Qual a temperatura ideal para o processador'

tenho aqui um katmai a 23ºC .. um 500 tb .. este sim é fresco ... tb depois dos kilos q pó q lhe tirei de cima ...

isso a temperatura ideal é relativo ... os semicondutores são uns bichos estranhos ...

o meu tbird desenvolve melhor acima dos 60ºC .. e não me digam q ele vai morrer pois o filha da mãe está aqui a 7 anos e não morre nem por nada ... nem estando a 85ºC em pleno agosto ...
 
o meu P3 500 que foi comprado á não sei quanto tempo. ainda anda com tudo de fabrica marcava á volta de 58º.

Quando lhe tirei o pó de cima passou para 26º, acho que agora no inverno vou fazer um cobertor onde o interior é pó pelos vistos o pó é um optimo aquecedor, tambem estava a pensar usar o pó que veio do meu PC o que acham???

A temperatura ideal para processadores é exactamente a temperatura ambiente. Nem mais, nem menos. Tudo isso porque em cada ciclo de aquece-arrefece geram-se tensões que vão enfraquecendo gradualmente a matéria do próprio chip até que.... pof.

Quando estão temperaturas de 41º o processador tambem deve estar á temperatura ambiente???

Cumps
 
tenho aqui um katmai a 23ºC .. um 500 tb .. este sim é fresco ... tb depois dos kilos q pó q lhe tirei de cima ...

isso a temperatura ideal é relativo ... os semicondutores são uns bichos estranhos ...

o meu tbird desenvolve melhor acima dos 60ºC .. e não me digam q ele vai morrer pois o filha da mãe está aqui a 7 anos e não morre nem por nada ... nem estando a 85ºC em pleno agosto ...

também depende de outras coisas.. a minha caixa não tem ventilação nenhuma, e a fonte está exactamente por cima do CPU.. quem vir de lado estão sobre postos..

mesmo assim já o limpei.. mas nunca lhe mudei a pasta térmica..
 
o meu tbird desenvolve melhor acima dos 60ºC .. e não me digam q ele vai morrer pois o filha da mãe está aqui a 7 anos e não morre nem por nada ... nem estando a 85ºC em pleno agosto ...

apoc os Thunderbird são bichos estranhos... Eram os piores CPU's pros entusiastas porque não queimavam nem por nada e um gajo não tinha desculpa pro trocar :P
 
pois eu sei ... o gajo não quer morrer ... é poir q as pilhas duracell .. e depois de ver um a funcar a mais de 100ºc acho mesmo que este veio para ficar ... as boards morrem ... a ram morre ... mas o cpu não ... melhores que estes deve ser dificil ...

qt ao katmai tbtenho a fonte em cima dele e nãota arrejado ... apenas lhe limpei o pó ... e lá ta ele a 22ºC ...
 
apoc os Thunderbird são bichos estranhos... Eram os piores CPU's pros entusiastas porque não queimavam nem por nada e um gajo não tinha desculpa pro trocar :P

É bem verdade, tive e tenho(actualmente parado) um AMD Athlon 1333Mhz que atingiu 70º em pleno verão e ainda funciona, é pena é a board ter queimado numa trovoada, mas o CPU ainda esta aqui para as curvas, ainda não o coloquei a funcionar outra vez porque acho desnecessário gastar dinheiro numa board para ele, visto que nem instruções SSE tem, logo nem para o folding daria.
 
Boas,

Ontem, durante a reprodução de um filme, reparei que o processador chegou aos 60º, sendo que o "normal" é a rondar os 25º.
É um Celeron 800MHz.

É normal este aumento de temperatura?
 
ate aos 60ºc n tens problemas, o normal de 25ºc k dizes e em idle, a ver um filme o cpu deve estar ao maximo (considerando k e 1 celeron)
 
ate aos 60ºc n tens problemas, o normal de 25ºc k dizes e em idle, a ver um filme o cpu deve estar ao maximo (considerando k e 1 celeron)

Em idle, anda à volta dos 20º, 22º...

Os 25º é a mexer com o PC, mas pouco...

Ao ver o filme, o cpu não está ao máximo, mas mesmo assim, a temperatura subiu...

Hoje à noite vou voltar a testar, e tento gravar um relatório das temperaturas e utilização de cpu antes, durante (uns 3 minutos devem chegar...) e após o filme...

Então até aos 60º é normal... obrigado...
 
grafjo5.jpg


Testes ontem à noite (durante o Sporting...)

Até ao ponto 1:
Sistema em idle
CPU Load na ordem dos 10%
CPU Temp na ordem dos 25º

Entre os pontos 1 e 2:
Ver um ficheiro divx no Windows Media Player
CPU Load na ordem dos 100%
CPU Temp a subir, até estabilizar na ordem dos 50º

Entre os pontos 2 e 3:
Encerrar o WMP
CPU Load a descer
CPU Temp a baixar para ~35º

Entre os pontos 3 e 4:
Ver um ficheiro divx no GOM Player
CPU Load na ordem dos 60%, com uns picos até os 100%
CPU Temp a subir, até rondar os 45º, com uns picos na ordem dos 55º

A partir do ponto 4:
Encerrar o GOM
CPU Load baixa até os 5%
CPU Temp a descer até aos 30º (após isto, desceu até aos 21º)


Desta vez não chegou aos 60º, mas também só estive cerca de 3 minutos a ver o divx.
Quando chegou aos 60º, estava a ver divx a quase 2 horas

É interessante ver que o WMP "espreme" o CPU, enquanto que o GOM é mais "simpático"
 
o meu anda sempre nos 60/65ºc e em full load nos 75ºc

não aconselho estas temperaturas a nenhum, o máximo que devem andar é 60/65ºc, acima disso e arriscam-se a que queime.

as temperaturas médias variam de CPU, dependendo do modelo e marca, mas os máximos para já não mudam.
 
@Zylmhuin VII: estavas a ver o mesmo filme c/ ambos os players? e k a compressao de codecs varia de filme para filme, variando tb o cpu load.

se era o mesmo filme entao e uma optimizacao do codec utilizado no GOM, nao conhece esse player, mas talvez use os seus proprios codecs e nao os do windows...

em relacao as temps, estao "normais"...

a amplitude 20-60 e grande, possivelmente o teu cooler n e grande coisa, e a pasta termica ja devia ter sido substituida ;)
 
@Zylmhuin VII: estavas a ver o mesmo filme c/ ambos os players? e k a compressao de codecs varia de filme para filme, variando tb o cpu load.

se era o mesmo filme entao e uma optimizacao do codec utilizado no GOM, nao conhece esse player, mas talvez use os seus proprios codecs e nao os do windows...

em relacao as temps, estao "normais"...

a amplitude 20-60 e grande, possivelmente o teu cooler n e grande coisa, e a pasta termica ja devia ter sido substituida ;)

@Warlord: era o mesmo filme, os mesmos 3 minutos...

o GOM utiliza codecs internos, e o WMP utiliza os externos do CCCP...

Já pensei nessa questão da pasta térmica, estou a ver que tenho de mudar... vou pesquisar aí como se faz...

Obrigado pelos esclarecimentos...
 
Back
Topo