1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a temperatura "normal" PIV 2,53GHz?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Silício, 27 de Setembro de 2002. (Respostas: 26; Visualizações: 1759)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Silício

Silício Power Member

Comprei há poucos dias um Pentium 4 a 2,53GHz e preciso de saber quais são as temperaturas normais de funcionamento do processador.

O local onde tenho o computador não tem muita ventilação. O processador às vezes atinge 62º e a temperatura do sistema, nessas alturas, é de 49º.

Será melhor comprar uma ventoinha de caixa?... ou os valores que indico não implicam cuidados?

Obrigado! :cool:

2. pmasl

pmasl Power Member

Vou assumir que tens o cooler original da intel: essas temps são MUITO altas. Deveriam ser (+-) 38-39º em idle e no máximo uns 50-55º em full load. Tens massa térmica (Arctic Silver) no cpu? E põe pelo menos uma ventoinha na frente e outra na traseira da caixa para circular ar.

3. Silício

Silício Power Member

Sim, o cooler é o original da Intel. Vou comprar as ventoínhas. Será que deveria também trocar o cooler? (embora não pretenda vir a fazer overclock...)

Thks.

p.s. os tipos que me venderam o cpu disseram-me que é normal que o PIV a 2,53 "aqueça" e que só deveria pensar em "ventoinhas extra" caso começasse a notar falhas...

4. Raptor

Raptor OC Legend

faz assim, retira o cooler da intel, retira aquela porcaria preta que vem agarrada ao cooler e mete la pasta termica normal, ou AS3... vais ver como é melhor!

5. Sky Fox

Sky Fox Power Member

Bem... temperaturas de 62º, ainda é aceitavel (para sistemas OC)apesar de ja ser temps elevadas. Mas esses 49º de temp da board... isso é abuso (pelo menos é a minha opiniao)... Penso que o teu sistema esteja mesmo mt mt mt mal ventilado. Tenta pelos menos colocar uma ventoinha a puxar ar p fora da caixa (junto ao cpu, na parte de tras da caixa). Ou se for caso disso... muda de caixa.

6. Silício

Silício Power Member

Será também bom trocar de cooler?

Qual o melhor cooler que se pode comprar?:rolleyes:

7. Sky Fox

Sky Fox Power Member

O melhor cooler?

Depende de kt tas disposto a gastar... eu axo que o prob possa nao ser do cooler pk tb tens a board a temperaturas mt elevadas (mas isto é apenas a minha opiniao, criada com os dados que deste)

8. Silício

Silício Power Member

Sim, tens razão. Eu é que estou a começar a ficar desesperado com isto e tenho toda a vontade de "cortar o mal pela raíz" e transformar este "aquecedor inteligente" em algo bem mais fresquinho... nem que tenha de apostar em "várias frentes" e comprar ventoínhas para a caixa e um bom cooler (não sei é qual).

9. Sky Fox

Sky Fox Power Member

Tem mais calma e tenta examinares melhor o problema p teres a certeza kual a fonte do prob em causa.

Faz o que o raptor disse... tira o cooler e retira-lhe a cena preta que tem por baixo, limpas o cooler e o cpu como deve ser e aplica AS3, se as temps continuarem altas abre a caixa e deixa a funcionar aberta... pessoalmente a mim isso prejudica-me (pk estraga-me todo o fluxo de ar), mas como tens temps mt altas é bem capaz de baixar e se assim for... ficas com a certeza absoluta que o ar nao circula mesmo nada de jeito e acumula-se junto ao cpu e nao so, fanzendo com que tenhas temps exageradas p o cpu que tens.

Tb podes saltar o passo do cooler e passares logo po passo d teres o pc aberto e a funkar, controlando sempre as temps.

P teres um idea mais real das tuas temps maximas instala algo que te ponha o cpu sempre a 100% ([email protected] por exemplo e aproveitas a boleia e juntas-te a team do Seti_Powa! k é praticamente a team nao oficial do forum).

Tenta ir por passos... e nao stress... pk se o fluzo de ar for mesmo mt mau, nem com um cooler bom te vais safar (claro que baixa um pouco as temps, mas nao tanto como poderia)

10. Jintro

Jintro O Colaborador

tb ha a hipotese de nao estares a ver as temperaturas correctamente.. nao falas da tua board ou do programa q usas para ver as temps.. por exemplo a mim, a versao do asus probe q vinha no cd de drivers da board dava-me quase mais 20ºc...

11. Sky Fox

Sky Fox Power Member

O jintro tb tem razao... tenta ver as temps com softs diferentes.
    Jintro... tb ja era tempo de pores o seti nisso, nem k fosse so em part-time :D

12. Jintro

Jintro O Colaborador

lol sky, tenho corrido o prime dias inteiros, temps estaveis nos 54ºc, suspeito q se aproxima uma mudança de cooler talvez depois instale o seti em condições e me junte à team \oo/

13. Silício

Silício Power Member

Estou a verificar a temperatura de duas formas:

Através da BIOS (a board é uma Gigabyte 8IHXP)

e de um utilitário que veio com a board e que corre no Windows: SIV (System Information Viewer)

14. Sky Fox

Sky Fox Power Member

grrrr... ja era p tares na team caragu!!! :P
    Tamos a precisar de carne freska!! Tamos nos 84 users, so ja faltam 16 pos 100 :D e as WU tem aumentado a um ritmo fixe :P Ma mais um p4 era bom :D

pos edit:
    Silicio... instala o MBM (tens links na nova parte do forum, no forum dos softs recomendados e nao recomendados).

15. Strakata

Strakata [email protected] Member

Cá para mim venderam-te um Athlon. Toda a gente sabe que os Pentium IV não aquecem ;)

16. Silício

Silício Power Member

Já cumpri parte dos vossos conselhos...

Comprei uma Enermax na Unreal. Tenho-a a "meio gáz" (2000rpm) e neste momento as temperaturas baixaram ligeiramente:

CPU: 57-58º
    Sistema: 42º

Entretanto falta-me seguir o conselho da massa térmica. Na Unreal neste momento não há Artic Silver 3, trouxe Silver Grease... ainda não a apliquei porque não sei se de facto devo ou não esperar que chegue a Artic Silver...

17. Sky Fox

Sky Fox Power Member

Continuo a axar essa temp da board elevada de mais... o cpu ta aceitavel (se tivesses oc, sem oc nao ha justificacao nenhuma p teres isso tao elevado).

18. Rudzer

Rudzer Power Member

Se isto fosse uma thread sobre a AMD já tavam todos a mandar bokas engraçadas pro-Intel...hehehe

Faz o que o Raptor te disse e depois diz os resultados!

19. Silício

Silício Power Member

Yap, é o que vou fazer. Entretanto vou aproveitar também para fazer uma alteração: com a quantidade de "tralha" (a aquecer o sistema) que tenho instalada (além do processador e da board que referi... 512Mb RIMMS Samsung, dois discos Maxtor 40GB 7200rpm ATA133, placa gráfica MSI Ti4200 128Mb, Sound Blaster Audigy Platinum, placa de TV Pinnacle PcTVpro, DVD Pioneer A06S, gravador Yamaha CRW F1...) tenho a alimentar uma modesta fonte de 300W (que de certeza está a "suar as estopinhas" e também a dar o seu contributo no aquecimento)... decididamente vou comprar uma Antec True Power380W. :)

Temp. neste momento (só com o XP e o Internet Explorer a correr):
    CPU: 46º
    Sistema: 39º

Assim que houver novidades serão os primeiros a saber! :cool:

Última edição: 29 de Setembro de 2002
  20. fjabrantes

fjabrantes Power Member

TEMPERATURA

QUERES UM BOM COOLER ? COMPRA O THERMALTAKE VOLCANO
    7 OU O 9, EU COMPREI O 9 ,E BEM AQUILO TEM CA UM TAMANHO
    DEVE TE RESOLVER O PROBLEMA,DEPOIS COMPRAS 2 VENTOINHAS
    UMA Á FRENTE A PUXAR AR DE FORA E OUTRA ATRAS A TIRAR O QUENTE PARA FORA.

VAI WWW.moderado.PT

Última edição pelo moderador: 16 de Outubro de 2002
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página