Qual destas maquinas oferece mais pelo dinheiro? Qual para quem? (Entre 400 e 1000 euros)

Gostaria era de optar por algo que na soma de todos os seus defeitos e qualidades apresenta a melhor eexperiencia geral.
Aquela que gostares mais de ter nas mãos, e que gostares mais de mexer em.
Estou a falar a sério...eu antes de comprar câmara tinha praticamente definido que ia para Nikon D3300. Uma semana antes da compra desta tive a oportunidade de mexer em Nikon pela 1ª vez (uma D5200) e não gostei muito. Na semana seguinte esta ficou em promoção e pronto, assim vim parar ao lado Canon.

Mas não compraria um corpo de 800€ se não tivesse um sistema montado ou, pelo menos, planeado. Porque lá está, é aquela velha questão de o vidro fazer a maior diferença.

EDIT:
Por um lado sinto me tentado a dar mais um pouco e ir para o melhor mas por outro e sabendo que a tecnologia se desactualiza com freqüência (ou que pelo menos sai algo melhor rapidamente) também me da vontade de investir em algo mais econômico, que me de algo idêntico as mais caras (embora com potencial capado) e que não me faca arrepender tanto do que gastei daqui a x meses.... :D
Esta é a última coisa em que deves pensar. Se assim fosse, tínhamos já que ignorar todas as câmaras pre-2017, o que não seria justo, pois as marcas não actualizam as gamas todas em todos os anos. Na verdade até vai sendo +/- o oposto...cada gama com o seu ano.

O importante é que a câmara permita fazer o que tu queres fazer, não é o que ela permite fazer. Se assim não for, acabamos sempre a subir a fasquia e mais vale esperares pela 6D Mark II :P
 
Última edição:
Ora bem..... Tendo em conta que a variedade e muita e que tal como eu muitos ficam em duvida quando chega a altura de optar pela sua primeira câmara (mais seria) decidi lançar este tópico não só para me ajudar a mim mas também muitos outros...

Independentemente do sistema, actualmente encontramos entre 400 e 1000 euros varias opções interessantes no que a a fotografia e video diz respeito....

Temos varias opções comos as nikon d3300/3400, as cânon 1300d, 700d, se quisermos gastar mais uns trocos em dslrs temos d5500/600, d7200 (apenas corpo) canon 800d e 77d....

No mundo mirrorless deparamo-nos com ofertas como as Olympus em10, Sony a 6000, fuji xt20 entre muitas outras.... A primeiro Sony a7 já se arranja também com lente kit por 999...

Portanto uma data de opções super aliciantes e super confusas (e que ainda se tornam mais confusas quando em sites como o dpreview se encontram imensas contradições)....

Destes modelos todos que referi qual acham que oferece mais pelo dinheiro actualmente pedido?

Qual recomedariam para quem quer levar a fotografia/video/ambos a serio e mexer em tudo?

Qual, para quem apenas quer as melhores fotos/video/ambos possíveis sem ter que andar a mexer em post ou mesmo mexer muito nas settings da sua maquina?

Eu sei que ha aqui muuuuuuuuito pano para mangas mas venham de lá as vossas opiniões que estou curioso.... ;)

Obrigado
 
Última edição:
Eu diria que a resposta 'a tua primeira pergunta e': a mais barata.

Ainda assim diria que estas a perder tempo a mais nisto (teoria, testes, textos, opinioes, blablabla). Compra algo que tire fotos e vai usar, descobrir, aprender. Se nao gostares vendes/trocas depois.

E' importante ter algumas ideias e estar minimamente preparado mas pensar demais nao e' bom.

Aconselho-te a escolher uma boa lente e a investir o resto no melhor corpo que consigas dentro do orcamento que tenhas. As tuas necessidades sao diferentes das dos outros e so' tu sabes o que precisas. Ainda assim so depois de comecares a usar e' que vais ver em que direccao queres ir (mais tele, mais wide, prime, corpo melhor, corpo mais leve, flash, etc.).

Mas nao esvazies a carteira porque nao vao ser os euros extra que vais dar que vao tirar melhores fotos.
 
As particularidades de cada pessoa e de cada equipamento não permitem criar "manuais para a melhor máquina". Não é assim tão linear.
 
