Qual a melhor universidade para informática?

Status
Fechado a novas mensagens.
boas pessoal...
eu tambem tenho essa duvida da escolha da universidade... :(
tambem tou interessado num curso de informatica ou parecido!! mas queria que fosse no porto!! nao queria ir pa muito longe de casa!! :D
relativamente as disciplinas, profs, ambiente, custos e assim... o quê que me aconselham? :)
cumps:kfold:
 
No porto tens mt boas opçoes, FEUP, ISEP, FCUP, Apesar de eu andar no MEIC na feup na mnha opiniao a LEI do ISEP (licenciatura em engenharia informatica) é mt boa (tnh um irmao k anda la), tem uma forte compunente de programação, Sistemas Operativos e Redes. É um curso onde se aprende sobre td com a pratica.

abrçs ppl
 
a diferença entre ciências da computação e LEI [UM] é só mesmo essa, de a LEI falar mais de hardware que a cc? E o estatuto da cc é igual ou inferior á LEI?
 
Epá eu andei na ESTGLeiria e digo que para quem pretende uma formação prática a 3 anos, com as melhores condições e instalações é dificil encontrar melhor. Actualmente estou no 2ºciclo na FCTUC e noto que o curso em si é mais actual as instalações também são boas, mas não tanto como em Leiria, nem oferece tantas condições para os alunos. Contudo, entre estas duas vertentes que conheço bem, a escolha depende de aquilo que se pretende ser, ou seguir.
 
Eu sou estudante de CC na UM!!!

Tens o meu curso Ciencias da Computação ou o de LEI tb na UM...

CC
é basicamente programação e LEI tem alguma parte de Hardware ....

Mas se queres só programação tens CC ou na UM ou na FCUM.

cumps...

Não me parece que isso corresponda à verdade.
Pelo menos LESI tem programação e não é pouca!!!!!

Olhando para as cadeiras pelas quais já passei não encontro mais do que duas que sejam estritamente baseadas em hardware!
 
a diferença entre ciências da computação e LEI [UM] é só mesmo essa, de a LEI falar mais de hardware que a cc? E o estatuto da cc é igual ou inferior á LEI?

Não me parece que isso corresponda à verdade.
Pelo menos LESI tem programação e não é pouca!!!!!

Olhando para as cadeiras pelas quais já passei não encontro mais do que duas que sejam estritamente baseadas em hardware!

L(M)CC & LE(S)I são a mesma coisa........

"maravilha" é a mesma..... nem o cheiro é diferente!!!!!!

Ando, andava, vou andando... em L(M)CC mas não vejo diferenças significativas entre os dois cursos.....
Optei e optava outra vez por L(M)CC principalmente devido ao número de alunos / sossego que consegues ter nas aulas...

Em LE(S)I entram cerca de 3x vezes mais alunos que em L(M)CC, tendo-se cerca de 90% das mesmas cadeiras / professores!!!

Quanto a Hardware; os cursos não estão virados para aí.....
 
L(M)CC & LE(S)I são a mesma coisa........

"maravilha" é a mesma..... nem o cheiro é diferente!!!!!!

Ando, andava, vou andando... em L(M)CC mas não vejo diferenças significativas entre os dois cursos.....
Optei e optava outra vez por L(M)CC principalmente devido ao número de alunos / sossego que consegues ter nas aulas...

Em LE(S)I entram cerca de 3x vezes mais alunos que em L(M)CC, tendo-se cerca de 90% das mesmas cadeiras / professores!!!

Quanto a Hardware; os cursos não estão virados para aí.....

