Se tiver que votar num dessa lista, tendo em conta a época em que foi lançado, é sem dúvida o da Saturn! (Senão, o melhor comando de todos os tempos foi o six-button pad da MD II!)
Afinal naquela altura ainda não se usavam analógicos e o único jogo que "exigía" um comando diferente do "normal" era o SF II porcausa dos 6 botões do lado direito!
Mas nesse aspecto o d-pad do six-button pad da MegaDrive II dava um bailinho no d-pad do comando da Saturn... só faltava ter os dois "shoulder-buttons"!
Posto isto, se estivéssemos à procura do melhor comando do mundo na era pré-analogicos, sería uma fusão entre o "corpo" do comando da Saturn com todos os seus butões, mas com o d-pad do six-button pad da MD II!
O d-pad da Saturn ficará assim com um honroso 2º lugar... atrás do comando de 6 botões da MD II!
Quanto ao d-pad da Nintendo, nada a fazer, sempre foi uma bosta e continua a ser uma bosta!... e o comando da SNES nem sequer tinha 6 botões do lado direito, tinhamos que usar os dois "shoulder buttons", o que era uma porcaria para se usar com o SF II
O D-pad do primeiro comando da PS1 conseguiu a incrível proeza de ainda ser pior do que o da SNES! (Way to go Sony!)
Chega a era dos analógicos;... aparece o comando da Nintendo 64; tudo bem, foi uma boa ideia, infelizmente o d-pad continuou bosta, e continuaram com os 4 botõezinhos já do tempo da SNES quando a norma já deveríam ser os 6 botões do lado direito!
O comando da PS1 tambem era uma bosta nesse aspecto! (Provavelmente o comando mais "inútil" à face da terra, não servía "especificamente" para nada...)
Chega a Dreamcast, e o comando mais feio que eu já tinha visto à face da terra, apesar disso não me "caiu" mal nas mãos,... pena só ter 4 botões do lado direito, e o d-pad tambem era bosta!..
Aparece o comando dual-shock da PS1, ao mesmo tempo que apareceu o Gran Turismo e ainda bem, senão eu nunca tería comprado a consola na minha vida!
Os 4 botõezinhos da treta do lado direito continuaram na mesma; parece que já ninguem quería jogar SF II.... pelo menos agora tinhamos dois analógicos para brincarmos aos carrinhos à vontade!
Aparece a PS2, o comando muda de branco para preto, são adicionados uns "256 níveis diferentes de pressão em TODOS os botões do comando, incluíndo analógicos", (segundo os bacanos lá da Sony...) mas no essencial continuou igual ao comando branco!
Ainda não percebi bem a pecha com o primeiro comando da primeira Xbox, afinal aquilo tinha os 6 botões do lado direito dispostos de maneira "mais ou menos" correcta para se jogar SF II, mas infelizmente não sei se alguma vez recebeu jogos capazes de aproveitar isso, porque entretanto os beat' em up's deixaram de usar os movimentos de circulo, meio circulo e quarto de círculo bastante intuitivos nos d-pad's para passarem a usar 34689809890 combinações diferentes de botões para se fazerem os 34689809890 golpes especias que acho que ninguem nunca conseguiu decorar na sua totalidade...
...da mesma maneira o comando da GC apesar de o considerarem ergonomicamente mais confortável do que muitos outros que por aí andavam, tinha problemas parecidos; o d-pad instituiu-se como "bostus maximus", enquanto que agora pegava a "moda" dos analógicos descentrados;(inaugurado na Xbox, se não me falha a memória) dizem que é para o d-pad não chatear o analógico esquerdo, eu digo que foi só naquela de fazer uma bosta diferente das da Sony...
Chegamos à actualidade, ou "next-gen" ou consolas da sétima geração, como quiserem chamar, e constatamos que ninguem aprendeu nada com ninguem...
Os d-pad's ascenderam ao epíteto de "bostix majoris"; comandos com 6 botões do lado direito já devem ser considerados tabu, porque passado uma década nunca mais vi nenhum sem ser third-party; é uma vergonha que um gajo que queira jogar SF II na PS2 seja obrigado a ir comprar um comando "aí fora"!..
Os analógicos agora parece que é proibido não serem descentrados, embora pareça que a Sony queira manter essa característica nos próximos "Sixaxis 2"; embora eu suspeite que seja mais por falta de "tempo" para investir em design novo para comandos, porque senão tambem deveriam ir pelo mesmo caminho da "descentralização"!...
Os comandos da Wii, embora inovadores, não conseguem ser complementados pelos gamepad's brancos com fios da Wii, porque estes últimos parecem "ossos gordos"; um bocado como se os comandos da SNES "apanhassem" obesidade mórbida, só com 4 botões do lado direito; e o d-pad é,... you guessed, uma bosta!
Vá-lá ao menos não caíram na "tentação" de descentrar os dois analógicos naquilo, com sorte ainda vou poder jogar GT5/6 na Wii.... (figas, figas)
A "telenovela" sixaxis da Sony promete continuar, não se sabendo realmente qual o desfecho que dali vai sair, mas polémica com os rumbles (ou falta deles) parece haver bastante!...
Resumindo: desde os tempos da MegaDriveII / Saturn que não temos comandos que correspondam a 100% às exigências de todos os jogos mais "específicos" do mercado, e não consigo perceber porquê!
Ou os criadores de comandos tem "mãos estrábicas", ou simplesmente teem dificuldades na memória ou mesmo alguma forma avançada de Parkinson com Alzheimer!
Seria muito dificil pegarem no "chassis" do comando das PS's, da Saturn ou da Xbox360, e encaixarem lá dois analógicos centrados, um d-pad da MegaDrive II, seis botões do lado direito e 4 "shoulder buttons" sendo que desses 4 os dois que ficam por baixo poderiam ser iguais aos dois "gatilhos" do comando da Xbox360?
Epa, a matéria-prima está à vista à mais de 10 anos, e os otentotes que fazem comandos ainda não se lembraram de abrir os olhos?
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