Mas por exemplo....

Temos nikon d3300 nos 400, d5500 nos 600 tal como Sony a 6000 e depois por exemplo as novas canon 77d e 800d ali a roçar os 900.... Ou a fuji XT 20 que usa um sensor idêntico a a6000 e custa quase 1000....

Tudo bem que temos WiFi numa, ecrã rotativo noutra, diferenças de construção.... mas em temos de produto final (foto/video), diriam que por exemplo uma 77d vale mais 550 euros que uma d3300 ou mais 400 que uma Sony a6000? Ou em termos práticos a diferença não e assim tao grande tudo e isto tudo não passa de spec e bella & whistles show off?

Estas perguntas vêm também em detrimento da minha experiência recente com uma nikon d5500.... infelizmente tive problema com a máquina e tive que devolver tendo agora que comprar algo de novo.... Enquanto tive a d5500 adorei o corpo na mao e a câmara em geral. No entanto dei por mim a não usar features que achava que iriam ser super úteis tais como touchscreen ou o ecrã rotativo (tirar selfies com uma dslr e no minimo uma tarefa árdua e ridícula....), pelo que me pus a pensar seriamente se (tendo em conta que ambas partilham o mesmo sensor) se uma d3300 não faria exaxtemente o mesmo efeito por menos 300 euros....
 
Última edição:
Acho as maquinas mais ou menos semelhantes a carros: "todos" andam mas depois cada um tem as suas caracteristicas e especificidades. A escolha depende da carteira, necessidade e expectativas de cada um. A marca, o estatuto, o design, o ser mais recente... tudo se paga!

Se estas 'a procura de uma para ti acho que nada te ajuda melhor que um questionario, se estas 'a procura duma resposta generica deixa-te disso.
 
Acho as maquinas mais ou menos semelhantes a carros: "todos" andam mas depois cada um tem as suas caracteristicas e especificidades. A escolha depende da carteira, necessidade e expectativas de cada um. A marca, o estatuto, o design, o ser mais recente... tudo se paga!

Se estas 'a procura de uma para ti acho que nada te ajuda melhor que um questionario, se estas 'a procura duma resposta generica deixa-te disso.

Então ate 1000 euros que recomendarias actualmente para alguem que quer os melhores resultados possíveis tanto em foto como video, sem ter que se chatear minimamente? Foto um pouco acima de video, para fotografar pessoas acima se tudo (crianças e recém nascidos incluidos), algumas paisagens, muitas fotos e videos dentro de casa, fotosbem baptizados, aniversarios.... partilha de conteúdos (conectividade) e importante também, bom e generoso Live view..
 
@MiguelRocha1987 para o que procuras já te foi dito na anterior thread que criaste (vou entretanto unir ambas).

Procuras gastar 1000eur numa máquina, quando deverias pensar gastar uns 300 ou 400 (até 600 vá) e o resto numa lente porreira e luminosa para os retratos que pensas fazer ao teu filho. As lentes sim, são dos investimentos que não perdem a qualidade com os anos.

Já a camera, as poucas evoluções que vão tendo, compras algo hoje e daqui a 2 anos estás a pensar que já há melhor e melhor.

Por exemplo uma a6000 ou outra mirrorless com uma pancake (caso da a6000 existem por exemplo as 20mm f2.8 a bom preço)
sony-a6000-review-3-2.jpg
 
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Maquina.
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? Ate 1000 euros.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?

  4. Pretendo fotografar(principalmente) e filmar crianças, familia, aniversários, férias, eventos em casa....
  5. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Casa, tanto de dia como a noite, rua em dias de com bom tempo, passeios de familia.....
  6. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Mesquinho com a qualidade das fotos (já na qualidade de display sou igual) mas não tenho grande pachorra para mexer em settinga, portanto algo que para já em modo auto se porte muito bem e se mais tarde me aptecer vou aprendendo mas nada muito a fundo. Gosto de super detalhe e cores vibrantes nas fotos. Em vídeo gosto de muito boa qualidade mas confesso que já acho bom 1080p nice. Não desespero por 4k.
  7. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Nenhum.
  8. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Não tenho rede nem amigos com este tipo de equipamentos.
  9. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.
A nível de lentes gostaria tambem de não me chatear muito. Uma boa para uso geral (zoom) e a prime. Não tenho intenção de trocar ou adquirir muitas lente. 2 que me cubram o meu uso geral seria o ideal.