3x mais alunos, isso depende dos anos, mas acho que é um bocadinho pior do que isso... mas pelo menos nos últimos tempos não tenho visto batalhas campais para a mercação de turnos...

quanto à parte dos cursos serem iguais, discordo. MCC está mais virado para a Matemática e para áreas mais teóricas da informática (daí estudar-se lambda calculus, álgebra de processos, métodos formais, etc.) enquanto que LESI é mais prático (estudam mais arquitectura de computadores, sistemas operativos, etc.) e está ligado à Física e afins...

isto pelo menos nos planos antigos, agora com os novos planos MCC, já não é o que era... está mais próxima de LESI. a LEI não sei muito bem como é que anda...


resumindo: MCC é (ou era) o verdadeiro curso :x2:
 
3x mais alunos, isso depende dos anos, mas acho que é um bocadinho pior do que isso... mas pelo menos nos últimos tempos não tenho visto batalhas campais para a mercação de turnos...

quanto à parte dos cursos serem iguais, discordo. MCC está mais virado para a Matemática e para áreas mais teóricas da informática (daí estudar-se lambda calculus, álgebra de processos, métodos formais, etc.) enquanto que LESI é mais prático (estudam mais arquitectura de computadores, sistemas operativos, etc.) e está ligado à Física e afins...

isto pelo menos nos planos antigos, agora com os novos planos MCC, já não é o que era... está mais próxima de LESI. a LEI não sei muito bem como é que anda...


resumindo: MCC é (ou era) o verdadeiro curso :x2:

Finalmente alguém que consegue ver as coisas como eu! (tirando a parte do "resumindo:", lol, sem ofensa).
Já não ia insistir mais..

Obrigado!
 
Oi pessoal!

Importam-se de me dar uma dica?
Digam-me qual a melhor universidade do país para seguir para programação.


Estou no 12º ano e quero aprender mais programação!:x2:

Informa-te sobre Computer Science e depois decide-te.

Ciencia de Computadores na FCUP é o curso masi avançado em termos de programação que existe, prova disso são os constantes premios e concursos que as equipas formadas neste cursos ganham e os lugares que atingem...

Agora se é util para o teu futuro? CLARO QUE NÂO!

Jovem, mete-te em Informatica de Gestão ou uma porcaria qualquer com "Redes" ao barulho, ninguem quer saber quantas partes do corpo deste para acabar o curso, so querem saber se aceitas trabalho de escravo pelo salario minimo e se tens algum tipo de experiencia na area.

Fora isso.... escolhe CC.
 
concordo com o Moralez no que concerne à abrangência dos cursos! é importante não escolher um curso cujo campo de acção seja demasiado limitado sob pena de mais tarde vir a encontrar dificuldades em arranjar um primeiro emprego :) no entanto, se escolheres um curso cujo curriculo seja quase só programação, de certeza que se fores bom naquilo que fazes não terás dificuldade em arranjar trabalho :P
 
Eu entrei em LESI (em Braga, na Universidade do Minho) o ano passado, mal sabia o que era programar, e em pcos meses apercebi-me que tinha entrado num dos cursos, senao o curso, com mais programaçao do pais. Não posso tar a fazer grandes comparações, até porque não frequentei outras faculdades/universidades, mas tenho amigos que me falam dos cursos deles! O da FEUP por exemplo, se queres mesmo programar, podes descartar! Eles saem de lá com o título "engenheiro da FEUP", e não engenheiro informático (muita matemática). Outro exemplo, é um curso de Guimarães (também da Universidade do Minho), Informática de Gestão, a que é dado equivalência a TODAS as cadeiras de programação a quem muda de LESI para esse curso, tendo feito MP1 ou MP2 (uma delas)...

Já vi aqui posts a dizer que as tuas oportunidades de trabalho so dependem do quão bom fores! Errado! É obvio que o nome das instituições, ou o curso pesa... Pelo menos até arranjares o 1º trabalho... Por exemplo, e já aqui compararam LESI a MCC, só o facto de LESI ser uma engenharia, deixa-nos em vantagem em relação aos licenciados de MCC, apesar dos cursos serem bastante semelhantes. Se queres ter uma ideia da dificuldade do curso, e das programações em especial, aconselho que pesquises algumas das pautas de algumas cadeiras de LESI (tipo MP1, MP2, AC), e compares com outras Universidades (bastaste estupido, mas elucidativo)... LESI foi o 1º curso de informática do país, e sp foi dos mais conhecidos e com mais saída, mas de uma dificuldade tremenda. Vês muita gente a mudar de curso, e mt pcos acabam em 5 anos...

