Qual a melhor universidade para informática?

Status
Fechado a novas mensagens.
licenciatura que termina em 2 anos, ou seja, foi um curso de 2 anos apenas. O terminal apenas se refere à duração da licenciatura.

Tendo em conta a altura em que foi criado o curso, em Portugal mal se sabia como definir o curso, foram as cobaias.

A parte do pioneira é inequívoca ;)

abraços, HecKel

a parte do pioneira é o que eles dizem.
se essa licenciatura terminal era mesmo uma licenciatura, até pode ser verdade, mas tenho as minhas dúvidas...
 
LESI (agora LEI) é bastante diferente de MCC. Diga-se que MCC é realmente virada para a matemática e teoria da programação, autómatos, cálculo, etc...

LE(S)I é um curso com TUDO! Matemática, (pouca) Física, (pouca) Economia, e depois tens 2 "ramos", o da Produção e Sistemas (orientada para gestão e com um suporte mais económico, com mais tendência para o mundo industrial) e Tecnologias de Informação (com mais aplicação à programação, modelação de Sistemas Informáticos, Sistemas Operativos, enfim, mais técnico).

Agora com a restruturação, parece-me que irão ser injectadas novas formas de programação, e melhores guias de orientação que deverão ter sido criadas com os erros feitos na estrutura anterior.

Só posso recomendar este excelente curso, porque vindo para Braga vives rodeado de juventude e de espírito académico (não te livras da praxe! LOL ...e só te faz bem), LE(S)I é um curso rodeado de mulheres por todo o lado (só há 2/3 Engªs no polo de Gualtar [Braga], o resto são os outros cursos de letras, matemáticas, físicas e químicas, etc...), o ambiente académico é excepcional, o curso é conceituado (LESI era reconhecido pela ordem dos Engºs, LEI não sei por causa de Bolonha e dos créditos necessários), os professores são bons/excelentes, e o mais importante, tens saída para qualquer zona do país e arredores. Em LESI sais um Engº Informático/Analista de Sistemas de Informação, e não um "simples" Engº Informático. Em LE(S)I sais com formação a perceber um pouco de tudo, e se trabalhares, sais com uma característica mais importante do que saber "apenas" programar, que é saber modelar problemas e arranjar soluções para os mais variados tipos de problemas, seja software, hardware a "martelo", etc...

Ponderando isto tudo escolheria (E ESCOLHI E JÁ ACABEI ESTE ANO QUE PASSOU) o curso de LESI (agora LEI).

Em relação aos outros cursos, só posso afirmar que Lisboa tem muito pouco espírito académico e que há demasiada "competição". Coimbra, Porto e Braga têm excelentes espíritos académicos, mas para cursos de informática só posso recomendar Porto e Braga. O Porto tem um excelente curso de Engª Informática, é diferente do de LESI na medida em que é mais orientado para a modelação e não é tão "vasto/técnico" como o de Braga, e tem a (infeliz) vantagem de colocarem os seus alunos de Engª mais cedo do que em Braga (acho que isto irá mudar pela altura em que saíres) devido às colocações em estágio serem feitas de forma "formal" (tipo escolhes 6 estágios por ordem de preferência e depois as empresas escolhem os alunos) antes dos exames em Novembro/Dezembro enquanto que em Braga é um bocado do tipo "desemerda-te sozinho, faz o CV sozinho, os estágios estão na página de LESI, na página de estágios da UM e na pasta de estágio do Departamento de Informática", neste aspecto até será uma mais valia, porque és tu que tratas de tudo, dá para aprender um bocado depois para procura de trabalho no futuro, embora eu preferisse ter tido apoio neste aspecto. O que eu recomendo a quem está em LE(S)I neste momento é que se ponha a pau e logo a partir de Novembro/Dezembro comecem a fazer currículos e a enviar para as empresas que estão a pedir estagiários na FEUP (sim, porque esta me*da de nos passarem literalmente por cima há-de acabar).

Se em LE(S)I o departamento se mexesse como devia, não sei até que ponto acabaríamos por "tirar" estágios aos da FEUP (falando em termos do Norte).
 
Última edição:
Em relação aos outros cursos, só posso afirmar que Lisboa tem muito pouco espírito académico e que há demasiada "competição".