Conectividade e também importante pois gosto de puder passar as fotos para um telemóvel on the go....
 
Última edição:
Então ate 1000 euros que recomendarias actualmente para alguem que quer os melhores resultados possíveis tanto em foto como video, sem ter que se chatear minimamente? (...)

Recomendaria uma compacta avançada como uma Sony RX100. As DSLRs não são para quem não se quer chatear. Só serve para os que não se querem chatear, mas querem gastar dinheiro a parecer uns "PRO's", mas depois tiram fotos piores do que com um iphone ou um Huawei...

Se fores para uma Nikon de entrada, sem lente de kit, juntas-lhe uma Sigma 17-70 e uma Nikon 35mm 1.8 e tens o que queres... A 17-70 porque tens um range razoável com muita qualidade. eu optei pela 17-50 para mim porque tinha intenção, que já realizei, de comprar uma 70-300.

Videos da filha, faço com o telemóvel. Video com DSLR é para quem quer ter trabalho!

EDIT: Resposta para solução DSLR, mirrorless não é a minha praia!
 
Última edição:
Recomendaria uma compacta avançada como uma Sony RX100. As DSLRs não são para quem não se quer chatear. Só serve para os que não se querem chatear, mas querem gastar dinheiro a parecer uns "PRO's", mas depois tiram fotos piores do que com um iphone ou um Huawei...

Se fores para uma Nikon de entrada, sem lente de kit, juntas-lhe uma Sigma 17-70 e uma Nikon 35mm 1.8 e tens o que queres... A 17-70 porque tens um range razoável com muita qualidade. eu optei pela 17-50 para mim porque tinha intenção, que já realizei, de comprar uma 70-300.

Videos da filha, faço com o telemóvel. Video com DSLR é para quem quer ter trabalho!

EDIT: Resposta para solução DSLR, mirrorless não é a minha praia!

A AF da d3300 seda muito mau? Acho que uma ate me chega mas não ter WiFi e uma treta....

Mirrorless confesso que gosto muito da a6000. Gostava a ainda mais se tivesse o corpo da 6300 mas e o dobro do preço logo never.... Vi a a7 a 999 nova. Adorei pegar numa confesso mas acho que e uma estupidez ir para uma e pelo que sei a a6000 pouco lhe fica a dever a metade do preço. Em 10 não gosto.... A fuji XT 20 e linda mas odeio o grip que e quase inexistente....

@jamiro achas que a a6000 e a melhor bang for buck mirrorless actualmente? Do que tenho visto so a resolucao do evf e que podia ser melhor....A lente kit 16-55 com que vem e muito ma? Existe um bundle com 1 lente 200 e qualquer coisa, não sei se estas a ver qual e.... Vale a pena?
 
Para o que procuras, acho que estás a complicar demasiado.

A a7 primeira geração era famosa pela fraca qualidade em AF com pouca luminosidade, mas não deixa de ser boa máquina.

Qualquer mirrorless dos últimos anos, como a a6000, fuji xt10 ou panas vão fazer o que procuras. O que tens que ter em conta (vou repetir-me) é a lente que lhes vais meter. Pelo menos 2 lentes vais precisar, uma com boa luz e boa para retratos e uma mais geral (genero das de kit).

Eu acho o bundle a6000+20mm porreiro pelo tamanho. Gosto da "mariquice" que posso carregar a camera com uma powerbank enquanto estás na praia, ao almoço num restaurante ou ate´ir de viagem só com o carregador usb do tlm que serve para a camera.

Se objectivo e´comprar sempre e só com lente de kit, mais facilmente ia para uma rx100 ou lx100 e nem me chateava com mais nada.
 
Para o que procuras, acho que estás a complicar demasiado.

A a7 primeira geração era famosa pela fraca qualidade em AF com pouca luminosidade, mas não deixa de ser boa máquina.

