Qual Comprar? Nikon D90, Canos eos 40d ou eos 450d?? - ajuda

Vou aproveitar este tópico porque estou com o mesmo dilema.

Tenho uma pentax optio s4 há já uns anitos e foi sempre apontar e disparar, pois nunca percebi muito de fotografia e a máquina é muito limitado no que toca a funções.
Ultimamente tenho andado relativamente interessado em fotografia, e quero comprar uma dslr em breve para aprender o básico e ter uma boa ferramenta que me dure algum tempo. Ainda estou a investigar modelos, apesar de já ter diminiudo a escolha para estas 3 mais a d40 e d60. Estive a ver preços no ebay e a ordem de preços é mais ou menos esta d40>d60>450d>40d>d90. Como a diferença entre as d40/60 para as canon não é muito grande, estou a considerá-las. já a d90 a diferença ainda é significativa, talvez por ser a mais recente e a oferta ser menor.
Queria também uma lente versátil porque não estou interessado em andar com várias, pelo menos por agora. As lentes que trazem os kits são boas ou é melhor aquirir só o corpo e uma boa lente?
obrigado pelas respostas
 
a ordem da qualidade e tb a ordem de preco, com excepcao da d90 k e mais cara principalmente por ser bem mais recente.

em relacao a lente, tudo depende da tua exigencia, as lentes de kit sao boas para comecar, a partir dai vais investindo nas lentes k mais precisas tendo em conta o estilo de fotografia k vais desenvolvendo.
 
Queria também uma lente versátil porque não estou interessado em andar com várias, pelo menos por agora.

Logo aí vais "capar" uma das maiores vantagens que uma SLR te poderia trazer, a qualidade de imagem. E se a lente terminar em F6.3 arriscas-te a ficar sem autofocus na maioria das situações.
Para ser sincero as lentes versáteis, ou AIO (All In One), têm uma qualidade sofrível e as melhorzinhas são bastante caras. Só as considero como opção para quem trabalha em locais onde simplesmente não pode abrir a máquina (por exemplo com vento na praia), ou para quem precisa de a todo o custo minimizar o material que transporta (quem viaje com o equipamento às costas).

Recomendo-te que fiques pelas lentes de kit. São relativamente boas, são só duas e sempre ficas melhor servido que com uma AIO. Ou se dispensares a versatilidade por agora, podes apostar numa lente realmente boa (estilo Tamron 17-50 ou Sigma 18-50).

Em relação aos corpos, a menos que tenhas alguma necessidade específica, ficas bem servido com qualquer um. No entanto as D40 e D60 têm menos opções de lentes por não terem motor de focagem e muita gente não gosta da ergonomia da 450D.
 
Acho que já me decidi pela 40d. Neste momento os valores no ebay andam bastante perto dos da 450d e ainda vão baixar mais por causa da 50d, além disso fico com uma máquina melhor a longo prazo. Vou tentar um negócio que já traga lente(s), fica mais barato do que comprar à parte.
Existem máquinas refurbished à venda em cá em pt?
 
em portugal que eu saiba, não se vendem refurbished, apenas há os ocasionais negócios de objectos de exposição.

tenho que concordar aqui com o marto; se queres a versatilidade de uma all in one, vais perder uma das principais características das SLR..
 
tenho que concordar aqui com o marto; se queres a versatilidade de uma all in one, vais perder uma das principais características das SLR..

isso é evidente mas como é para aprender o básico não tenho necessidade nenhuma de gastar muito numa lente muito menos em várias.
 
isso é evidente mas como é para aprender o básico não tenho necessidade nenhuma de gastar muito numa lente muito menos em várias.

Então muito provavelmente também não tens necessidade nenhuma de gastar muito num corpo mais avançado.
Ainda por cima para depois cortar no resto (refurbished, kits, lentes fracas).

A longo prazo, se as tuas necessidades não aumentarem, um corpo mais avançado vai ter as mesmas vantagens que tem agora e qualidade de imagem não é uma delas, visto que aqui quase só depende da lente. Além de que o corpo entretanto foi mais caro, desactualiza e tem uma durabilidade comprometida (refurbished?!).

PS: De relembrar que muitos dos fabricantes só dão uma garantia de 90 a produtos refurbished.
 
estou interessado também em adquirir uma slr para ver se volta ao mundo do fotografia, já vão uns bons anos desde que deixei a fotografia, na altura com rolo e revelava à mão, praticamente tudo a preto e branco (muito material ilford usei na altura).
Entretanto tenho andado de volta da internet e a falar com um amigo meu que vive da fotografia.
Inicialmente estava inclinado para ir algo do género da D60, mas depois de falar com o meu amigo ele falou logo em ir adquirir uma D80 ou D90.
Entretanto fui-me informar acerca de características e preços das máquinas e rapidamente descobri que a D90 é simplesmente a evolução da D80, que tem cerca de 2 anos, é bastante recente.

Como o investimento é grande não me quero arrepender daqui a uns meses portanto pergunto se comprar a D90 será mesmo o mais acertado, ou se poupo uns tostões e vou para a D80.

Já em relação ao kit da D90 ela traz uma 18-105 DX ED VR 3.5-5.6 . Andei a ver se encontrava um kit com uma 18-55, pois mais tarde penso adquirir uma 55-200. A 18-105 parece-me que também foi lançada recentemente, é um pouco mais versátil que uma 18-55 mas ainda não é uma AIO, mas estou com "medo" de me acomodar um bocado na compra da 55-200. Alguém já trabalhou com uma lente destas?
 
estou interessado também em adquirir uma slr para ver se volta ao mundo do fotografia, já vão uns bons anos desde que deixei a fotografia, na altura com rolo e revelava à mão, praticamente tudo a preto e branco (muito material ilford usei na altura).
Entretanto tenho andado de volta da internet e a falar com um amigo meu que vive da fotografia.
Inicialmente estava inclinado para ir algo do género da D60, mas depois de falar com o meu amigo ele falou logo em ir adquirir uma D80 ou D90.
Entretanto fui-me informar acerca de características e preços das máquinas e rapidamente descobri que a D90 é simplesmente a evolução da D80, que tem cerca de 2 anos, é bastante recente.

