1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual comprar

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por FC68, 7 de Novembro de 2008. (Respostas: 103; Visualizações: 4220)

1. FC68

FC68 Power Member

Boa noite

Gostaria que me aconselha-sem qual a melhor máquina fotografica para comprar, é que estou muito indeciso....

1) Qual o orçamento?

Até 400 €.

2) Que tipo de máquina queres?

Gostava de saber o que me aconselham entre Reflex ou Bridge

3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?

São alguns, e o que não se sabe, pode-se sempre aprender!

4) Qual será a utilização?

Paisagens, Desporto, algumas macros

5) Preferes alguma marca?

Estou indeciso entre a:
    Sony Alpha 200 (mas tenho visto por ai que não e grande coisa)
    Nikon D40 (Peca nas lentes, e resoluçao,D60 pareceme que é desperdiçar dinheiro)
    Panasonic Lumix fz 28
    Canon PowerShot SX10 IS (não sei nada sobre ela mas pareceme boa)

Aceito outros concelhos Dentro dos mesmos valores

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

É me indiferente

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

Não

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?

Mais tarde.

9) Pilhas ou bateria?

E me indiferente mas alguma preferencia por bateria

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bridges são máquinas muito chatas de se usar em desporto. Até têm muito bom alcance, mas não têm disparo sequencial em condições e muitas também não têm focagem continua. No entanto, até 400€ é praticamente a única coisa que arranjas.

Nas SLR a D40 é uma opção (resolução só interessa se fores fazer impressões em grandes formatos), mas além dos 300€ que ela custa, ainda terias que dar mais algum (150-250€) para uma teleobjectiva (isto assumindo que para fotografar desporto não estás a 2m dos jogadores).

3. adolfo dias

adolfo dias Power Member

chatas, mas n impossiveis

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não, claro que não. E se não precisares de disparo contínuo (embora a FZ8 faça 2.8fps em JPEG) até tens focais excelentes para desporto, com aberturas razoáveis.

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Só acho, sinceramente, que falar em limites de 400 euros e depois a seguir ver a palavra "Reflex" escrita não faz qualquer sentido, como alías é dito aqui no fórum vezes sem conta. Comprar uma reflex para não ter mais dinheiro para investir nela é pura e simplesmente uma asneira enorme, e mais vale apostar nas bridge.

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

poucas vezes usei o burst.
    regra geral uso o AF-C, a n ser em curvas lentas ou no spotting.
    a unica coisa que me chateia é ela mostrar-me a imagem no EVF e eu perder uns 2 seg entre fotos.
    n sei se as actuais tb tem esse defeito

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, isso também depende sempre dos desportos... Em ténis, por exemplo, com uma 50mm faço o trabalho porque me consigo posicionar suficientemente perto, até com "One Shot Focus", mas sem uma máquina rápida é difícil apanhar bons momentos.

8. FC68

FC68 Power Member

Pois eu sei disso, mas não necessito de uma maquina muito mais avançada...
    Porque para mim a fotografia é um hoby e so o faço mesmo por prazer.
    Dai não poder tambem gastar muito mais.
    Um dos meus objectivos com isso é só mais uma especie de iniciação, e não queria muito uma bridge porque acço que me vai limitar.

De todas as maquinas que mencionei estou mais inclinado para a D40

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a unica coisa que uma bridge limita é n poder mudar lentes, mas vem com uma lente all-around, por isso tb n é por ai

10. FC68

FC68 Power Member

Os desportos a que me refiro são, TT ,Rally , motocross ,BTT...

11. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas a questão é mesmo essa, com a D40 (ou outra qualquer, n interessa a marca), se compras só o kit base, ficas bem mais limitado (em certos aspectos) do que com a bridge.

Pensa por exempo no zoom. Com uma lente de kit das reflex tens um zoom equivalente a 3x, e para teres o equivalente ao que te é oferecido na bridge tens que comprar uma lente tele zoom (uma 55-200, por exemplo). Isso implica gastar mais 200 euros. Aí sim, ficas melhor servido que com a bridge (senão as reflex escusavam de exisitir), mas só com o kit base ficas muito limitado ...

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

ruimoura, não esquecer que a maioria das bridges actualmente atingem os 500mm, por isso numa SLR precisas de uma 250mm ou 300mm.

Isso não invalida o que disse o ruimoura, muito pelo contrário, só lhe dá razão.

Se não precisas de uma máquina muito avançada nem podes gastar muito dinheiro porque isto é só um hobby, então tens todos os motivos e mais alguns para não comprar uma SLR.
    As SLR são um buraco negro de dinheiro. Para te dar uma ideia, a minha custou 700€. Com lente e cartão saltou logo para os 1100€. Já vai em 1600€ e com sorte antes do natal bate nos 2500€.

Tal como disse o adolfo, a bridge vai-te limitar nas lentes. Mas se não gastares mais dinheiro em lentes para a SLR, também vais ficar limitado à lente do kit, que é de longe mais limitada que qualquer lente de uma bridge ou compacta.

Mais ajudas... São desportos onde por norma estás longe, por isso esquece lá uma SLR só com a lente do kit, a menos que queiras que o carro seja um pontinho no meio da foto.

Última edição: 7 de Novembro de 2008
  13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu fotografo isso com uma bridge já antiga
    dá um salto à minha galeria

14. FC68

FC68 Power Member

Estou consciente disso.
    E já começa a haver uma gama mais vasta de lentes para a D40 a preços mais acessiveis.
    Normalmente e raro sentir a falta de mais zoom
    mas por vezes tenho necessidade.
    Nesse aspecto a bridge pode ser melhor.
    Mas uma bridge perde muito em qualidade.
    (posso estar errado, mas é o que tenho visto em foruns)

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Prefiro dizer que uma reflex ganha em qualidade, não que uma bridge perde. É diferente :)

Mas tem em atenção a limitação do zoom, fora isso, força, se estás com essa vontade da reflex, só espero que depois não te arrependas ;). Para desporto precisas sempre de zoom, de bastante zoom, a lente do kit é super limitada para isso.

ps: eu tenho uma, e é uma D40, e tal como o Rui Marto também a vejo como um buraco negro de dinheiro :D, estou a dar conselho mesmo de amigo ;)

16. FC68

FC68 Power Member

Eu não quero ser teimoso
    mas com uma modelo tamron 70-300 ld di macro A17nII na D40 conceguirei ultrapassar essa dificuldade do zoom?
    Ou aconselhasme mesmo a comprar uma bridge?
    Então qual?

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Consegues. Mas aí então é que é mesmo o que disse o ruimoura, a bridge não perde em qualidade e começa-se a questionar se a SLR ganha. O que define a qualidade de imagem são as lentes e se vais a meter as lentes mais baratas que por aí encontras, então é bem provável que apanhes uma desilusão com a qualidade de imagem.

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

essa lente nem sequer tem motor de foco, logo alem da pouca qualidade seria ainda inutil na d40

19. FC68

FC68 Power Member

Então sendo assim, O melhor mesmo é uma Bridge.

Qual eu mensionei duas com um valor semelhante ou vocês me aconcelham outra?
    Em relação ás bridges, tenho uma duvida podem ate achar parva, mas dão para levar filtros?

20. adolfo dias

adolfo dias Power Member

sim dão apra levar filtros
    sinceramente n aconselho nenhuma dessas.

acho que deves procurar uma s9600 ou a s100fs

se puderes estender um pouco o orçamento até podes ir para uma slr, mas isso implica no minimo 600€

Partilhar esta Página