Qual destas maquinas oferece mais pelo dinheiro? Qual para quem? (Entre 400 e 1000 euros)

Já cheguei a dizer-te isto e foi meio a brincar, meio a sério...
Vai para uma 1300D e já tens o wifi.
Nas fotos, uma vez que estamos a falar de não fazer post, vai ser igual ao litro. Para jpegs serve, tens +/- o grip que gostas nas 800D/77D, e ainda é a câmara mais barata do mercado. Se depois houver arrependimentos ao menos não é com uma câmara de 700 ou 800€.

E o vídeo, se não queres fazer post, esquece, filma com o telemóvel...a menos que compres já discos rígidos extra, porque a filmar 1080p numa DSLR sem converter, vais precisar de muitos.
 
Última edição:
@MylleZ @TheMadyor e restantes....

Neste assunto sim ou muito indeciso confesso....

Peço vos desculpa pela minha indecisao e constantes questões. Fico muito agradecidopor toda a vossa paciência e disponibilidade como sabem.... Não tenho prazer em chatear só por chatear.... Sou como sou feliz ou infelizmente.... :)
 
Nao e' preciso pedir desculpa que isto e' um forum e e' suposta ajudar e ser ajudado mas a questao e' que tu nao sabes o que queres, e ao nao saberes o que queres nao se pode fazer nada.

Empata o minimo necessario que possas seja numa DSLR, mirrorless, compacta, whatever e depois logo ves o caminho a seguir. Se a nao tas a planear substituir a lente de kit nem fazer pos producao, se nao precisas de ecra rotativo e tactil, procura as mais baratas com aquilo que queres (wifi) e pega nelas, depois compra aquela com a qual te sentires melhor.
 
Claro que não é preciso pedir desculpa.
E nem se trata do ser chato ou não.
Aqui no fórum não há disso ;)
Trata-se de teres um bebé em casa e não teres maquina para registares os momentos.

Tiveste uma máquina excelente, por um preço excelente, mas infelizmente teve problemas.
Mas já sabes mais ou menos o que é uma DSLR.
A questão é - queres DSLR ou mirrorless.

Falando por mim - sei que obtenho mais detalhe e melhores prestações com a minha D610, mas a PEN F dá-me mais prazer de utilização.

Por isso, vai para uma mirrorless.
Uma com bons controlos e features.
Metes uma lente compacta e está a andar :)

O "ter na mão" é muito importante.
As que mais gostei de ter foram a GX8, a E-M5, com grip (tem que ter grip) e agora a PEN F (também com grip).
Gosto muito do sistema MFT pelo que oferece - ecossistema enorme de lentes boas, pequenas e leves...

Também gosto da minha D610, mas é mesmo muito grande e pesada (apesar de ate ter lentes leves para DSLR).
Para uso casual vou dar sempre prioridade à PEN F (estou de férias agora e só trouxe a PEN)...

Cumps
 
@MylleZ @TheMadyor e restantes....

Neste assunto sim ou muito indeciso confesso....

Peço vos desculpa pela minha indecisao e constantes questões. Fico muito agradecidopor toda a vossa paciência e disponibilidade como sabem.... Não tenho prazer em chatear só por chatear.... Sou como sou feliz ou infelizmente.... :)

Tu já tens as respostas que precisas, só não queres tomar a decisão. Mas ninguém a pode tomar por ti... Entre essas respostas está a de estares a ser preciosista e minucioso em detalhes que na prática não te vão trazer diferenças... Nem tudo são benchmarks e parâmetros...
 
@TheMadyor Obrigado. :)

@Meje

I know. Tive pena de devolver a minha d5500 devido ao problema que tinha. Estava satisfeito com ela. Embora nao usasse muitas das features tanto como pensava que iria usar (caso do touchscreen e ecra rotativo), era algo bastante completo, capaz e que tinha um grip fantastico. Alias, de todas as maquinas que mencionei continuo a achar que é a que tem o melhor grip.
Ao devolver a nikon e depois de ter estado com as novas canon (novo grip mais profundo que me agradou) eouvir falar tao bem do dual pixel af fiquei aqui com minhoquitas na cabeca, nao porque estive insatisfeito com a nikon, mas la esta, spec hunting.....
Mesmo no video ate estava satisfeito com a nikon. Tirando o barulho das lentes a focar (algo que se resolve com as novas lentes af p) eu ate achava o video a 1080p a 60fps muito bom.

@MylleZ

Estive ja com a pen f em loja. Confesso que nao sou muito fã dos designs da olympus. Acho a fuji xt20 em preto bem mais nice para ser sincero, mas gostei do facto de ter um ecra rotativo num corpo tao pequeno, coisa que é de louvar e que não da para perceber porque é que nao existe em mais mirrorless como nas da sony...

Ir para mirrorless..... ora bem.... o problema como ja foi dito aqui é que ca na tugalandia só da mesmo para testar a maquina na mao (feel) e nada mais. Infelizmente nunca vi uma mirrorless a trabalhar, logo tem que ser algo que tenho mesmo que mandar vir da amazonia para testar e ver se gosto.