Depois há o factor Bolonha... O 1º ano de LESI, agora LEI, posso assegurar que ficou ainda melhor, e com uma maior carga de programações, quanto ao resto, não tou muito informado, mas sei que fez-se um esforço no sentido de inovar, enquanto que as outras universidades não fizeram muito por isso, limitaram-se a mudar o nome das cadeiras (dito pelo nosso director de curso numa sessão de esclarecimento de dúvidas).

Outra cena que para mim é muito importante, é a vida académica, e aí só tens 3 sítios de referência: Coimbra, Braga e Porto! Posso ainda acrescentar que ias ser mt bem praxadinho se entrasses em LESI (ou LEI, e até me custa dizer este nome)... Se apenas queres programar, programar, e não queres saber disso, vai para outro sítio, que não te queremos por aqui!!!
 
LESI foi o 1º curso de informática do país, e sp foi dos mais conhecidos e com mais saída, mas de uma dificuldade tremenda.

Tirando o resto que são parte da tua opinião, e que estás no teu direito, este parágrafo está totalmente errado.

http://www.di.fct.unl.pt/lei0607/

Vê este link, dando especial atenção a este parágrafo:

A FCT/UNL é pioneira no ensino da Engenharia Informática em Portugal, tendo o Departamento de Informática, o primeiro nesta área, iniciado a sua actividade em 1975, primeiro com uma licenciatura terminal de 2 anos e, desde 1983 com a Licenciatura em Engenharia Informática de 5 anos.

Apenas para rectificar ;)

abraços, HecKel
 
licenciatura que termina em 2 anos, ou seja, foi um curso de 2 anos apenas. O terminal apenas se refere à duração da licenciatura.

Tendo em conta a altura em que foi criado o curso, em Portugal mal se sabia como definir o curso, foram as cobaias.

A parte do pioneira é inequívoca ;)

abraços, HecKel
 
Eu também sou estudante na UM, mais especificamente em MiECom (Mestrado Integrado em Eng. de Comunicações).
O meu curso é uma mistura entre informática e electrónica, e vem um pouco na linha da Eng. Electrónica e Telecomunicações da Univ. Aveiro.
Por causa de ser leccionado no pólo de Guimarães (onde está o Dep. de Electrónica) o curso tem uma componente de electrónica razoável (o que o afasta da Eng. Informática pura e dura) mas tem também as cadeiras de Paradigmas de Programação I e II, e Métodos de Programação I e II, cadeiras de Sistemas Operativos (I e II) e por aí fora leccionado pelos docentes do Departamento de Informática do pólo de Braga, os mesmos docentes que leccionam as cadeiras de programação aos alunos de LESI.
Uma última nota para uma entrevista dada este mês pelo prof. Coutinho (que me deu Sistemas Operativos 2) à revista Exame Informática, enquanto responsável pela integração do portal AEIOU no grupo Impresa, isto para mostrar que também aqui no Minho passam professores, que mais do que simples teóricos, têm um papel activo no mercado de trabalho, e que em função disso, representam uma mais valia para os alunos até na forma como transmitem o conhecimento.
Isto para dizer que bons docentes há em todo o lado e não necessariamente em Lisboa ou no Porto, acredito que haverá mais cidades com Universidades capazes e que deixam os seus alunos bem preparados para o mercado de trabalho, e que não é por se tirar um curso em Lisboa ou no Porto que se consegue obter um passaporte automático para o mercado de trabalho, há bastantes mais factores em jogo.

Cumps.
 
Última edição:
Nao sei ate k ponto uma licenciatura de dois anos pode ser considerada uma licenciatura, mas mesmo assim penso que isso está barretado! De qualquer maneira, o nosso director de curso referiu qualquer cena da tua Universidade relativa a este assunto (que vcs não foram os primeiros como afirmavam ser), mas nao me lembro mesmo do que foi! Provavelmente, deve ser o facto de termos sido os primeiros a ter uma licenciatura de 5 anos... No nosso site não aparece nada relativo à duração do curso aquando da sua fundação, nem que fomos os primeiros a ter "os tais 5 anos", mas também não precisamos de o mencionar no site. O curso já tem a fama, não precisamos de lhe dar fama através do site!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo