Qual a motherboard ideal ?

pesta

Power Member
Boas, é o seguinte, tenho vindo a "estudar o mercado" e decidi fazer um upgrade ao meu PC. Vou em princípio comprar um XP entre 1800 e 2100 (isso vejo na altura). Um dado que pode ser importante: Não é para overclock !

Ora o problema é o seguinte: devido ao alto preço das DDRs e porque preciso de muita RAM (já que não jogo muito, é mais ripar DVDs, Internet e Championship Manager), decidi comprar SDRam.
Surgiu-me então a dúvida quanto à motherboard, sendo que neste momento me encontro divido entre duas, a A7V133 e a ECS K7S5A. Queria que me ajudassem na escolha, ou até mesmo que sugerissem outras opções... A vantagem da ECS K7S5A é que posso a qualquer altura passar para DDR e que a consigo arranjar facilmente nova e com garantia... A vantagem da outra é que é Asus (lol)... O preço deverá ser sensivelmente o mesmo, I guess...

Opinem por favor, desde já obrigado :cool:
 
Cuidado ao usar essas boards com um AthlonXP.
Regra geral, não há problema, mas existe um número um pouco preocupante de pessoas que se queixam da velocidade do CPU ser incorrecta, ao usarem estas boards com esses CPUs. Outra coisa, é que o XP foi desenhado para trabalhar com DDR e não com SDRAMs normais. Por isso, é capaz de ter de baixar a velocidade da RAM um pouco para que o sistema trabalhe de maneira correcta.
O XP é muito mais agressivo ( sensível ) com RAM do que os outros Athlons mais antigos.
 
Baixar a velocidade da RAM ? Desculpa mas não percebi... Baixar como ?

Só mais uma coisa, tive a ver na page da Asus e lá não diz que a A7V133 suporta XP's, alguém me pode dizer se a board realmente suporta XP's ? Se sim até quanto ? E a ECS ?

Cumprimentos
 
A K7S5a suporta XP por isso tás na boa. Tenho um XP1700+ a correr numa e funga bem.

Em geral a K7s5a é uma boa board a questão é que dá problemas a muita gente e apesar de maior parte deles poderem ser resolvidos há quem não esteja para comprar uma board nova e ter logo problemas.

O unico defeito que ponho na K7S5a é que as bios de OC a partir de 150 de FSB só têm 166 (pelo menos a do Cheepoman q tou a usar nem sei se saiu alguma mais recente) :D Mas pronto por 70€ com placa de som e placa de rede acho que é um óptimo negócio.

Ah e quanto ao suporte para XP tem atenção à versão da BIOS. Vê se compras das últimas versões da board para não estares a ter que actualizar a BIOS.
 
"m geral a K7s5a é uma boa board a questão é que dá problemas a muita gente"

Que tipo de problemas ? Relativos a pequenos bugs ? Ou tem a ver com, como disse o blashyrkh, o facto de se usar SDRAM ao invés de DDR ? É que se ela bulir bem com SDRAM vou já comprá-la hoje eheheh

Quanto ao facto de a partir dos 150 só dar 166 não há problema porque não tenciono passar dos 133 :P

Isso de actualizar a BIOS deve ser o menos, não é nenhum quebra cabeças i guess (se bem que já estraguei uma para P200 a fazer isso lol)

Cumprimentos
 
pequenos problemas tipo passar-se por ter 2 dimms, não te detectar o disco, fazer reset a CMOS sem ninguém lhe pedir... sei la pah vai aos forums sobre a board e vê...

Comigo por exemplo a gaja não detectava o disco... solução tive que o por em SINGLE em vez de MASTER (vá se lá perceber...)

Ou seja se tiveres problemas em princípio basta perguntares aqui ou ires aos forums da amdmb ou assim e tens as respostas.
 
Ok, obrigado :)

Agora para acabar de ser chato, podem-me dizer a diferença entre um XP Box ou sem Box ? Ouvi dizer que era o cooler... O cooler que vem de origem é decente ?
E quanto à caixa ? 300 Watts chegam ? Ou é preciso mais ?

Desde já agradecido, cumprimentos
 
A diferença entre ser inbox ou não tem a ver com o facto do inbox trazer cooler (k é uma bosta...) e ter 3 anos de garantia contra apenas 1 ano de garantia de um XP "OEM"...
300W é mais k sufuciente...
Kuanto á board aconselho-te a ECS,pois a ASUS conheço algumas pessoas k não a conseguiram por a trabalhar bem com XPs...A ECS, k foi a minha board anterior,tá agora em casa de um amigo meu com um XP1700+ com 256MbSDram e tá a funcionar na boa,super estável,como sempre...

Fica bem
 
Ok pessoal, thanks, parece que a board já está decidida... Agora para finalizar... O cooler ;) Como não é para overclock, podem-me indicar um cooler bastante silencioso ? E há alguma marca de fontes/caixas que produza fontes silenciosas ? Tipo um conjunto cooler+fonte daqueles que dá para dormir toda a noite com o PC ligado a 1 metro da cama (claro que não é o silêncio absoluto, mas o meu PC actual parece um avião...)

Cumprimentos
 
Pah quanto a cooler acho que uma Volcano 6Cu (são boas e baratas) chegava-te para isso e é silenciosa q.b.

Quanto a fontes silenciosas sei apenas que a Thermaltake também as comercializa mas nunca me passou nenhuma pelas mãos :P
 
Cooler e fonte estão encomendados (thks a lot Ocirgam :) )
Pelas specs parecem ser excelentes, menos de 20 dB é realmente muito bom.

Pelos vistos as novas ECS têm tido muitos problemas, acham que devo procurar uma em segunda mão ou nesse caso (2ª mão) é preferível procurar logo uma A7V133 + XP (se já vier board e processador funciona ;) )

Cumprimentos e obrigado a todos
 
Comprei ontem mesmo a minha board ECS ñ é a K7S5A mas podes ver kal é na minha signature e tou satisfeitissimo, e posso-te dar uma opinião da ECS K7S5A é boa pelo menos cmg so me deu um pequeno problema mas devia ser probema da Bios pk so me assumia uma cena no Secundary mas o problema foi resolvido axo k o melhor é comprares ECS

[]'z :003:
 
Back
Topo