Apesar disto ser um factor secundário, a parte do espírito de demasiada competição acaba por ser um boato, em todo o lado existe pessoal que nos envergonham como colegas, Lisboa não é excepção, mas curiosamente nos 5 anos que cá estou são raros os casos que aponto como competição doentia.

Sobre o espírito académico..., infelizmente isso não é um boato..., é um facto. Em Lisboa não existe espírito académico, têm as praxes, as tunas e pouco mais... :(

abraços, HecKel
 
Apesar disto ser um factor secundário, a parte do espírito de demasiada competição acaba por ser um boato, em todo o lado existe pessoal que nos envergonham como colegas, Lisboa não é excepção, mas curiosamente nos 5 anos que cá estou são raros os casos que aponto como competição doentia.

Sobre o espírito académico..., infelizmente isso não é um boato..., é um facto. Em Lisboa não existe espírito académico, têm as praxes, as tunas e pouco mais... :(

abraços, HecKel

A nível de Engª não sei como isso está, mas em outros ramos onde a vida está mais "difícil" para arranjar emprego, disseram-me que as pessoas stressam demais umas com as outras, fazem circular apontamentos errados só para despistar pessoal, etc...

Mesmo cá para cima há casos esporádicos desses, mas o que é incrível é que isto passa-se mais entre mulheres, ou seja, cá no norte MUITO raramente há casos destes entre homens, seja de que curso for, agora entre mulheres, irra, parece impossível como se consegue ver tanta filha da pu*ice, mesmo entre boas amigas Às vezes... :wow:

Mas o tal espíritio académico (de praxe e camaradagem) que se vive em Braga, permite às pessoas aprenderem o significado de união em vez de se preocuparem sempre e apenas com elas próprias (e consegue muitas vezes mudar as pessoas que assim são). Mas só vendo e experimentando é que realmente se pode confirmar o que digo.
 
Última edição:
OrDoS, felizmente não conheço nenhum caso desses e muito sinceramente espero que seja mesmo um boato. Alguém dar-se ao trabalho de fazer apontamentos errados para prejudicar é do mais triste que existe...

O pior que me aconteceu a nível de apontamentos foi os mesmos terem erros nas resoluções mas sei que não foram propositados, curiosamente foram uma excelente ferramenta de estudo, a atenção era redobrada e aprendi a evitar erros com os erros do dono dos apontamentos ;)

LESI_20, sinceramente não consigo ver como vantagem, um estágio é na prática a porta para o primeiro emprego, uma boa nota de estágio é sem qualquer sombra de dúvidas uma mais valia. Por acaso optei por mudar para Bolonha, mas de facto é das coisas que mais me desagrada do que tenho visto nos cursos...

abraços, HecKel
 
Ja n ha estagios com Bolonha... E nao sei até k ponto isso é uma vantagem ou uma desvantagem...

Lol, tens a certeza? Pelo que percebi, os projectos de fim de mestrado irão ser sujeitos, ou a uma dissertação, ou a um estágio numa empresa cujo respectivo relatório irá valer o equivalente à dissertação, e posterior atribuição do mestrado.

O conceito "normal" de estágio sim, irá acabar.
 
Em relação aos mestrados ñ tou mt informado, mas na sessão de esclarecimento de dúvidas relativa à reestruturação de LESI para o modelo de Bolonha, foi dito que as empresas iam ter de se adaptar a não ter a mão de obra barata durante aqueles 6 meses (tenho ideia que num estágio trabalha-se como um escravo e pelo salário minimo), bla bla bla. Quando eles falaram do mestrado, eu já tinha ido para uma aula e tenho pena de não ter ouvido, mas paciência, aos poucos vou-me informando!


LESI_20, sinceramente não consigo ver como vantagem, um estágio é na prática a porta para o primeiro emprego, uma boa nota de estágio é sem qualquer sombra de dúvidas uma mais valia. Por acaso optei por mudar para Bolonha, mas de facto é das coisas que mais me desagrada do que tenho visto nos cursos...

Como ja disse, penso que trabalha-se mt e recebe-se pco num estágio. Talvez isto seja bom, na medida em que mal nos licenciamos, começamos a receber logo o que merecemos! Mas não percebo lá mt desses assuntos, e inda tenho mt para fazer por cá até ir trabalhar!


Só posso recomendar este excelente curso, porque vindo para Braga vives rodeado de juventude e de espírito académico (não te livras da praxe! LOL ...e só te faz bem), LE(S)I é um curso rodeado de mulheres por todo o lado (só há 2/3 Engªs no polo de Gualtar [Braga], o resto são os outros cursos de letras, matemáticas, físicas e químicas, etc...)