A começar por mirrorless sem sequer ainda ter experimentado para onde apontarias? Eu sempre estive tentado na a6000 pois parece ter boa relação qualidade/preço mas posso estar enganado...
 
Eu já disse no que apontaria :)
Sou sincero, já testei Sony e não é para mim.

Gosto de Olympus, Panasonic, Nikon e Fuji.
Para mirrorless, e para mim, MFT é um compromisso mais interessante do que Fuji.
Podia ter ido buscar uma X-T2 ou X-T20, mas a Fuji ainda não está no ponto que quero - a Olympus sim.

Mas isto não é sobre mim.
Tu tens que decidir qual será o melhor compromisso para ti.

Cumps
 
Bem, vou dar os meus 2 cents...
Infelizmente, penso que actualmente existe uma adulação em relação ao lado tecnológico da fotografia, já para não falar do lado "fashion".
Muitos youtubers a repetir os mesmos prós e contras de cada maquina que vai saindo... muitos opinion makers a "martelar" o público.
Se a malta começar a dizer que o grip de determinada maquina é mau, que o AF é bom ou mau, passa logo a ser uma verdade universal na internet.
É o "Hype" que as marcas querem, sentirmos que um corpo com 2~3~4 anos é completamente ultrapassado.
Vendo essas opiniões todas... nem sei como é que conseguia fotografar com maquinas como a d3100/d300/d700... e nem sei como é que tenho tantos colegas a trabalhar com Canon 7D Mk1.
Actualmente, nem sei como consigo fotografar com uma maquina tão limitada como a X-E1.
Mais a sério... para mim a fotografia é bem mais do que "spec sheets", sensores e afins.

Voltando a ti... Nitidamente és um indeciso.
Sinceramente acho que em termos de IQ qualquer DSLR/mirorless actual deverá ser mais do que suficiente para ter fotos de qualidade.
Não penses, nem invistas em demasia, pois não vale a pena.
Se não queres arriscar... e se não sabes mesmo compra uma dslr Canon ou Nikon, pois são dois sistemas "clássicos" com provas dadas. Vai a varias lojas ver o que te assenta melhor na mão e na carteira.
 
Parece-me que a Nikon D5300 se encaixa no teu perfil. WIFI (uma importante função para ti, e que eu nunca utilizei :P ), mais em conta que a D5500 que adoraste (e que é praticamente igual à D5300), sem touch que não utilizaste, o ecrã rotativo dá jeito para outras coisas que não selfies... Se vais fazer vídeo, dá jeito... E para um sem número de situações.

Se não vais investir em lentes, uma pana LX100 seria também uma opção a ter em conta.

Depois, penso que lês e te preocupas demais com specs, e depois descuras o essencial. Ler mais sobre fotografia poderia trazer-te muito melhores resultados que um corpo xpto. Mas é inevitável, e acho que todos passamos por isso.


Bem, vou dar os meus 2 cents...
Infelizmente, penso que actualmente existe uma adulação em relação ao lado tecnológico da fotografia, já para não falar do lado "fashion".
Muitos youtubers a repetir os mesmos prós e contras de cada maquina que vai saindo... muitos opinion makers a "martelar" o público.
Se a malta começar a dizer que o grip de determinada maquina é mau, que o AF é bom ou mau, passa logo a ser uma verdade universal na internet.
É o "Hype" que as marcas querem, sentirmos que um corpo com 2~3~4 anos é completamente ultrapassado.
Vendo essas opiniões todas... nem sei como é que conseguia fotografar com maquinas como a d3100/d300/d700... e nem sei como é que tenho tantos colegas a trabalhar com Canon 7D Mk1.
Actualmente, nem sei como consigo fotografar com uma maquina tão limitada como a X-E1.
Mais a sério... para mim a fotografia é bem mais do que "spec sheets", sensores e afins.

AMÉM :beerchug:
 
Acho que o problema do @MiguelRocha1987 não é "ser indeciso". É mesmo a falta de objetivos. Já vi o Miguel fazer a mesma coisa no tópico dos auscultadores: andar "todos os dias" a fazer "side-grades" que efetivamente não fazem grande diferença no que realmente interessa. Os objetivos são importantes porque determinam não só aquilo que "queremos ter" como aquilo que "estamos dispostos a sacrificar". Querer "tudo e mais alguma coisa" não é realista e uma receita certa para a insatisfação.

@schon e @Lyp já disseram, e muito bem:
  • Não é preciso "a melhor máquina do mundo" para conseguir "fotos de qualidade". O mercado está cheio de "boas máquinas" (embora nenhuma delas seja "perfeita")
  • O fotógrafo faz muito mais diferença do que a máquina
A isto acrescento:

Cada dia que passa sem tirar uma foto é um dia perdido na tua evolução como fotógrafo. Como o fotógrafo é o que faz mais diferença, é melhor ter "uma máquina qualquer agora" do que "a melhor máquina do mundo daqui a N meses".
 