Qualquer mirrorless dos últimos anos, como a a6000, fuji xt10 ou panas vão fazer o que procuras. O que tens que ter em conta (vou repetir-me) é a lente que lhes vais meter. Pelo menos 2 lentes vais precisar, uma com boa luz e boa para retratos e uma mais geral (genero das de kit).

Eu acho o bundle a6000+20mm porreiro pelo tamanho. Gosto da "mariquice" que posso carregar a camera com uma powerbank enquanto estás na praia, ao almoço num restaurante ou ate´ir de viagem só com o carregador usb do tlm que serve para a camera.

Se objectivo e´comprar sempre e só com lente de kit, mais facilmente ia para uma rx100 ou lx100 e nem me chateava com mais nada.
Isso também e algo que me agrada. Embora a bateria seja fraquita nas mirrorless, poder carregar com a powerbank acaba por compensar isso.

Mas em boa luminosidade a a7 limpa a a6000 ou não e algo assim tao LINEAR?

A a6000 com pouca luminosidade perde muito para as nikon d3300/400, d5500/600? E em termos de AF?

Qual a vossa opinião das canon 800d vs a nikon d5600? Acham que a 800d (77d) e uma maquina melhor ou não necessariamente? Peguei embas.... Gostei das 2 também..... O grip das novas canon e muitoais profundo. Mas o corpo da d5500/5600 continua a ser o mais próximo de uma mirrorless no que ao corpo de uma dslr diz respeito.....
 
Última edição:
Entao mas ponderas uma 800D, por exemplo?? Como e' que encaixas esse corpo com uma lente BOA no teu orcamento? Dizes acima que nao queres andar a mexer em settings e muito menos fazer pos producao. Disseste antes que o ecra rotativo e tactil nao te sao uteis. Acho que a unica coisa que te agrada e' o wifi... Estou errado?

Acho que queres o look profissional das DSLRs mas depois queres tudo automatico.


Pode ser que ajude:
choosing_a_camera_flow_diagram.png
 
Entao mas ponderas uma 800D, por exemplo?? Como e' que encaixas esse corpo com uma lente BOA no teu orcamento? Dizes acima que nao queres andar a mexer em settings e muito menos fazer pos producao. Disseste antes que o ecra rotativo e tactil nao te sao uteis. Acho que a unica coisa que te agrada e' o wifi... Estou errado?

Acho que queres o look profissional das DSLRs mas depois queres tudo automatico.

Uma 80d não. Não por questoes de orçamento ate porque se arranja usadas por 900 com lente kit ou ainda abaixo só corpo mas porque acho que e um trambolho. E uma excelente camara mas nao quero algo tao grande e pesado. Dai ate ter perguntado antes pela a7 da sony. Havia ainda a d7200, mas e exactamente o mesmo caso que com a 80d.....

O meu dilema existencial resume se acima de tudo a estas maquinas.... Ir por baixo e ficar numa D3300 (embora me custe perder o WiFi), ir para o meio e ficar na d5600 ou Sony a6000 ou entao dar mais uns trocos (embora ache que estas canon esta caras e ainda vao descer bastante porque sao recentes) canon 800d, 77d. A Sony a7 peguei numa, adorei ter na mao e fiquei curioso ao vê lá a 999 com a lente kit da qual ate dizem bem.

Gostei da fuji XT 20 mas esta excluída porque não gostei nada do grip (a Sony a 6000 embora perca claramente na construção, tem um grip brutal).

Portanto mesmo dentro das dslr estou sempre a optar por corpos mais curtos. Não gosto de coisas demasiado pequenas, dai não ponderar uma point n shoot, mas também não quero nada muito grande.

Não digo que não compre uma lente mais porreira e que ate nao faca alguma edição, mas para ser sincero não pondero perder muito tempo com isso pelo menos para já. Dai querer algo que seja bom mesmo utilizando as funções mais básicas.
 
Última edição:
Pah... nao me leves a mal mas ao fim de 9paginas de topico so me resta um conselho: faz PIM PAM PUM!
 
Última edição:
És a pessoa mais indecisa aqui do fórum :)
Estás a perder momentos importantes com tanta indecisão.

Compra a que mais gostares de ter na mão.
E tenta gastar o menos possível.

Quando começares a evoluir começas a compreender melhor as tuas "necessidades".

Cumps
 
Back
Topo