Já ouvi falar em cerca de 75% de gajedo em Braga... Quanto a praxe, é outra das coisas que notabiliza LESI, tanto pela dureza, como pela qualidade! Ser praxado em LESI, é uma experiência única...
 
Já ouvi falar em cerca de 75% de gajedo em Braga... Quanto a praxe, é outra das coisas que notabiliza LESI, tanto pela dureza, como pela qualidade! Ser praxado em LESI, é uma experiência única...

Ser praxado em LESI ERA e FOI uma experiencia única.
A cada ano que passa o culto da praxe está a ser perdido.

Mais tarde ou mais cedo acabará por deixar de existir..o que não me parece muito má ideia.
 
Ser praxado em LESI ERA e FOI uma experiencia única.
A cada ano que passa o culto da praxe está a ser perdido.

Mais tarde ou mais cedo acabará por deixar de existir..o que não me parece muito má ideia.

Pah, n concordo! Fui praxado em LESI o ano passado e foi uma cena brutal... Se falares em relação aos outros cursos, realmente cada vez se torna mais degradante, mas a praxe de LESI continua a ser uma cena brutal! Quanto à praxe acabar, espero k nc aconteça... Já agr foste praxado em que ano?


a universidade de aveiro tambem tem grande prestigio nas areas de TI's...

Acho que a UA tá mais virada para as telecomunicações que para a informática, por aquilo que ouço...
 
Pah, n concordo! Fui praxado em LESI o ano passado e foi uma cena brutal... Se falares em relação aos outros cursos, realmente cada vez se torna mais degradante, mas a praxe de LESI continua a ser uma cena brutal! Quanto à praxe acabar, espero k nc aconteça... Já agr foste praxado em que ano?




Acho que a UA tá mais virada para as telecomunicações que para a informática, por aquilo que ouço...

Exactamente..A praxe de LESI é dura. Foste praxado no ano passado por mim provavelmente:) LOL
Este ano a praxe de EI não teve qualquer tipo de comparação com as praxes de LESI.

Edit: espreitei o teu perfil público e é caricato que tenhas nascido exactamente 1 ano depois de mim..
 
Pah, anos ímpares e anos pares! Ja se sabe que a praxe de LESI nos anos ímpares é bastante mais dura, e nos anos pares é mais psicológica... Por isso para o ano voltará a ser PESADA! Enquanto eu por aqui andar, não se vão perder tradições, tranquilo... Qual era o teu nome de egenheiro? A mim toda a gente chama 20, por isso não deves ter praxado muito lol

espreitei o teu perfil público e é caricato que tenhas nascido exactamente 1 ano depois de mim..

Ja tinha reparado! LOL
 
Pah, anos ímpares e anos pares! Ja se sabe que a praxe de LESI nos anos ímpares é bastante mais dura, e nos anos pares é mais psicológica... Por isso para o ano voltará a ser PESADA! Enquanto eu por aqui andar, não se vão perder tradições, tranquilo... Qual era o teu nome de egenheiro? A mim toda a gente chama 20, por isso não deves ter praxado muito lol



Ja tinha reparado! LOL

Obviamente não praxei muito. Tal como não fui muito praxado, já que entrei na segunda fase.
Não tive tempo para ser muito praxado nem tive tempo para praxar. Confesso que também não tive vontade.

Voltando à questão base: se eram evidentes as diferenças entre LESI e LMCC, quer-me parecer que com bolonha essas diferenças se acentuam ainda mais.
Do meu ponto de vista, não tendo grande conhecimento sobre o curso de EI mas tem origens em LESI e LESI sei que é bom, muito embora reconheça que o verdadeiro valor de LESI já não existe de forma tão clara. Antigamente não haveria dúvidas.

Neste momentos parece-me que a nível de informática, tanto a UM como a FEUP, estão ao melhor nível. Tenho conhecimento que na UA as coisas também não são más, para uma universidade que é relativamente recente. Mais para sul, a FCT da UNL também tem bons créditos.
 
Esta thread voltou ao fórum de origem unicamente para consulta, uma vez que as participações, além de esclarecedoras, já pouco ou nada estavam relacionadas com a pergunta inicial.

:iconlock:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo