1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual comprar: OLYMPUS [mju] 700 ou SONY Cyber-shot DSC-W50?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por andre.morao, 28 de Novembro de 2006. (Respostas: 32; Visualizações: 5982)

1. andre.morao

andre.morao Power Member

Vou comprar uma máquina fotográfica digital e estou muito indeciso entre estes 2 modelos.
    A diferença de preços é mínima, cerca de 18 euros. Não tem qualquer peso na minha escolha.

Analisando os dados técnicos, estas são as principais diferenças:

Olympus:

- Resolução máxima (em pixéis): 3072 x 2304 (7.1MP)
    - Distância mini (macro): 8 cm
    - Distância normal: 60 cm - infinito
    - Zoom digital (valor preciso): 5 x
    - Posições ISO disponíveis: ISO auto, 64, 100, 200, 400, 800, 1600
    - Abertura e velocidade: f/3.4-5.7 - de 1/1000 à 4 s
    - Sequência de vídeo (desempenho máximo): 640 x 480 a 15 quadros/seg
    - Flash (integrado): Sim
    Modos flash: auto, forçado, anti olhos vermelhos
    Número de guias: 7
    Portabilidade do flash: 2,4 m (tele); 4 m (grande-angular)

Sony:

- Resolução máxima (em pixéis): 2816 x 2112 (6.1MP)
    - Distância mini (macro): 2 cm
    - Distância normal: 50 cm - infinito
    - Zoom digital (valor preciso): 6 x
    - Posições ISO disponíveis: ISO Auto, 80, 100, 200, 400, 800, 1000
    - Abertura e velocidade: f/2.8-5.2 - de 1/2000 à 1 s
    Retardador 2 ou 10 s
    - Sequência de vídeo (desempenho máximo): 640 x 480 a 30 quadros/seg
    - Flash (integrado): Sim
    Modos flash: auto, forçado, anti olhos vermelhos, sincronização lenta
    Portabilidade (ISO auto): de 0,2 à 2,4 m (grande-angular); de 0,3 à 2,2 m (tele)
    Sistema pré-flash

O meu problema é não saber interpretar muito bem estas diferenças, daí a minha dificuldade em escolher 1.
    Agradeço a vossa ajuda.

Cumps

2. smsbotas

smsbotas Power Member

Se não tens preferência, escolhe a Olympus. É que o preço dos memory stick da Sony não compensa. Já olhaste para as Canon? Também são excelentes...

3. timber

timber Zwame Advisor

A Sony é ligeiramente melhor em alguns aspectos (as aberturas máximas da lente e o modo video por exemplo)

Os cartões da Sony não são O standard (MS Duo) mas os da Olympus também não (os xD). E os MS Duo comparados com os xD tem bem mais aplicações além de actualmente até estarem razoavelmente baratos.

Por exemplo um MS Duo 1 GB da Sandisk custa uns €34 e um xD 1GB (também Sandisk) custa 37€. Já agora um SD equivalente custa menos de 25€. Uma diferença pequena mas que se acumula.

Resumindo comprava a Sony

4. Meje

Meje Power Member

Estive indeciso entre essas duas máquinas (entre outras). Não sei onde pretendes comprar, mas a ***** e a vobis estão a vender actualmente a sony w50 a 220€. Eu já comprei a minha, acho que com esse preço a sony w50 é a melhor no mercado actualmente quando falamos em compactas. Se o tamanho não é assim tão importante existem algumas Canon e Fuji que vale a pena ter em conta.

Entre essas duas se de facto são apenas 18 € de diferença já não sei se ia para a sony ou não, ainda pensava duas vezes, mas no final talvez fosse para a sony na mesma. A linha stylus da olympus não está tão cuidade em termos de desempenho como outras olympus com design menos atractivo, mas não se pode ter tudo e ser bonita também conta.

A questão do custo do preço dos MS é um pouco como a questão da sony só ter tradição na produção de máquinas digitais e a olympus fazer máquinas desde que existe. Quanto à questão dos cartões ficou aqui mais uma vez provado que se trata pura e simplesmente de preconceito.

5. andre.morao

andre.morao Power Member

Estou a ficar inclinado para a Sony. Realmente ontem estive na Vobis e no Medimarkt e a máquina estava em promoção, a 219 euros. Só ainda não decidi totalmente porque gosto muito do look da olympus :D

Hj tomo uma decisão e dps digo qq coisa.

Tks

6. Anubis

Anubis Power Member

7. 80smusicboy

80smusicboy Power Member

Se fosse a ti, ia pela Sony. Na Olympus o modo de video é mais fraco, pois os 15fps tornam-no pouco fluido. Na Sony gravas a 30 fps, o que dá uma animação muito fluída. Também na imagem a Sony é melhor. A Olympus deixa demasiados artefactos estranhos na imagem devido a ter uma nitidez exagerada e que não pode ser alterada na máquina. Na Sony se preferires (ainda) mais nitidez, o que eu duvido, podes sempre por o parâmetro correspondente para "+".
    Também ontem tive no ***** e acho que o preço de 219€ tá muito razoável.
    Resumindo, entre as duas, sem duvida que ia para a Sony, mas vê também as Canon que também são muito boas, têm boa qualidade de imagem e são pequeninas.
    Boas compras!

8. Seavoices

Seavoices Power Member

Sem te querer baralhar, dá uma vista de olhos na Canon Ixus 60. Está em promoção no El Corte inglés por cerca de 220€

E pelas características, não fica nada atrás da Sony ou Olympus

9. jiggy

jiggy Power Member

Eu de preferencia escolho a sony trabalho todos os dias com elas.
    Mas tens que pensar se te compensa devido ao preço dos cartões.

10. Meje

Meje Power Member

Essa Ixus 60 está a um grande preço.

Essa foi a minha duvida final na compra da minha Sony w50, nunca cheguei a ver nenhuma Ixus 60 a 220€ senão lá tinha de repensar a minha decisão outra vez.

Julgo que a Ixus tem um controlo de exposição de brancos "custom" (apenas para quem quer ir um pouco além do amador) e tem um ecra com melhor resolução (é bonito, mas não muda nada nas fotos). Mas essa Canon Ixus 60 a esse preço é claramente uma optima opção também.

Eu já tive estas máquinas todas na minha mão (a olympus, a Canon e a Sony) e em termos de design acho que a sony ganha, a Olympus apesar de ter umas linhas bonitas acaba por se tornar bem maior que a Sony.

11. andre.morao

andre.morao Power Member

Bem, acabei por comprar a Sony. Do pouco que experimentei, estou muito satisfeito. A máquina está muito bem construída, design porreiro, e é de fácil manuseamento. A qualidade das poucas fotos que tirei é irrepreenssível. Também já experimentei o video e é bem porreiro, melhor do que estava à espera.

A máquina cumpre na íntegra os requisitos de compra (até supera alguns) e acho que fiz a escolha acertada.

Obrigadão pela vossa ajuda :)

Cumps

Última edição: 30 de Novembro de 2006
  12. Meje

Meje Power Member

Experimenta também o modo macro, é um dos pontos fotes dela.

13. n1d1a

n1d1a Power Member

e as Sony S-500 e S-600 ?
    têm boa qualidade???
    é que queria uma máquina, mas que não fosse muito cara
    a W50 está fora do meu limite de money lol enquanto que a s500e s600 rondam por aqui os 160 euros :D

14. Meje

Meje Power Member

Julgo que a S500 já fica uns furos abaixo da gama W sony.

Se tem ou não qualidade depende muito do nivel de exigencia de cada um. Por 150 € não podes exigir muito de uma máquina. E à forma que começamos a baixar muito o preço as diferenças começam a ser menos. Queres uma pequena ou não te importas que seja grandinha?

É que existem umas da fuji e da canon que são bastante boas, são é um pouco maiores, mas também mais baratas.

15. PuNiShEr

PuNiShEr [email protected] Member

Para mim, preço qualidade no actual mercado é a Canon IXUS 65, foi nomeada "melhor câmara fotográfica digital ultra compacta 2006" pela associação TIPA (Technical Image Press Association). A minha chega para a semana :)

Cumps

16. Meje

Meje Power Member

É sempre uma questão de decidir até onde queres esticar o preço e até que ponto pelas melhorias que obtens valerá a pena gastar mais dinheiro.

Essa máquina deve custar entre 275 a 350 € e muitas pessoas não estão dispostas a dispender tanto dinheiro por uma máquina de bolso.

Sem duvida que é uma excelente máquina, já a Ixus 60 é.

Eu comprei a sony w50 (por 220 €) e ainda ponderei a compra da ixus 60, mas não daria a diferença de preço para a Ixus 65 que na mesma loja em que comprei a minha Sony deveria ser de 125 €.

PS: O que andas a fazer chama-se Spam!

17. PuNiShEr

PuNiShEr [email protected] Member

Comprei a minha por 255€... Por mais 35€ (em relação á tua) não tenhas duvidas que compensa...

18. Meje

Meje Power Member

Encontraste a um excelente preço (não faltam aí os portes nem nada?). Por esse preço, mesmo quem não quizesse ir até esses valores deveria pensar duas vezes. Até fui ver melhor as caracteristicas dela novamente e de facto tem algumas coisas a mais que a Sony que são dignas de referencia.

Mesmo por esse preço teria de ponderar muito bem. Eu estive com ela na mão e ao vivo não a achei tão atractiva como nas fotos, mas não deixa de estar muito bonita na mesma, no entanto acho que prefiro o design da w50. Uma vantagem que a canon tem é a nivel de acessórios, é tudo mais barato que a sony. Depois há a questão de a nivel de compactas a qualidade estar limitada e mesmo sendo essa a melhor compacta do mercado actualmente, serão os resultados práticos da máquina muito diferentes das concorrentes mais directas? Acho que existem máquinas menos boas, mas se olharmos apenas para as boas as diferenças de qualidade de fotografia final não serão muito diferentes.

Se a diferença de preço fosse significativa até daria preferencia à Ixus 60 que tem quase tudo o que essa tem. Tem menos LCD, mas tem visor que dá muito jeito quando a bateria começa a falhar. Por isso acho que cada pessoa procura coisas diferentes nas máquinas. Eu por exemplo gostava de ter na minha o balanço de brancos "custom" queas Ixus têm:'(.

Mas sem dúvida que é uma excelente máquina e apesar de não conhecer o mercado todo julgo que o prémio lhe foi bem atribuido, mas é tudo uma questão de euros e de pequenos detalhes!

19. n1d1a

n1d1a Power Member

é o meu caso..nao posso gastar tanto numa máquina digital..

Meje (ou outro user qualquer) até 200 € (no máximo dos máximos lol) em lojas "físicas" qual me aconcelhas??

20. 80smusicboy

80smusicboy Power Member

Acho que a Sony S600 é uma boa escolha. 6MP, video a 640*480 a 30fps, lentes com maior grande angular que o que é hábito (31mm vs 38mm). Eu tenho um amigo que tem uma e tá muito satisfeito. Acho que as fotos têm uma qualidade bastante boa mesmo.
    Mas vê o que achas das fotos que essa máquina tira em:

http://www.steves-digicams.com/2006_reviews/s600_samples.html

Partilhar esta Página