1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual comprar?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por cmpm, 9 de Março de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 598)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. cmpm

cmpm Power Member

Boa tarde a todos. Depois de estar quase dois dias a ler os posts sobre fotografia, decidi colocar o meu post e expor todas as minhas dúvidas.

Pegando nas perguntas pré definidas:

1) Qual o orçamento disponível?
    500 Euros
    2) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Preferencialmente física na zona Norte, se for online que a diferença de preço o justifique
    3) A que fim se destina (amador/profissional)?
    Amador
    4) Indicar os tipos de fotografias que pretendes tirar
    Fotografias de paisagens, urbana, rural, e macro
    5) Preferes algum sistema?
    Pelo que li penso que SLR
    6) Quais as distâncias focais que mais te interessam?
    -
    7) Tencionas usar iluminação artificial?
    Não
    8) Precisas de alguma característica em particular? Se sim, qual?
    -
    9) Precisas de algum acessório (Mala, Pega Vertical, Cartão de Memória, etc...)?
    Mala no mínimo!

Quero iniciar-me na fotografia. A experiencia adquirida é 0. Se dei mais do que 10 disparos numa máquina foi muito LOL. Nunca tive uma máquina sequer, porque nunca me despertou muito interesse. Agora pretendo começar a aprender do 0, para aos fins de semana dedicar algum tempo a isso. É mais do tipo "hoje vou em busca daquela fotografia". O objectivo é fazer um blog para expor as fotos, poder editar algumas com o Photoshop e programas do género, e não tanto imprimir. Do que me fascina, e aquilo que pretendo fotografar são monumentos, edifícios, paisagens, aviões no aeroporto (spooting).

Sei que uma reflex é um investimento para durar, por causa das objectivas e etc… Gosto da ideia de poder comprar o corpo, e depois ir comprando com o tempo várias lentes para cada situação. A ideia de uma bridge onde não dá para trocar lentes, não me interessa muito, embora verifique que a FZ28 tem muitos adeptos, tem muito zoom óptico e está a um preço acessível. O investimento que vou fazer é para muito tempo, pois não sou adepto de andar sempre a trocar tudo a cada modelo… e assim sendo pretendo investir em algo melhorzinho embora saiba que com o meu orçamento apenas poderei optar pelas entrada de gama.

As maquinas que tenho em mente, depois de ler outros utilizadores na mesma situação são:

Nikon D60 objectiva AF-S DX VR NIKKOR 18-55 mm
    Canon EOS 1000D + objectiva EF-S 18-55 IS
    Lumix FZ28 (Esta como última opção)

Pelo que li a maior parte prefere a Canon por ser mais evoluída tecnicamente. Qual a vossa opinião?
    Sem querer ir para outras marcas, não menosprezando as mesmas, e sem entrar em demasiados pormenores técnicos dado que não percebo rigorosamente nada sobre o assunto.

Agora as minhas perguntas:
    1- As lentes das Nikon VR são equivalentes ás lentes IS da Canon?
    2- Estes modelos que tenho em mente não tem motor que permite ajustar o zoom? Temos que ser nós a rodar a objectiva para aproximar ou afastar um objecto?
    3- Existe alguma promoção para compra de máquinas em que ofereçam alguma entrada para Workshop ou mini curso de formação?
    4- Por que razão o liveview que segundo percebi é ver no LCD o que a maquina irá registar, não funciona nas reflex? Sem o liveview podemos ter ideia de como irá ficar? Ou do que a maquina está a focar?
    5- No caso da Lumix FZ28 ela tem 18x de zoom óptico. Quanto é que tem a Nikon e a Canon com as lentes que vêm no KIT que referi acima, se é que se pode quantificar desta forma. Por exemplo, num aeroporto onde o objecto a fotografar está muito longe, com qual obteria melhores resultados?
    6- As lentes dos KITS dão para fazer MACRO e ao mesmo tempo fotografar a longas distancias? Fotografar uma flor, e fotografar a lua?

Tanto a Nikon como Canon penso que estão a um bom preço na *****, com a vantagem de poder comprar a crédito em 10x sem juros por exemplo. Na ***** o preço é superior e não é a mesma coisa que comprar numa *****.

Desculpem qualquer dúvida mais básica…agradeço desde já as vossas opiniões. Obrigado

2. Miss Marple

Miss Marple Power Member

1- Sim, são equivalentes. VR na NIkon, IS na Canon.
    2 - Não, ao contrário das bridges e das compactas, nas reflex tens que ser tu a rodar a objectiva para aproximar/afastar.
    3 - Agora não sei. Mas a FNAC e o Corte Inglés costumam ter esse tipo de promoções. Tens de ver isso.
    4- Porque nas reflex o objectivo é veres o que fotografas pelo viewfinder. Não pelo LV. E, mesmo as reflex que têm LV não é para ser usado por sistema, mas excepcionalmente. A 1000D tem LV, mas a D60 não.
    5 - 3x de zoom óptico. Logo, para fotografar aviões, não dá. Para fotografares aviões precisas de uma objectiva com 200 ou 300 mm de distância focal, ou seja, precisas de muito mais zoom..
    6 - Bem, com uma lente de kit esquece as fotos da lua...E o macro também é muito pobre. O objectivo ao teres uma reflex é teres várias lentes para diferentes objectivos...Logo, precisas de uma lente para macro, uma lente para fotografar longas distâncias...Há quem tenha uma lente 18-200 mm, mas para mim, não é esse o espírito de ter uma reflex...

Ah, se andaste nos últimos dias a ler os posts todos da secção de fotografia, deves saber que este tópico vai ser fechado.
    Devias ter posto aqui:
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=404180

Cumps

Última edição: 9 de Março de 2009
  3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Creio que todas as perguntas estão respondidas, mas em relação à compra da máquina agradeço que uses o tópico existente (recomendações de dslr).

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página