1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual cpu escolher (workstation/server)?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por tonipig, 16 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 6; Visualizações: 834)

1. tonipig

tonipig I fold therefore I AM

Boas pessoal

Ando para aqui em remodelações aos pc`s (muito necessitadas mas ainda não terminadas) e deparei-me aqui com uma dúvida...
    Quero montar 2 pc`s (uma workstation e um server) e estou indeciso nos cpu`s a utilizar em cada um.
    Os cpu`s são os seguintes:

CPU: AMD XP 2200+ Thoroughbred B
    STEPPING: AXDA2200DUV3C
    9500187260020
    AIUHB 0246XPGW

Athlon XP Processor High-end
    Core Thoroughbred-B
    CPU Model 8
    Manufacturing Process 130 nm
    Approximate Transistor Count 37.6 million
    Approximate Die Size 84 sq. mm
    Performance Rating 2200+
    Working frequency 1800 MHz
    Package Type OPGA
    Operating Voltage 1.6 V
    Max Die Temperature 85° C
    L1 Cache Size 128 KB
    L2 Cache Size 256 KB
    Multiplier 13.5x
    FSB Frequency 266 MHz
    Stepping Code AIUHB
    Manufacture Year 2002
    Manufacture Week 46
    Production Batch G
    Batch Production Number 0020

CPU: AMD XP 1700+ Thoroughbred A
    STEPPING: AXDA1700DLT3C
    9241528260120
    AIUGA 0242MPMW

Athlon XP Processor High-end
    Core Thoroughbred-A
    CPU Model 8?
    Manufacturing Process 130 nm
    Approximate Transistor Count 37.6 million?
    Approximate Die Size 84 sq. Mm?
    Performance Rating 1700+
    Working frequency 1467 MHz
    Package Type OPGA
    Operating Voltage 1.5 V
    Max Die Temperature 90° C
    L1 Cache Size 128 KB
    L2 Cache Size 256 KB
    Multiplier 11x
    FSB Frequency 266 MHz
    Stepping Code AIUGA
    Manufacture Year 2002
    Manufacture Week 42
    Production Batch G?
    Batch Production Number 0120

Atendendo a que existem diferenças significativas entre os cpu`s Amd, não sendo nada raros os casos em que cpu`s aparentemente mais fracos suplantarem cpu`s melhores ("no papel"), qual é o que me aconselham a colocar na workstation? (que será onde eu vou precisar do melhorzito):cool:.

Vou fazer oc aos dois mas nada de cenas radicais. Tudo a ar e sem abusos, pois a guita para andar a queimar cpu`s não abunda por aqui :rolleyes:

Parte-se do principio que vão ser sistemas com alguns componentes idênticos (ram, mb e cx/fonte).

Resumindo, qual é o que me vai permitir maior velocidade em oc estável.

Estas dúvidas devem-se ao facto de ainda não ter as mobos e gostaria de, na montagem, evitar andar no monta/desmonta. Não é que isso não tenha o seu lado interessante mas ando com uma manifesta falta de tempo e assim partia logo com uma boa base de trabalho.

Acho que está tudo. Se me esqueci de alguma coisa digam.
    Obrigado desde já pelas eventuais respostas e...
    fiquem bem :cool:

2. xtr3me

xtr3me Power Member

boas

para o servidor, sinceramente recomendo-te algo mais fraco e que não mexas muito nisso (quanto mais estável, melhor)
    Com o dinheiro que poupas, podes comprar mais ram (que é mais importante) e um melhor processador para o desktop.
    Dos que deste, acho que o 2200+ é melhor, até pq é thoroughbred b.

cumps

3. gonx_me

gonx_me Power Member

Para 1 servidor, acima de velocidade, precisa de estabilidade! Não há pressas. Por isso o 1700+ dá na boa! O q vai fazer esse server? SQL? Oracle?

4. tonipig

Boas
    Esqueci-me de dizer que os cpu`s são ESTES e não mexe mais :D :D . O XP2200+ é usado e o XP1700+ é novo mas foram comprados a preços muito convidativos por isso...é o que há (para o que tinha/tenho são MUITO melhores):cool:

Em relação à ram, em princípio será 2x256 (servidor) e 2x512 (workstation) pc3200 Twinmos (TMD50).
    Irá ter instalado MS Windows Server 2003 Enterp. Edt. e SQL Server 2000 Enterp. Edt.
    Provavelmente terá também MS Windows XP Pro e uma versão qq de Linux (para experimentar).
    Vamos lá ver se não dá confusão isto tudo :D :D

As duas primeiras, preciso delas para o MCSE/MCDBA :rolleyes:

5. ptzs

ptzs Power Member

Esse 1700+ com 1.5v em default parece ter potencial. Apesar de ser um TB-A.

O 2200+ duvido que dê grande coisa.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Overclocking num servidor não é muito recomendado... eu ia para o 2200+:D Alem disto, precisa de discos bastantes rapidos e grandes caso seja mesmo para grandes Base de dados:P

7. tonipig

Pois, lá está...essa é também a minha dúvida :D . Este 1700 parece-me com algum potencial. A ver vamos.
    Tens toda a razão, só que *cof*cof isto não é bem um Servidor e sim um servidor(zito) caseiro:sad::p
    Preciso dele por causa das aulas. É que a teoria é toda muito bonita mas sem a práctica...:P

Em todo o caso se a dúvida continuar a persistir [email protected] para o potencial de oc e vai mesmo o 1700 para o server e o 2200 para a works, não é assim?:D

Partilhar esta Página