mesmo, já que existem cadeiras semelhantes às demais, mas isso é assim é todas em Engenharias Informáticas do país.
A escolha resume-se fundamentalmente, na localização, algum prestigio da faculdade, e o ambiente. Não te adianta ir para uma grande faculdade, se o ambiente for péssimo, cada vez sentes-te menos motivado e acabas até por desistir.

Acho que ainda ninguem perguntou, ou eu não tenha lido, qual é a tua area de residência?
Não adianta sair da grande lisboa para ir estudar no Centro-Norte, nem vice-versa. Ambas as regiões estão equipadas com excelentes universidades.

Cumps mad.
 
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, curso de Engenharia Informática... É onde estou, e o meu irmão licenciou-se lá... Programação é a "base" do curso, tal como ja disseram, tirando física e uma ou outra cadeira, é tudo programação! E penso que se sai muito mais bem preparado num instituto como o ISEP do que numa faculdade como a FEUP.. Desde que vi Engenheiros da FEUP a dizerem-me que se sabiam tinham tirado o curso no ISEP porque é bem melhor, é que confirmei a minha opinião.. Entrei no ISEP na primeira opção, e até agora nao me arrependo de nada! :) Aconselho! :P

Eles com certeza que te disseram isso... No ISEP é BEM mais fácil tirar o curso do que na FEUP...

E digo isto com conhecimento de causa...
 
Tenho k puxar a brasa á minha sardinha tb...

estudo Engenharia Informatica no IPT, instituto Politecnico de Tomar...

não sei como anda o ranking a nivel nacional... lool...

posso-te dizer, k é um curso já adaptado ao processo de bolonha, com uma componente virada para a eletronica.. o k é bom... e mau..

Bom, pra kem gosta, fica com muito boas luzes, má, para kem nunca viu dakilo á frente...

Deixo-te aki um link para veres as disciplinas k temos... o custume da maior parte das universidades...

Coisa boa aki: o espirito académico... tenho colegas a estudar em cbr, guarda, aveiro, e eles kdo cá vem, ficam doidos... é um meio pekeno, completamente diferente das grandes cidades... a nivel de borga, e amizades, é muito bom...
coisas a apontar: o frio nesta altura do ano, mas no verão, o calor tb aperta e não é pouco....
Temos um desfile academico diferente, muita água... Baldada... fazemos o cortejo com baldas de agua na mao, a molhar uns e outros.. muito melhor k uma miss tshirt molhada, acreditem...
 
Tenho k puxar a brasa á minha sardinha tb...

estudo Engenharia Informatica no IPT, instituto Politecnico de Tomar...

não sei como anda o ranking a nivel nacional... lool...

posso-te dizer, k é um curso já adaptado ao processo de bolonha, com uma componente virada para a eletronica.. o k é bom... e mau..

Bom, pra kem gosta, fica com muito boas luzes, má, para kem nunca viu dakilo á frente...

Deixo-te aki um link para veres as disciplinas k temos... o custume da maior parte das universidades...

Coisa boa aki: o espirito académico... tenho colegas a estudar em cbr, guarda, aveiro, e eles kdo cá vem, ficam doidos... é um meio pekeno, completamente diferente das grandes cidades... a nivel de borga, e amizades, é muito bom...
coisas a apontar: o frio nesta altura do ano, mas no verão, o calor tb aperta e não é pouco....
Temos um desfile academico diferente, muita água... Baldada... fazemos o cortejo com baldas de agua na mao, a molhar uns e outros.. muito melhor k uma miss tshirt molhada, acreditem...

AHAHHAHAHA, estive aí há 5 anos a estudar :D

Em termos de espírito académico, convívio, VIDA..., é pá..., foi o melhor ano da minha vida :D Pena não ter gostado do curso, era demasiado virado para a electrónica e tive de fugir para a Caparica, mas que foram belos tempos..., lá isso foram ;)

Cumprimentos ao pessoal daí ;)

abraços, HecKel
 
AHAHHAHAHA, estive aí há 5 anos a estudar :D

Em termos de espírito académico, convívio, VIDA..., é pá..., foi o melhor ano da minha vida :D Pena não ter gostado do curso, era demasiado virado para a electrónica e tive de fugir para a Caparica, mas que foram belos tempos..., lá isso foram ;)

Cumprimentos ao pessoal daí ;)

abraços, HecKel

estou a ver k o mundo é pekeno... loool...
á 5 anitos o curso era de facto muito virado para a eletronica... mas agora tá melhorzinho.. é obvio, continua com 3 cadeiroes de electronica... enfimmm

Aparece cá para beberes um copo... :p
 
E pronto, já começaram as guerras entre IST Vs. FCT.

S7sRuss, não vás pelo lema "Esta facul tem nome, logo tens mais emprego, etc...".
Epá, o IST tem nome? TEM. Nisso não há duvidas. Mas tambem tens de ver que tem nome em Portugal. Pode não ser o caso, mas se quiseres expandir na tua àrea de emprego para outros paises, olha que eles não fazem a minima ideia de onde fica o IST.

Vai às faculdades, vai aos sites deles e vê os trabalhos que eles tão a fazer que assim já ficas com uma ideia daquilo que por lá vais ter.

[mete-nojo-mode on]Mas que no IST se trabalha mais que nas outras faculdades, disso não duvides :p
 
Pessoalmente penso que no geral a maioria dos cursos são virados para a programação, e no geral as mesmas linguagens.
Eu ando na fcul e a nivel de linguagens já dei:

-Java
-C
-Assembly
-Haskell
-Prolog
-Php
-Html
-ShellScript
-JavaScript

Penso que tudo vai depender da maneira como as linguagens são dadas e a que nivel é que são dadas, mas penso que isso tb passa um bocado pelos docentes.

Em relação ao facto de se trabalhar mais no ist do que nas outras faculdades , tenho duvidas...e gostava de saber como é que se classifica.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo