Qual a vossa distribuição de Gnu/Linux preferida?

Qual a vossa distribuição de Gnu/Linux preferida?

  • Fedora

    Votes: 8 5,9%
  • Suse

    Votes: 27 20,0%
  • Mandrake

    Votes: 47 34,8%
  • Slackware

    Votes: 20 14,8%
  • Debian

    Votes: 4 3,0%
  • Caixa Mágica

    Votes: 6 4,4%
  • Gentoo (a pedido de mtas familias

    Votes: 23 17,0%

  • Total voters
    135
bem malta .... back on topic


para vocês qual é assim a distro mais "levezinha" (sem nunca eskecer a vertente user friendly pro n00bs como eu) para correr num portátil ultra antigo tipo com 32 de ram, 5 gb's hdd etc ?

instalei o mdk 9.0 no portatil e isto arrasta pra caraças ... por isso queria algo assim levezinho pra poder começar a mexer em nix

brigadão desde já :D
 
Nemesis11 disse:
Acho que qd se está a instalar tem mesmo um comando "mirrorselect" ou era editavel num ficheiro de conf (make.conf (?)). Alguem que use o gentoo deve-te explicar isso melhor.


correctíssimo...metam os mirros tugas porque senão os downloads vão-se rapidamente :(
 
KorbaX disse:
bem malta .... back on topic


para vocês qual é assim a distro mais "levezinha" (sem nunca eskecer a vertente user friendly pro n00bs como eu) para correr num portátil ultra antigo tipo com 32 de ram, 5 gb's hdd etc ?

instalei o mdk 9.0 no portatil e isto arrasta pra caraças ... por isso queria algo assim levezinho pra poder começar a mexer em nix

brigadão desde já :D


gentoo!! se seguires cegamente as cenas de instalação como eles dizem não deves ter problemas de maior a instalar...e a partir daí podes kitá-lo da maneira que quiseres (se queres isso para performance aconselho-te a usares uma stage-1 apesar de demorar bué tempo a compilar tudo)
 
Mandrake... por ser roxo ;)

Agora a sério - experimentei poucas distros e todas elas super hiper user friendly - SUSE, Red Hat e Mandrake - e de todas, adaptei-me mais facilmente ao Mandrake - super facil de intalar (é mesmo mesmo só point and click), super fácil de mudares e configurares o que queres depois de instalado (tb só poitn and click) e super agradável à vista...


...e já mencionei o facto de ser roxo?
 
Mandrake & Red Hat... mas acho que no futuro vou-me ficar só pelo Mandry :D

Ainda não instalei a v10 dele, mas já ouvi dizer que é super-rápida.
 
KorbaX disse:
bem malta .... back on topic


para vocês qual é assim a distro mais "levezinha" (sem nunca eskecer a vertente user friendly pro n00bs como eu) para correr num portátil ultra antigo tipo com 32 de ram, 5 gb's hdd etc ?

instalei o mdk 9.0 no portatil e isto arrasta pra caraças ... por isso queria algo assim levezinho pra poder começar a mexer em nix

brigadão desde já :D

http://www.damnsmalllinux.org/

é um livecd, mas dá para instalar e usar o apt-get

http://www.damnsmalllinux.org/dsl-hd-install.html


Edit: Só vi agora o Av a referir-se ao Corel. Muito boa distro e pelo que sei ajudaram varios projectos. Eles foram comprados pela Microsoft, não foi?
 
Sempre gostei muito das distros de mandrake. Já experimentei tb o red hat e a caixa magica mais recentemente mas o mandrake pra mim é o mais simples.
 
Para mim há 3 grandes distros no mundo linux:

Debian, Slackware e (única e exclusivamente para desktops) SuSE.
Depois, há uma, um pouco menos conhecida que tem evoluído mto, que é a Arch linux.

Agora a escolher ... uh ... Debian, por toda a facilidade que oferece com o apt-get (apesar de o slack tb ter algo semelhante .. swaret) e por ser mto, mas mm muito estável :)

Tenho um apple powerbook de 15'' e o debian voa lá :)


cumps
 
SuSE 9.0 here...

apesar de ter passado por quase todas as grandes distros fikei-me pelo suse. exprimentei redhat, mandrake, slackware (n consegui instalar devido a problemas com as memorias, depois n voltei a tentar), gentoo (n consegui instalar, naquela altura n tinha noçoes nenhumas de linux) e ainda arriskei exprimentar o caixa magica (lixou-me a partiçao do windows no pc da escola lol)

agora fikei-me pelo suse e tah ah 6 meses aki a bombar sem problemas, e até consegui instalar o kde 3.2.1 sem lixar isto :D (palmas pra mim)
 
Eu estou a adorar o SuSE 9.1.
Depois de ter experimentado o SuSE 9.0 (que é terrivelmente lento) e o MDK 10 (super rápido) o SuSE 9.1 é mesmo à minha medida:D
Excelente para um principiante com alguns pormenores que evoluiram da versão anterior. Ultimo KDE está muito bom.
Além disso está bastante melhor em termos de rapidez.
Reconedo para quem não perecebe nada de Linux.
Para mim com uma vantagem sobre o MDK 10. É o suporte do hardware. Nunca consegui instalar o MDK 10 no meu portatil e o SuSE 9.1 instalou 5 estrelas.
Já disse que recomendava...

BOOT:
Não achas que o SuSE 9.0 é muito lento?
Instalar o KDE 3.2 não deve ter sido facil.
Sei de quem estoirou com o SuSE na tentativa :007:
 
Última edição:
Alguém sabe de algum link que tenha o Mandrake v10.0 PowerPack ou PowerPack+ ?

Penso que o PowerPack+ é a solução mais completa da v10, não ?!

Isto do "Powerpack" tem a ver com a versão FINAL do Mandrake v10 ?


Thanks ppl :)
 
Última edição:
Back
Topo