Como o investimento é grande não me quero arrepender daqui a uns meses portanto pergunto se comprar a D90 será mesmo o mais acertado, ou se poupo uns tostões e vou para a D80.

Já em relação ao kit da D90 ela traz uma 18-105 DX ED VR 3.5-5.6 . Andei a ver se encontrava um kit com uma 18-55, pois mais tarde penso adquirir uma 55-200. A 18-105 parece-me que também foi lançada recentemente, é um pouco mais versátil que uma 18-55 mas ainda não é uma AIO, mas estou com "medo" de me acomodar um bocado na compra da 55-200. Alguém já trabalhou com uma lente destas?

Eu aconselhava uma D60 mais essas 2 lentes que falaste 18-55 e 55-200.

Isto porque é a unica máquina com essas lentes em kit, o que quer dizer que ficam-te mais baratas no global. A D90 mesmo com uma 18-55 fica mais cara do que a D60 mais essas lentes.

E a D60 é uma maquina porreira...
 
A 40D não é profissional, é semi-profissional com as respectivas implicações disso (tem um corpo mais robusto, mais rápida, com sistemas de metering e autofocus melhores).


Tenho serias duvidas que isso seja verdade...

Até porque a 40D é tão profissional como a D90.. Só porque a Canon opta por um corpo em metal e a Nikon, e a Pentax vão por corpos de plástico com chassis interno em metal não quer dizer que uma seja amadora e a outra profissional..

Quanto à velocidade, a verdade é que apesar dos 4,5 FPS anunciados, em vários reviews, falam que a máquina no modo mais rápido, atinge com facilidade 5,9 FPS de forma sustentada..

O sistema de focagem da D90, mantem os 11 pontos da D80, mas tem um sensor melhorado, e tem coisas como o 3D tracking, importado da D3 e D300, que usa a cor para seguir objectos em movimento, coisas que a 40D não tem..

Tanto uma como a outra estão precisamente no ponto em que se cruzam os segmentos das camaras de backup dos profissionais, que procuram um corpo mais pequeno/leve sem abdicarem de controlo/qualidade e as camaras para amadores avançados.. Só com uma enorme diferença.. A D90 é muito mais recente e incorpora quase toda a tecnologia que foi desenvolvida para a D3 e para a D300 no que toca à qualidade de imagem..
 
Não tenhas dúvidas, a própria designação das marcas define logo isso. A 40D é uma xxD e não uma xxxD ou xxxxD. E o mesmo para a D90, não é uma Dxxx nem uma Dx.

Na Canon, corpos em magnésio (é diferente de alumínio coberto com plástico), duas dials, LCD no topo, o dobro dos fps da gama abaixo, etc, são sinónimos de um corpo semi-profissional. E não é por a 40D ser barata ou a 50D ser melhor que deixa de ser assim. Nem tão pouco é um corpo "pequeno e leve" mas sim "grande e pesado", que com grip é praticamente do tamanho de um corpo profissional.

Também convém referir que a 40D incorpora quase toda a tecnologia desenvolvida para as Mark III, incluíndo RAW de 14bits, sensor com micro-lentes do mesmo tipo e um processador idêntico.
Quanto a sistemas de focagem, a 40D tem 9 pontos, todos eles cross-type, enquanto a D90 herdou o Multi-CAM 1000 da D80 e apenas 1 ponto é cross-type (tem mais 2 pontos e o 3D tracking mas é definitivamente pior). E o sistema de metering também é herdado da D80 (segundo o Ken Rockwell era o pior que a Nikon fez nos últimos anos).
Por fim, se a D90 atinge os 6fps, é bom, mas é sorte porque a máquina não foi feita para isso (e as reviews que eu vi confirmam os 4.5fps anunciados pela Nikon), mas novamente a 40D além de fazer os 6fps, tal como é suposto, tem buffer para tirar praticamente o dobro das fotos, além do shutter life maior (pelo menos segundo os valores oficiais).

Portanto ninguém diz que a D90 não é uma excelente máquina e uma boa opção, mas all-in-all a 40D é de facto um corpo semi-profissional e as diferenças estão lá.
 
Última edição:
Quanto aos frames, foi no Steve Digicams que li isto:

"[FONT=arial,helvetica]Switching the camera to CH mode allowed me to shoot 10 frames in only 2.0 seconds (5fps!), which again surpassed Nikon's claims. This was done using Program mode with the ISO set at 200. The D90 didn't stop there. When I raised the sensitivity to ISO 800, I saw speeds as fast as 5.9fps! However, the frame depth seemed to be limited to about 8 frames. This was due to the in-camera High ISO noise reduction process slowing the camera down. With High ISO NR turned off I was able to capture about 25 images at this rate with no buffer slow down, then the camera slowed to about 4.2fps."

Se for mentira, lavo daqui as minhas mãos...
[/FONT]
 
Como disse, se assim for, excelente. E a própria Nikon podia ter metido o mesmo "truque" da D300, de com grip e baterias da D3 tirar mais fps.

Mas também é fácil verificar isso, já há bastantes pessoas aqui com D90 e afins, por isso é só uma questão de alguém gravar o som da D90 a disparar e contar os picos.
 
Back
Topo