Acho que o problema do @MiguelRocha1987 não é "ser indeciso". É mesmo a falta de objetivos. Já vi o Miguel fazer a mesma coisa no tópico dos auscultadores: andar "todos os dias" a fazer "side-grades" que efetivamente não fazem grande diferença no que realmente interessa. Os objetivos são importantes porque determinam não só aquilo que "queremos ter" como aquilo que "estamos dispostos a sacrificar". Querer "tudo e mais alguma coisa" não é realista e uma receita certa para a insatisfação.

@schon e @Lyp já disseram, e muito bem:
  • Não é preciso "a melhor máquina do mundo" para conseguir "fotos de qualidade". O mercado está cheio de "boas máquinas" (embora nenhuma delas seja "perfeita")
  • O fotógrafo faz muito mais diferença do que a máquina
A isto acrescento:

Cada dia que passa sem tirar uma foto é um dia perdido na tua evolução como fotógrafo. Como o fotógrafo é o que faz mais diferença, é melhor ter "uma máquina qualquer agora" do que "a melhor máquina do mundo daqui a N meses".

Auch....

Em headphones pelo menos já sei o que gosto e parei nos hd600..... E mais alguns....:p a parte positiva (pelo menos no que a headphones diz respeito) e que com a minha " falta de objectivos" também lá fui conseguindo ajudar outras pessoas portanto not all is lost a não ser alguns dos meus e vossos neurônios..... :)

Mas sim divago um pouco....grande ..... Mais uma vez desculpem lá....
 
Última edição:
Não tens de pedir desculpa porque o único prejudicado és tu.

Do ponto de vista do fórum, é como tu dizes: o teu percurso "acidentado" pode ajudar outras pessoas. E sempre é um bom motivo de conversa.
 
Ao que o @strobe disse acrescento ainda...que nenhuma câmara vai ter aquilo que procuras. Ou vai ter coisas a mais, ou vai ter coisas a menos.

Há uns dias, por mensagens, também te expliquei qual o meu raciocínio na escolha de máquina: é olhar para o que eu quero fazer, não para aquilo que a câmara consegue fazer (features).

Querias experimentar Canon. Ok, já me disseste que essa ideia esfriou um bocado.

Sabes dum modelo que já tiveste e gostaste (boa hipótese para jogar pelo seguro).

Queres wifi. Ok, anotado.

Acabaste por não dar grande uso ao touchscreen. Ok, anotado, mas antes a mais do que a menos. Se ele lá estiver e não for usado também não incomoda ninguém.

Gostaste do grip das 77D e 800D, mas estão fora do teu orçamento. Ok, anotado.

Não gostaste da 80D. Melhor ainda, porque também está fora do teu orçamento.

Mas o grip das 77D e 800D é exactamente o mesmo que nas 750D/760D, que custam centenas de euros a menos.

Friso ainda que o grip da 1300D é muito semelhante ao dessas quatro (750D/760D/77D/800D) e também já inclui wifi.

Acho que conseguimos rapidamente filtrar a palha e chegar a...

  • Nikon D5500
  • Canon 750D/760D
  • Ir a uma loja pôr as mãos na 1300D para veres se gostas.
  • Ir a uma loja pôr as mãos na D3400 para veres se gostas.

Para quê andar às voltas se estás sempre a esbarrar no mesmo? :P
 
Última edição:
@strobe .....lá no fundo sabes e que eu não gosto de ver este forum parado.... :p

@m4ndr4ke

Obrigado pelas sugestões e paciencia caro m4ndr4ke.

@RCSantos

Sim quero. Como disse não faco intenções de trocar frequentemente de lente mas gostaria de ter 2 maximo 3 que me cubram um uso geral. Como foi falado atrás, se optasse por exemplo por nikon, a compra de uma 35 1.8 para retratos e fotos em casa seria uma compra garantida.
 
Última edição:
Na minha humilde opinião, e não li as paginas todas da indecisão, sugiro um kit básico (corpo + lente kit) e um flash externo, ficas com o assunto arrumado para tirar boas fotos em casa, mesmo sem grandes condições de iluminação, pois se não queres trocar de lentes nem mexer em settings um flash externo faz toda a diferença acredita.

O kit básico pode ser canon, nikon ou outro, as diferenças entre eles são minimas e comprares agora uma maquina xpto só porque sim, não vale a pena para aprender, mais ir para algo barato como te disseram aqui repetidas vezes.

Eu tenho uma velhinha canon 550D e ainda estou muito satisfeito, mesmo após 6-7 anos do seu lançamento, ainda está atual para as minhas necessidades e acredito para a maioria dos utilizadores de DSLR. Se gostava de evoluir para outro corpo superior, claro que SIM, se esta evolução/investimento faz sentido ou é necessária, NÃO! O mais importante é as lentes ou até os acessórios, se as tuas necessidades mudarem ai podem precisar de algo mais, mas pelo que dizes alguma dslr ou csc num kit básico é sufeciente.
 
Back
Topo